abril 24, 2015

O povo que nunca envelhece


Ohayou ^^ 

Neste momento estou numa visita de estudo a Sintra, é uma visita relacionada a uma obra que lemos em português, Os Maias de Eça de Queirós. Não sei se aí no Brasil conhecem, mas apesar de ser grandinha e de ter um começo tão lento, eu gostei bastante dela e da forma como estava escrita. Enfim, tudo para dizer que este é um post programado, aproveitando para pedir desculpa por ainda não ter respondido a todos os comentários anteriores >.< Aquilo de que venho falar hoje é uma espécie de curiosidade, daquelas que nos espantam mas que também devem ser tomadas como exemplo, e não, o título não está exagerado. Enfim, cliquem em ler mais.


Esse povo vive no vale do rio Hunza, entre serras, a 2500 metros de altitude. Situa-se nos Himalaias, no extremo norte da Índia, na fronteira entre esta e o Paquistão. O povo em si chama-se Hunza e a tradução do nome do vale é "oásis da juventude" - também é chamado de "Vale Feliz" ou "Jardim de Éden". Constituído por 30 mil habitantes.

É conhecido como o povo que nunca envelhece. Porquê? As imagens deste post devem falar por si mesmas, mas especificamente, tenho vários exemplos:
  • Mulheres de 40 anos têm aparência de adolescentes e algumas dão à luz aos 65
  • A maioria dos habitantes vive entre 110-120 anos
  • Quase nunca ficam doentes

Fisicamente, lembram europeus (olhos claros e limpos), e a sua língua, burushaski, não deriva de mais nenhuma. Segunda vários sites, professam um islã especial, e ismaelita. Passa a impressão de que são alguns extraterrestres que pousaram aqui na terra sob a forma de humanos para serem tomados como exemplo, haha, tinha de dizer essa minha teoria ;) 

E agora falemos do seu modo de vida. De acordo com o médico escocês Robert McCarrison, a chave para a sua longevidade está na dieta feita, já que as nações vizinhas (vivendo, assim, nas mesmas condições climáticas), por não comerem adequadamente, sofrem uma variedade de doenças e têm uma expectativa de vida 2 vezes mais curta.
  • Banham-se em água gelada, mesmo a 15 graus negativos
  • Jogam jogos desportivos, mesmo após os 100 anos
  • No Verão, comem frutas e vegetais crus. Os seus favoritos são cenoura, nabo, feijão, batata, abóbora, ervilhas espinafre, maçã, pêssego, pêra, cerejas e amoras. Consomem a amêndoa do caroço do abricó ao natural ou extraem-lhe o óleo através de um processo transmitido de geração em geração
  • No Inverno, comem damascos secos, brotos de feijão e queijo de ovelha
  • Consomem muitos cereais, cevada, milho miúdo, trigo mourisco e trigo candial.
  • Alimentação vegetariana e à base de crus, produtos naturais e com períodos regulares de jejum
  • Na verdade, a carne não é completamente banida, mas só é consumida em ocasiões especiais, em quantidades ínfimas e cozinhada lentamente.
  • Comem leite e queijo. Também comem imenso iogurte.
  • Amêndoas, avelãs e nozes são alimentos essenciais.
  • Há um pão que comem em todas as refeições, chapatti. "Contém realmente todos os elementos essenciais, pois na sua composição entram a farinha de trigo integral, incluindo o gérmen da semente e as farinhas de cevada, de trigo mourisco (sarraceno) e de milho miúdo”
  • Quase não comem nenhuma proteína. Segundo McCarrison, "Por dia, em média, ingerem 1.933 calorias, incluindo 50 gramas de proteína, 36 gramas de gordura e 365 gramas de carboidratos."
  • A alegria e bom humor, e o facto de não conhecerem o stress, são outras características desse povo que possivelmente contribuem para uma vida longa
  • Caminhadas longas
  • Frugalidade: 2 refeições por dia
  • Acordam às 5 da manhã

O médico conviveu com esse povo 7 anos, e foi o primeiro a espalhar informações sobre a saúde desse povo. Parece que eram imunizados contra as doenças modernas, principalmente o cancro (câncer) e o enfarte (infarto) do miocárdio e que não conheciam a palavra "doença". De fato, eles estão resguardados da artrite, varizes, obstipação intestinal, úlceras gástricas, apendicites e o mais surpreendente é que as crianças não apresentam caxumba, sarampo ou varicela e a mortalidade infantil é muito baixa. 

Além disso, por viverem na montanha, subir e descer desníveis consideráveis faz parte do quotidiano. Isso não confere apenas longevidade e resistência física, como um porte elegante, esbelto, quase altivo. Palavras desconhecidas, além de "doença", são "dieta", "obesidade" ou "celulite". 

Sobre a frugalidade referida, os Hunza tomam 2 refeições por dia. A primeira é apenas ao meio dia, o que significa que, durante toda a manhã, trabalham desde bem cedo e executando trabalhos árduos de agricultura com o estômago vazio. Novamente de acordo com os médicos: "A atividade física ou exercício feito em jejum proporciona os maiores efeitos de indução enzimática das enzimas antioxidantes, SODCu-Zn citoplasmática e a SODMn mitocondrial, entretanto devemos salientar que o aumento da capacidade antioxidante não proporciona longevidade de 110- 120 anos. Já a frugalidade, com uma restrição calórica de 30% é a única maneira provada na literatura médica de bom nível de aumentar a expectativa de vida de mamíferos."


“É importante ressaltar que para o povo Hunza não existe a aposentadoria, as pessoas mesmo com idade avançada, além do respeito com que são tratadas continuam as suas atividades com alegria e disposição. Os idosos são alvo de uma grande admiração por parte dos jovens. Em vez de interromperem bruscamente as suas atividades, eles optam por modificar gradualmente a natureza das mesmas, o que, de resto, não os dispensa sequer das atividades físicas às quais se entregam até uma idade avançada”, diz ainda o médico.
Créditos por algumas informações: www | www

E era isto. Tudo para dizer que é um povo incrível e que leva um modo de vida espantoso, que talvez deva ser espalhado. Ah, já agora, estão a ver a listinha inicial no post deste blog onde os leitores fazem pedidos específicos à dona do blog? (www) Não querem fazer pedidos a mim também? Sei que demoro IMEEEEEEENSO  a responder aos comentários, mas leio na hora e acabo sempre por responder. Aliás, uma vez sugeriram-me fazer um post sobre algumas diferenças entre Portugal e Brasil, e apesar de eu já ter alguns mais específicos, não me importo de fazer um para falar de generalidades - já o estou a planear :) E tenho ainda de dizer que acabei Death Parade, foi um anime muitíssimo bom - e o mais incrível é que consegui ver num único dia. Há que séculos eu já não fazia uma coisa assim!

12 comentários:

  1. Oii!
    OMG, eu não tenho certeza mas acho que já vi na tv uma reportagem sobre algo assim. Um povo que vive mais de cem anos e tals, muito bacana *u*
    Ei, eu acordo as cinco e passo a manhã toda sem nada no estomago e fico doente mesmo assim -qq
    Tu é de Portugal? Que lindo ♥ quanto amor ♥ apaixonei ♥

    Beijos,
    Quando Flores~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou de Portugal, sim :)

      Hum, mas sabe, o jejum ao acordar não é a única garantia de saúde, além de que algumas pessoas são mais sensíveis do que outras. Não sei como é a sua alimentação, mas eu pessoalmente raramente como carne (mas não sou vegetariana, como peixe e posso comer carne de vez em quando), já há muitos anos, e para não perder nutrientes, substituo por comida vegetariana - se for bem cozinhada, sabe realmente muito bem. Outro problema, ainda mais notório na carne ou no leite, é o facto de não ser biológico e estar cheio de antibióticos.

      Já várias pessoas referiram que viram uma reportagem sobre os Hunza, só eu é que só ouvi falar deles recentemente? >.<

      Eliminar
  2. YOOOO ANILYAN \O/ belezura!?
    Gzuis esse lugar parece ser MUITO bacana! *U* ~pena que eu só poso ficar pelo google imagens mesmo Ç.Ç~. Enfim, sobre o livro, tem escolar que cobram a leitura dele ou então alguns vestibulares, porém eu nunca li o livro, mas já ouvi algo sobre ele. E para você estar dizendo que ele é grandinho.....SABAGAÇA DEVE SER INFINITA Ç.Ç
    Enfim, acho que vou ir lá morar com esse povo para ver se: 1) Eu deixo de ser preguiçosa, 2) passo a comer comidinhas saudáveis, 3) Deixo de ser preguiçosa, 4) me torno forte e resistente, 5) Já disse sobre deixar de ser preguiçosa!? e.e''''''''
    Acho que a única coisa em que sou semelhante a eles é o fato de eu não tomar café da manhã, porque no restante......Gente, como diabos eu passaria tanto tempo sem doces e carne!? Ç.Ç, a parada da carne até vai, MAS SEM DOCES! Morro em uma semana lá Ç.Ç.
    O que mais me chamou atenção foi a aparência deles, pois a população tem mais fisionomia de europeu do que de indianos. Ah! Outra coisa que realmente me chamou a atenção foi o fato da língua deles não derivarem de nenhuma! Ou seja, é uma língua extremamente "pura" sem mistura alguma! Fico imaginando como é que ela surgiu!
    Sobre as pessoas idosas, acho o comportamento deles extremamente correto, ao invés de ficar sem fazer nada, diminuir o ritmo aos poucos é o melhor, pois assim não ficam sem fazer nenhuma atividade e mantém não apenas o bom estado físico, mas o mental também ^^.
    "Banham-se em água gelada, mesmo a 15 graus negativos" MASOQUE!? Okks, eu COM CERTEZA MORRERIA EM UMA SEMANA AÍ! 15 GRAUS!? E AINDA POR CIMA NEGATIVOS!? Como que eles não morrem por hipotermia!? '-'.......COM CERTEZA ELES SÃO ALIENÍGENAS DISFARÇADOS DE HUMANOS! NÃO TEM OUTRA EXPLICAÇÃO! Sua teoria está 100% CORRETA U.U
    Vejamos algum post que você possa postar.......~pensando~ JÁ SEEEEEEEIIIIIIIIIIII! (mas acredito que vai dar um puta trabalho Ç.Ç), que tal várias fotos de castelos, casas antigas e coisas do gênero que tem aí em Portugal!? Ou talvez fotos dos lugares que você mais gosta aí da sua cidade!
    DEATH PARADE <3, eu adorei o anime, principalmente a OP, o que era aquela fofura de cabelo branco dançando e fazendo pose sexy!? XOOONNNNEEEEEIIIIIII >////////< e shippei muito ele com a garota de cabelo preto (me esqueci do nome de todo mundo Ç.Ç). Achei tão amorzinho aquele episódios dos dois adolescentes que jogam boliche e depois pedem por um tempo extra pata ter um encontro, foi tão queridinho >////////<
    Enfim, vou ficando por aqui!
    Kiss
    (uhhuuuuullll dessa vez não estourou o limite do comentário \o/)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohayou ^^

      Bem, já li livros maiores mesmo assim, a minha versão era mais comprimida e só tinha 400 páginas, mas as edições atuais têm uma fonte mais legível e chegam quase às 700 páginas. Como eu já li um livro com 1400, não considero que seja infinito, apenas desencorajador para quem não gosta muito de ler ;)

      Bem, eu já tenho uma alimentação saudável - não sou vegetariana, mas como comida vegetariana (que é ótima, se for bem cozinhada) e tento evitar a carne (até porque a carne e algumas marcas de leite estão carregadíssimos de antibióticos), e estou a pensar em aderir à alimentação crunífera - post futuro. Sem doces é que seria mais difícil. Não me considero preguiçosa, bem ao contrário de você :P Até gosto bastante de exercício físico, pelo menos adoro andar de bicicleta e só não faço desporto porque sou - adivinhe - uma pessoa ocupada. E os banhos e, graus de tal forma negativos são realmente assustadores, mas eles parecem estar habituados, é incrível a resistência que o corpo humano consegue ganhar. "a população tem mais fisionomia de europeu do que de indianos" - isso também me chamou imenso a atenção, e também concordo inteiramente com a atitude das pessoas idosas. Ah, que bom que concorda com a minha teoria!

      Vou tentar fazer um post assim, então >//////< De Death Parade, só não me esqueci do nome do Decim, mas quando (139320482 anos depois) resenhar o post, vou tentar recordar alguns. Eu gostei de praticamente todos os episódios, e ainda não sei que conclusão tirar do anime. Jaa! Parabéns pelo seu feito de não ter ultrapassado o limite do comentário ;)

      Eliminar
  3. Oh, Sintra~ olhando wiki para saber mais ~ é bonita. Pelo que vi tem bastantes castelos ai. Como essa postagem é programado então espero apenas que você não tenha esquecido de tirar umas fotinhos de castelos goticamente divos e possa postar algumas aqui no blog!!!
    Sobre o assunto do post: bem, o que mais me assusta é a aparência deles né. 120 anos? cara de europeus? Ah, que tudooo. Se tiver sinal de internet ai nessas montanhas então será um lugar perfeito para mim. Nem fique assustada com esse negócio de 15 negativos, o existe um festival no Canadá em que as pessoas se banham na aguá gelada, mesmo estando -20... claro que todo mundo sai da aguá batendo queixo, mas é interessante, pelo menos para mim que já sinto frio de me cobrir com edredom quando bate 20 POSITIVO!
    Acho que você poderia falar mais de Portugal. Seria bem legal saber mais sobre o seu país.
    Chu ~ http://auwss.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, não é? :) Não tirei assim tantas fotos, mas vou tentar resgatar algumas dos meus colegas para ver o quê que eles têm por aí. Tem IMENSOS castelos. Eu só entrei num, mas há volta dele havia mais 5, e isso era o que eu conseguia ver da entrada.

      A aparência deles realmente é impressionante, daí a minha teoria >.< E eu também acho que me conseguiria adaptar bem lá, se o lugar tivesse internet: como já disse imensas vezes neste post:
      - Não sou vegetariana, mas tento substituir a carne (que está cheia de antibióticos, assim como grandes marcas de leite) por pratos vegetarianos, que são ótimos se forem bem cozinhados
      - Estou a pensar em aderir à alimentação crunífera, embora isso seja assunto para outro post
      - Gosto do frio, então com o tempo acredito que me adaptaria aos banhos de tal forma gelados
      - Teria bastante tempo livre sem escola, e como o tempo é o único fator que atualmente me impede de praticar desporto, acredito que lá apreciaria pelo menos as caminhadas.

      O próximo post será sobre Portugal, sai para a semana ;)

      Eliminar
  4. Hellooooooooooo <3, sobre Os Maias, acho que já ouvi falar, porém, não vejo ninguém falando disso aqui :o

    ''Mulheres de 40 anos têm aparência de adolescentes e algumas dão à luz aos 65'' O QUE????? ISSO É ZOEIRA NÉ? COMO ASSIM AOS 65 ANOS? QUE? WHAT! Me bateu uma invejinha deles sabe? KKKKK
    ''Banham-se em água gelada, mesmo a 15 graus negativos'' Esquece OPSKOPS, nunca conseguiria tomar banho com água assim, nossa, não tem como PSKOSPK. Socorro, eu convivendo com eles não ia durar muito tempo não KKKK, só a base de legumes/vegetais e coisas crus não é comigo não hein KKK
    Mas olha, fiquei admirada, me pergunto se um dia eles vierem para cá, onde tudo é tão diferente, o que será que achariam daqui? Seria um choque para todos. O mesmo para nós se a gente vivesse com eles.
    E realmente eles aparentam ser mais europeus, dependendo da pessoa.
    Caramba, isso é tão surreal, eu li a postagem e voltei até o início dela para ver se não tinha alguma coisa dizendo que era ficção, ou sei lá OKSPOSK porque cara, nunca imaginaria que isso fosse existir. ESTOU CHOCADA!!

    Nossa, adorei a postagem! Vou até mandar o link dessa postagem pruma amiga minha :p
    Bye bye >.< ah, e falar de Portugal seria legal, ou das diferenças do Brasil e Portugal seria show também >.<

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, parece que você teria alguma dificuldade a adaptar-se a um lugar assim >.< Eu por outro lado, acho que me adaptaria bem, e vou citar os motivos que já estou farte de referir nos outros comentários:
      - Não sou vegetariana, mas tento substituir a carne (que está cheia de antibióticos, assim como grandes marcas de leite) por pratos vegetarianos, que são ótimos se forem bem cozinhados
      - Estou a pensar em aderir à alimentação crunífera, embora isso seja assunto para outro post
      - Gosto do frio, então com o tempo acredito que me adaptaria aos banhos de tal forma gelados
      - Teria bastante tempo livre sem escola, e como o tempo é o único fator que atualmente me impede de praticar desporto, acredito que lá apreciaria pelo menos as caminhadas.

      Parece impossível, não é? Algumas pessoas que comentaram este post afirmam já ter ouvido falar deste povo ou de algum parecido numa reportagem, daí não terem ficado tão espantadas, mas para pessoas como nós que ouvem falar disto pela primeira vez ficam impressionadas - eu fiquei. Mas seria realmente um choque para eles se algum dia viessem para cá, receio que até ficassem doentes por causa disso.

      Ainda bem que gostou da postagem :3 E me desculpe por andar a comentar tão pouco no seu blog, a sério, até porque tenho lido os posts todos e tenho adorado! Há imenso que queria dizer, mas ainda não o fiz, gómen...

      Eliminar
  5. MEU DEUS ANY-CHAN. VC N SABE A TRAGÉDIA QUE FOI ACHAR SEU BLOG DE NOVO SHAUSHAUSHUASHASA O seu blog, no meu painel do blogger, ainda tá com a URL antiga, então aparece um blog aleatório (provavelmente uma brasileira que pegou sua url depois que você desativou ela) e aparecia um monte de posts do jogo amor doce, e eu sinceramente não entendia nada.
    Daí procurei no google seu perfil, achei até uma página no facebook de um filme que eu não conheço que acho que vc é ADM, morri. XDD Mas valeu a pena. Está de parabéns com a cara nova do blog, sempre renovando, nunca canso de entrar aqui. Como sempre, o novo layout não se deu muito bem comigo e eu não consigo passar pra página 2 do blog, só consigo ler a página inicial ):
    Eu já havia ouvido falar nesse povo na televisão, mas nunca prestei muita atenção porque eu sou uma pessoa extremamente sedentária, sou acima do peso (não obesa, mas também não sou magra) e bem... O completo oposto desse povo. Não consigo pensar mais nada a comentar aqui porque eu vi mais ou menos uma matéria assim desse lugar, e assim como quando eu vi, eu não penso em mais nada além de o quão sou diferente deles HUSAHSUHAUSAHUSA
    Desculpe minha ausência em seu blog, mas como vc pode ter notado no meu próprio, fiquei sumida uns tempos (apesar de estar postando no Yaoi Toshokan semanalmente) HDUAHSUDHAUDHUAD

    Beijos, Any-chan >-<

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. VOCÊ ESTÁ VIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E me desculpe, eu ia jurar que tinha deixado o link do meu blog num comentário do seu, mas se calhar esqueci-me >.< Mas ainda bem que o conseguiu reencontrar! É pena você não ter visto alguns dos layouts antigos, também estavam lindos, e acredito que o penúltimo assentaria bem no seu pc pois já o visualizei em vários. E quanto a não conseguir passar da primeira página, há uma solução simples para isso, basta ir ao menu na lateral e carregar no botão que diz ARQUIVO, é um mapa por data ^^

      Bom, eu era completamente ignorante acerca deste povo até recentemente, e embora eu não seja particularmente magra ou leve - tenho até alguma tendência para o contrário - acho que o meu modo de vida, se não fosse pela ausência de atividade física, até é bastante correto. Só não me dedico mais à atividade física porque realmente não tenho tempo, mesmo assim é uma desgraça conciliar a escola com todos os meus projetos. De restos, como até alguma comida vegetariana, embora eu não seja vegetariana, apenas evito a carne e produtos que não sejam biológicos, como até bastantes legumes e não me importava de aderir à alimentação crunífera, talvez fale disso num futuro post. Então, acredito que me daria lindamente num lugar desses :)

      Meu deus, ainda bem que voltou!

      Eliminar
  6. Que galera linda! Mas para mim o mais invejável é raramente adoecerem ><
    Como alguém que vive numa cidade que mesmo no inverno é quente, eu não posso tomar banho a menos de 15 graus, mas vou adotar o banho frio para ver se ajuda na saúde, porque estou muito interessada em adoecer menos.
    Cereais são minhas comidas favoritas, então acho que nessa parte devo estar no rumo certo o/
    Carne é a minha comida menos favorita, então para mim evitar ela já faz parte do meu dia a dia -mesmo com meus pais insistindo... Mas por que será que mesmo assim minha saúde é tão ruim? T.T
    Eu como muito laticínio, mas na minha família nós temos uma intolerização conforme você cresce, então agora nos vintes tomar muito me deixa mal... Meu pai costumava dizer que se leite fosse bom a vaca não trocava por capim, como forma de dizer que só devíamos tomar até certa idade, mas como ele costuma me chamar, sou uma mamífero, não da pra evitar ><
    Eu gosto muito de pão com linhaça, eu ficaria feliz em comer esse tal pão se vendesse por aqui, mas na falta...
    2 refeições por dia? Isso é difícil para mim. Eu já tentei fazer dietas e comer uma vez por dia, mas como isso diminui o metabolismo só faz engordar... No caso seria comer 2 vezes por dia + as longas caminhadas que eles fazem, eu não me incomodaria em fazer longas caminhadas porque gosto de andar, mas como eu vivo em uma das cidades mais violentas do mundo, e a mais violenta do Brasil, não parece uma boa ideia c.c
    Anyway, foi divertido conhecer esse povo incrível e com uma cultura tão rica!
    Beijos e até mais :* TSS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, bem vinda ao blog! :)

      Eu acho que você faz bem em evitar carne, eu e a minha família fazemos o mesmo, e para não perdermos proteínas, substituímos a carne por comida vegetariana - que se for bem cozinhada, tem um sabor ótimo, não tive dificuldade nenhuma em adaptar-me. Não sou vegetariana, apenas prefiro uma alimentação mais saudável, e como a minha mãe colabora, acho que me daria bem vivendo com esse povo. Estava até a pensar em experimentar a alimentação crunífera, ou seja, pratos "crus", mas que surpreendente têm um aspeto delicioso e são muito mais complexos do que alguém poderia imaginar.

      A saúde deles é invejável, não é? Eu não tenho grandes problemas de saúde, só umas alergias, e não consigo imaginar quais sejam as causas para o seu caso. Talvez também se deva ao ambiente. Além disso, os produtos hoje em dia raramente são biológicos, e algumas pessoas talvez sejam mais sensíveis ao que eles contém. Parece que você vive numa zona complicada do brasil, ainda bem que Portugal é mais tranquilo :/

      Têm uma cultura riquíssimo, eu acho que me adaptaria a ela lindamente, e talvez você também :)

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †