novembro 29, 2015

Aprender uma língua mais depressa + Eu e Italiano


Ohayou ^^

Aqui a minha pessoa anda meio adoentada, mas pelo menos tenho conseguido responder aos comentários a tempo (já sentia saudades de dizer isto). Comecei a escrever este post no preciso momento em que tive a ideia para ele - isto é, agora - simplesmente porque ontem meti na cabeça que quero aprender Italiano. Há 3 anos comecei a tentar aprender japonês, usando vários sites interessantes e postagens do tumblr como {esta} para acelerar o processo, que não estava a ser tão difícil assim. Mas como tinha de estar sempre a interromper o estudo por causa da escola e dos meus projetos, quando voltava à carga, já me tinha esquecido de grande parte do que sabia. E fiquei farta desses recomeços. Mas Italiano parece ter uma gramática extremamente parecida com a portuguesa e muitas palavras são semelhantes - comecei apenas ontem, mas quase tenho a certeza de que se levasse isto a sério, ao fim de uma semana já seria capaz de falar o básico fluentemente e ao fim de um mês deveria ser capaz de começar a ler livros em italiano. Claro que eu não me posso focar só nisso e portanto demorará mais, mas estou bastante confiante de que não terei dificuldades, e decidi partilhar aqui alguns truques que achei.

Guia para aprender uma língua mais depressa sem sair de casa ;)
Encontrar bons sites ou aplicativos
Aprender online é não apenas mais interessante, como nos permite aprender ao nosso próprio ritmo. Qualquer dúvida pode ser tirada mesmo por telemóvel, portanto, fóra de casa. Também é uma boa maneira de passar momentos de "ócio", intervalos, esperas... mesmo sem internet, há aplicativos que podem ser usados. Claro que dicionários e livros explicativos servem o mesmo propósito, mas não são tão fáceis de transportar. Uma vez que estou a tentar aprender italiano, aqui vai uma pequena lista de recursos (alguns deles exigem inscrição).
  • Sites organizados: Só Italiano (as listas estão na lateral) | Italiano na web
  • Programas onlineBabbel (pode-se escolher o que quer aprender) | Busuu (é o site que nos obriga a seguir uma certa ordem de aprendizagem) | Loecsen (tem listas organizadas e jogos para testar) | Livemocha (mas há um limite para aprender) |
  • Aplicativos para telemóvel: Molto Bene | Vários |

Memorização de palavras e expressões (e caso seja necessário, do alfabeto)
Não há muito a explicar, pois não? Não tendo vocabulário, não há como formular frases, então é a primeira coisa em que se deve trabalhar. Italiano tem o mesmo alfabeto (embora o sistema de acentuação seja um nadinha diferente), mas certas línguas têm um alfabeto diferente que costuma dar mais trabalho. Era uma das coisas que me estava a atrasar quando eu tentei prender japonês.

A parte mais chata: Gramática
Eu pessoalmente nem me incomodo muito com gramática, mas sei que há quem não goste. De qualquer forma, é algo importantíssimo para não cometer lapsos ao falar, para saber como conectar as palavras ou as orações. Aparentemente, em italiano a gramática é bem semelhante à portuguesa, mesmo coisas como pronomes tendem a ter correspondência direta, o que simplifica o processo. 

Pronúncia: ouvir música 
Haha, eu devia seguir isto para ter uma pronúncia decente a inglês >.< Bom, mesmo alguns dos aplicativos que já citei têm uma funcionalidade específica para melhorar a pronúncia, mas mais interessante do que isso é ouvir música. Tanto o som como as frases ficam facilmente gravadas na cabeça, e para quem tiver boa voz, sempre dá para impressionar cantando numa língua estrangeira. Filmes também ajudam, mas na minha opinião não ficam tão facilmente na cabeça. Cá vão algumas músicas em italiano ou com partes em italiano de que gosto:

Algo mais divertido: mídia escrita nessa língua
Muitas pessoas começam a aprender uma língua não apenas por curiosidade, mas porque querem ter cesso a informação escrita nessa língua: documentos, sites online, livros, vídeos no youtube... Então acho que a parte mais interessante é aplicar aquilo que aprendemos, dar-lhe uso e ver que somos capazes de traduzir textos e coisas de que gostamos com cada vez mais facilidade. Digamos que é um dos meus objetivos ^^

Confirmar se estamos certos
A internet pode ser muito boa, mas não é infalível, e por vezes não nos alerta para as excepções à regra ou transmite ideias erradas. Ao estudar por conta própria, não temos ninguém por perto para nos corrigir, o que seria importante. Então às vezes é útil ter programas próprios para fazer isso. Encontrei dois que servem esse propósito: O RhinoSpike, mais centrado na parte auditiva, e o Lang8, onde nativos da língua que estamos a aprender fazem questão de nos corrigir.

Seguir as dicas de quem está habituado a aprender línguas
Embora a essência anda sempre à volta do mesmo, achei algumas pessoas que dizem coisas muito inteligentes. Aqui alguns desses artigos: www www www. Listando as dicas que eu não referi no meu post, são:
  • Ter um propósito
  • Participar em comunidades online e praticar com amigos
  • Definir um horário para praticar
  • Rever o que já se aprendeu em intervalos espaçados
  • Estudar antes de dormir
  • Estudar o conteúdo e não a língua
  • Misturar novas informações com as antigas
  • Sair da zona de conforto e falar como uma criança em aprendizagem
  • Prestar atenção
  • Falar sozinho
  • Divertir-se

Porquê que eu escolhi italiano? Não tenho nenhum motivo particularmente forte, mas eu adoro a sua sonoridade. Além disso, desde que a minha irmã teve o segundo jogo de Assassin's creed - passado em Itália - que passei a gostar ainda mais da língua. E agora que me convenci de que não será difícil de aprender, quero mesmo agarrar-me à ideia. [Editado mais tarde: aqui as razões para ter escolhido italiano: www]

E acho que era isso por hoje. Não sei se já disse que criei um tumblr especializado em No.6 - eu já tinha um blog em português, mas o tumblr está em inglês e isso permite-me interagir mais com o fandom - {aqui}, e que criei um perfil/about me comum para todos os blogs, com uma organização de que me orgulho imenso, {aqui}. Mesmo com a escola, acho que finalmente vou conseguir algum tempo para ler as novels de No.6, mas de animes nem sinais. E ainda tenho de preparar as prendas de natal - alguns desenhos que quero oferecer. Sei que não parece muito, mas não posso propriamente estar a gastar dinheiro e até acho que os meus desenhos já têm o seu valor.

Jaa! 

28 comentários:

  1. Anil-chaaaan ♥ oiii
    Hai hai, japonês tem essa OTIMA particularidade: estudas, tens aulas por uma semana, no fim de semana já não te lembras de metade e-e'''
    Eu ando a tentar (so sei as vogais e olha que ja me esqueci de como se faz o E........... e-e') porque quero ir para estudos asiáticos na uni TT^TT
    Tenho um amigo que ja esta nesse curso e ja esta no segundo ano, vai dar-me o livro de hiragana e katakana para eu ver se consigo levar a coisa mais a sério tendo papel em vez de estudo virtual ahah :')

    Eu tenho duas primas na Suiça, da parte de Itália, e sei algumas palavrinhas ahaha tipo: graci, prego, regazza/regazzo, goma...... xD

    Ai credo nem me fales nos alfabetos japoneses... e os kanjis que nem têm fim x_x''''

    a gramática prega-me cada rasteira... mesmo no inglês :/

    Huuuu prendas de natal \0/
    Queria fazer um monte para as blogueiras como tu ja fizeste antes, mas tenho medo de nao ter tempo de fazer para todos... e tenho medo de me esquecer de alguem, fiz uma lista mas mesmo assim nao me sinto muito segura... TT^TT''
    Huuu quero ver mais desenhos teus!! *-*

    Kissu~
    http://bunny-animesespectaculares.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Yo, Any!!!!

    Pra mim, o inglês é mais fácil de aprender que as outras línguas estrangeiras (tirando o próprio português de Portugal, o motivo é que nos somos uma adaptação da língua de vocês, então é deveras mais fácil de aprender). O que eu sei de inglês daria pra ficar lá pelos U.S.A sem o mínimo problema, agora estou aproveitando que terei tempo livre para aprender japonês.

    Sério que tu desenha? Awww, tô doida pra ver teus desenhos! Não quero me gabar nem nada, mas meu pai é um ótimo desenhista nas horas vagas, sabe? Então ver desenhos é praticamente um hobbie meu <3

    Jaa!

    http://docetesrevolts.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu com inglês demorei um pouco e ainda não sou particularmente fluente a falar, mas safo-me bastante bem a ler e escrever. Mas quando eu falo de línguas estrangeiras, falo de qualquer uma PARA ALÉM de inglês, porque essa considero algo essencial, enquanto que as outras são apenas um extra. Um dia você há de me dar umas dicas.

      Ah, eu também amo ver desenhos. O meu portfólio online ainda não está atualizado, mas se quiser ver alguns dos meus trabalhos, aqui: http://desenhos-any.blogspot.pt/

      Jaa!

      Eliminar
  3. YOOOO ANY-CHAN \O/

    Nossa, esse post veio a calhar muito! Ainda mais que agora nas férias eu vou tentar dar uma puxada em inglês e até mesmo tentar um pouco de japonês, porque recentemente descobri um site de japonês gratuito bem organizado, ainda não cheguei a ver como o material funciona, mas parece ser bem fácil e útil de se usar (http://www.nhk.or.jp/lesson/portuguese/).

    Enfim, a minha mãe possui descendência italiana, aliás, na época em que ela morava no interiorzão da minha região, tinha uns parentes dela que falavam em italiana, portanto a minha mãe compreende a ideia principal quando alguém está falando nessa língua. Ela não sabe ler nem escrever em italiano, mas consegue compreender de forma geral o que os outros dizem ^^

    Aliás, minha mãe falou o mesmo que você, que italiano tem suas semelhanças com o português por isso não é tão complicado de se aprender. E tratando-se de você, tenho certeza que se tivesse tempo em dois tapas aprendia a língua!

    NOSSA NEM ME FALE ME GRAMÁTICA! Já tenho meus problemas com a gramática de português quem dirá com outras línguas! Sério, gramática não tira tanto a minha paciência quanto matemática, mas sempre me dá uma dorzinha de cabeça (principalmente nas redações de ensino médio e vestibular).

    Bem, eu já dei aquela surtadinha com o seu tumblr de No.6 e já mexi em tudo quanto é link e coisinha do seu About Me XD, aliás, uma página especial para isso foi muito genial!

    GÉEEEZZUUUUIIISSS, AGORA QUE TU FALOU EM NATAL EU ME LEMBREI DISSO! Tenho que começar a me programar para conseguir fazer algo diferente para o blog e ver se consigo fazer alguma coisa para o povão aqui de casa!

    Enfim, vou ficando por aqui

    Kiss

    E boa sorte com o italiano XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei de visitar essa página e o design é fofíssimo! *.* Lembro-me que quando comecei a tentar aprender japonês, tinha usado este site» http://4ever-sapo.blogspot.pt/2013/05/aprendendo-japones-lingua-lift.html « e já o considerava bonito e organizado esteticamente, mas esse que você mostrou ainda consegue arrasar mais.

      Eu cheguei ao terceiro dia desta semana a achar que ainda nem tinha aprendido grande coisa, mas coloquei algumas frases que já compreendia na perfeição no facebook para amigas minhas tentarem decifrar o significado e mal conseguiram, então já me sinto mais confiante >.< Acho lindo a sua mãe perceber italiano, e lá está, é bem simples de compreender. Só nunca sei é quando é que devo redobrar as consoantes ou não. Haha, não seja assim, gramática é tão simples! Acho que é das coisas mais simples que se aprender por aqui, e com todas as mudanças que o programa português passou, há cerca de dois anos ou três todas as pessoas que andassem no meu ano tiveram de aprender a gramática toda de novo - ou seja, esquecer o sistema antigo, e aceitar novos nomes e até algumas mudancinhas no funcionamento. Algo bem idiota, mas que não deu grandes dificuldades.

      Eu sei, você já surtou lá no facebook ;) Ainda bem que gostou da ideia.

      Eu é que não sei se este ano conseguirei fazer algo tão especial como no ano passado. Bem, pelo menos fiz um layout adequado ^^

      Jaa!

      Eliminar
  4. Oioi Any Chan (sim, lá vem eu comentar de novo XD) ♥
    Cara, eu estou passada de ano, graças a deus. Espero as férias pra ti voltar a ser mais ativa no blogger ♥
    Bem, eu escuto muitas músicas americanas, e modéstia à parte, meu inglês é muito bom! Tanto na pronúncia quanto na escrita, sei que é difícil acreditar, mas sou muito boa em inglês. Estou naquele nível de traduzir músicas de ouvido, COLESSENSSA -q

    Eu nunca tive muita curiosidade no italiano, tive mais no inglês, espanhol, japonês e alemão sim, alemão -q. E claro, não vamos esquecer do coreano, um idioma que me chama atenção. Agora Any Chan, IMAGINA A PRIMA YUNI DOMINANDO O COREANO E VIRANDO UMA CANTORA K-POP TODA DIVOSA? tá, sonhei alto -q
    Voa sorte com o italiano menina ♥ espero que tu vire uma bilíngue divosa e crie um blog em italiano, mesmo que eu não entenda nada eu acompanho -qqqqqqqqq
    Sayonara o/
    Cute-universe.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahahaha, só de imaginar você como uma cantora k-pop foi hilário, merecia uma fic só sobre isso >/////////< No alemão nem tenho grande interesse, espanhol sei suficientemente bem, inglês também me vou safando (parabéns por você ser tão fluente ^^) e de japonês desisti. Mas sinceramente, siga em frente com a ideia de aprender coreano, pelo menos o básico, seria mesmo interessante até usar algumas expressões dessa língua nos seus posts.

      E agora que penso nisso, talvez um dia possa escrever os meus posts e disponibilizar mesmo uma opção noutras línguas (inglês e italiano), seria ótimo para fazer o blog crescer. Obrigada pela sugestão e pelo apoio ;)

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Olá Any Chan
    Italiano é uma língua tão bonita! Tem um quê meio poeta, mas também é um tanto melancólica... Já apanhei tanto com ela, acho que seu post até me animou em tentar de novo ;)
    A um tempo atrás foi essa música que fez tentar aprender: https://www.youtube.com/watch?v=UFyzTtKNzYI ela é tão feelings ~
    Boa sorte com o aprendizado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acho a língua linda, e melodiosa. Exatamente, algo de poeta e melancólico! Por isso é que quis aprender. Então você já tentou aprender? Apanhou como assim, alguma dificuldade? *curiosa*

      Vou agora mesmo dar uma olhadela à música, obrigada mesmo pela recomendação. Eu pessoalmente gosto da que deixei mais acima no post, Controvento. Jaa! :)

      Eliminar
    2. Eu sofri exatamente com a pronúncia, sei que não é tão difícil ou fechado como o alemão, mas até o ano passado minha língua era travada então o som saía estranho, era um até um tanto engraçado. O problema maior é que eu havia escolhi aprender em uma época conturbada, então era complicado estudar a língua, mas acho que com prática e treino td é possível ;) Seu post realmente me animou a tentar de novo.

      Achei as músicas muito bonitas, inclusive baixei todas ^^ confesso que fiquei até um tanto chorosa com a do Nico até ouvir a Controvento. Que voz linda <3

      Eliminar
  7. Ai, meu deus! Obrigada por essas dicas! Vai acreditar se eu contar pra você que estou tentando aprender italiano há uns cinco anos em casa, mas sem sucesso? Pois é! Agora vou salvar o seu post pra sempre aqui nos meus favoritos!
    Acho italiano a melhor língua! ♥ E sou apaixonadíssima pela Itália e tudo o mais. Aliás, minha irmã me disse que tem um curso online de italiano na Universidade de São Paulo (neste link), se quiser dar uma olhada. É gratuito, qualquer pessoa pode fazer.
    Bem, boa sorte pra nós neste aprendizado! Acho que agora eu vou criar coragem também =)

    Beijo!

    ~ L'Énigmatique

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada (sim, só estou a responder agora rsrsrs), e fico contente por ver que estamos a aprender uma língua em comum. Eu até agora tenho usado e abusado do Duolingo, até porque com ele você fica proibida de não cumprir todos os dias a meta diária, além de ter um "mini-jogo" que mistura palavras de todos os níveis/categorias anteriores para reforçar o que aprendemos até lá. Eu, para ser sincera, só fiquei com vontade de aprender italiano muito de repente, e recentemente. Como tanta gente anda a comentar que gosta/n
      ao gosta tanto de italiano e porquê, acho que vou guardar as minhas razões para um futuro post :)

      Eliminar
  8. Olá, tudo bom?
    Eu tenho muita vontade de falar uma língua diferente, sério meu sonho.
    Eu acho o italiano tão lindo, principalmente depois que vi um vídeo do Lol, em italiano, a dubladora falava em italiano, e era tão maravilhoso.

    O meu grande problema é praticar em casa, eu mesmo morro de preguiça de fazer isso. Nossa senhora, só de pensar me dá uma enorme preguiça. Mas as dicas são realmente boas, principalmente a de ouvir música, por que é divertido.
    Acho que ler alguns blogs e livros em italianos pode ajudar muito. Teve um tempo que me interessei em inglês e era tão mágico quando podia entender uma frase de uma série e perceber quando ela tinha algo falho.
    As dicas foram realmente muito boas u3u

    sessão probida †

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro a sonoridade do italiano, mas estou a guardar os motivos de querer aprender para o próximo post :) Não sei que vídeo é esse, mas não duvido de que tenha dado gosto ouvir a dubladora.

      Eu, pelo contrário, tomo iniciativas demais, o meu problema é dar conta de tudo, mas não tem nada a ver com preguiça. Aliás, o Duolingo é muito bom porque obriga os inscritos a cumprir uma meta de "níveis" diária. Ler blogs e livros é algo que deixarei, claro, para quando for mais fluente. Aliás, sei bem do que fala quanto a inglês, eu comecei a passar por esse período de "agora já entendo mesmo bem!" há coisa de poucos meses ;)

      Eliminar
  9. Olá!

    Tô passando aqui só pra avisar que vou deixar o blog fechado por 3 ou 4 dias, pra que não achem que eu tirei o blog do ar e me tirem dos afiliados, ok? Em 3 ou 4 dias ele estará aberto de novo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E entretanto eu já vi o novo layout ;) Sou mesmo um atraso a responder aos comentários...

      Eliminar
  10. A melhor coisa que eu fiz quando eu estava aprendendo espanhol foi mudar a linguagem do meu windows e assistir todos os meus animes legendados e filmes dublados em espanhol. Ficava mais fácil de se habituar a linguá e depois eu me cadastrava na sala de bate-papo do minha classe, ai começa a conversar kkkk, de inicio era muito confuso, tínhamos que falar um tanto quanto divagar, foi tenso, mas depois fui me acostumando um pouquinho.
    Uma coisa que eu não sabia, era que o português é considerada uma das, se não, a linguá mais difícil de ser aprendida o.O E também que a gente fala muito rápido kkkk.
    O post ficou excelente, dicas incríveis.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ser sincera, acho que nunca tive de aprender espanhol para entender a língua, portugueses (de Portugal) e Espanhóis entendem-se lindamente (exceto pelos "falsos amigos") falando na própria língua, ou seja, é possível um português e um espanhol ter uma conversa falando cada qual a sua própria língua sem o menor esforço. Chega mesmo a ser algo comum por aqui, e eu acho imensa piada a isso, pois para muita gente chega a ser inconcebível a ideia de uma conversa em línguas diferentes :)

      Mas sei bem o que quer dizer e essa estratégia é fenomenal, aliás, assim que eu for um pouco mais fluente em italiano, vou arrancar com tudo - livros, animes, mangás... talvez até fóruns e chats, precisamente para conversar. Eu sabia disso do português, pois a nossa gramática é super pormenorizada e temos imensas formas verbais.

      Obrigada ^^

      Eliminar
  11. Italiano? Sério? hahahahaha
    Que interessante!!!
    Acho bonito frances *-*
    Fico imaginando que o melhor jeito de aprender é convivendo com alguém que fale o mesmo idioma, mas é muito sofrido *o*
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já tive aulas de francês na escola, e até gostei, mas além de agora não saber quase nada sempre prefiro a sonoridade do italiano :) Sem dúvida essa é a melhor maneira de aprender, mas convém ter algumas bases primeiro ;)

      Eliminar
  12. Oi Anilyan, tudo bem?~ ♡ Quanto tempo! (Desculpa não aparecer aqui há muito tempo, a faculdade realmente tomou minha agenda nos últimos meses...)
    Eu ADOREI esse post! Eu também curto demais aprender línguas, e sou meio autodidata em inglês e japonês também graças à Internet, então esse post cheio de sugestões me deixou muito feliz e vou começar a explorar alguns desses sites (como o RhinoSpike, que eu não conhecia e parece ótimo) assim que puder!
    Italiano também é uma língua muito bonita... Não é uma das que eu gostaria de aprender no futuro (só porque eu gosto de MUITAS antes;;) mas eu admiro demais quem sabe falar italiano e gosto muito de umas músicas, tipo Il Mundo. ♡ Acho que gostar da cultura, e especialmente de mídias/cultura pop em determinada língua, ajuda muito a desenvolver um afeto por aquela lingua e consequentemente a aprender mais fácil.
    Enfim, grata pelas sugestões de aprendizado!~ Até a próxima!
    - Chell
    http://notloli.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  13. (P.S.: Esqueci de comentar uma coisa... Adorei o layout de Natal, haha. ♡)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Chell ^^ Bem vinda de volta! Aliás, eu mesma tenho de tomar vergonha na cara e ir aterrar no seu blog, aguarde mais uma semana e então entrarei de férias. Fico mesmo feliz por ter gostado do layout, já agora, eu pessoalmente também gostei mais do que esperava, não contava com um ar tão meigo nele.

      Eu também me tenho tornado autodidata a inglês nos últimos tempos, especialmente desde que o meu vício das fics voltou e eu descobri que as melhores fics estavam todas em inglês ;) De japonês, contudo, tive de desistir, mas de certeza que as dicas que eu dei são úteis para essa língua também, aliás, se quiser alguns sites/aplicativos bons para se aprender japonês, cá estão:
      http://4ever-sapo.blogspot.pt/2013/05/aprendendo-japones-lingua-lift.html
      http://www.nhk.or.jp/lesson/portuguese/

      Eu estou a guardar os motivos de me ter decidido por italiano para o próximo post, já que muita gente comentou se gosta/não gosta tanto e está um pouco tarde para eu editar esta postagem. E sim, desenvolver um certo afetopela língua é das coisas que eu considero mais importantes, pois motiva a aprender :3

      Jaa!

      Eliminar
    2. Não tem problema, eu sei realmeeeente como é. ^_^" rs. Muito obrigada por estar sempre lá, de qualquer forma! E sim, ele ficou realmente delicado, parabéns!

      Ah, sim, fanfics também me ajudaram muito ao longo dos anos! Eu mesma gostava de participar em "challenges" e "memes" de fics anos atrás, e era muito difícil encontrá-los em português, mas escrever narrativas em inglês me ajudou muito (mesmo tendo que pesquisar toda hora pra traduzir, valeu a pena rs)! :) Agradeço muito as sugestões de sites em japonês para pesquisar!! Estão favoritadas para eu ver durante as férias.

      Obrigada pela resposta, e até mais!~ :*

      Eliminar
  14. Recomendo https://www.penpaland.com baseado no intercâmbio de idiomas.
    Android: http://app.appsgeyser.com/Penpaland
    Blog:http://penpaland.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas. E darei uma olhada no blog, pelos vistos é seu :) Mas pode sempre comentar um pouco mais os posts das outras pessoas com um mínimo de opinião pessoal, sabia? Eu não mordo.

      Eliminar
  15. Ola.Eu estudei italiano na plataforma https://preply.com/pt/Lisbon/professores--italiano. Além dos professores locais, quem está disposto a ter aulas online também pode encontrar tutores em outros países
    Eu estou procurando mais opções de formação. Pode me Ajudar?

    ResponderEliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †