agosto 11, 2014

Livro vs Filme



Ohayou, minna-chan :)

Eu pretendia ter postado ontem, mas estive em casa de pessoas da minha família e só voltei à noite. Podia ter tentado postar do pc de lá, mas não deu. Enfim, preciso que me ajudem a decidir uma coisinha: Recomeço o anime Shingeki no kyojin para depois poder começar a ler o mangá ou vejo algum anime novo? Estou muito indecisa. Também continuo a ser negligente com os comentários, mas hei de responder.

Sobre a postagem de hoje, como leitora, vim comparar diversas adaptações que foram feitas. Este é apenas o primeiro post do género, já que aqui falei apenas de 5 adaptações e já vi muitas mais, que merecem igualmente uns parágrafos de reflexão. Então aguardem que faça mais algumas postagens assim algum dia. Vou falar das diferenças e semelhanças entre o livro e o filme, atribuir uma nota ao resultado e dizer que versão prefiro. Embora a melhor possibilidade seria misturar partes tanto do livro como do filme, o resultado seria muito épico :3


1 - Bússula Dourada
  • Diferenças
Bem, a começar pelo nome, o livro chamava-se Luzes do Norte. Bússula dourada foi uma ideia do produtor para dar um nome mais simples ao alletiómetro, mas enfim, até que ficou bem. Outra coisa que mudou foi o aspeto das personagens - a Sr. Coulter devia ter cabelo preto, e a feiticeira Serafina Pekkala devia tê-lo, ela sim, loiro. Não custava pintar, né? Mas até faz mais sentido assim, e eu gostei dessa mudança. Agora uma coisa que eu não gostei nada, foi não terem dado continuação ao filme. Porquê? Porque os livros seguintes criticam a igreja e esta proibíu que se fizessem o filme. E isso para mim deu imenso ódio! Graças a isso, tiveram de rematar o final e alterá-lo, pela ordem e tudo, e mesmo assim deixa imensa coisa suspensa...
  • Igual/bem feito
Eu adorei como mantiveram bem a caracterização das personagens, como conseguiram conceber tão bem os "génios", como os cenários estavam estupendos... - principalmente o colégio Jordan. Os efeitos especiais eram bastante bons, contribuíram perfeitamente para manter o ar de universo paralelo e outras coisas. Os detalhes estão bonitos... igualdades? Tudo está bastante semelhante ao livro, excepto pelo que já referi.
  • Nota da adaptação: 4 / 5

2 - Hunger Games
  • Diferente
Para mim, as diferenças que afetaram o filme foram: as roupas de Katniss não arderem; a cornucópia que devia ser dourada, tornou-se um bocado de metal retorcido; quem deu o broxe do Mimo-gaio à Katniss foi a Prim e devia ser a Madge; o riacho tirou a dificuldade da coisa; e faltarem algumas partes, como o Peeta não perder a perna e tal...
  • Igual/bem feito
O clima, as personagens muito bem feitas, bons efeitos especiais, a forma como retrataram o pessoal da Capitol como palhaços, o vestido da Katniss, a cena das abelhas,... todos esses detalhes ajudaram imenso a tornar o filme bastante perfeito, mesmo com algumas alterações menores (menores?), compensaram qualquer falta e os problemas resolveram-se de forma inteligente. É por isso que para mim a adaptação está muito boa, poucos leitores ficaram descontentes.
  • Nota da adaptação: 5 / 5

3 - Eragon
  • Diferente
Personagens em aspeto e maneira de ser, os lugares, a jornada, a história, os dragões, os poderes, a passagem do tempo... além de ter efeitos especiais meios fracos e tudo isso. Enfim, no meu blog da série eu tenho um post completo sobre as mudanças, que na verdade são o filme todo. Aqui está tudo personalizado: www. Para quem nunca leu o livro, fiquem a saber que esta foi das adaptações que mais alguma vez desgostou leitores.
  • Igual
Bom, a Safira era azulada, mas acho que nem no azul acertaram o tom... Quanto aos actores, eles nem eram maus, só foram mal aproveitados.
  • Nota da adaptação: 1 / 5

4 - Percy Jackson
  • Diferente
A idade das personagens (entre 12 e 16 anos há uma enorme diferença), o motivo porque o Percy vai em missões, a ausência de uma profecia, o facto de terem de caçar as pérolas em vez de  estas serem oferecidas, não aparecem certas personagens importantes (como Ares ou o Oráculo), e o aspeto de algumas outras não está lá muito fiel ao livro... A mitologia também está um bocado distorcida. 
  • Igual/bem feito
Bem, mantém uma grande parte das personagens, eventos e tal, e não é nenhuma razia em termos de efeitos especiais ou cenas de ação, bastante pelo contrário, então, se desconsiderássemos o livro, até funcionaria bem. Pelo que soube, no segundo filme (que ainda não vi) houve mais alguma fidelidade e as cenas de ação até melhoraram, embora a rapidez impeça um pouco o passar do sentimentalismo. Enfim, o problema é que de facto HÁ um livro e como adaptação falha, apesar da esperança de que o terceiro filme possa tomar o rumo certo.
  • Nota da adaptação:  3 / 5

5 - Como treinar o seu dragão
  • Diferente
Oh, não sabiam que há um livro? Há sim, vários, mesmo me parecendo um pouco infantis (só li o 1 por alto). O mais irónico é que, lá, os Vikings sempre foram amigos dos dragões, o Fúria da Noite (espécie do Banguela) é das raças mais comuns e o Banguela e Soluço odeiam-se (?!). Já agora, a Astrid demora ujm pouco a aparecer. No filme, é tudo o contrário.
  • Igual/bem feito
Bem, há dragões e as personagens estão lá. Mas sinceramente, desta vez acredito que a adaptação deu um up à história, trouxe um encanto que mistura a disney com aquele ar de aventura e os gráficos em si também estão muito bons, isto quanto a ambos os filmes. São histórias muito distintas, mas dignas à sua maneira.
  • Nota da adaptação:  4 / 5


Aí está a minha opinião. Quem aí já viu os filmes e leu os livros, concorda com o que eu disse? E se só viram uma das versões, o que acham dela isoladamente?

Jaa ne ^^

4 comentários:

  1. Yooo tudo bom!?
    COMO ASSIM A IGREJA PROIBIU A CONTINUAÇÃO DA BÚSSOLA DE OURO!?Não acredito nisso!Eu amei o filme,estava super curiosa pela continuação,mas pensei que não tivessem feito por falta de ''fama'' (apesar de que isso sempre me deixou meio em dúvida,porque o filme é muito bom),enfim fiquei revoltada com a Igreja agora ò.ó EU EXIJO UMA CONTINUAÇÃO! Quero ver o Papa me falar o contrário! U3U
    Enfim, choques e revoltas a parte,estou surpresa por descobrir que ''Como treinar o seu Dragão'' é na verdade um livro '-'. Mas fico feliz que o filme saiu todo ao contrário da história, pois foi legal ver toda a ''revolução'' que ocorreu entre dragões e vikings (seria meio chatinho se ambas ''espécies'' já fossem amigas).
    Bom adaptações de livros nunca são fáceis, ainda mais aqueles que possuem toda uma triologia, acaba tendo muita informação para pouco tempo de filme, no entanto, tem umas que pecam drasticamente!
    Adorei o post Kiss >////<

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De certa forma, o filme tambén não teve assim tanta fama por influência da igreja. Sei disso porque, como leitora dos livros (você, se não leu, devia ler, nem que fosse para saber o que acontece), na altura estava ansiosa pelo segundo filme, mas notei que, passado um ou dois anos, nem havia notícias dele. Comecei a procurar na internet e muitos sites afirmavam essa proibição por parte da igreja, principalmente a católica. Na verdade, até o primeiro filme esteve em dificuldades, mas como nesse as críticas à igreja eram mais discretas, lá escapou. Mas nos seguintes não daria para esconder tanto. Revoltante, não é?

      Exatamente, eu ADOREI a ideia que tiveram para o filme, na verdade mal se pode considerar uma adaptação, é mais uma inspiração >.< Ficou muito mais interessante e fofo assim, além de que eu não gostaria de ver o banguela e o soluçõ a detestarem-se.

      Jaa ne ^^

      Eliminar
  2. Anónimo18.8.14

    Percy Jackson para mim levaria na adaptação, 0/5 , eu li todo a série e as continuações n tem nada a ver...
    deixo minha opinião né?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haha, é a sua opinião sim, e eu até entendo a frustração, afinal já li os 4 primeiros livros. Mas tentei não ser demasiado dura porque há pessoas que, como filme, o avaliaram positivamente, e não achei a parte técnica assim tão má, apenas que desconsideraram imenso os livros. Além disso, já vi adaptações piores, como é o caso de Eragon, que citei aí.

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †