agosto 25, 2014

Curiosidades japonesas (parte 2)


Okaeri ^^

Tenho lido bastantes posts sobre cultura japonesa ultimamente, e fiquei com vontade de fazer um post sobre algum dos aspetos que li, mas entretanto cheguei à conclusão de não valia a pena gastar montes de linhas a falar de um tema só, principalmente se fosse todo adaptado de postagens que outras pessoas tiveram o trabalho de fazer. Decidi que vou dar continuidade às curiosidades japonesas (www - isso tem mais de um ano, dá para acreditar?). Assim, poderei abranger vários temas, não me estender demasiado sobre nenhum deles e ainda deixar um link para quem quiser uma informação mais completa.


Lá, há muitas invenções que a princípio se considerariam úteis e capazes de resolver problemas, mas na prática se revelam inúteis ou ridículas. Esse tipo de invenção tem um nome, Chindogu: www


Nas ruas é comum ver pessoas usando máscaras cirúrgicas. São japoneses gripados que não querem contaminar outras pessoas. Também podem ser levadas para a escola e locais de trabalho.


Algumas regras à mesa e outros pontos: Antes de comer, é apropriado dizer Itadakimasu, e depois de comer, Gochisouma deshita Um pano humedecido que irá receber serve para lavar as mãos e não limpar a boca. Numa festa, espere que alguém dê a ordem para brindar e beber, gritando "Kanpai!". Os "pauzinhos" chama-se hashi. Quanto a ruídos, indicam que está a gostar da comida, então pode fazê-lo. Owan são taças próprias para levar a comida à boca, evitando curvar a coluna. E, embora não tenha necessariamente a ver com refeições, no Japão há umas mesas baixinhas com um aquecedor por baixo chamadas kotatsu: www


Festivais e datas conhecidas (clique nos nomes para ir aos links, estão bem completos): Obon - um festival aos mortos; Ano novo; Dia dos namorados + dia branco; Dia das crianças - que se divide em Hinamatsuri e Tango no sekku; e vários outros. Nos festivais, é normal as pessoas vestirem kimonos ou yukatas.


As religiões predominantes no Japão é o budismo e o xintoísmo, caracterizadas por elementos como kami (deuses), yōkai (espíritos), yūrei (fantasmas), dragões, e animas com poderes sobrenaturais, como akitsune (raposa), o tanuki (cão-guaxinim), a mujina (doninha), e o bakeneko (gato monstro). Os japoneses têm imensas lendas e superstições, entre elas, Akai Ito (o fio vermelho do destino), a história do Garoto Dourado, a história dos deuses Izanani e Izanami, Maneki neko... Vários links sobre o folclore japonês: www www www


Existem banhos públicos no Japão. Onsen, ou fontes termais, são muito populares para relaxar. Não são separados por idade, cor ou língua, mas sim por sexo, com exceção de algumas regiões. Mas os japoneses não vêm nada de erótico numa pessoa a tomar banho, aliás, japoneses dizem que a parte mais sensual do corpo de uma mulher é a nuca.


Por favor não confundam a gastronomia japonesa com a chinesa (www). Aqui vai uma pequena lista de pratos típicos japoneses: 
  • Sashimi: finas fatias de peixe ou frutos do mar, wasabi (uma pasta picante), soyou e gengibre.
  • Sukiyaki: feito com carnes, ovo, vegetais e macarrão, cozidos em um molho especial.
  • Tempurá: introduzido por influência portuguesa, consiste numa camada de massa com vegetais e frutos do mar fritos
  • Ramén/Lámen: tem origem chinesa, mas é uma espécie de macarrão mergulhado num caldo de legumes, carnes e outros ingredientes.
  • Dango: tem muitas variedades, mas geralmente são bolinhas feitas de mochiko (farinha de arroz) espetadas num palito, normalmente servidos com chá verde
  • Korokke: croquetes de puré de batata com recheio cremoso de furtos do mar
  • Oyakodon: frango e ovo
  • Gyoza: bolinhos com recheio de carne de porco
  • Omu-raisu e Omu-soba: respetivamente, omelete de arroz e de yakisoba (massas fritas de modo japonês)
  • Makizuchi: sushi (bolos de arroz e peixe) enrolados em nori (algas desidratadas)

Alguns dos lugares mais conhecidos, e até considerados bonitos, no Japão, podem ser o palácio de Kyoto, Yonaguni, a ilha das pirâmides submersas, e as ilhas de Okinawa. Mas há muitos mais, confiram um post aqui: www


Os uniformes são um elemento bastante distintivo do Japão. Cada escola tem o seu próprio uniforme, que serve como um símbolo dos colégios e demarca a rivalidade entre estes. São inspirados nos antigos trajes de marinheiros, para o caso das garotas, e num estilo mais militar, para garotos. Variam ligeiramente conforme a estação.


10» Japoneses são bastante supersticiosos em relação aos tipos sanguínios. São usados para revelar mais sobre a personalidade da pessoa, formar grupos de trabalho com a certeza de serem harmoniosos, constam em certos currículos e permitem deduzir se certos relacionamentos darão ou não certo (e eu aqui sem saber o meu tipo sanguínio). Aqui está um post bastante completo: www


11» Kinpuu Noshibukuro são uma espécie de envelopes japoneses, atados com uma fita chamada Mizuhiki, que contém dinheiro. São geralmente dados por familiares em ocasiões especiais, existindo um kinpuu para cada ocasião.


12» Bosozoku é um termo usado para designar as famosas "gangues de motas japonesas". Essas gangues não respeitam nenhum sinal de trânsito nem código da estrada, e tendem a personalizar imenso as próprias motos.


13» Ojigi, como são chamadas as saudações japonesas, normalmente consistem no dobrar das costas. Mas, além de haverem algumas diferenças entre as saudações dos homens e das mulheres, classificam-se em vários tipos, e o ângulo de inclinação do corpo pode denotar mais ou menos respeito: www


14» Grupos de estudantes "delinquentes", que não respeitam normas da escola ou da sociedade, pintam o cabelo e alteram os uniformes, podem ser punidos e têm nomes: Sukeban, para garotas, e Banchou, para garotos.


15» O Japão tem bastantes coisas horríveis: uma ENORME taxa de suicídio, terramotos, bullying (chamado Ijime)... Podem ver um pouco sobre elas aqui: www Continuando a falar de coisas desagradáveis, um dos insetos mais conhecidos do Japão é a centopeia gigante, que chega a representar as forças do mal em muitas lendas. Maaaaaaaaaas, há muitos outros insetos igualmente horríveis: www

Tumblr_m759eyhoy71qegcl7o1_1280_large


Como viram, deixei muitos links, mas acho que é mais produtivo fazer isto a demorar décadas escrevendo posts personalizados sobre todos estes pontos. Provavelmente vocês já sabiam de tudo ou quase tudo isto, mas eu não revesti a colocar. Sim, eu escolhi o ponto final para assustar e salientar que no Japão não há apenas coisas boas, muahaha >.< O meu outro post de curiosidades também vale a pena ser conferido, se é que alguém já não o fez :)

Jaa ne!

13 comentários:

  1. Essa das mascaras é bem legal mesmo, eles tem essa preocupação em não transmitir a doença para seus colegas de trabalho e amigos. O que eu não gosto muito no japão é a culinária kkkkkk, peixe cru, recheios de feijão doce aiaiaiaiaiai kkkk, acho que eu não arriscaria provar metade dos pratos típicos ashuashuahsu.

    Essa dos delinquentes eu pensava que era só coisa de anime para dar uma emoção a mais nas séries... Deve ser um pouco ruim topar com esses delinquentes kkk.

    E eu achava que só tinha um nojo mortal de baratas achei mais uma coisa que pode ser tão nojento quanto... Centopeias... Jesus! kkkkkkkkkkkkkkk.

    O post ficou muito bom.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas também há quem compre máscaras tão decoradas que tornam aquilo mais uma moda que uma precaução (malucos para tudo). Eu quero provar os pratos japoneses, embora não necessariamente todos, e não tenha grande certeza de que vá gostar. Parece que há delinquentes na vida real também. Aliás, pelo que eu li, se esses estudantes forem apanhados a fazer essas estupidezes deles, podem mesmo ser punidos, porque a delinquência é considerada um crime menor por lá. Haha, eu DETESTEI ter de me forçar a ler o post sobre os insetos até ao fim >.< Abraços :)

      Eliminar
  2. Yooo >////<
    Se tem duas coisas que com certeza não me adaptaria ao japão são: culinária (sou uma pessoa muito carnívora, adoro churrasco e principalmente carne vermelha e detesto frutos dos mar) e as casas de banho, nem mesmo se tivesse apenas mulheres! Sou MUITO tímida conversando com estranhos (e até mesmo com conhecidos), agora imagine eu numa casa de banho junta com um monte de pessoas desconhecidas T-T
    Essa história de delinquente eu pensava que era coisa de anime, mas pelo visto a história é mais séria.
    Bem sobre o bullying eu já tinha uma noção de ser algo bem complicado por lá, só não entendo bem o porque de ser praticado constantemente nas escolas, dá a impressão que os pais e professores não fazem nada, mas acho que a vítima é que não informa sobre o problema =/
    E sobre os insetos......... não curti a barata (morro de nojo T-T ) e nem um pouco aquela centopeia gigante (aliás depois de ver essa imagem entendi uma cena do mangá Ai Hime que envolvia centopeias).
    Adorei o post >///<
    Kiss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que me adaptaria a ambas :) Quanto à comida, embora eu adore carnes brancas, não como carnes vermelhas e em vez disso costumo comer soja, tofu e outras coisas assim, estou habituada a comer muitos legumes, e acho que para me habituar aos frutos do mar, só precisaria de algum tempo. E quanto aos banhos, se tivesse só mulheres, eu não me importaria, até porque o local náo é necessariamente para conversar e sim relaxar. Apesar de a ideia também não me cativar muito. Dantes eu também achava que a delinquência era só uma coisa de animes, mas já descobri há algum tempo que não. Ah, e não, os professores não fazem nada. São capazes de saber que alguma aluna anda a ser assediada e mesmo assim fingir que não sabem de nada. Isto porque, como a situação é tão grave lá, eles não querem envolver-se em TODOS os casos que lhe aparecem à frente. Citou precisamente os dois insetos que mais detestei >.< Já respondi à tag :)

      Eliminar
  3. Essa frase de Einstein :3
    u.u adoro curiosidades, principalmente do Japão essa pais lindo que faz meus
    animes lindos/perfeitos.
    Eu tenho um livro da Super Interressante sobre invenções bizarras e os japas
    sao quase metade do livro kkkkkkk
    Essa coisa das mascaras é bem legal, mostra a preocupação deles com as pessoas,
    mas tem gente que se impolga ai começa a usar com desenho e tudo mais neh?
    Eu adoro comer de hashi, eu achei bem facil de aprender, mas to até hj tentando
    ensinar meu namorado e uns amigos a usar.
    Gostei do festival dos mortos (filha de Hades aqui)
    O folclore japonês é incrivel. Cada vez que eu descubro mais sobre ele fico
    mais apaixonada.
    Essa coisa do banho ja vi muito em anime e fiquei pensando que eu não ia dar
    certo nisso não. Tipo tenho muita vergonha.
    Dessa lista de comidas eu só provei sashimi, mas pretendo comer todas e mais.
    Um dia eu vou visitar o Japão, pois lá tem cada lugar perfeito.
    Aaah eu sou apaixonada em uniformes japoneses. Eu queria estudar numa escola
    japonesa por eles (e tbm pq a educação é massa). Um dia eu compro um pra mim
    só pra realizar meu sonho.
    Essa do tipo sanguineo eu não sabia. Vou saber mais sobre o meu.
    Apenas querendo um Kinpuu Noshibukuro de presente :v
    Sempre tem uns revoltados neh?
    É bom ver alguem falando que o Japão tem coisas ruins. Cansada de gente que só
    paga pau. Sim, o pais é lindo e é cheio de coisas boas, mas tbm não é o paraiso.
    Me amarrei na sua postagem. Super curtir o site Yootaku, estou dando uma lida
    nele. Continue postando curiosidades assim, amei.

    P de Paranoia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou, eu por acaso também sou uma grande fã de curiosidades, e os países asiáticos são os que me interessam mais. Vou tentar falar um pouco de todass as coisas que você disse em 3, 2, 1...

      Oh god, um livro só com invenções bizarras? Devem haver imensas! E sim, há muita gente que usa máscaras extremamente decoradas, chega a ser ridículo, mas lá também há de tudo. A minha irmã também se intitula filha de Hades, eu pessoalmente sou filha de Atena >.< Nunca tentei comer de hashi, quem diria que alguém considera fácil :o Sobre os banhos, eu não gostaria nada da ideia de banhos com homens e mulheres, mas só de mulheres, não me parece um problema. Eu ainda não provei nenhuma das comidas, mas já ouvi falar de muitas mais em animes e tal, e pretendo experimentar todas quando concretizar o sonho de viajar para o japão. Eu também adoro os uniformes japoneses, mas só quereria usá-los depois de emagrecer nas pernas, além disso, as escolas japonesas não são nada fáceis. Pena, porque são lindas. E concordo, é bom ver alguém que sabe que o Japão não tem só coisas boas ;)

      Eliminar
  4. Yooo nossa eu conferi o primeiro link e (UAU) eu sabia umas 3 coisas se não me engano! Foi tipo super útil! salvei nos favoritos só no caso de um dia precisar!
    A postagem está ótima e vou conferir um por um os links que você deixou pra ir descobrindo mais e mais kkk embora vá demorar um tanto pra ler tudo! ^-^
    Gostei muito, muito mesmo! >.<
    ~Sayonara!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haha, ainda bem que gostou ^^ Eu adoro postar curiosidades, e não se preocupe, não demora assim tanto - eu li todos os links no próprio dia. Obrigada pela dedicação, provavelmente muita gente vai desistir só ao ver o tamanho da postagem. Sayou!

      Eliminar
  5. Yooo tudo bom!?
    Agora vim para deixar uma tag ^^
    http://ddoce-anime.blogspot.com.br/2014/08/naru-x-sasu-ss-tag-one-week-of-music.html

    ResponderEliminar
  6. Yooooo \o faz um bom tempo que não comento aqui xD eu normalmente sou meio sumida da maioria dos blogs ç-ç estou tentando ser mais ativa :3
    Enfim, gostei muito do post, acho sempre legal muitas curiosidades, muitas dessas conhecia graças aos animes, mas acho que é "boa educação" os otakus saberem um pouco mais sobre o Japão \o

    Kissus *3* http://official-otaku-mode.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se preocupe, é sempre bem vinda :) Eu também já sabia bastantes coisas graças aos animes, mas as minhas pesquisas ajudam bastante, e ainda bem que pensa isso. Muitos otakus não sabem quase nada sobre o japão, hajem como se soubessem muita coisa, mas se lhes fizermos perguntas variadas, não conseguirão responder nem a metade. Jaa!

      Eliminar
  7. Hey!
    Algumas dessas curiosidades eu já conhecia, esse sobre as invenções inúteis também já tinha lido no Yo Otaku! Essa sobre a máscara deveria ser adotada em todos os países, pois mostra a preocupação dos japoneses em não transmitir a doença para os outros. Acho muito bonito isso u.u Enquanto, aqui no Brasil, espirram até em cima se deixar -q
    Esses delinquentes não parecem serem muito assustadores, eu imagino que sejam apenas contra normas muito rígidas ou algo parecido, sei lá shausha' As outras curiosidades são bem legais. Adorei o post!
    Até mais ;3
    Zona Neutra

    ResponderEliminar
  8. Ohayou ^^ Sobre a máscara, a preocupação deles é admirável, mas também há quem faça disso uma moda e ande por aí com máscaras extremamente decoradas. Bem, que se divirtam. Em Portugal, acho que a população em geral tem o cuidado de não espirrar para cima das pessoas, mas claro que também há alguns menos "delicados", Há delinquentes que só se revoltam contra as regras e fazem coisas pouco preocupantes, como você disse, mas também há alguns que participam do bullying e tal. Ainda bem que gostou do post :)

    ResponderEliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †