novembro 26, 2014

Eco escolas


Ohayou, minna-san!

Err... sim, já não posto há praticamente 3 semanas, e acreditem que nunca me imaginei a ser tão ausente. Principalmente quando, ainda no ano passado, tinha conseguido postar de dois em dois dias, que é o que farei assim que chegarem as férias de natal, aqui em Portugal. Ando tão ocupada!... E nas férias vai ser a mesma coisa: tenho retratos para fazer, um livro da escola para ler, quero estudar para os exames de físico-química e biologia, e provavelmente surgirão mais coisas. Eu andava um nadinha desanimada, porque apesar de estar a estudar imenso, as notas dos testes não estavam a ser nem perto do que eu queria, mas agora já recuperei alguns dos meus lindos 18s e 19s. Além disso, também me sinto orgulhosa porque agora leio todas as fics em inglês. Em breve lerei a novel de Nº6, que ficou pendente desde as férias de verão.

Como já sabem novidades sobre mim, e este blog não é inteiramente um blog pessoal, hoje trago mais uma curiosidade, de certa forma relacionada com escolas e com a natureza. Vim falar de eco escolas, usando como exemplo a Green School, que conheci há pouco tempo.


Eco escolas:
Há algumas eco-escolas que se limitam a participar em campanhas contra a poluição do ambiente, em atividades como plantar árvores, e coisas do género. Isso já não é nada mau, mas as eco escolas verdadeiramente dignas do nome são construídas com materiais da natureza - e se não acham que seja possível construir edifícios lindos assim, pesquisem imagens de eco casas, algumas são encantadoras. O próprio ensino difere um bocado do ensino em escolas normais, visando mais incentivar as crianças, incitá-las a proteger a natureza, educá-las de modo a gostarem da escola e não apenas para as fazer "vomitar" conhecimento, por muito que eu adore o conhecimento em si. A Green School é um dos exemplos mais notórios, já tendo sido premiada várias vezes.

Green school:
  • Nome: Green school
  • O que é: uma escola privada, ecológica, principalmente para crianças
  • Local: Bali, Indonésia
  • Fundada em: 2008
  • Fundadores: John e Cynthia
  • Sites: website»www; facebook»www;

Design da escola: 
O design da escola é bastante ecológico, como podem ver pelas imagens abaixo, diferindo da concepção que qualquer pessoa tem de escola. A maioria das estruturas, redondas, são feitas em bambu, um material natural e renovável. A escola possui uma área com painéis solares, e também tem mecanismos que aproveitam a energia da água. A escola tem ainda um jardim onde as crianças cultivam como parte da aprendizagem. O maior edifício da escola, também de bambu, é chamado de "O coração da escola", um nome que eu considero bastante bonito :) E é preciso falar da beleza da própria ilha de Bali? Porque, se sim, então eu prefiro mostrar. No site da escola há uma espécie de programa para explorarem a área, quase como o google mapas, mas mais específico: www


O que é ensinado:
Um bocado de tudo, diria, mas a par da aprendizagem que é habitual na maioria das escolas (matemática, inglês, ciências...), aqui o objetivo é fazer os alunos ganharem gosto por aprender e saberem viver de modo sustentável, sempre conectados com a natureza e coisas do género. Aliás, os professores aceitam as distrações naturais em pessoas mais jovens, principalmente se estiverem relacionadas com o que se está a passar "fora" da sala de aula, e não consideram que esse tipo de distrações esteja em conflito com a a aprendizagem. Também ensinam a ser crítico e criativo. Além do tipo de aulas normais, há música, artes, dança, jardinagem... e há atividades para depois das aulas que incluem trepar às árvores e coisas que eu sempre adorei fazer >.< Em todas as lições, os alunos são ensinados de 4 formas distintas: fisicamente, intelectualmente, emocionalmente e espiritualmente.

Quem lá está:
Uma grande parte dos professores já ensinaram em escolas normais, - e, fartos do ensino normal, em que muitas vezes não eram reconhecidos, não podiam dar asas à criatividade e de onde o ambiente não era ... vá, vou repetir-me, mas digamos natural - ao conhecerem a Green School, aceitaram ensinar ali. São aceites alunos de qualquer país (desde que hajam vagas), e não, lá não há apenas crianças. Alunos mais velhos são mais raros, mas existem, e pelas imagens e vídeos que vi, até têm acesso à internet e tudo o mais (www). Os pais estão convidados a ir sempre à escola acompanhar os filhos e colaborar com sugestões.


Na verdade não há muito para dizer, já que as imagens e os vídeos falam por si. Portanto, cá vai mais um:


Era isto. Agradeçam pela postagem curta, isso é raríssimo! Ah, quanto aos comentários que ainda estão por responder, tentarei responder a tudo na próxima quarta, já que não postarei nada nesse dia. Se me sobrar tempo, também vou comentar nos vossos próprios blogs.

Jaa!

10 comentários:

  1. Yooo belezura!?
    Uffa você está viva \o/, estava começando a me preocupar com esse seu sumiço, mas ai me lembrei que ao contrário daqui (onde as aulas estão acabando), vocês ainda estão em ano letivo. Essa história de hemisférios diferentes sempre acaba causando confusão na minha cabecinha Ç.Ç (eu bem retardada pensando: "Ah dezembro! Logo, logo a Ana entrará de férias", mas ai me lembrei que as férias são apenas de Natal que vocês ainda não estão nas férias de verão -_-''').
    Enfim, que inveja da Indonésia, queria eu ter estudado numa escolha show dessas! Bem na verdade até a segunda série eu estudava numa escola bem forte e super bacana cheia de projetos e atividades extra curriculares, PORÉM acabei me mudando de cidade e fui para numa escola......Bem digamos que ao nível Brasil só que um pouco melhor (se é que me entende). Gamei nessa arquitetura da escola, é como se estivessem fazendo um turismo de tão lindo que é *-*, mas acredito que eu teria problemas nesse colégio, eu sou muito distraída, principalmente com paisagens, volta e meia to eu lá bem fora do mundo.
    É uma pena que essa ideia não chegou até aqui no Brasil Ç.Ç, mesmo que eu já tenha terminado de estudar seria bacaba colocar quem sabe meus futuros filhos lá XD
    Gostei também do fato dos pais poderem ir lá e verem o funcionamento e até opinarem nas coisas. Eles realmente pensaram em tudo mesmo.
    Partiu se mudar para Bali \o/
    Kiss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yup, estou viva o suficiente (aliás, você já sabe, nós temos falado no tempo em que eu me atrasei a responder ao comentário) >.< Eu às vezes também fico um nadinha desorientada quanto a isso dos hemisférios, mas normalmente lembro-me das diferenças a tempo. As férias de natal são tão pequenas :( Mas sim, só falta cerca de uma semana e qualquer coisa para eu chegar às férias de natal.

      Essa escola é tão inspiradora e exemplar! Eu até considero a minha escola muito boa, mas nada que se compare com esta da Indonésia. Eu não costumo ter problemas com distrações, então acho que não teria desses problemas na green school, mas mesmo você, se tivesse sido criada lá, provavelmente não os teria.

      Sobre a arquitetura, acho que em breve farei um post com imagens de eco casas, nomeadamente com algumas das minhas favoritas. Parece que saíram de um filme! *.*

      Eliminar
  2. Olá!
    É muito chato quando estudamos e não alcançamos a nota desejada... Por isso não estudo!!! jksdhfjskd brimks.
    Gente, que charme essa eco escola... Já sabia que existiam, mas nunca tinha pesquisado tão a fundo. :O Penso (só penso, nada decidido) em fundar uma escola em um futuro distante, então sempre me interesso quando vejo posts assim, haha. Crianças sortudas essas :/
    Amei o post~
    Abraços~

    ~Nankin Dust

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que me fez morrer de rir com essa sua primeira frase? >.< Bem, até parece uma bela solução! ;)

      Provavelmente as crianças da escola que você eventualmente fundará também serão sortudas, e fico contente por este post tanto ser útil como servir de inspiração. Bem, quando decidir, comente aqui ^^

      Eliminar
  3. Heey!
    Entendo como é estar ocupada com essa coisa de estudos e tudo mais, também estou esperando ansiosa para as férias pra poder dedicar mais tempo ao blog. Bem, quanto a essa escola, eu fiquei tipo assim lendo o post: *-----------*
    Cara, que incrível! Eu imagino que deve ter sido extremamente caro construir um lugar assim, já que normalmente produtos ecológicos e tecnologias também visando o desenvolvimento sustentável são caras. Mas, nossa, deve ser muito bom estudar nessa escola, parece um lugar relaxante e onde eu ficaria distraída facilmente -q hsuahsa'
    Amei o seu post, nunca tinha ouvido falar nessa Green School ;3
    Até mais!

    Zona Neutra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haha, eu adorei saber da existência da escola, é tão inspiradora e serve de exemplo para quase todos os defeitos das outras escolas por aí. Não sei até que ponto ficou caro em comparação com a construção de escolas normais - a arquitetura é bem diferente do comum, mas se calhar utilizar materiais típicos da região acabou por baixar os custos em alguns pontos. Enfim, eu não percebo nada do assunto, só sei que já pela aparência encanta, e mais ainda pelo modo de ensino. Jaa! Nem sei se comentei o seu post sobre a lei sopa, mas eu li :)

      Eliminar
  4. Não irei poder comentar sobre a postagem, não posso fazer barulho e tenho que ir dormir logo, mas enfim, venho só avisar para trocar o AL na elite e colocar o OFD!

    http://ocean-ofdreams.blogspot.com.br/ Sinto por não poder comentar sobre teu post :'(

    ResponderEliminar
  5. Você precisava ver o quanto eu era chato no 1º ao 2º ano do ensino médio, eu era um tanto quanto perfeccionista (exagerado), a media aqui onde eu moro é 7,0 de 10,0, e sempre que eu tirava uma nota abaixo de 9,8 eu ficava tenso, reclamava com a professora e ficava chatiado kkkkkk, eu era muito sem noção kkk. Depois que eu virei professor eu fiquei mais de boa (Sim, eu me tornei professor com 17 anos, dava aula de 30 cursos profissionalizantes relacionados a informatica XD).

    Eu fiquei bastante impressionado com a estrutura, muito original e muito bonito. Deve ser muito bom fugir um pouco do que é considerado normal e fazer algo diferente, a maioria das crianças e adolescentes, não ficam animados em ir para a escola porque é sempre a mesma coisa, nada de novo, é só aquela doze de mesmice diária todos os anos.

    Nessa eco escola, vários projetos são planejados e bem executados por todos os alunos com supervisão dos professores, e ao contrario do que algumas pessoas podem pensar, isso é muito divertido, vc sair do colégio para uma aula de campo e realizar as mais variadas atividades... Pena que aqui no meu pais, ir para o colégio está longe de ser divertido kkk.

    Seus posts são sempre bem elaborados Ani... Parabéns.
    Um Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro, deixe-me expressar a reação predominante que tive ao ler o parágrafo inicial do seu comentário: COMO ASSIM VOCÊ TEM MAIS DE 17 ANOS E ATÉ JÁ FOI PROFESSOR!? Desculpe a reação exagerada, é que eu imaginava você mais ou menos com a minha idade e da Hina-chan. Mas parece que você tem bem mais experiência de vida do que nós ;) Ainda é professor? (curiosidade extrema) Ah, e eu também era muito perfeccionista em pequena, embora não a esse ponto. Depois toda a gente se habitua a notas um bocado mais baixas...

      Acho que a estrutura é precisamente a primeira coisa a me encantar nesse escola. Não basta o método de ensino ser muito completo, original, eficaz e nada forçado, a aparência também chama a atenção e denota que quem criou a escola é de um bom gosto excepcional. Eu acho que numa escola assim até me custaria ver as aulas chegar ao fim >.<

      Arigatou, você elogia tanto os meus posts >///< Eu esforço-me, criei o blog precisamente para trazer conteúdo variado e completo.

      Jaa!

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †