agosto 22, 2015

Yoga: em que consiste e benefícios


Ohayou ^^ As novidades sobre mim ficarão na conclusão, quero começar o post indo direta ao assunto: num dos posts mais recentes sobre saúde, num dos tópicos, referi que desportos que aceleram o coração podem fazer mal e que uma boa sugestão, mesmo para quem não gosta muito de desporto em geral, seria praticar yoga. Fiquei agradavelmente surpreendida ao ver que várias pessoas consideraram a sugestão, uma vez que eu própria fiz quando era mais pequena, e se tivesse tempo, voltaria de bom grado. Portanto decidi fazer uma postagem para falar um pouco do assunto, abordando os benefícios do yoga, em que consiste, vantagens e desvantagens, e algumas dicas que advém de experiência própria.

{já agora: A Snow do Doukyuusei está ausente porque ficou sem computador}

IMPORTANTE - A minha dica
Yoga é uma prática e, também, uma filosofia de vida, que surgiu na Índia há cerca de 5 mil anos e exercita os praticantes não só pela parte física, mas também emocional e mental. A palavra significa controlar ou unir, diz-se que o seu criador foi Shiva. Não sei como funciona no brasil, mas aqui em Portugal, há diversos tipos de yoga - pronuncia-se yôga, com um som fechado. Essa foi uma das primeiras coisas que aprendi, mas que muitas escolas e tipos de yoga nem ensinam. 

O motivo? Eu praticava Yoga Sámkhya. Segundo a tia wiki, "Sámkhya, Sankhya, Sāṃkhya, ou Sāṅkhya (em sânscrito: सांख्य) é o sistema filosófico indiano que foi desenvolvido concomitantemente com o yoga. A palavra significa "Enumeração" ou "Conta". Muito antigo, desenvolveu uma psicologia e ontologia sofisticada, que é a base do sádhana ou prática do yoga. Curiosamente é um sistema ateu que nega a existência de um deus interferente (ishvara). Kapila, que viveu pouco antes do Buda, revisor deste sistema filosófico, escreveu os aforismos em que se baseia grande parte do conhecimento atual sobre este intrincado sistema de pensamento. A investigação através do Sámkhya ampara-se estritamente sobre o conhecimento discriminador, racional, especialmente a ênfase na causalidade. O caráter teórico especulativo do Sámkhya vai eventualmente gerar divergências filosóficas com adeptos do Yoga, este principalmente prático e experiencial."

Das diferenças técnicas entre o Sámkhya e os restantes tipos, eu já não lembro muito, e nunca foi algo que me tenha sido dito, mas foi algo que eu senti: mais tarde, após ter deixado a minha escola, tentei experimentar outros tipos e achei a diferença abismal - notava-se nos próprios professores, pois no Yoga que eu pratiquei, ele era encarado como uma filosofia de vida, e a formação demora muitos mais anos que a formação de qualquer outro yoga, pois os professores aprendem até mesmo a escrever em sânscrito e alguns segredos que vão bem além do reiki e da medicina alternativa. Claro, eles não contam esses segredos a qualquer aluno, só aos mais avançados e que irão fazer formação. Então, se quiserem praticar e houver alguma escola de Yoga Sámkhya próxima, escolham essa :)

Apesar do yoga ser uma filosofia de vida, NÃO é uma religião. Há pessoas de muitas religiões diferentes a praticar yoga, não é preciso mudar de crenças para o praticar. O que o yoga faz é utilizar termos espirituais nos seus mantras. Achei aqui um texto muito interessante sobre uma mãe que reclamou com uma professora de educação física, que decidiu dar uma aula de yoga aos alunos, por julgar que era uma religião: www

Aproveito para deixar links a falar dos diversos tipos de yoga, sendo que todos eles focam em atividades e práticas ligeiramente diferentes, embora todas trazendo benefícios. Duvido que alguém vá ver os links um a um, mas ficam a título de curiosidade.
Em que consiste
Pode-se dividir o Yoga em 3 partes: técnicas de respiração (Pranayamas), meditação, e posturas (Asanas). Porém, todas estão interligadas, com o objetivo de harmonizar o corpo com a mente e a respiração. Com exceção da meditação - que, pelo menos se for mais profunda, deve ser supervisionada por um professor - vou dar dicas de algumas coisas simples que podem treinar aí em casa.
  • Técnicas de respiração:
Uma das coisas que mais recordo sobre o básico do pranayama, é que, se alguém respira corretamente, são as crianças e os bebés. Enquanto que os adultos, ao inspirar, enchem os pulmões - notando-se pela contração do diafragma, que baixa, pela elevação das costelas e pelo aumento do volume da caixa toráxica. No Yoga, aprende-se que a primeira coisa que aumenta de volume ao inspirar deve ser a zona da barriga, e numa inspiração mais profunda, após a barriga, aí sim a caixa toráxica. Como me habituei desde pequena, ainda agora ao inspirar coloco sempre o ar na barriga, de forma até inconsciente. Aqui estão, mais lá para o fundo do post, diversas técnicas de respiração que podem experimentar aí em casa: www

  • Alguns Asanas:
Aqui está um artigo, em espanhol, que indica 10 posturas básicas do yoga - vão reparar que todas têm nomes simples, aliás, senti-me bem nostálgica ao reconhecê-los. Por ordem, são citadas a postura da montanha, da árvore, do guerreiro, do triângulo, do cão de cabeça para baixo, do peixe, da criança, da cabeça nos joelhos, torção da coluna e savasana (bem, esse não tem tradução). Aqui está: www. Para quem achar isso simples, pode usar algumas das sequências no google imagens, aqui estão várias: www www www www www www
Benefícios do yoga
  • Sem nunca deixar os praticantes esgotados, ajuda a melhorar a saúde do corpo e a manter a forma, através de exercícios não baseados na força ou na rapidez, mas no equilíbrio e na resistência. Assim, o corpo é trabalhado sem se dar um grande aumento da massa muscular.
  • Alivia doenças e dores no corpo, segundo este site (www): Alivia doenças respiratórias, dores nas costas, auxilia na perda de peso, desordens do aparelho digestivo, melhora o sistema cardiovascular, o funcionamento das glândulas endócrinas e pode ser utilizada como terapia de apoio para inúmeras enfermidades.
  • Permite curar doenças crónicas como diabetes, insónia, asma, enxaquecas e hipertensão.
  • A mediação provoca alterações no próprio cérebro, como foi comprovado por um estudo científico aqui: www Assim possibilita melhorias no sistema nervoso e no cérebro. 
  • Beneficia a capacidade de concentração e memorização, melhorando o intelecto.
  • A força de vontade, a auto-estima, a auto-imagem, o auto-conhecimento, a paz interior, e a forma como nos relacionados connosco, com os outros e com o mundo sofrem melhorias gradualmente. Também há uma redução do nível de stress. Assim, vamos aos poucos ficar em equilíbrio com nós mesmos.
  • Algumas caraterísticas físicas que notoriamente melhoram com o tempo são a capacidade respiratória, os batimentos cardíacos (que desaceleram), o relaxamento dos músculos e algumas capacidades como flexibilidade, equilíbrio, força e resistência. 
  • Há exercícios que podem ser praticados mesmo por mulheres grávidas, podendo trazer melhorias para as mães e bebés que vão nascer - auxilia na própria hora do parto. Também há exercícios que podem ser praticados por pessoas idosas, e muitas apontam o Yoga como uma das causas da longevidade. 

E agora falemos sobre a minha pessoa ^^

Entre as novidades, estão as seguintes: sei que muitas pessoas não seguem este blog porque estão interessadas apenas no conteúdo otaku, e não nas postagens de variedades. Além disso, para não deixar este blog a abarrotar de otakices, eu tenho mais dois blogs específicos para falar de animes e mangás, mais precisamente, um blog fujoshi e um blog de No.6. Então eu decidi criar um blog onde reúno todas as postagens com esse conteúdo do FS e dos 2 blogs citados acima - assim já podem seguir e até me posso arriscar a pedir parceria em blogs próprios sobre o assunto ^^ Sigam, por favor:

{Apenas sobre animes: www}

Não sei se conseguirei postar dia sim dia não esta semana, porque pretendo atualizar algumas resenhas antigas do blog, estão bem toscas, e não estão à altura de ser colocada no ASA. Conforme forem atualizados, serão logo colocados lá, então seguindo é ate uma boa forma de ficarem a conhecer posts mais antigos.

[Editado mais tarde] Obrigada por me avisarem que o blog não estava a abrir, tive de colocar público nas definições >.< Já podem seguir agora :) Além disso, migrei o meu portfólio de desenhos para um blog também, assim fica mais fácil comentar: www

10 comentários:

  1. Yoga realmente é muito bom!! Pena que por aqui onde moro não tem..

    Beijoss
    http://blogclose-it.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haha, isso é realmente uma pena ;)

      Eliminar
  2. Yo,Any!
    Não sou das maiores fãs de Yoga, mas toda vez que tocam no nome de Yoga eu me lembro de um mangá meio yaoi que eu sou muito fã chamado Hanazakari no Kimitachi e (já é uma dica se você quiser ler), que tem um personagem que faz das poses de yoga mais estranhas chamado Kayashima.Kkk, também me lembro do Yoga de cisne do Cavaleiros do Zodíaco(não tem como não lembrar, apesar de que eu ache que "Yoga" se escreva com I e não com Y)

    http://docetesrevolts.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adicionei o mangá nas dicas de leitura, faz resenha? :) Cavaleiros do Zodíaco ainda não vi, aliás, se me tivesse lembrado acrescentaria no post de animes clássicos a serem vistos. Ah, na verdade, a forma original é com Y, e foi assim que aprendi, mas ambas estão corretas.

      Eliminar
  3. YOOOOOO ANY-CHAN \O/

    Primeiro: MULHER QUE FIC DIVOSA DE NO.6 É AQUELA QUE TU ESTÁ ESCREVENDO!? Gente, só não surto aqui porque já surtei no email XD

    Enfim, sobre Yoga....Para ser sincera eu nem sei se tem yoga aqui no finzão de mundo onde eu moro e.e''''''' E confesso que mesmo sendo extremamente tentador ter meu aparelho digestivo em funcionamento (pois, essa joça curte pagar uma de bipolar), melhorar meu sono e me dar um cérebro menos bugado, eu fico pensando se eu realmente conseguiria fazer yoga. Pois, sou uma pessoa bem inquieta, não consigo ficar sentada por muito tempo Ç.Ç

    MUAHAHAHAHAHAHAHA! ME SENTI A PESSOA MAIS INTELIGENTE DO MUNDO, POIS EU SABIA DESSA PARADA DOS BEBÊS <3 Nossa, me senti o Einstein de 2015! Enfim, aprendi isso quando estava no segundo ano do ensino médio, no qual a professora estava explicando justamente sobre o sistema respiratório <3 Aliás, minha respiração também não é a mais correta do mundo e.e''''''

    Acho que dos benefícios, a única coisa que possuo é equilíbrio! Porque no restante...........Ç.Ç

    P.s: Por algum acaso as poses dessa imagem (http://4.bp.blogspot.com/-Sah1G4Xf-70/VdeX0mq87yI/AAAAAAAAgzo/_I6wKuqyF2w/s1600/3.png) fazem parte das aulas de yoga!?......GENTE, COMO DIABOS ISSO É POSSÍVEL!? CARA, como é que num quebram o pescoço!? '-'

    Cara, eu num sei o resto do povão, mas eu ADORO as postagens variadas <3333333 Ainda mais quando o assunto é mais virado nas filosofias XD

    Enfim, a sua ideia de criar um blog apenas com conteúdo otaku é realmente muito boa! Além disso, para o povão que está procurando por indicações de animes vai ficar mais fácil de consegui-las /o.....O único problema é que.......EU NÃO CONSEGUI SEGUIR O BLOG Ç.Ç (dá permissão negada T-T).

    Bem, vou ficando por aqui

    Kiss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haha, sobre a fic, falemos por email, mas AINDA BEM que está a gostar ;) Em breve postarei no blog de No.6.

      Uau, entre tanta coisa e o problema está com o aparelho digestivo? :o A maioria das pessoas prefere ir para o yoga para manter a forma. Eu consigo ser bem quieta, na verdade, mas acho que também é por ter de estar sentada para dar atenção a todos os meus hobbies.

      Ah, as posições dessa imagem decididamente não são básicas, mas há algumas igualmente elaboradas, aliás, esse icon é apenas parte da imagem total >.< Só de imaginar que, se eu nunca tivesse saído do yoga, já as poderia fazer há anos!... é quase motivo para me arrepender. Mas a verdade é que entre tudo o que faço não sobra muito tempo para o yoga.

      Oh, você sabia da respiração dos bebés?! Isso é bem raro, haha, tem motivos para se sentir uma einstein ;) E ainda bem que gosta das postagens variadas, eu criei o blog precisamente para isso. Sobre esse blog de animes, já está aberto agora, eu tinha-me esquecido de o fazer, mas de qualquer forma ainda demorarei um pouco a organizar as coisas.

      Eliminar
  4. Yoo Ani ^^
    Bom, o que eu sei de Yoga (muito pouco por sinal) são algumas poses, já que as vi em um filme uma vez a muito tempo. Fora isso nunca procurei saber. Mas ainda acho algo interessante e que só quem pratica consegue sentir o que ela quer passar.
    Eu até que gostaria de praticar yoga, pelo fato de ela ajuda com equilíbrio e resistência, porém pelo que eu já vi da minha cidade, não UMA única academia que tenha qualquer tipo da mesma, muito menos uma que seja especializada somente nela.
    Bom, eu gosto tanto das variedades (já aprendi muita coisa aqui com você) quanto das postagens sobre otakisses.
    Esse seu blog de Nº6 eu conheço, porém não me lembro se sigo ou não - sei que está nos favoritos o post sobre doujinshis ^^- o outro eu não conheço, porém darei uma olhada depois. Achei uma boa ideia você criar esse outro blog, porém eu fco admirada com como você consegue administrar todos SDKLJFHKJSDHFJKSDFH. Ah e o link para o blog deu permissão negada '-' não deu nem para entrar nele ;o;
    Ps¹: essa novo layout está simplesmente lindo, amei a combinação de cores que você utilizou e as imagens também ^^
    ~Sayo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredite, a sensação que resulta de praticar meditação após algumas semanas começa a ser incrível. E as poses de yoga, que no começo muita gente julga que não conseguirá fazer mas com o tempo vai realmente chegando lá, são notórias também :) É uma pena não ter onde mora. Mas há algumas coisas que sempre se pode praticar em casa, no youtube tem muito material bem explicado.

      Já agora, há quanto tempo! Fico contente por gostar de variedades, nesse caso seguir apenas este blog está bom. Oh, se não segue o blog de No.6, acha que podia? *insira aqui carinha de cachorrinho abandonado* Obrigada pelo aviso, e também por elogiar o novo layout ^^

      Eliminar
  5. Admito a culpa, não li o post...
    Mas é que eu queria muito, muito que a próxima postagem que tu fizesse fosse das coleções de livros que tu mais acha que vale a pena ler (e desse assunto eu manjo u.u).
    Então, por favorzinho?

    ~Natty

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, Natty san, eu já fiz alguns posts com livros que li e mesmo com resenhas, procure no mapa :) As duas coleções em que ando viciada no momento são
      - As crónicas do matador do rei (sendo o primeiro volume O nome do Vento), por Patrick Rothfuss
      - Saga Nascido das brumas (Mistborn, sendo o primeiro volume O império final), por Brandon Sanderson.

      Ambas de fantasia, e não particularmente volumes pequenos, mas eu acho que valem a pena :) Poderei ainda fazer um post assim, mas não tão cedo, já que não tenho lido muita coisa ultimamente e queria colocar algumas aquisições novas nessa postagem. Mas obrigada pela sugestão! ;)

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †