julho 02, 2014

Disney Arte Nova


Ohayou ^^

Eu lamento muito, mas a postagem de hoje não será exatamente produtiva. É que uma das minhas gatas está um bocado adoentada e eu e a minha irmã estamos a olhar por ela à vez. Uma grande seca, mas tem de ser. Portanto, decidi trazer mais uma daquelas adaptações da disney, e em alguns casos tem duas versões diferentes da mesma personagem. Sim, duas. É engraçado como, apesar de ambas serem no estilo da Art Nova, com uma pintura bastante semelhante, conseguiram captar detalhes diferentes, por exemplo, nas expressões faciais, ou fazer uma moldura diferenciada. No fim do post falo um bocado mais sobre este estilo de arte, ok?


Esta sessão foi feita por Hannah Alexander - vejam o deviantart aqui: www - e a pintura e enquadramento são excelentes, além do traço ser , na segunda versão, mais realista, mas se calhar foi por isso que não me identifiquei tanto com ele. Elas quase parecem mulheres reais. Na versão com olhos maiores e um ar mais infantilizado, eu achei mais fofo. Além disso, as flores que constituem a moldura são associadas à história de cada princesa e à personalidade delas: A lótus, na Ariel, representa o renascimento, que representa o facto de ela ter deixado de ser sereia para ser humana, por exemplo. Eu adoraria explicar mais significados, mas não sou conhecedora do assunto, vão ao deviantart ver o nome que a autora deu aos quadros. 

Notas
  • No caso dos quadros terem duas versões, elas estarão lado a lado.
  • A partir da Jasmin, mesmo que as imagens estejam lado a lado, já não são versões da mesma personagem ~eu sei, vocês percebem isso sozinhas
  • Cliquem nas imagens para ver no tamanho original.











Eu sei, os últimos não eram da disney, mas coloquei porque o estilo de arte era o mesmo.

Para não deixar o post tão vazio, falemos um bocado de Arte Nova. Art Noveau - também conhecida por vários outros nomes - foi um estilo muito importante e reconhecido principalmente entre 1890 e 1910, e foi popularizado por Alfons Mucha, através de uns cartazes que ele espalhou. Era muito usado na decoração, pois como a nobreza do séc XIX, na Europa, detinha uma riqueza considerável, tinha condições para investir na beleza. Encontrei um post muito bom sobre isso aqui» www. Mas suponho que o que interessa para esta postagem são as características da pintura, certo? Não são muito diferentes das do mobiliário, cá vai:
  • Utilização de elementos da natureza, tanto da fauna como da flora. 
  • O simbolismo do natureza era aplicado aos cartazes com rigor.
  • A noção de sombra e de luz perde-se consideravelmente.
  • Representação da figura feminina.
  • Linhas curvas ou em forma de trepadeira. 
  • Assimetria.
  • Ausência de temáticas religiosas.

Já sei, já sei, parecia uma pesquisa da escola >.<

11 comentários:

  1. hey, act afiliação ?
    Beeijos
    Paradise♥BunniesQue perfeitooos *u*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembrei que aqui não tem o bag de aprovação de comentário SAKKSKAKKS
      Enfim, vou escrever o que eu acho desses desenhos -q
      Achei eles perfeitos, acho que tas melhor assim do que antes, poderia ficar assim KSAKKSAKAK

      Eliminar
    2. Eu já tinha dito que aceitei, se bem se lembra :) Aliás, eu tenho-a adicionada no meu gadget, e você tem o link do meu blog no seu >.< Fora isso, ainda bem que gostou dos desenhos. O traço atual é o primeiro, não sei se deixei isso claro.

      Eliminar
  2. Estão muito bonitos, eu gostei. Any-chan(posso te chamar assim?) eu lhe enviei um e-mail pois quero me inscrever naquele blog de fanfic(Blogueiras de Dragão) como eu não achei o lugar para comentar, eu mandei um e-mail para você.
    Bjs http://wh-graymoon.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, chame-me assim à vontade >.< Eu vi o email, já respondi, fico muito feliz por estar a participar :)

      Eliminar
  3. As artes são muito bonitas *u*
    Mas realmente, prefiro as que tem o traço mais infantil. Fica algo mais encantador, ainda mais relacionado aos contos infantis.
    Adorei o post. Até mais ;3
    Zona Neutra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, é bem mais bonitinho e adequado! Alguém que me entende ;)

      Eliminar
  4. AAAAAH , achei muito lindinhas a sereia , a japonesa eu acho e as outras duas da penúltima fileira >...........< , minhas preferidas

    Os conteúdos que tu trás aqui são bem diversificados né ? Nossa , adoro eles *---*
    Gostei do post anterior *---* , deu certinho pra mim .

    Até mais !! E obrigada por comentar lá no meu blog :3 , eu agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu tento falar de todo o tipo de assuntos aqui no blog :) Aliás, se você for ver o mapa, ou simplesmente o menu de tags, vai ver que eu tenho mesmo muiiiiiitos posts para muiiiiiiitos temas diferentes. Douitashimashite, dá sempre gosto comentar no seu blog. Já agora, ainda bem que gostou dos desenhos, a minha preferida acho que é a arqueira ruiva e também as duas penúltimas.

      Eliminar
  5. Achei todas as imagens muito lindas, principalmente a Mulan (acho que é ela hahaha), mas para a Disney mesmo, ainda prefiro as imagens fofas, porque não imagino minha priminha de 4 anos assistindo filmes com artes desse estilo.

    Bjos

    http://emmeumundodiferente.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a verdade é que a disney tem os traços certos para o público alvo que pretende, eu pessoalmente acho que com 4 anos gostaria de assistir disney se fosse com a versão mais "anime" das ilustrações acima, mas isso é porque sou esquisita >.<

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †