maio 08, 2015

Algumas diferenças entre Portugal e o Brasil


Olá :)

Para hoje trago um post que já me foi pedido há algum tempinho, mas que só agora consegui postar. Na semana passado tive um teste intermédio, ainda hoje tive um dos testes de matemática dos mais longos que fiz até agora, para a semana tenho 2 testes de biologia e um concurso de matemática (vou a Aveiro ^^) e na próxima tenho teste intermédio de biologia e teste de português, e... bom, já chega. Ando viciada em AMVs. Tenho AQUI uma lista dos meus favoritos, e aceito sugestões de alguns para acrescentar. De preferência, com boa edição e boa música, sou um bocado esquisita ao escolher. Tenho umas quantas coisas sobre as quais falar neste post, o que é bom para quem quiser saber novidades, e embora eu não anda a comentar nadinha nos vossos blogs, prometo que mal chegarem as minhas férias vou tratar disso!

Sobre PORTUGAL
» Pratos típicos:
Há imensos: pastéis de Belém (www), o bacalhau tão comum no Natal (www), tripas à moda do porto (www» nunca provei porque sou meia vegetariana, mas é um prato importante que se relaciona um bocado com a nossa história)... Creio que as imagens falam por si ;) Embora agora as coisas estejam a reverter atualmente, Portugal costuma ser conhecido pela sua hospitalidade, e principalmente pelos pratos cheios à hora da refeição, algo mais notório ainda no Norte.

» Carnaval: www
Já falei um nadinha dele no post linkado, relativamente antigo, mas cá vai: o nosso carnaval não tem nada a ver com o carnaval no brasil, e para ser sincera, acho que é ainda pior. É uma época em que as pessoas se disfarçam do que lhes apetecer, e garanto que elas nem cosplays decentes se lembram de fazer - quanto mais feio for o disfarce, mais popular. Pronto, é assim que eu resumo o carnaval português. Seja como for, esse não é o post mais merecedor da vossa atenção.

» Troco certinho:
Este tópico é uma coisa mínima, mas é engraçado que, nos meus posts sobre curiosidades japonesas, quando referi que lá davam o troco certo, a maioria dos leitores agiu como se isso fosse incrível. Bem, aqui costuma ser igual. Nada de... balas, não é assim que se chama? 

» Falta de autonomia e preguiça
É uma das maiores características daqui: a maioria da população fica-se pela mediocridade. Costumam seguir sempre o caminho mais fácil, deixar-se levar pela maré e agir de forma preguiçosa, deixar de acreditar nas suas próprias capacidades e usá-lo como desculpa para não se esforçarem e nunca tomarem a iniciativa. Mesmo muitas das pessoas que agem de forma autónoma não vão muito além, os trabalhos que fazem raramente se comparam aos trabalhos de estrangeiros, então quando surge alguém que realmente se esforça e tem bom gosto, ganha imenso destaque - isto é, por parte das pessoas que têm o mesmo bom gosto. Pois poucas pessoas o têm, não vendo diferença entre uma obra de arte magnífica e uns rabiscos num papel. E acreditem, a situação é pior que no brasil, pois o país é mais pequeno, e é ainda mais difícil encontrar alguém que se destaque. Portugal é um país que copia tudo o que gosta nos outros países - e para piorar, copia mal. Até no livro d'Os Maias, que li para a escola, isso já está bem explícito.

» Lugares mais belos: www
Estive a renovar completamente esse post (link em cima), já têm alguns anos. Só tentei não mudar a parte da introdução e do guia, coisinhas toscas, mas enfim. Esteticamente está muito melhor, e agora já têm mais imagens sobre os lugares mais belos de Portugal, tanto quanto eu conheço. E sim, aqui o património está bem protegido, não é invulgar encontrar castelos, palácios, museus ou mosteiros na maioria das cidades.

» Maneira de falar: www
Agora talvez algumas diferenças na maneira de falar entre português de Portugal e do Brasil já sejam notórias nos meus posts, mas na altura em que o fiz, eu tentava escrever de forma a aproximar-me com a escrita brasileira. Simplesmente acedam ao link, ele explica bem a diferença tanto quanto ao vocabulário como à pronúncia e conjugação dos verbos. 

» Escola: www
O post já tem algum tempo, é sobre o funcionamento da escola aqui em Portugal. Falo do ano letivo, das disciplinas, da divisão por anos e idades, sobre não usarmos uniformes, a aparência das salas, e agora acrescentei uma coisinha no fim sobre as provas.

» Ainda sobre celebrações:
Já falei sobre o carnaval, mas aqui vão algumas notas sobre outras. Por exemplo: A Páscoa é celebrada de uma forma semelhante, e também recebemos ovos de chocolate; O dia dos namorados, que no Brasil é a 12 de Junho, aqui em Portugal é a 14 de Fevereiro; O nosso Natal acontece em pleno inverno, mas dificilmente neva, as cores mais associadas à data são o vermelho, verde e dourado e o prato principal costuma ser bacalhau (algumas famílias substituem); Pouca gente comemora o Halloween;

» Estações e clima:
Contrariamente ao Brasil, aqui é Verão de Junho a Agosto e Inverno de Dezembro a Fevereiro. Neste momento estamos na Primavera, mas Abril e Maio são os meses em que mais chove, então não imaginem a paisagem cheia de flores ou coisa do género. Na verdade, a paisagem pouco muda ao longo do ano, mas o clima é muito agradável e ameno. Ao longo de todo o ano (claro, com variações conforme a estação), a temperatura dificilmente é menos que 0 graus ou maior que 30, e a amplitude média costuma ser mínima. Além disso, como podem ver por esta (www) imagem, apesar do tamanho Portugal tem diversos tipos de clima, o que significa que temos paisagens bastante distintas em locais relativamente próximos (em comparação com os outros países). Temos montanhas - algumas com neve - praias, florestas e parques onde predominam espécies um bocado diferentes...

Novidades
  • Mangás: Então, a minha novidade favorita - para quem não sabe ainda (e há alguém que não saiba?), eu sou completamente viciada em No.6, que resenhei *cof * pela segunda vez *cof* no post anterior. Bem, nem mesmo em inglês os últimos volumes estavam disponíveis na internet, eu só soube da diferença de final entre o mangá e o anime porque estive à procura de resumos em diversos sites e por sorte encontrava algumas imagens, mas infelizmente nunca pude ver as páginas e diálogos todos. Bem, o meu pai vai comprar os 4 volumes que faltam! *.* Estou tão feliz!!! Já tenho o volume 6, só faltam 3, e descobri que existe uma loja decente de mangás aqui em Portugal, no primeiro centro comercial do Porto, Brazilia. E isso deixou-me ainda mais feliz, pois nunca imaginei encontrar uma loja tão completa! Deviam ter visto, tem todo o tipo de títulos: de todos os géneros MESMO, dos mangás mais antigos aos lançamentos mais recentes, com todo o tipo de artes... fiquei realmente surpreendida, agora até acredito que os otakus portugueses têm salvação.
  • Organização: Como não tenho conseguido fazer nada do que gosto durante as últimas semanas, estou desesperadamente ansiosa pelas férias. E descobri que acumulei diversos hobbies enquanto isso. Primeiro, quero andar de bicicleta uma vez por semana e aprender a cozinhar de vez. E depois... err, estabeleci umas metas complicaditas. Um desenho por semana, acabar de escrever a minha fic e passá-la para o computador, ver 2 animes por semana (e tentar despachá-los no próprio dia, se forem de 12 eps), ler os livros em espera no máximo em 2 semanas, e fazer um ou dois amvs e criar novos layouts.
  • Fazer vídeos: Eu referi fazer amvs. Bem, digamos que com o meu novo vício e com todos os meus caprichos, eu decidi que queria criar AMVs que me agradassem. Do tipo de demora imensas horas a ser feito, mas que no final vale a pena. Até já escolhi a sucessão de imagens de um que faria de Akatsuki no Yona, além de já ter editado as imagens. O problema é que o meu movie maker não está a funcionar bem - insiro as imagens, mas aparece tudo em preto. Já procurei tutoriais no youtube e aparentemente estou a fazer tudo bem, é problema do programa mesmo. Enfim, talvez resolva isso um dia. Entretanto, também planeei um AMV que eu mesma irei ilustrar, da minha própria fic ^^
  • Para os fãs de Naruto: Recomendo dois posts, vocês TÊM DE LER! Num deles, é revelado o rosto de Kakashi, e o outro fala da possibilidade de de Sarada ser filha da Karin e não da Sakura. www + www

Era isso por agora :) Mesmo que eu não comente muito nos vossos blogs, hei-de fazê-lo, então comentem no meu por enquanto. Jaa!

8 comentários:

  1. YOOOOOO ANY-CHAN \O/ Belezura!?
    Enfim, ERA para eu estar estudando sobre músculos agora, porém no meio dos meus estudos eu parei e pensei "Vamos visitar o Forever Sapo, talvez tenha algum post novo" e eis que eu estava certíssima! E eis que meus estudos se vão por água a baixo \o/..........(mas assim que eu terminar de comentar terei que retoma-los, pois logo, logo tenho minhas provas Ç.Ç).
    MUAHAHAHAHAHAHAHA! NUM DISSE QUE AQUELE AMV DE AKATSUKI NO YONA ERA PERFEITO!? (fui lá conferir a sua lista!). Aliás, esses dias achei outro AMV muito bom, porém de Naruto, mas vale a pena ver ele, é super bacana, com ótima edição e música ^^ (https://www.youtube.com/watch?v=0NPiyMmU1mM).
    Enfim, sobre as diferenças, eu não manjo completamente delas, mas como a minha família tem um pé em Portugal, eu sei de algumas coisas, principalmente envolvendo vocabulário!
    Meu pai é APAIXONADO pela culinária portuguesa, principalmente quando há bacalhau no meio, tem também um doce chamado ~tentando se lembrar~.............AH! Chamado Ovos moles (ou algo do tipo), no qual, o meu pai também é super apaixonado!
    Vai por mim, aqui o carnaval também pode ser um completo desastre! O única carnaval bonito e todo ostentador é o do Rio de Janeiro, pois os outros são meio pobrezinhos mesmo '-'. Ainda mais aqui no Sul, pois aqui nós não temos o costume de celebrar o carnaval. São uns que outros que vão em blocos de carnaval e coisas do tipo, mas no geral não é a data mais esperada do ano por nós, sendo assim, aqui o carnaval está longe de ser ostentador como o do Rio de Janeiro.
    Sobre o troco, meus pais contam que meu avô cuidava o troco e coitada da pessoa que resolvesse dar balinhas para ele ao invés de dinheiro! (geral do mercado já o conhecia por causa disso).
    "Falta de autonomia e preguiça".............MASOQUE!? EU LI CERTO!? Gente, eu jurava que fosse o completo oposto! Bem, eu sou meio preguiçosa, então eu não tenho cacife para falar dos outros, porém quando eu quero (e quando eu preciso) sei largar essa vida de bicho preguiça e me movimentar \o/.
    Minha tia foi no Oceanário de Lisboa, ela disse que lá é MUITO LINDO! Ela voltou completamente encantada com tudinho!
    Gente, CASTELOS! BONDINHO! MAIS CASTELOS! CONSTRUÇÕES ANTIGAS <33333333 EU NECESSITO VER ISSO AO VIVO E A CORES <3
    Sobre a maneira de falar, como eu já disse lá em cima, eu sei alguma que outra diferença, porém na minha cidade natal Porto Alegre (que é a capital do estado mais ao sul do Brasil), nós também falamos o "Tu" ao invés do "Você", ou seja, assim como vocês também falamos "Tu queres" ao invés de "Você quer", MAS como eu me mudei com oito anos de lá, eu acabei perdendo esse sotaque, uma vez ou outra eu uso o "Tu", porém é mais comum eu usar o "você", já a minha mãe ainda usa o "Tu" ^^
    "a temperatura dificilmente é menos que 0 graus".......Ou seja, FAZ FRIO IGUAL! Ç.Ç

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "a temperatura dificilmente é menos que 0 graus".......Ou seja, FAZ FRIO IGUAL! Ç.Ç
      ~indo olhar o mapa~
      PERA............PERAAAAA! PARA O MUNDO QUE EU QUERO DESCER! COMO ASSIM CLIMA SEMIDESÉRTICO!? Gzuis, tá aí, uma coisa que eu NUNCA imaginaria em Portugal! '-' (quando penso em Europa a primeira coisa que me vem na cabeça é neve, MAS tô vendo que eu estou MUITO enganada).
      Sobre os mangás...............OMG QUE MEGA OSTENTAÇÃAAAAAAAAOOOOOOOOO! XD, aliás, nessa loja são os mangás são todos em inglês ou tem em português!? Ou é tudo em japonês!? Nossa, se tem de tudo só fico imaginando várias e várias prateleiras de yaois e shoujos! *-----------------*
      Gente, eu nem sei o que eu vou comer hoje de noite e você já tem todo um cronograma esquematizado para as suas férias! (tenho que aprender a ser organizada assim também!). Acho que o meu único projeto para as férias é finalmente fazer um mangá \o/, eu tenho toda a história esquematizada na cabeça, já tenho até mesmo o final! Porém, eu preciso de tempo para desenhar e para aprender a mexer num programa que é específico para criação de mangás, sendo assim, apenas nas férias!
      Sobre o AMV, acredito que o Diego-kun possa te ajudar com esse problema, afinal, acredito que ele saiba sobre esses paranauês! Enfim, boa sorte com os amv's \O/
      Sobre o rosto do Kakashi.........................EU VI! GZUIS! SENHOR! O KAKASHI É MUITO SENSUALIZADOR! QUEM DIRIA QUE POR TRÁS DAQUELA MÁSCARA HOUVESSE UM SER TÃO GOSTOSO COMO ELE <3333333333333333333333333333 (okss, NÃO supera o Itachi, MAS ainda assim sabe ostentar um rosto bonito!).
      Sobre a Sarada.......TRETAS! Imagina se ela realmente não é filha da Sakura!? Gzuis, altas tretas!
      Acho que era isso, vou ficando por aqui!
      Kiss
      (eu e a blogosfera precisamos conversar seriamente sobre o limite de palavras nos comentários!)

      Eliminar
  2. Olá Anilyan!*-*
    Desculpa ter andado desaparecida!
    Testes...também estou cheia deles, cansa tanto estudar!
    Em relação a AMVs, vou confesar, não sabia o que era, logo fiz uma perguntinha ao google!
    E minha resposta é:
    Sempre que venho aqui me sinto lerda e ignorante, mas em contrapartida aprendo sempre coisas novas!
    Como nem sabia que isso existia, e não vejo animes (comecei a ver Death Note, que gostei mas ainda não acabei, devido á minha falta de tempo, faltam 7 episódios ou algo do género) não te posso recomendar nenhum AMV ;(
    Como já te disse, sou portuguesa, mas aqui na blogosfera conheço maioritariamente brasileiros, e tenho um amigo (aquele que era superhiper fã de Naruto) que nasceu no Brasil (sua família é brasileira), eu acho sinceramente que os Brasileiros ( de um modo geral, não quero generalizar) são muito mais positivos, e informais (desculpa pelos meus adjétivos estúpidos), isto é sempre que leio um comentário deles, ou ouço a familia do meu amigo a falar (ele quase não tem sotaque) acho-os estremamente divertidos, nós portugueses somos bem dramáticos, e estamo-nos sempre a queixar...
    Em relação ao carnaval, concordo plenamente as fantasias são sempre compradas, e extremamente mal feitas...não se pode comparar com o carnaval do Brasil!
    Meu troco está sempre certo :)
    Nós, somos o cúmulo da preguiça, como referi acima estamos sempre a queixarmo-nos de algo mas não fazemos nada em relação a isso:(
    Nos lugares mais belos falta o Gerês, é lindo :)
    O resto não é novidade para mim!!!
    Mas o que me sempre faz confusão é o tratamento por 'Você', geralmente pergunto á pessoa (que seja da minha idade) se a posso tratar por 'Tu'!
    Após acabar o Death Note vou ver o Nº 6, falas tão bem dele que não tem como eu não ficar curiosa!
    Já fui a essa loja de mangás (porque esse tal meu amigo brasileiro, é muito fã de animes, mangás.., me obriga a ir todas as lojas de mangás conhecidas no Porto), apesar de á pouco tempo ter entrado nesse mundo acho maravilhosaaaaaaaaaa*-*Dá vontade de ficar lá o dia todo!
    És extremamente organisada, MEU DEUSS!
    Estás a falar de que férias?As de Verão?
    Quero ver os teus AMVs apesar de tudo rssrrsrs
    Beijooos*-*
    bwblackwords.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a melhorar os meus comentários?Estão decentes, agora?
      Obrigada por me ensinares, (contagiares), a fazer comentários decentes!
      *confessar
      *organizada

      Eliminar
  3. Olá Anilyan >.<, tudo bom? Ah, eu também to cheia de provas e tals, inclusive fiz uma hoje de matemática T-T, passei o fim de semana todo estudando.

    Pasteis de Belém são feitos com o que? Pela aparência parece ser bom USHS. Bacalhau meus pais já falaram várias vezes dele, porém, nunca sequer comi, mas tenho muita vontade de experimentar! Adoro peixe então creio que deve ser ótimo!
    Sobre o Carnaval, aqui no Brasil é meio desajeitado, as vezes tem gente que vai fazer passeata e tals. O que eu gosto no Carnaval são os blocos com carros alegóricos, essa parte eu acho legal e bonito UHSUHS, porém só tem em cidade grande, tipo Rio de Janeiro se não me engano USHUS. O resto é bem fru fru.
    Sobre o troco certinho, aqui no Brasil tem essa de devolver o troco com bala USUHS, geralmente quando o vendedor não tem 5 centavos ou um pouco a mais, ele dá o troco com bala KKKKKK, eu até gosto porque normalmente as balas que dão são boas USHUSH, porém, daí tu acaba ficando sendo trocado né.
    Essa de preguiça e tals, pensava que era diferente aí, que só tinha mais no Brasil mesmo KKKKK, então to um pouco surpresa. Mas é algo normal as pessoas quererem o caminho mais fácil :/, acho que no mundo todo sempre vai ter esse tipo de pessoal.

    Sobre os lugares mais belos, Lisboa parece ser uma cidade tão bonita <3
    Ai meu pai do céu, apaixonei aqui por essa foto de Sintra http://4.bp.blogspot.com/-RqXGm47yfrg/VTzwH9CjL9I/AAAAAAAAdUc/HhqbhYYLG-w/s1600/b02.jpg Achei os lugares que você citou naquele post muito bonitos >.<

    Na postagem sobre a diferença do português brasileiro com o de Portugal, no "tu e você", aqui no Sul do Brasil pelo menos, eu ouço o povo utilizar mais "tu" HSUH, eu por exemplo não falo muito "você", acho mais fácil dizer "tu" mesmo USHUSH. Porém, talvez o resto do Brasil use mais ''você'' mesmo, eu não posso afirmar algo tão concreto sobre a linguagem brasileira KKKKK, porque em cada canto tem um modo de falar USHSH

    Sobre a escola, pelo visto é bem diferente do que aqui no Brasil, e tem bem mais matérias do que aqui UHSUH. E olha, pra tu ter uma ideia, agora no Brasil (pelo menos na minha escola) as notas no ensino médio são "CRA, CPA e CSA" CRA sendo a nota mais ruim, a CPA a notinha média e o CSA a melhorzinha UHSUHS. Ah, e achei sua escola bonita >.<, e sim, cada turma aqui no Brasil tem sua sala.

    Bem, finalizando, fico feliz que tenha encontrado uma boa loja de mangás aí em Portugal *---*, deve ter vomitado arco-íris vendo ela né? UHSUSH
    Ah, eu quero criar metas também, mas eu não consigo simplesmente me mover pra esse tipo de coisa T-T. E espero que consiga aí resolveu seu problema com o movie maker! Boa sorte! Sempre quis fazer um AMV, mas eu não sei lidar muito com programas de vídeos USHSUH T-T

    Bye byeeeeee ~~~e me desculpe ;-; fazia um tempinho que não passava aqui, eu tava cheia de trabalho e prova, tive que passar nos blogs correndo USHUSH

    Até mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nossa! Me vi na obrigação de explicar esse comentário da Nanda-chan! (na parte sobre a escola), porque muitos devem estar se perguntando "Que bruxaria é essa de CRA, CPA, CSA". Então, a treta maligna é a seguinte: Aqui no Brasil (pelo menos na nossa região, não sei quanto as outras, mas a princípio é para ser em todo o país), as notas viraram conceitos, ou seja, ao invés de na prova/boletim/trabalho/seja-o-que-for o aluno receber nota (por exemplo: 70 em biologia) é por "conceito" (tipo Bom/Médio/Ruim), no qual, o conceito "Bom" (que no caso das siglas que a Nanda-chan escreveu corresponde ao "CSA") corresponde a notas de 70 a 100. Já o "CPA" é nota "Média", correspondendo a notas de 50 a 60 e por fim, como a Nanda-chan disse, vem o "CRA" que é a pior nota, ou seja, é a nota vermelha que é de 50 para baixo.
      Enfim, basicamente é isso, nem eu entendo direito esses paranauês, mas de forma simples e resumida é algo assim, porém os detalhes são um pouco diferentes.
      Eu não me aguentei e tive que explicar isso, porque a Nanda-chan falou como se geral entendesse esses troços aí (nem nós daqui entendemos direito '-').
      Espero ter explicado de uma forma compreensível e desbugada, caso contrário, apenas ignore o comentário e.e'''
      Kiss

      Eliminar
  4. Oi, eu prometi estar ajudando uma amiga, será que você pode estar passando lá? dando umas dicas talvez e uma visita? http://jblogdapoli.blogspot.com.br/2015/01/seguidores-do-blog.html bjs

    ResponderEliminar
  5. Oi minha flor ✾ Desculpa ter andado tão sumida...
    Amei esse post, sempre tive uma vontade enorme de visitar Portugal por causa de uma amiga que eu conheci pelo msn faz maior tempão HAHA
    Acho Portugal um país bem mais bonito que o Brasil, acho lindo o Porto, Ilha dos Açores e da Madeira ◑ω◐ quando eu for cheia da grana vou visitar é tudo (╯▽╰) HAHA
    xoxo (*^3^)
    Candy Bomb

    ResponderEliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †