agosto 07, 2015

Tipos MBTI


Ohayou ^^ Hoje vim falar de uma coisa que provavelmente não tem tradução para português - se tem, gómen pela ignorância. Eu conheci os MBTI Types devido a algumas postagens do tumblr em que as usuárias faziam montagens e gifs classificando personagens de anime pelas suas personalidades, e só depois descobri como se chamava essa forma de categorizá-las. A sigla significa Myers-Briggs Type Indicator, se bem percebi, em homenagem a quem os criou, e o seu objetivo é organizar as diferenças básicas de comportamento e personalidade de um indivíduo {cliquem em ler mais}

Para os indivíduos serem classificados, tem-se em conta que o comportamento de cada um resulta de interesses, reações, valores, motivações e capacidades. O objetivo é aumentar a percepção que se tem das outras pessoas. O quadro final contém 16 tipos diferentes de personalidade. As pessoas são classificadas pela forma como o seu perfil responde a determinadas perguntas (apenas 4, com duas possibilidades de respostas cada), podendo as respostas ser: Introvertido/extrovertido, Sensitivo/intuitivo, Racional/sentimental e Julgador/compreensível. As iniciais (inglesas) de cada resposta combinam-se para formar um tipo, com 4 letras.

E cá vou eu falar de todos os resultados ^^ Desculpem se a tradução tiver alguns erros ou se, para quem conhece, não está bem explícito o que eu queria dizer. Vou ser o mais fiel possível à versão em inglês, tive imenso trabalho a escrever isto!
Tudo traduzido deste site: www
  • ISTJ » Personagem: Daichi
Tranquilo, sério, obtém sucesso através do rigor e da fiabilidade. Prático, sistemático, realista e responsável. Decide logicamente que tem de ser feito e trabalha em direção a isso de forma constante, independentemente das distrações. Considera prazeroso fazer tudo de forma ordenada e organizada, seja no trabalho, em casa ou na sua vida. Valoriza tradições e a lealdade.

  • ISFJ » Personagem: Sugawara
Tranquilo e amigável, responsável e consciente. Comprometido e firme no cumprimento das suas obrigações. Completo, meticuloso e preciso. Leal, atencioso, avisa com antecedência e lembra-se de detalhes sobre as pessoas que lhe são importantes, preocupado com a forma como os outros se sentem. Esforça-se por criar um ambiente ordenado e harmonioso no trabalho e em casa.

  • INFJ » Personagem: Kyoko
Procura significado e conexão em ideias, relacionamentos e posses materiais. Quer entender o que motiva as pessoas e é detalhado quanto aos outros. Consciente e comprometido com seus valores mais importantes. Desenvolve uma visão clara sobre a melhor forma de servir o bem comum. Organizado e decisivo na execução do seu ponto de vista.

  • INTJ » Personagem: Kenma
Tenta pensar de forma diferente e age de forma a implementar as suas ideias e alcançar os seus objetivos. Vê rapidamente padrões em eventos externos e desenvolve perspectivas explicativas de longo alcance. Quando se compromete com um trabalho, leva-o a sério. Cético e independente, tem elevados padrões de competência e desempenho - para si e para os outros.

  • ISTP » Personagem: Kageyama
Tolerante e flexível, observador silencioso até que um problema aparece, agindo rapidamente para encontrar soluções viáveis. Analisa o que faz com que as coisas funcionem e facilmente obtém-nas através de grandes quantidades de dados, para isolar o núcleo de problemas práticos. Interessado em causas e efeitos, organiza os fatos, utilizando princípios lógicos, eficiência e valores.

  • ISFP » Personagem: Asahi
Calmo, simpático, sensível e amável. Aproveita o momento presente, o que está acontecendo ao seu redor. Gostaria de ter o seu próprio espaço e trabalhar dentro de seu próprio tempo. Leal e comprometido com os seus valores e com as pessoas que são lhe são importantes. Desagradam-lhe divergências e conflitos, não força as suas opiniões ou valores sobre os outros.

  • INFP » Personagem: Yamaguchi
Idealista, fiel aos seus valores e perante as pessoas que lhe são importantes. Quer uma vida externa que é congruente com seus valores (? - não sei se captei bem a ideia). Curioso, rápido a visualizar todas as possibilidades, pode funcionar como catalisador na implementação de ideias. Procura compreender as pessoas e ajudá-las a aproveitar o seu potencial. Adaptável e flexível.

  • INTP » Personagem: Tsukishima
Procura desenvolver explicações lógicas para tudo o que lhe interessa. Teórico e abstrato, mais interessado nas ideias do que na interação social. Calmo, contido, flexível e adaptável. Tem habilidades incomuns para se concentrar em profundidade, de modo a resolver problemas da sua área de interesse. Cético, às vezes crítico, sempre analítico.

  • ESTP » Personagem: Tanaka
Flexível e tolerante, toma uma abordagem pragmática focada em resultados imediatos. Teorias e explicações conceituais enervam-no - ele quer agir energicamente ao resolver os problemas. Concentra-se no aqui-e-agora, espontâneo, desfruta de cada momento em que possa ser ativo com os outros. Desfruta de conforto material e do estilo. Aprende e interioriza melhor fazendo.

  • ESFP » Personagem: Hinata
Extrovertido, simpático, e aceitativo. Amante exuberante dos confortos da vida, pessoais e materiais. Gosta de trabalhar com os outros para fazer as coisas acontecerem. Traz o senso comum e uma abordagem realista para o seu trabalho, e torna o trabalho divertido. Flexível e espontâneo, adapta-se rapidamente a novas pessoas e ambientes. Aprende melhor tentando uma nova habilidade com outras pessoas.

  • ENFP » Personagem: Lev
Calorosamente entusiasmado e imaginativo. Vê a vida cheia de possibilidades. Faz conexões entre eventos e informações muito rapidamente, e com confiança procede com base nos padrões que vê. Quer ser reconhecido pelos outros, e prontamente dá apreço e apoio. Espontâneo e flexível, muitas vezes depende da sua capacidade de improvisar e da sua fluência verbal.

  • ENTP » Personagem: Ukai
Rápido, engenhoso, alerta, e franco. Versátil na resolução de problemas novos e desafiadores. Adepto de gerar possibilidades conceituais para depois analisá-los de forma estratégica. Bom em ler e interpretar outras pessoas. Fica entediado facilmente, raramente vai fazer a mesma coisa da mesma forma, apto a voltar-se para um novo interesse após o outro.

  • ESTJ » Personagem: Oikawa
Prático, realista, sistemático. Decisivo, age rapidamente para implementar as suas decisões. Organiza projetos e move as pessoas, focado em obter resultados da forma mais eficiente possível. Cuidadoso com os detalhes rotineiros. Tem um conjunto claro de padrões lógicos, segue-os de forma sistemática e quer que os outros também o façam. Esforçado na implementação dos seus planos.

  • ESFJ » Personagem: Nishinoya
Afetuoso, consciente e cooperativo. Deseja harmonia à sua volta e trabalha com determinação para estabelecê-la. Gosta de trabalhar com os outros para executar as tarefas com precisão e a tempo. Leal, companheiro, mesmo através de pequenas coisas. Observa os outros no seu dia-a-dia e tentar fornecer-lhes o que precisarem. Quer ser apreciado por quem é e pelo que faz.

  • ENFJ » Personagem: Iwazumi
Caloroso, compreensivo, sensível e responsável. Altamente sintonizado com as emoções, necessidades e motivações dos outros. Encontra potencial em todos, quer ajudá-los a se realizarem. Pode agir como catalisador para crescimento individual e em grupo. Leal, responde e reage a elogios e críticas. Sociável, entende-se facilmente com grupos, e assegura uma liderança inspiradora.

  • ENTJ » Personagem: Kuroo
Sincero, decidido, assume a liderança prontamente. Deteta rapidamente procedimentos e políticas ilógicas e ineficientes, desenvolvendo e implementando sistemas abrangentes de modo a resolver problemas organizacionais. Gosta de estabelecer metas e fazer planos a longo prazo. Geralmente bem informado, aprecia ampliar o seu conhecimento e transmiti-lo aos outros. Esforça-se por apresentar as suas ideias.


Espero que tenham gostado dos gifs de haikyuu ^^ Nem todos os gifs se adequam para ilustrar o texto ao lado, mas pelo que eu sei das personagens e do anime em si, elas encarnam perfeitamente a classificação na maior parte do tempo. Coloquei o nome das personagens ao lado para o caso de alguém querer saber, se forem como eu, têm uma pasta de imagens gigantesca ;) Sei que este post pode parecer um bocado inútil, e até será para muita gente, mas ajuda por exemplo na criação de personagens para fanfics ou assim. Identifico-me com INFJ, e vocês?

[Acrescentado mais tarde] A Aoki, do blog Otaku mode, deixou no comentário o link para um teste que permite saber em que categoria nos incluímos, parece que vários de vocês já se depararam com ele, mas eu não conhecia. O teste é este: www

13 comentários:

  1. MBTI Types, sou superhipermega fã <33
    Eu sou INTP, mas acho INTJ muito interessante, mas, para ser sinceramente, gostava muito de ser INFJ ou ISFJ >< Qual o teu tipo? :3
    Etto... eu não conhecia esse site, mas é interessante!
    Eu só conhecia este aqui http://www.16personalities.com/ foi aqui que fiz o teste e, a meu ver, acho que está mais correto >< também tem uma descrição das personalidades mais complexa e detalhada ~

    Até à próxima! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia esse teste de maneira nenhuma, e quem diria que você também sabia o que são os tais MBTI Types! :) Acha que posso indicar o teste na postagem? Dando-lhe os créditos, é claro. Eu disse no finzinho do post que me identifico com INFJ, mas pelo teste não foi isso que deu, só que não concordei lá tanto com o resultado, por isso não decorei. É que a minha maneira de agir depende muito do momento presente e das pessoas que estão à minha volta, daí ser difícil para mim identificar-me com uma personalidade só :)

      Eliminar
    2. Amo MBTI Types, na verdade, eu simplesmente chamo Myers para "abreviar"
      Claro que podes, o teste é muito bom :3
      Ah, não havia visto. A sério? INFJ é o tipo mais raro! *-*
      Compreendo perfeitamente! Eu identifico-me muito com INTP, acho que é o que eu mais me identifico (não só nos Myers como também nos signos ou noutros testes de personalidade), mas eu sou uma pessoa muito espiritual, então por muito pouco que não sou INFP.

      Eliminar
    3. Uau, você percebe mesmo do assunto! Não fazia ideia de que fosse o tipo mais raro, e parece que você tem uma ótima consciência de si mesma. Myers parece uma boa abreviatura, e obrigada por me autorizar a linkar o teste ^^

      Eliminar
  2. YOOOOOOO ANY-CHAN \O/

    Ahhhhhhhhh, então isso que era o dito MBTI! Agora eu sei o que diabos isso significa! \O/

    Enfim, eu sou uma pessoinha HORRÍVEL nessa história de auto-conhecimento, portanto não faço a menor ideia em qual desses tipos eu me encaixo. Entretanto, tentando no chute.... Acho que me enquadro melhor no ISFJ ou no ISFP, MAAASSSS segundo o teste que eu fiz sou ISFJ (até que meu chute não foi tão ruim assim '-'). Bem, eu fiz o teste e li o resultado e até que fechou bastante coisa, aliás, acho que uns 90% do que estava na resposta batiam exatamente com a minha pessoinha /o (principalmente no fato de eu ser extremamente tímida com estranhos, entretanto conversadeira com os familiares).

    Bem, como eu infelizmente não te conheço pessoalmente ~chora Ç.Ç~ num posso falar muito. Entretanto, pelo que conheço através do blog o INFJ combinou bastante com você XD. Principalmente na questão dos valores e na parada de entender o que motiva as pessoas (achei isso bem a sua cara ^^).

    P.s: Achei o personagem do ISFJ bem bonitinho <3

    Só num assisto Haikyuu agora, porque minhas aulas voltaram e de quebra já tenho uma pesquisa para semana que vem ¬¬''''' (e também porque não estou preparada emocionalmente para shippar esse monte de machos e não ver nenhuma pegação entre eles Ç.Ç ~já tive o meu coração destroçado com a quarta ova de Hybrid Child, preciso me recuperar primeiro!~). Aliás, falando em aula. Tem algo que vem sambando na minha cabeça a muito tempo! Tipo, você está em que ano do ensino secundário!? (é assim que chamam o ensino médio aí, certo!?). Ou você já terminou a escola!? (eu tinha na minha cabeça que você já iria fazer faculdade, mas pelo visto eu me enganei '-').

    Enfim, vou ficando por aqui

    Kiss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, era isso >.< Tive preguiça de explicar no outro comentário, e assim você fica a perceber melhor e faz até o teste. Eu também sou meia horrível nisso do auto-conhecimento, quer dizer, eu acho que sei bem como sou, mas a minha maneira de agir depende muito do momento. Tanto tenho um lado introvertido como extrovertido, e o mesmo vale para as outras variantes de resposta, só tenho algumas "prioridades" na minha cabeça que me fazem mostrar um ou outro - então não confiei muito no resultado do teste, aliás, nem o decorei. Mesmo que você não me conheça pessoalmente, acho que sabe beeeeeeem mais sobre mim do que muita gente que conhece :) E portanto fico feliz por ter reconhecido esses dois pontos em particular em mim.

      Já eu estive a comparar o que sei de você com o seu resultado (e realmente, bom chute) e eis que concordei com bastantes coisas, como a parte de "amigável, consciente, firme no cumprimento das suas obrigações, completo, leal, atencioso, avisa com antecedência e lembra-se de detalhes sobre as pessoas que lhe são importantes, preocupado com a forma como os outros se sentem." Que ainda é um bom bocado. Esse carinha, o Suga, é o "mãezinha" da equipa, e é extremamente adorável. Bah, pena as aulas lhe roubarem tanto tempo.

      Parece que quando enviei o AMV da última ova foi precisamente no momento certo para mexer com o seu kore, haha ;) Aliás, adivinhe quem começou a ver Code Geass? Está a ser DEMAIS!

      Eliminar
    2. MEU DEUS ESTÁ VENDO CODE GEASS!? GÉEEEEZZZUUUUIIIISSSSSSSSS ESPERO PODER VER UMA RESENHA POR AQUI DO ANIME! Cara, o final é espetacular! Esse anime É muito FOOOOODDAAAAAAAA! E o protagonista quando quer sabe sambar bem sambado \O/. Aliás, prepare-se para surtar também, POIS O MEU PRIMO JÁ ESTÁ VENDO O TERCEIRO EPISÓDIO DE NO.6! VELHO, ELE TÁ CURTINDO O ANIME! MUAHAHAHAHAHAHAHAHA, ACHO QUE TEREMOS MAIS UM FÃ DE NO.6! Cara, e o melhor de tudo é que nem tive que pedir para ele ver o segundo e terceiro episódios, ele fez por ele mesmo! Porque tá curtindo os paranauês! \O/

      Enfim, me vi na obrigação de surtar com a história de No.6 e com a história de você estar vendo Code Geass!

      Kiss

      Eliminar
  3. Yo,Any!
    Nooossa,nunca tinha ouvido falar disso, mas é bem legal!
    Pelo o que deu pra entender, eu sou uma mistura de INTP com ESFP. Também não conhecia esse anime que você usou como gif pra cada tipo de personalidade,mas tudo bem.

    http://docetesrevolts.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "sou uma mistura" - haha, identifico-me com essa sensação. Esse anime é bem fofo, haikyuu, embora talvez não sirva para o gosto de toda a gente. Mas dê-lhe uma chance. Ainda bem que gostou.

      Eliminar
  4. Essa é uma brincadeirinha até que bem legal! Eu me considero bom em analisar as outras pessoas, e isso poderia se tornaria um passatempo interessante no dia-a-dia ou enquanto eu estiver assistindo animes.
    Deve ter dado um trabalho enorme para traduzir tudo isso, até porque tem que ler e reler e não da para usar os tradutores para realizar o serviço de uma vez só porque eles não traduzem de maneira correta. Parabéns o post ficou muito bom!
    Eu ainda não terminei de assistir o anime, acho que só vi onze episódios, e foi enquanto ainda estava em lançamento :-D

    Abraço ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou do post, deu sim algum trabalho mas sabe, acho que algumas coisas ficaram meio mal traduzidas, penso que não captei bem a ideia. Mas deve ter dado para perceber. Não tinha encontrado nenhum resultado em português e portanto tive de ser eu a fazer >.< E que sorte sua em ser bom a avaliar personalidades, com personagens eu até me vou safando, com pessoas nem tanto, até porque eu não gosto de as julgar por causa de atitudes que têm no momento - e se isso tiver sido só uma reação pouco comum da parte delas, e se as pessoas não forem sempre assim? Então eu evito "classificá-las". Haikyuu é fofíssimo, shipável e tem personagens adoráveis, eu estou ansiosa pela segunda temporada ^^

      Eliminar
  5. HELLOO <3, tudo bom? SIIIM Ç-Ç, FAZ TEMPO QUE NÃO PASSO AQUI, me desculpe, sério. Eu acabo lendo suas postagens, mas daí não acabo comentando e depois me confundo achando que já comentei, tipo WHAT KKKKKKKKK. Ah e eu vi o blog da sua irmã e vou seguir e tudo mais, fico super feliz que ela tenha criado um blog *---* e amei aquele layout lá. Ah falando em layout, esse seu aqui tá super amorzinho também, você manja hein layouts né KKKKK

    Sobre esse MBTI eu juro que nunca havia ouvido falar, mas achei bem doido o.O. Eu não sei bem qual eu me encaixo, mas certeza que no ISTJ (o primeiro dali) não é KKKKK, ó um já dá pra descartar. Ah eu fiz um teste nesse site http://www.16personalities.com/ e deu INFP o.o, sei lá, eu não sei bem identificar o meu. Ai gente, mas eu achei tão legalzinho isso aí, vontade de fazer o teste de novo KKKK

    Ah e adorei os gifs desse anime >.<.
    Abraços moça, até mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OHAYOU ^^ Não se preocupe, eu também não tenho comentado nadinha no seu blog e SOU UMA PESSOA HORRÍVEL, até porque tenho lido alguns dos posts mais recentes, não é tanto por esquecimento mas mais por aquela preguiça básica de "vou aproveitar o tempo livre para fazer no pc aquilo que não consegui enquanto ele esteve por arranjar", além de que muitos dos seus posts são de k-pop e eu às vezes fico meia a boiar no assunto. Então adio o comentário e depois... esqueço-me. GÓMEN!!! Oh,, mas a sua resenha recente de Life is strange foi fabulosa e nesse comentarei de certeza. Haha, você a comentar do layout e eu a acabar de mudá-lo >.< Bem, no blog da minha irmã, ela é capaz de demorar a responder aos comentários, mas muito obrigada por seguir e comentar :)

      Exato, começando por exclusão de partes. Já excluiu um, só faltam 15 ;) Eu também não sei identificar bem o meu, pois como disse num comentário acima, "É que a minha maneira de agir depende muito do momento presente e das pessoas que estão à minha volta, daí ser difícil para mim identificar-me com uma personalidade só :)". Haikyuu é fofíssimo, shipável e muito engraçado.

      Jaa!

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †