julho 30, 2014

RPG's de terror e mistério


Okaeri, minnas ^^

Hoje, sabe-se lá porquê, acabei com vontade de falar de vários jogos - todos eles semelhantes - de que tenho ouvido falar cada vez mais. São RPG's de terror e mistério, alguns mais intensos e assustadores do que outros, envolvendo coisas como diferentes finais, gráficos um pouco simplistas mas que sei lá como resultaram em fanarts lindíssimos, charadas e desafios, exploração dos cenários... Na verdade, nunca cheguei a jogar nenhum deles, só a experimentar alguns começos, mas sei bastante bem como funcionam e de qualquer modo eu quero utilizar esta postagem como uma espécie de guia. Ib, Mad Father, MISAO, The Witch's house, Alice mare, Yumme nikki e The mirror lied - de quais já ouviram falar?


  • Ib
.sinopse: Ib é uma garota de 9 anos que visita com a família uma galeria de arte contemporânea de um artista chamado Guertena. Ao afastar-se dos pais, depara-se com um quadro cujo título consegue ler (ela ainda não sabia ler muito bem), dizendo: Bem-vindo ao mundo Guertena. Em resultado, ela fica trancada dentro do museu, e todos somem, sendo que ela acaba por entrar dentro do quadro. A partir daí, só lhe resta tentar encontrar a saída, rodeada de coisas estranhas, um museu vivo, e a ajuda de Garry e Marry, que também se encontravam dentro do quadro. A vida de cada um deles passa a depender do número de pétalas das suas rosas...
.pontos fortes: quebra-cabeças de diversas dificuldades, trama envolvente, excelente trilha sonora
.pontos fracos: gráficos toscos
.outras informações: protagonistas(www), inimigos(www), flores(www);
.guia de finais: [SPOILERS] youtube(www); guia escrito(www);
.baixar: em inglês(www); português(www);

  • Mad Father
.sinopse: Aya vivia isolada numa mansão, com a "assistente" do pai (Maria), já que a sua mãe morreu, e o pai, um cientista. Este costumava fazer experiências com seres vivos, tanto humanos como animais, mas Aya fingia que não ouvia os gritos. Quando o pai liberta uma maldição e criaturas capturam o pai, a garota está determinada em descobrir porquê e trazê-lo de volta.
.pontos fortes: gráficos um pouco melhores, diversas personagens, quebra cabeças, finais surpreendentes.
.pontos fracos: é necessário jogar MISAO para entender completamente algumas partes do enredo.
.outras informações: personagens(www), dúvidas frequentes(www)
.guia de finais: escrito(www)
.baixar: www

  • Misao
.sinopse: Aki, uma estudante, não acredita que a sua amiga Misao desaparecida há 3 meses esteja morta. Quando os colegas de turma brincam sobre a garota desaparecida ter amaldiçoada a sala como vingança, as luzes apagam-se e inicia-se uma série de eventos misteriosos que transportam Aki para outro mundo, fazendo-a compreender que para anular a maldição é necessário salvar a alma da amiga, encontrando partes do seu corpo e deixá-las como sacrifício num altar.
.pontos fortes: quebra-cabeças bons, jogabilidade simples, trilha sonora, "antecedente" de Mad Father
.pontos fracos: partes em que não se pode salvar, conteúdo pesado (assédio, bullying, assassinato, violência)
.outras informações: personagens (www), dúvidas frequentes (www);
.guia geral: youtube (www), escrito em inglês (www);
.baixar: em inglês(www)

  • The Witch's house
.sinopse: Viola, uma garota loira que se encontra numa floresta e não pode regressar a casa porque o caminho está bloqueado com flores, vê-se obrigada a passar pela casa da bruxa. No entanto, além de a casa querer matá-la, nem tudo é o que parece...
.pontos fortes: uma GRANDE reviravolta sobre as personagens, quebra-cabeças que indicam a verdade
.pontos fracos: é necessário re-jogar para entender os quebra-cabeças e o papel das personagens
.outras informações: se alguém quiser saber a verdade e estiver pronto para um mega spoiler, cá está: www
.guia: geral (www), de finais (www);
.baixar: português (www), inglês (www);

  • Alice mare
.sinopse: Allen, um garoto que perdeu as memórias, foi acolhido num orfanato. Ele, o "professor" que o criou e os seus 4 colegas (Letty, Rick, Chelsy, Joshua e Stella), constituem Alice. Após estar lá estabelecido, um sonho estranho leva-o a um mundo sombrio dividido em vários lugares macabros, cada um mais do que o outro, guiado pelo Gato e pelo Coleho branco. Aí, você acaba por desvendar o passado dos seus colegas, descobrindo as reais intenções do professor.
.pontos fortes: alusão a contos de fadas, leve o suficiente para pessoas impressionáveis.
.pontos fracos: não tem perseguição, apenas quebra cabeças
.guia: de quartos(www), de finais(www), finais-youtube(www);
.baixar: português(www)

  • Yumme Nikki
.sinopse: Madotsuki, uma hikikomori (pessoa anti-social que só vive no quarto e joga video-games) que, através de vários objetos e coisas relacionadas ao seu quarto, é levada a uma passagem com 12 portas, que conduzem mundos diferentes e interligados onde se conhece personagens perturbadoras e itens estranhos. E como tudo são sonhos com significados abstractos, o único objetivo é colecionar "efeitos" para desbloquear o final.
.pontos fortes: A personagem não morre, total mobilidade, interpretação a cargo do jogador
.pontos fracos: sem diálogos, sem músicas embora tenha sons
.outras informações: personagens (www);
.guia de efeitos: www
.baixar: inglês (www), 3D (www)

  • The mirror lied
.sinopse: Um passarinho voou sobre o telhado ontem. Ele falou que ia voar hoje sobre ele de novo. Mas ele pousou na água. Oi, passarinho. Você ainda está aí? Tick, tock, Tick, tock, Bam. Te peguei. Você é uma menina, Leah, que se encontra numa casa e apenas tem de explorá-la, com um relógio sempre a apressar-te e objetivos desconhecidos. Apenas.
.pontos fortes: final bizarro, bom uso do medo psicológico, curto
.pontos fracos: mesmo após zerar, não tem muito sentido
.outras informações: [spoiler] possíveis interpretações: www
.guia completo: www
.baixar: inglês (www)


Ufa, finalmente acabei! Pode parecer que não, mas encontrar links que fossem de confiança foi bastante complicado, e como em alguns sites nem deixava copiar o texto e e o queria colocar em pastas para ter a certeza de que mais tarde não expirava, tive de escrever tudo à mão. Também tive de traduzir muita coisa, embora, se bem me lembro, desisti de traduzir um dos links, mas foi o único. Imagino que isto nem será assim tão útil ou do vosso interesse, afinal, provavelmente já jogaram algum destes, ou já conheciam, mas eu queria mesmo era reunir guias fiáveis e informações importantes - nem que seja para quando eu quiser continuar as minhas aventuras. Isso significa que muitos guias têm spoilers, mas acho que todos os guias são assim, afinal, servem para quem não consegue resolver os quebra-cabeças sozinho ou tem preguiça. Mas não se preocupem, em outras informações já não há grandes spoilers, apenas contém a informação inicial. Ah, mesmo tendo posto as informações mais extensas em pastas, dei os devidos créditos, ok?

Enfim, espero que tenham gostado ^^

14 comentários:

  1. Yooo tudo bom!?
    Estava esperando ansiosa por esse post *-------* estou a um tempo procurando bons jogos nesse estilo e aqui (como eu suspeitava),acabei encontrando justamente o que procurava *u*
    Desses só joguei Ib e Alice (mas não curti muito alice,porque é algo meio parado =/ )
    Vou começar por The Witch's house esse sim me interessou!Gostei da parte ''reviravoltas sobre as personagens'' já vi que a coisa é bem tensa e.e
    Também me interessei pelo The mirror lied mas se não tiver em português não vai rolar,eu sei que um google tradutor resolve tudo mas tenho preguiça de traduzir as coisas e.e
    Adorei o post,principalmente por ser tão completo e por trazer jogos que eu nem conhecia,obrigada >//////<
    Kiss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, fico contente por corresponder às suas suspeitas, eu gosto de postar aqui de tudo e parece que postei sobre os RPG's mesmo a tempo >.< Oh, acredite, as reviravoltas são mesmo surpreendentes, se você não compreender, pergunte-me que eu esclareço. O de mirror lied não tem quase nenhuma fala, dá para você fazer em inglês mesmo, além de que só dura uns 20 minutos. Eu começaria até por esse, já que é tão curto, assim já ficava despachado. Doitashimashite <3

      Eliminar
  2. De todos esses eu só conheço o IB, eu testei ele mais cedo quando vi essa sua postagem. Não gosteiiiiii.
    Achei meio chato e o visual do jogo não e legal kkk. Mas eu gostei desse outro o Mad Father, acho que achei mais interessante, tava jogando ate agorinha com ajuda do tradutor porque aqui é uma negação no inglês kkkkkkkk, sai só para postar o comentário de Hoje sobre Naruto (Obito morreu TT^TT).
    Parabéns pelo post, está ótimo.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu to jogando também Diego...
      Só que eu to jogando o IB kkkkkk.
      Vc é chato viu, eu gostei.

      Eliminar
    2. Diego - eu gosto bastante de Ib, mas tem as suas diferenças em relação a Mad Father. Só não gosto também é do visual, acho que até foi um dos pontos fracos que citei. Ah, sim, já sei de Obito - mas se não soubesse teria recebido um spoiler enorme, né? Aliás, eu já li o seu post, crítica perfeita como sempre. Jaa ne ^^

      Thiago - Haha, eu também gosto de Ib >.<

      Eliminar
    3. nossa kkkk, ia ser um lindo spoiler mesmo kkkkkkkkk. Mas o Obito já esta morto desde o capitulo passado...

      @Thiago: Depois te mostro quem é o chato kkk.

      Eliminar
  3. Naah Any-chan, gomen por ter desaparecido daqui ;w; Mas logo que li o título, vim a correr para aqui u-u
    Eu amo jogos de RPG Maker, acho que pelo facto de aquilo ser tudo aos pixeis torna mais assustar o3o
    Nunca tinha ouvido falar de The mirror lied, parece tão fofo *u*
    Não sei escolher o meu preferido, mas adoro Misao e The Witch's House ><
    Ne ne Any-chan, posso usar a imagem que tu usas-te para ilustrar as informações de Misao, para um post? Eu adorei a imagem *^* Claro que irei creditar ^^
    Adorei o post *O*

    Kissus >3<
    My Paradise

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem problemas, eu também me ausento muito do seu cantinho, ser uma pessoa ocupada é assim ;) Nunca tinha pensado nisso, mas realmente os pixels são capazes de ajudar, embora visualmente eu prefiro gráficos 3D e tal. O The mirror lied... bem, não sei se fofo é a palavra certa, mas realmente indico jogá-lo e já, porque é muito curto, dá para fazer apenas em 20 minutinhos, então fica logo despachado. Eu amo a história do The Witch's House :3 Ah, pode usar todas as ilustrações que quiser à vontade, das minhas outras postagens também, caso alguma vez se interesse :) Jaa ne ^^

      Eliminar
  4. Anónimo30.7.14

    Seu post está lindo!! RPG's <3 Ah, Mad Father e Mirror Lied tem tradução, feitos respectivamente por Zero Corpse e Sweet Catmare.
    Boa semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, arigatou :3 Obrigada pelo aviso, The mirror Lied já tinha ouvido dizer mas nunca tinha encontrado, já no The Mad Father não sabia! Igualmente :)

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Já falei sobre IB no comentário anterior, mas mesmo assim <3 <3 <3 Eu não jogo e nem jogarei porque eu realmente sou péssima em jogos no geral, até RPG maker, que é o caso. Mas eu gosto tanto que eu vejo gameplays UAHUSASHSUA Estou comentando mesmo pra ver se alguém que não joga assim como eu mas mesmo assim se interessa em jogos ver gamplays! São realmente divertidos e muito melhor do que você mesma jogar sabendo que não vai conseguir zerar o jogo porque é muito ruim xD (sim, sou dessas JKLDJASDJLDJASKLDJAKSÃ)~
    Já vi gameplay de Ib no hirodots (o cara do AquiPode) e é realmente bom, um dos melhores gameplays que ele fez shuashas (é porque ele joga bem q) Já vi de Misao também, mas não achei lá tão aterrorizador ou com tantos mistérios. É mais pela bizarrice que vira mais pro meio com tantos personagens se embolando HUSAHSASUAHSUAHSUAHSUAHSASHDASDASKJDA~LDJADLA

    Enfim... Beijooooo Anilyan!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, como eu disse no começo do post, não concluí quase nenhum destes jogos, só os comecei - precisamente porque não tenho nem tempo nem jeito para zerar quase nenhum deles - então também assisti muitos vídeos walkthrough deles, e gosto bastante. Quem diria que há mais pessoas com esse tipo de gostos >.< Realmente, agora que você refere, "bizarro" é uma palavra muito melhor que "assustador" para caracterizar Misao.

      Eliminar
  7. Nossa, minha matéria de The Witch's House foi linkada como algo importante :O
    Me sinto honrada.

    -Nyu
    http://jigokku.blogspot.com/

    ResponderEliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †