junho 15, 2014

Dicas para criar um livro de recordações


Tadaima ^^

Como prometi, dois posts este fim de semana, e habituem-se porque agora estarei muito mais presente na blogosfera para vos irritar ;) O post de hoje será como criar um livro, ou album, de recordações. Não seria muito diferente de um diário - já falei de como criar um algures - mas aqui o que predominam são as imagens e as fotografias, não as palavras. Enfim, eu não quero dar dicas extremamente vulgares, o que eu quero mesmo ensinar é como fazer disso uma obra de arte que se estenderá ao longo da vida. Algo que nunca me dei ao trabalho de fazer, mas adoraria >.<


Primeira etapa: A capa
  • Começemos por escolhê-la...
O que quero dizer com isto? Quero dizer para vocês ponderarem se é preferível um caderno de capa grossa onde farão colagens, um portefólio, um fichário ou uma capa de argolas. Eu optaria por uma capa de argolas, daquelas onde se pode ir adicionando mais folhas. Além da vantagem de poder proteger as folhas com micas, se tivermos preguiça de falar de alguma data especial que ocorreu já há algum tempo e optarmos por falar de algum acontecimento mais recente, ainda poderemos adicionar o acontecimento antigo por ordem cronológica quando tivermos paciência, simplesmente colocando a folha onde nos apetecer. Isso é ótimo para mim, pois daria para ordenar e remodelar tudo sempre que eu quisesse.

  • Agora, vamos decorar a capa.
Podem decorá-la como quiserem. Com um ar mais antigo, imprimindo uma montagem do computador, fazendo colagens com recortes de revista ou de algum mangá... Eu pessoalmente reservaria um espacinho para emoldurar o título, e não gostaria muito de lotar todos os espacinhos em branco, mas isso é com cada um. Em baixo tenho links de modelos que eu mesma criei, podem visualizá-los na preview e imprimir, se quiserem.

  • Elementos essenciais:
Coisas que eu acho fundamentais ter na capa é um fundo bonito - como, por exemplo, texturas, ou padrões -, um espaço para o título, e alguma imagem ou fotografia. Podem usar pngs e outras coisas do género. Eu também usaria algum tipo de cortininha, lateral ou no topo, ou então colaria coisas com flores ou frases bonitas. As capas ficam bonitas com um ar mais manual, então não se preocupem se ela ficar manchada ou com marcas de fita adesiva.

Preview (o download está na legenda):
Download - indisponível por enquanto


Segunda etapa: Páginas para colocar as fotografias
  • Vamos decorá-las um pouco:
Imprimam fundos ou padrões bonitos do computador - de preferência com pouco contraste e sem demasiadas linhas, pois isso poderia dar um ar confuso, e não queremos ninguém com dores de cabeça. Texturas também valem. Neste link » www « vocês poderão encontrar alguns razoáveis, esse blog também é meu. Mas indico que façam uma montagem com eles, repetindo-os várias vezes ao longo de uma folha A4, em vez de ampliarem, ou ficaria desfocado.

  • Agora é só preencher com as fotos!
Colem as fotos ou prendam-nas de outra maneira. Algo que eu acho giro seria recortar as margens, às ondinhas ou assim, mas não o façam se correrem o risco de estragar a fotografia ou cortar algum detalhe importante. Outra coisa que acho giro é imprimir molduras para colocar por cima das fotos, ou mesmo fazer pequenos contornos, como podem ver aqui» www (ignorem a foto, é a minha turma). Cá em baixo estão algumas molduras em png, espero que gostem :) Cliquem para aumentar.


Terceira etapa: Páginas informativas
  • Para que raios serve isso?
Ah, julgavam que um album de recordações só teria fotografias? Pode ser, mas eu acho que fica engraçado fornecer algumas informações. Como o quê? Árvore familiar, comentários às fotos ao lado, colar cartas que receberam, ilustrações imprimidas ou feitas por você, listas de preferências ou datas especiais, colagens de coisas que encontra por aí, poemas ou citações importantes... Acho que esses pequenos detalhes deixam tudo mais significativo, pois quem vê o album terá algo para associar às imagens.

  • Decoração
Mais uma vez, deixo possíveis modelos abaixo. Imprimam se quiserem. Se não querem nada tão elaborado, basta que usem páginas de caderno, ou pintem alguma com aguarelas. Também seria giro se escrevessem em tecido, mas para isso é necessário canetas próprias.


Preview:
Download - indisponível por enquanto


Pronto, era este o post de hoje. Estou a recuperar a qualidade? ;) Ah, para quem não sabe, a Snow e a Chris-chan (do Bubble girl e do Love Baka) voltaram! Visitem os blogs delas! E desculpem lá os downloads ainda estarem indisponíveis, não sei porquê, não carregaram no site em que tentei hospedar...

26 comentários:

  1. OMG ADOREI A IDEIA *UUUUUUUUUUUUUU* Quem sabe algum dia faça um :3

    Kissus *3* http://official-otaku-mode.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Adorei a ideia!! *u*
    Gostaria muito de fazer algo assim, a algum tempo eu estou querendo ter um diário ou um álbum de fotografias, talvez eu faça um com essas dicas! Adorei o post!
    Até mais.
    Zona Neutra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O único problema é que dá preguiça, mas o resultado é lindo :3 Ainda bem que gostou ;)

      Eliminar
  3. Adorei a ideia!Acho que vou começar a fazer.Também estou de férias por isso tenho imenso tempo livre.Sabe quando vai avaliar o meu blog?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uso sempre as férias para iniciar projetos assim, boa sorte :) Pretendia avaliar amanhã mesmo, mas vá ver umas dicas que eu deixei no seu blog ;)

      Eliminar
  4. Adorei a ideia Anii-chan!
    Sempre quis fazer um, desta vez irei tentar, graças ás suas dicas *u*
    Hum? Nani? Anii-chan, nunca perdes a qualidade! Pelo contrário, estás sempre a evoluir *---*

    Ah sim, peço desculpa por ter andando ausente por aqui ;----; Mas, assim que voltar de férias, prometo comentar todos os teus posts òuó

    Kissus!>3<
    My Paradise

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sua maneira de falar é tão fofa *.* Arigatou, de verdade, fico mesmo contente em ouvir essas coisinhas. Ah, e não se preocupe, eu também não tenho sido uma comentadora muito fiel ;)

      Eliminar
  5. Eu adoro essas coisas
    Mas tenho preguiça de fazer ( apesar de á um tempo andar a pensar fazer um)
    Minha prima criou um bem fixe, trabalhou os textos como se fosse uma revista, a capa tem mesmo o logotipo da revista "caras" mas com fotos da familia dela (tipo como se fossem famosos...
    E mandou imprimir em papel de revista ( não sei se isso fica caro ou não)
    No final ficou original e muito bonito, não se tratava de uma revista de fofocas mas uma revista de recordações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é sempre esse, a preguiça, pois por muito bonito que seja o resultado, é trabalhosos chegar lá. A sua prima teve uma ideia genial! Nunca me lembraria de tentar fazer a minha família passar por personagens famosas, dê-lhe os meus parabéns ;)

      Eliminar
  6. Anii-chan,o meu computador pifou(de vez)e agora vai para arranjar.Eu tenho uma tablet por isso posso na mesma fazer posta,o problema e que não consigo por o template que me sugeriu(fiz o que me disse mas não consigo)e para fazer o cabeçalho eu não consigo ir ao pixlr.Pode-me dar um nome de uma aplicação para fazer o cabeçalho(sei que ha o pixlr em APP,e o editor que tenho na tablet)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, eu não conheço nada sobre aplicativos, muito menos para fazer cabeçalhos. Mas é simples, eu espero que você volte a ter um computador. Lamento a demora, mas isso de certa forma é bom, pois dá para eu ir retocando algumas coisas, até mesmo na maneira como posta. Assim, quando eu for avaliar, provavelmente já terá melhorado bastante alguns detalhes, que fazem toda a diferença. Pode passar-me o seu email? É só eu poder indicar algumas coisas. E se quiser, eu mesma faço o cabeçalho.

      Eliminar
  7. Freitase07@gmail.com
    Se não se importar de fazer o cabecalho,eu não dizia que não.Mas e se não se importar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Farei vários, e depois você escolhe o que preferir :)

      Eliminar
  8. Olá Ani-chan!
    Fico realmente muito feliz por você querer continuar com a nossa afiliação! Preferimos que você troque o link para o Black Dandelion por favor ^-^
    Achei tão fofa essa idea! Sinceramente, os seus posts são os melhores u-u

    | | Isabelle | | Black Dandelion | |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, continuo com muito gosto ^^ Vou trocar agora mesmo, desculpe a demora. Ah, e ainda bem que gostou ;)

      Eliminar
  9. Sugooooooi *oo*
    Adorei a ideia...
    Eu guardo minhas recordações todas numa pasta de plastico sem graça u3u vou fazer isto *3*
    Adoro DIY's haha'!

    Kisses~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, por vezes fico inspirada a dar ideias assim >.< Eu não tenho muito cuidado com fotografias, mas tenho um diário decorado por mim, pelo menos. Eu também adoro, mas raramente faço algum xD

      Eliminar
  10. Yo, Ani-Chan ! Estou ainda fazendo as últimas avaliações do semestre em meu colégio e estou sem comentar muito aqui no blog, gomen!
    Fiquei até pensando nisso um mês atrás mas, vi daria muito trabalho e não sei fazer coisas bonitas. Sou uma péssima aluna de artes. Por isso optei em fazer um mural de fotos e uma caixa de recordações usando EVA mesmo. Ficou até legal. Minha mãe tem um livro de recordações sobre mim desde a gestação até meu 1 ano de ida que ela mesmo fez, é de argola e as folhas são lindas. Pena que não herdei esse gosto por artesanato dela. Mas, adorei suas ideias e sugestões de folhas, capa, e moldurinhas. São todas uma gracinha! Kissus ~♥
    recantodafadaalice.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, para fazer uns recortes e umas montagens agradáveis não é preciso ser brilhante em artes, basta alguma imainação e tempo livre. :) Mas sim, dá o seu trabalho, e parece que essa ua alternativa foi bastante boa e mais eficaz, e imagino que tenha ficado igualmente bonito. A minha mãe tentou fazer um, mas perdeu a paciência, imagino que cuidar de um bebé necessita de mais atenção que um album >.< Mas deve ser fofo. A minha mãe tem bastante talento no artesanato, creiio que no meu caso herdei mesmo o gosto dela. Mas ainda bem que gostou das ideias ;)

      Eliminar
  11. Ah, eu fico um tempinho fora e quando volto quase não reconheço o blog ushauhsuhs
    Como vai Any-Chan?
    Aproveitando suas férias?
    Espero que sim u.u
    Olha, nunca pensei na ideia de ter um caderno de recordações. Já tentei ter vários diários, mas ou os perdia ou a preguiça não deixava eu escrever. O.O
    Hoje em dia eu só tenho alguns caderninhos que uso pra escrever textos e/ou anotar ideias, mas nada tão elaborado. Porém, vendo este post, apeteceu-me a ideia de montar um caderno de recordações... Quem sabe?!
    Vou ler os próximos posts u.u

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas férias estão a ser ótimas, obrigada por perguntar ^^ E realmente, se calhar faço postagens a mais e mudo de lay imensas vezes ;) Eu adoro criar essas "tralhas", diários, albuns, listas, e por aí, a verdade é que nunca termino, embora tenha imensos projetos começados, mas a verdade é que postagens assim contagiam-me sempre >.<

      Eliminar
  12. Que ideia original! *-* Gostei mesmo muito do detalhe das páginas informativas. :3 Acho que vou experimentar fazer um. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou, experimente, até pode ser divertido, e a sensação de encontrar coisas destas passados vários anos é nostálgica >.<

      Eliminar
  13. As dicas são bem legais! Porque você não monta um e tira uma foto pra gente ver como fica? <3
    Eu estou querendo fazer um assim para o meu namorado, ele fica todo bobo com essas coisas, mas para isso estou "juntando" mais momentos legais haha ♥

    www.prettythings.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso não fiz, mas fiz algo do género com um moral de fotos e recordações. Infelizmente, houve um probleminha ao passar a foto, pena, porque eu gostei do resultado. Ainda bem que as dicas foram úteis :)

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †