junho 19, 2014

Clichês otakus


Bom dia, sapinhos!

Hoje decidi trazer um daqueles posts rápidos e fáceis, tanto de escrever como de ler, onde tudo o que eu quero transmitir pode sê-lo feito através de tópicos e não de parágrafos extensos que provavelmente vos dariam sono. Pelo menos, era o que eu pretendia, mas a verdade é que - por ter ficado com falta de imaginação a meio do post - tive de fazer algumas pesquisas na net para não deixar a postagem curta demais. É sobre o quê? Sobre animes, naturalmente, e de todos os géneros. Mais especificamente, trarei uma listinha com clichés, aquelas coisas que se encontram em quase todos os animes, para melhor ou para o pior. 

  • Quase todos os protagonistas têm algum elemento triste no seu passado, como alguma morte, maldição, ou algo que originou problemas psicológicos.
  • Os tais problemas psicológicos são marca registada das protagonistas dos shoujos - nem que seja pela ausência de amigos
  • Quando os autores de shonen não têm imaginação, criam um protagonista que quer vingança.
  • No caso dos shonen, os protagonistas disfarçam o tal passado doloroso com muita idiotice.
  • Melhor maneira de demonstrar que compreenderam algo: bater com uma mão na outra.
  • Ainda nos shonen, é possível ignorar a idiotice quando o protagonista tem uma enorme vontade de vencer e de proteger os amigos.
  • As personagens mais risonhas ou até sarcásticas costumam ter algum segredo oculto.
  • Protagonistas de shonen são sempre gulosos.
  • As personagens mais bonitas vão morrer. Quase de certeza.
  • Todos correm mais depressa do que é possível na realidade. E não se cansam!
  • Garotas peitudas são muitas vezes gentis e idiotas, enquanto que as tábuas são bastante violentas. Principalmente em shoujos.
  • Em batalhas, o capacete/máscara é sempre a primeira parte de uma armadura a quebrar.
  • Nos yaois, todos os personagens masculinos são homossexuais.
  • As personagens mais covardes e inúteis revelam sempre algum tipo de força ou poder importante no final.
  • Personagens Lolis, que normalmente são pequenas e parecem umas criancinhas, normalmente têm cerca de 17 anos.
  • Há sempre personagens que são um perigo na cozinha.
  • Há sempre alguma personagem com cabelo branco. Embora seja mais raro em shoujos.
  • Melhor maneira de vencer uma luta: desenvolver um golpe novo do nada.
  • Todas as garotas de cabelo preto ou azul escuro, liso e com franja, são inteligentes, sedutoras e manipuladoras.
  • Nos yaois, uke acorda pelo menos uma vez na cama do parceiro sem recordar o que aconteceu na noite passada.
  • Todos os irmãos gémeos têm as suas loucuras, mas costumam ser bem vistos pelo público feminino.
  • Nos Mahou Shoujo (animes com garotas mágicas), a protagonista tem sempre uma roupa vermelha ou rosa, e lidera um grupo entre duas a seis amigas.
  • Personalidades típicas em trios: O idiota amigável, a sabe-tudo exigente, e o arrogante popular.
  • Como ganhar poderes nos Mahou Shoujo: a) A protagonista tem o seu poder, até então adormecido, despertado por algum acontecimento; b) A prtagonista encontra alguém que lhe atribui poderes.
  • Nas comédias, a personagem principal é sempre virgem.
  • Nos shoujos, o rapaz é sempre popular - por bons ou maus motivos - e a garota é sempre tímida/anti-social.
  • A maioria das personagens pensa em voz alta.
  • Quando está prestes a acontecer alguma desgraça, quem sairia em mau estado da situação grita sempre o nome de quem aparece para o salvar.
  • Metade dos animes é passado a relembrar o passado.
  • Nos shonen, os rivais são na verdade bastante próximos.
  • Quando vilões são convertidos para o lado bom, parecem perder grande parte da força.
  • Na maior parte dos animes em que a história se passa no mundo real, há uma personagem que foi transferida para uma escola e se vai tornar amiga do protagonista.
  • Protagonistas rapazes, pelo menos uma vez, dão com a cara nos peitos de alguma garota ou passam por alguma outra cena ecchi.
  • Dubladores japoneses pronunciam sempre nomes ingleses à sua maneira: Não vêm a diferença entre L e R, e nomes terminados em consoante para eles terminam em vocal, principalmente U.
  • Num shonen, antes de vencer uma batalha, o protagonista tem se sofrer muitos golpes e parecer fraco.
  • Nas salas de aula, o protagonista senta-se sempre a um canto da sala, ao pé da janela.
  • Episódios típicos em shoujos: Natal, férias com os amigos em algum local (como a praia), e festivais.
  • Em animes não-yaoi, há sempre uma garota que faz parte do trio protagonista e arruina os sonhos de muitas fujoshis.
  • Os vilões esperam que os heróis acabem de falar para atacá-los. Mesmo quando isso demora vários episódios.
  • Há sempre alguma personagem que é de um género mas parece ser do outro, ou seja, homens que parecem mulheres, e mulheres que parecem homens.
  • Sempre que alguma personagem começa a tomar parte em aventuras, acaba com saudades da sua antiga vida tediosa.
  • Cenas típicas de protagonistas de shonen: Sair a caminhar do meio de uma explosão; Sair ileso de um ataque e ainda pergunta ao inimigo se aquela é toda a sua força (mesmo que estejam em péssimo estado); Ou ir buscar inspiração os amigos já mortos.

Tive de me abstrair de dizer rapariga. Sim, é assim que se diz em Portugal, mas sei que no brasil isso tem uma conotação diferente da que eu queria dar, portanto acabei por escrever garota. 

Para quem quiser rir um bocado mais, cá está uma lista enorme: www 

Que acharam? Eu pessoalmente gosto de alguns clichés, mas às vezes são tantos que até enervam, além de deixar a história totalmente previsível. Principalmente em shoujos. Sabem o quê que me surpreenderia? Se de repente algum estúdio decidisse criar animes que não fossem adaptados de nenhum mangá (para ninguém saber previamente o que aconteceria) e usasse yaoi num shonen, clichés shonen num shoujo, e trocasse tanta coisa que nos daria uma enorme volta à cabeça, ao ponto de fazer as pessoas questionar se o género do anime estava mesmo bem atribuído. Claro, o público não poderia evitar aquela reação de WTF?!, mas se estivesse bem feito, tanto em termos de gráficos como em desenvolvimento, acredito que todos poderiam gostar. Não liguem, essa ideia acabou de me vir à cabeça. Se calhar ainda vou tentar escrever uma fic assim ;)


16 comentários:

  1. Mdeus o.o só li verdades xD Pois é, os animes resumem-se a isso basicamente 0.0

    Kissus *3*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É raro encontrar um anime invador hoje em dia >.< Não é de surpreender, com tantos deles no mercado! Mas seria bom se vaiassem um nadina.

      Eliminar
  2. Tenho que concordar a maioria dos animes tem uma cena dessas quase previsível ( mas ainda assim vê-se), eu gostei da ideia, acho que acabaria por abrir mentes para outro tipo de gostos ^^"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostu da ideia, pelo menos ago mens previsível e sem tantos clichés, por mais bonitos ou épicos que sejam, chamaria a minha atenção :)

      Eliminar
  3. Você descreveu um pouco de cada anime que já assisti shauhsa'
    Sua ideia parece boa, seria ótimo se algum estúdio fizesse algo parecido ou pelo menos tentasse tirar o máximo de clichês possíveis. Mas um clichê em shoujo é sempre bem vindo shauhsa' Ótimo post!
    Até mais.
    Zona Neutra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, há cliches muito bonitinhos (nos shoujos) u épicos (nos shonen, principalmente), e claro que sentiria saudades se eles desaparecessem por completo. Mas é até irónico como se encontra tantas coisas idênticas na maioria ds animes >.<

      Eliminar
  4. Como até agora só li o primeiro fato irei começar por ele, nos animes é assim porque eles acreditam que quanto mais eles sofrem, no futuro eles se dão bem, é algo assim .q e sobre as lollis é verdade, inacreditável isso e-e
    P♥B 

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, e até fca bem, embora ficasse melhor se inovassem um nadinha :) O problema é quando todos os animes têm os mesmos cichés, fica impossível não comparar >.<

      Eliminar
  5. Sei muitos clichês otakus, ri com vários que você listou. Dubladores japoneses fazem isso com pronúncias porque no Japão várias letrinhas são pronunciadas com dificuldade, um exemplo básico é o "L" e o "V" quando termina em consoante e quando tem duas consoantes juntas -conhecida aqui no Brasil como encontro consonantal, não sei como é aí onde mora-.
    Sua ideia foi muito original, gostei muito, se você não fizer esta fanfic talvez eu faça -claro que vou ficar meio "WTF?" mas acho que valerá a pena-

    Aeeeeeeeew! Minha vez de listar clichês o/

    Lolis e shotas costumam ter dupla personalidade
    Em mahou shoujo a protagonista é na verdade uma menina desastrada, lerda e com muito azar no amor.
    Nos shonnen, não importa o quanto a pessoa apanhe, nunca sai sangue, apenas fica arranhado e às vezes com as roupas rasgadas
    Ao contrário, nos Seinnen as pessoas perdem galões de sangue e nunca morrem.
    Nos Yaoi o dublador do seme sempre tem a voz grave
    Nos shonnen funciona assim: Se feriu? Enfaixe, medicamento é para os fracos.
    Em qualquer anime, os ataques mais fortes possuem um nome
    Cabelo branco ou espetado = Poder
    Animais falam \o/
    As pessoas conseguem conversar baixo estando a cinquenta metros de distância.
    Trilhas sonoras, preciso continuar?
    Coisas que os humanos não conseguem ver, o protagonista consegue -mesmo sendo humano também-
    A garota mais peituda é aquela que tem 9 anos -q

    Falei aí alguns que eu me lembrei e ria também o/

    Diário de uma Otome

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a pronúncia deles acaba por ser engraçada >.< Aqui em Portuga, tanto quanto sei, não temosum termo ara isso, "encoontro consonatal", mas sei do que está a falar. Se quiser pode fazer, eu faço várias fanfics, mas nunca termino e limito-as ao formato papel.

      E eu que acabei sem inspiração e fui proocurar ideias à net! Devia era ter perguntado a você!! :o
      Eu rio com personagens que tenham dupla persnalidade, esse dos Mahou shoujo é tão comum que nem sei como não me ocorreu. Acho que em alguns shonen sai sangue, mas é quase sempre pela boca >.< E essa parte do Seinen é pura verdade. Também concordo com a dos seme, com a dos medcamentos, com a frase dos ataques, dos animais, das conversas sussuradas, a das coisas que só o protagonista vê, e essa da garta peituda. Ah, e não, não é preciso dizer mais nada sobre as trilhas sonoras. Acredita que uma vez, quando ainda assistia Naruto, encontrei uma trilha sonora que me pareceu idêntca a uma que eu ouvia quando, em pequena assistia Winx?

      Ri demais >.<

      Eliminar
  6. Vim aqui rapidinho só por que você disse que esta vendo DRRR!!
    Pausa para repetir com voz desacreditada, VOCÊ DISSE QUE ESTA ASSISTINDO DURARARA!! AI MEUS FELLINGS EU CONSEGUI FAZER COM QUE ANILYAN LEOUNEAR *respira* gente mas que pseudônimo, hein moça? *respira* ASSISTISSE ESSE ANIME LINDO!!! KAKOI!! Me diga Any, o que achou dele? Mais importante, já terminou? E as músicas, quais mais gostou? E os personagens? (não me diga que vai ser outra a shippar ShiZaya, onegai~) Você realmente lia todos os meus comentários empolgados em relação a isso?!! E sim, estou mais empolgada do que nunca, ahaha' xDD

    Sobre o que disse, bem, a segunda temporada foi confirmada para esse ano mas sem data nenhuma até então ;u; tanto que até dei uma busca rápida e nada até agora, o jeito é esperar para rever esse anime lindo *coof* e o Shizuo de novo *coof* enquanto isso vou revendo a primeira mesmo. E eu posso responder os comentários no Bubbles, só que não da forma tradicional Any, aí respondo a todos de uma só vez, como você fez daquela vez que deu problema com os seus lembra? Mas to enrolando dessa vez. É. ;u; Enfim, era isso... não me conformei com minha última postagem, saiu meio desgastada e também, admiro a sua habilidade de fazer comentário pequenos Any~ (o3o);

    Ai, acho que exagerei, tipo os clichês de animes.. nhé. ;3;
    Adió Any-chwaan~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acabei esta quinta! *.* ADOREI! Eu responderia a todas as suas perguntas aqui, mas precisamente por não querer estragar a sua admiração pela minha capacidae em fazer comentários pequenos, digamos apenas que hoje vou postar a minha resenha sobre o anime, onde responderei a todas essas perguntas ;) Sim, eu leio todos os seus comentários, você não imagina como me convenceu a ver montes e montes de coisas: Noragami, DRRR, Mekaku City Actors... E agora até vou entrar ne pensão KOI >.< Ah, mas sou realmente mais uma a shippa ShiZaya. Você shippa? >////< Ah, então ainda não saiu? Vou aguardar, eu e a minha irmã estavamos em pulgas (na verdade, oculteio quando comentei no seu blo, mas a minha irmã mais nova disse que a perseguiria até ao brasil para a interrogar se você não respodesse em 3 dias) -.- Ah, não sabia qe você conseguia responder aos comments. E eu gostei da sua ultima postagem, não sei porque a reclamação.

      Hahaha, isso dos clichés é pura verdade ^^
      Adió!

      Eliminar
    2. Heya! Voltei, ahahah' o jeito é esperar a sua resenha, porque agora estou louca para ver a sua opinião sobre a atmosfera simples mais misteriosa de DRRR, ainda não acredito que servi como estopim para assistir a esse anime, me sinto muito feliz~ *u* Você deve ter notado que eu nunca consigo fazer um comentário pequeno, pois eu crio assuntos onde não tem. Entre logo lá na pensão Any!! Shizuo, Suzume e eu estamos lhe esperando, pode apostar~ Por essa eu já esperava (pois é, acabou se tornando previsível, como os clichês ali) a maioria das garotas que assistem DRRR tendem a shippar esse dois, ahaha' e eu.. bem.. eu shippo os dois, mas não tanto quanto shiparia ZoSan e 8059 xDD Vamos esperar para ver Any, a second sesion promete muitas surpresas, pulgas? Ahaha' gostei do termo, e nossa, sua irmã também viu ao anime?! Isso sim é legal e eu consegui responder-te a tempo, pelo menos, espero que ela não me interrogue, ehehe. (>u<);

      Adió!

      Eliminar
    3. Bem, agora você já comentou na resenha. E que comentário ENORME!!! Mas fico muito muito muito contente por toda a sua empolgação, sim serviu, e não só para DRRR, fico feliz por você estar feliz :3 É, eu já notei, tive uma fase em que eu mesma fui assim, mas com o tempo a apertar e sem querer deixar as pessoas à espera, acabei por me habituar a encurtar um pouco as respostas e agora o difícil é fazer o contrário. Mas sabe, acho que isso é bom, é animador ler comentários como os seus, até emociona, e se você não fosse assim, não seria a Snow-chan ;) Ah, vou tentar entrar hoje mesmo! Sim, pulgas!! Estou mesmo ansiosa, a minha irmã também viu o anime e por acaso não se cansa de dizer que foi o melhor que já viu, não se preocupe, ela acabou de simpatizar com você >.<

      Eliminar
  7. Ani-Chan eu dei altas gargalhadas aqui lendo os clichês, realmente é tudo que você listou ou até mais.
    Olha que sou iniciante com mangás e animes(3 anos só rsrs) e falta ler e assistir muitos.
    Mas, a cada clichê que você lista eu ficava : "Já vi isso no anome tal" , "Gente, mas naquele mangá é igualzinho! , "Poxa, tem tudo isso no anime acolá!"
    Acho que faz parte da cultura japonesa ter esses clichês em cada gênero de mangá/anime. Se não houver acho que descaracteriza. Minha opinião u.u Porém, o engraçado que comecei a refletir enquanto lia que seria bem interessante uma mangá/anime de um gênero/tipo com clichê todos diferentes para dar aquela bagunça no leitor e no final ser totalmente fora dos clichês kkkk seria uma revolução hahaha
    Adorei o post!
    recantodafadaalice.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você diz-se principiante? Eu só vejo animes há 2 anos! haha, menos tempo até que você, mas parece que a enganei. Não se preocupe com isso, o tempo não quer dizer nada, e pelos vistos, você conhece animes bem o suficiente para concordar com muitos clichés daqui, foi precisamente por essas sensações que você comentou que eu gostei tanto de escrever este post, foi mesmo divertido. Ainda bem que gostou dessa ideia de trocar tudo, foi só algo de que me lembrei :) Ainda bem que gostou ;) Ah, e não gostaria de participar de um pequeno projeto? Veja o post "Mais uma ideia que provavelmente não terá fim"

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †