setembro 02, 2014

Livros que já li: Parte 1


Ohayou ^^

Gómen pela ausência, todos os meus blogs ficaram dois dias atrasados porque este fim de semana não consegui postar nada. Em contrapartida, esta semana irei dedicar-me a postar sobre os livros que li aqui no blog. Este post é a parte 1 de 3, sendo que cada uma das partes corresponderá, respetivamente, aos Infantis/Juvenis, Young Adult, e Literatura Adulta (sendo que este último se tornou o meu género favorito). Estes posts serão atualizados de cada vez que eu terminar uma leitura, e por baixo de cada coleção farei um comentário breve, deixando o link caso já os tenha resenhado aqui no blog. Bem, vamos lá ver os livros juvenis que já li? Agora não me interessam tanto quanto na altura, mesmo assim, continuam a ter o seu encanto, humor, e personagens tão diversificadas que é impossível não me deixar cativar pelo menos por algumas :3

Aviso: nas imagens, irei colocar os dados dos livros, mas na legenda, irei colocar quantos livro li até agora.
Livros lidos: Todos + um dos extras
Já resenhei aqui: www Harry Potter foi uma coleção que eu li quando tinha 12 anos, porque ouvira falar muito dela, e na altura gostei bastante. Embora já não signifique tanto para mim, ainda reconheço que a ideia foi bastante original para a altura, e a maneira como a altura equilibrava um humor enorme com os momentos dramáticos era fantástico. Lembro-me que cheguei a decorar quase todos os feitiços, a ter todos os jogos para playstation 2 e a saber de cor o mapa do salteador. Adorava especialmente a Hermione e os gémeos Weasley >.< E embora não ache que a autora construa romances assim tão atrativos, tem um talento enorme para escolher as mortes mais tocantes, e o desenvolvimento das personagens é notório.

Livros lidos: Todos até agora, menos os extras
Eu praticamente considero ambas as coleções como se fossem uma só, afinal, são continuação uma da outra. Aquilo que eu mais adoro são as personagens, todas tão diversificadas, com características, gostos, problemas e piadas próprias. E a união entre elas :3 O mais genial é que o autor, um professor de história (ou pelo menos, já o foi), conseguiu ensinar-nos tudo sobre mitologia greco-romana, e ao contrário do que me aconteceu quando a aprendi nas aulas de história, não dá para a esquecer, pois temos montes de episódios mirabolantes para associar às criaturas. E eu morro de rir com a forma tão irónica e cómica como os protagonistas narram a história.

Livros lidos: Só o primeiro
Precisamente por só ter lido o primeiro não posso falar muito, mas como eu já comentei, as únicas coisas em comum com o filme são os nomes e o cenário Viking. Mas eu gostei bastante de como o Soluço, mesmo com todo aquele azar, consegue ter o seu lado heróico e nunca parecer um coitadinho, graças principalmente à sua maneira humorística, teimosa e já habituada de ver as coisas. O banguela, os dragões e os restantes vikings ainda contribuem mais. Além disso, pelo que soube, os volumes vão ganhando um toque mais maduro à medida que avançam. Só não sou a maior fã das ilustrações, embora reconheça que são engraçadas.

Livros lidos: 4
Com muita pena minha, fiquei sem vontade de terminar a série, pois na segunda, não há realmente um vilão, então fica demasiado parecido com um slice-of-life, que eu respeito muito, mas não vence as minhas outras leituras. Apesar de tudo, a maneira como a autora escreve tem uma delicadeza e um encanto difíceis de encontrar em muitos livros, e como a história se passa numa aldeia mágica, as descrições não podiam ser nada além de perfeitas. E as ilustrações? Traços e pintura de um gosto enorme, bem feitos e sem se tornarem iguais a nenhum outro tipo de ilustração. A história basicamente vai focando na luta entre a luz e as trevas, mas apesar do cliché, como cada força é representada por uma das gémeas, também achei a abordagem original.

Livros lidos: Apenas o dois, porque foi o único que encontrei
Certo, também não posso comentar lá muito sobre a série, mas o segundo volume encantou-me. Além de ter explicações (nada maçadoras) sobre as coisas mais importantes que acontecem no volume anterior, e nos dar a entender bem o papel e relação entre as personagens, a protagonista é admirável - a primeira guardiã dos dragões em toda a história, já que normalmente só há guardiães homens - e a que melhor entende as criaturas. Falando nisso, deve ser o dragão bebé mais fofo que eu alguma vez vi *.* Não sei o nome de ninguém, só sei que fiquei espantada com a reviravolta do final e com a maneira como as peças se uniam, e adoraria conseguir os outros volumes. 

Livros lidos: só o primeiro
Mais outra que deixei incompleta. O primeiro livro foi muito bonito, tanto pelo ar "mágico" e misterioso da ambientação, as perguntas que são levantadas, a protagonista pequena, inteligente e corajosa, pelo final que me enganou e deixou um toque mais triste e nostálgico no ar... Mas quando li o segundo volume, online - ou tentei - pareceu-me que a escrita decaíra imenso. Não sei se foi porque já se passaram anos desde que li o primeiro volume e não notei, na altura, que a escirta era infantil, ou se por ter tentado ler online, a pessoa que disponibilizou não se preocupou em escrever sem erros. A ideia não parecia má, mas acabei por me aborrecer.

Livros lidos: até o 6
Eu diria que era um defeito só meu, mas a minha irmã achou o mesmo: a escrita é intragável. Apesar da ideia excelente, das personagens razoáveis, do mundo incrível, das pontes entre os livros, e dos próprios filmes serem bons, não consegui gostar da maneira de escrever do autor. Que eu explico aqui: www

Livros lidos: 3 + o extra "Lyra's Oxford"
 Foi graças ao primeiro volume que eu comecei a gostar de ler e parti para livros cada vez mais incríveis. A escrita é tão bonita, a evolução das personagens - Os protagonistas são Lyra, no primeiro livro, e Lyra e Will, a partir do segundo - faz-se notar tanto, e a própria concepção de universos alternativos é maravilhosa. Além de cada universo ter ambientações diferentes, vermos criaturas como os génios que representam a alma das pessoas e ter umas críticas bem tecidas à igreja, principalmente a católica, isso é emparelhado com uma narrativa equilibrada e cenas de todos os tipos: ação, mistério, suspense, romance, quotidiano... Mas todas têm a sua importância. Aqui (www) está a resenha do primeiro volume.

Livros lidos: o primeiro
Penso que a escrita poderia ser ainda mais madura e tocante, mas mesmo assim, foi um ótimo livro. A protagonista é uma querida, sem deixar de ter atitude, e a ideia de um tigre que se transforma em homem também tem os seus encantos. Quebrar a maldição é o foco da história, mas esta constrói-se através de aventuras, algum desenvolvimento romântico e perguntas que vão surgindo. Acredito que tudo isso irá evoluir com o passar dos livros, mas como ainda não passei do primeiro, não tenho muito a comentar :)

Livro único, que já li
Três coisas me chamaram a atenção para esse livro, já alguns anos, quando está à procura numa biblioteca: A beleza da capa, a parte do título que dizia "ouvia as estrelas" e a sinopse, que ia direta ao ponto. Já falei um pouco da trama aqui (www), e gostei muito. Só através das descrições, comecei a idolatrar o piano, que o nosso protagonista toca. Alguns dos elementos predominantes são o drama, o mistério, o romance, a superação e a violência, mas sim, é um livro juvenil, porque os piores acontecimentos são impedidos antes de acontecer, e é o tipo de conto que tenta passar lições, mais do que tocar-nos. Mesmo assim, a escrita era tão bela que não posso deixar de gostar. 

Livros lidos: 2
Sinceramente? A história é uma treta, mas é uma treta legível. Com algumas elementos interessantes, como a relação entre o mundo "mágico", simplifiquemos assim, tanto à superfície como no subterrâneo, resolução de mistérios, aqueles perigos básicos e tal, mas mesmo assim, em certas partes que se tornam bastante instigantes. Ver como um certo traidor colabora no segundo volume foi muito bom. E embora os protagonistas não passem de crianças curiosas, tem o seu carisma. Enfim, admito que tenho pena de haver tantas pontas soltas, merecia um terceiro livro :/ Méritos para a capa, que conseguiu ser original e ter um toque infantil mas mesmo assim ser visualmente bonita, e detalhada ao ponto de reconhecermos as personagens.

Livros lidos: 3, e parte do 4
Não terminei, mas tentei. Procurei muito pelo último volume quando ainda acompanhava a série, e consegui ler algumas partes online, mas agora, mesmo que pudesse, não terminaria. Mas é interessante - as personalidades bem distintas entre as personagens, o conceito de alquimia, explorarem lugares como a ilha de páscoa e as suas estátuas... Além disso, decorei algumas palavras em latim e um certo código graças a esses livros >.< As ilustrações também são bastante boas e fiéis às descrições, o que nem sempre acontece nos livros infantis. É, estava a ser divertido, quando eu era mais pequena... 

Livros lidos: todos
Só li os livros após ver o primeiro filme - que  embora tivesse um ritmo muito corrido, me agradou muito na altura. Mas detestei os dois seguintes. O ritmo dos livros também é um bocado apressado, mas sempre não se estraga com o passar dos volumes, e tem alguns conceitos interessantes: O mundo dos minimeus e as plantas gigantes, o humor da história, uma princesa muito impulsiva e por aí vai. Aliás, quando os li, gostei bastante. Nada que agora me prendesse muito, mas pelo menos diferencia-se de vários outros livros infantis.

Livors lidos: 2
Embora eu classifique como infantil, tem algumas jogadas mais adolescentes, e à uma espécie de desafios no segundo volume que se tornam bastante arrepiantes. Algumas ideias são bastante originais - o próprio funcionamento do mundo deu certo -, mas como clichés, que são mais ainda, temos um típico protagonista azarado, uma guerra, forças do bem e do mal, ressurreição dos mortos e um casal para shippar. Maaas está bem escrito. Apesar de muito humor, tem outras cenas mais profundas e os erros das personagens assumem um peso relativamente grande, o que eu achei uma boa jogada, muito melhor do que simplesmente perdoá-los. E as capas, apesar de não me dizerem muito, têm uma arte e coloração bonitas.
E era isto. Provavelmente já leram alguns, e gostava de saber se concordam com a minha opinião. Para não tornar as postagens do blog muito repetitivas, o próximo post não será sobre os livros que li, arranjarei outra coisa qualquer, nem que seja a resenha de Hotarubi no mori-e (já estava na altura). Assim irei alternando :) Ah, quase me esquecia, mas atualizei a minha resenha de Fullmetal Alchemist: www

Até ao próximo post :)

11 comentários:

  1. Eu to procurando bons livros para ler ;) meu livro preferido é: A Menina Que Roubava Livros. Amo demais!! Amo os filmes do harry potter( eu só assisti dois, mais pretendo assistir o resto) e do percy. Arthur e os Minimeus eu assisti o filme, nem sabia que tinha Livro.
    Kissus <3

    brigadeiroimorango.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, ainda não li a menina que roubava livros, mas já ouvi falar muito dele e pretendo ler :) Os filmes de Harry Potter são ótimos, já os de Percy não são lá muito fiéis aos livros, mas como filmes, nem estão assim tão maus. Esses restantes eu já li há algum tempo e não me fascinam tanto como na altura em que os li, digamos que eu estou a ficar "mais velha", mesmo assim espero que as dicas tenham sido úteis, e as das postagens seguintes também ;)

      Eliminar
  2. Nhá, destes todos eu só li alguns da saga Harry Potter. Os outros ou nunca ouvi falar, ou não me interessaram tanto u////////u
    Por este estilo, acho que tu ia gostar da trilogia "Fronteiras do Universo", aquela da Bússola de Ouro sabes? Isso se não tiver lido né?! Kkkkkk XD
    Mas se não, super recomendo! Superou a cagada que fizeram no filme...

    Kyaaaa *oo*
    Ansiosa pela provável futura resenha de Hotarubi >oo<
    Kisses~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nayou, por acaso, a trilogia Fronteiras do Universo aqui chama-se mundos paralelos - que eu listei acima, precisamente. E disse mais ou menos o que você comentou, porque sim, li e notei a cagada do filme. Esqueço-me sempre que muitos títulos são diferentes no brasil >.< Bem, os outros que li, também já foi há algum tempo, pelo menos a maioria. Afinal, agora estou mais interessada na fantasia adulta mesmo. Prometo fazer uma boa resenha ^^

      Eliminar
  3. Harry Potter e Percy Jackson estão entre minhas sagas favoritas. Eu já li o
    primeiro de Arthur e os minimeus, não terminei porque não tive acesso aos
    outros livros, mas são louca pra terminar a saga. Tenho o volume unico d'As
    Cronicas de Narnia, qualquer dia começo a ler. Tenho um certo interesse em
    Como Treinar o seu Dragão, Guardião dos Dragões e Terros de Elyon que parecem
    ser muito bons. Os outros que citou parecem ser bons, se tiver a oportunidade
    vou lê-los.

    P de Paranoia

    Meu Mundo by Lub

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que conhece vários :) Mas eu gosto ainda mais dos livros que comentarei nas categorias seguintes, YA e adulta. Espero que a sua wishlist literária cresça muito e que possamos compartilhar comentários sobre livros em comum, é divertido ^^

      Eliminar
  4. Yooo tudo bom!?
    Cara que inveja de você! Como eu amaria ter essa mesma vontade de devorar livros como você, mas nunca fui muito ligada em leituras, aliás minha mãe disse que eu fui a criança MAIS difícil de se alfabetizar, pois só queria saber de brincar e brincar (só fui aprender a ler na segunda série Ç.Ç com meus 7 anos ), mas depois quando entrei na terceira série tomei jeito nessa vida e me ternei estudiosa u-u. Porém não vingou em mim esse amor por livros Ç.Ç, ou talvez eu nunca fui apresentada alguma obra que realmente despertasse meu interesse. No entanto já botei o olho em alguns desses seus livro como: Mundos Paralelos, A maldição do Tigre ( AMO TIGRES!) e O Rapaz que ouvia as estrelas. Me interessei bastante nesses 4, mas por hora tenho que me concentrar nas leituras obrigatórias do vestibular (que não são poucas) TT^TT
    Enfim, mesmo não sendo uma amante de livros como você eu AMEI o post >/////< muito bom *u*
    Kiss
    Ah antes que eu me esqueça! Tem uma coisa ''sambando'' na minha cabeça. Se lembra o meu post que eu falei sobre Funk!? E você disse que era o tipo de música detestável!? Meu cérebro acabou bugando geral (até o da minha irmã bugou!), porque até onde eu saiba na Europa não existe Funk, ou existe? Ou essa porcaria conseguiu atravessar o oceano e chegar até aí!? Ç.Ç
    Enfim, era isso Kiss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohayou ^^ Eu aprendi a ler bem depressa, mas os livros que lia em pequena (alguns deles listados acima), embora fossem bons para a idade que eu tinha na altura, não eram os mais apaixonantes. O que me fez realmente ganhar uma certa paixão pela leitura foi um dos livros que a atraiu, a trilogia Mundos Paralelos - que, se não me engano, se chama Fronteiras do Universo no brasil. Mas por enquanto concentre-se nas leituras escolares ;) Aaaaaah, o funk... não chegou exatamente até aqui, mas cá também existe internet, telemóveis, computadores, e pessoas irritantes, que gostam de por músicas assim nos intervalos para toda a escola ouvir. Jaa!

      Eliminar
  5. Eu amei seus livros!
    Eu estou lendo a saga Percy Jackson e comecei com A Maldição do Tigre, ambos são ótimos! Pelo que deu pra notar, você gosta de algo mais "mágico" shausha' Também curto histórias assim ;3
    Uma série muito boa também é Starters, recomendo, conta sobre uma guerra que matou todas as pessoas entre 20 a 60 anos e como o mundo passou a ser dominado pelos Enders e obrigou a os Starters a viver nas sombras. É muito bom!
    Enfim, amei o post. Até ;3
    Zona Neutra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E estes ainda não são todos os meus livros, estes são apenas os mais infantis :) Já ouvi falar bastante de starters, ainda bem que me lembrou, vou acrescentá-lo à wishlist >.< Deve fazer bastante o meu género, sim. Ainda bem que gostou ;)

      Eliminar
  6. Olha eu aqui denovo \o/ acho que já descobri o problema, é que os posts do teu blog não aparecem no painel do blogger ^^' Mas enfim, este post tinha a ver com livros então decidi ver *--*

    Harry Potter: O Harry Potter foi a segunda saga que eu li, e sim, eu só tinha 8 anos, com 8 anos eu li os primeiros 3 livros do Harry Potter, fico muito orgulhosa comigo mesma em ter começado uma saga tão maravilhosa com tão poucos anos *----* Apesar de ainda só ter lido até ao 3º xD e acho que vou amar O Cálice de Fogo *0*

    Percy Jackson: Comecei a ler essa saga no segundo período, e amei *O* agora estava a ler A Cidade dos Ossos, mas não estou a gostar, acho que vou abandonar para começar O Mar dos Monstros >.< E depois talvez volte a ler A Cidade dos Ossos :3 Acho que vais gostar, é da saga Caçadores de Sombras (Mortal Instruments) :3

    Como Treinares o Teu Dragão e Artur e os Minimeus já vi os filmes mas acho que também vou ler os livros >w< De resto não conheço mais nada .-.

    Kissus *3*

    ResponderEliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †