abril 05, 2014

Anime: No.6


Ohayou, minnas :)

Estou a escrever isto dia 28 do 3 de 2014, em Portugal são 18h05 e estou terrivelmente sensibilizada com um anime que acabei de ver. O nome dele é mesmo "No.6", que é o nome de um certo lugar importantíssimo na história. E acho que esse anime entrará no meu top, porque faz críticas enormes à nossa sociedade, tem uma ótima animação (pois, foi feito pelo estúdio Bones), personagens lindas mas sem serem estranhas, não tem quase nenhuma enrolação e é a prova de que shonen-ai podem ser sérios e muito mais incríveis do que alguns idiotas pensam. Até a minha irmã mais nova viu e concordou comigo. E fiquei com imensa vontade de resenhá-lo...

{NOTA: Fiz uma NOVA RESENHA, que está bem melhor, mas também mais longa. Cliquem AQUI}

A história passa-se na cidade No.6 e nos seus arredores, separados por um muro. O interior, a cidade, é supostamente uma utopia, onde há uma grande promoção por igualdade de direitos e todos vivem bem. Já o exterior, o Distrito Oeste como é mostrado mais tarde no anime, é praticamente a lixeira da cidade. Não no mau sentido - ou seja, no de soterrarem o exterior com poluição. Refiro-me ao facto de a cidade exibir a sua tecnologia deitando livros e coisas "menos importantes" para o exterior. Embora humilhante para os pobres, até seria piedoso e, portanto, menos grave, se não fossem segredos da cidade que não posso revelar devido a spoilers. Apenas direi que a cidade trata de eliminar as suspeitas e que começaram a ocorrer incidentes relacionados a velhice e abelhas. Yup, isso mesmo.

Mas claro que têm de haver protagonistas para nos apresentar à história. Shion, um rapaz prodígio da cidade, tinha feito 12 anos quando ajuda Nezumi (ou Rato), um rapaz ferido que aparece a meio da noite, a fugir, mesmo sabendo que poderia ser descoberto. E é. A punição de Shion é não poder entrar no curso que pretendia e perder parte dos luxos, ainda que não todos. Quatro anos depois, quando Shion começa a verbalizar as suas suspeitas sobre a cidade, ele estava a ser levado para o seu suposto castigo - prisão ou o que fosse - quando é a vez de Rato, que sempre teve Shion debaixo de olho nesses 4 anos, o ajudar a fugir e apresentar à realidade.


  • Shion
O nosso protagonista é vítima de um incidente que quase o matava e o deixa com a aparência acima - originalmente, tinha cabelo e olhos castanhos. Pode parecer tão bondoso e inocente que quase devia ser considerado burrinho e indefeso, mas não é bem assim, além de ele ser um génio.
  • Rato
Primeiro, eu acho-o lindíssimo :3 E adoro a sua tentativa de se fazer frio, durão e mauzinho, sempre a mandar indiretas e com um sorriso torto na cara. Maaas, o Shion é o ponto fraco dele, que tem até bastantes sentimentos. Além de excelente lutador, ele é ator, e canta maravilhosamente (www «voz dele).
  • Inukashi - A guarda dos cães foi criada por uma cadela e tem um estabelecimento onde pessoas são aquecidas por caninos. É animada, direta, mas tem medo de morrer.
  • Safu - Amiga de infância do Shion, está apaixonada por ele e deixa isso claro, mas é mais bondosa do que parece.
  • Karan - Mãe do Shion, pareceu-me uma boa pessoa, e cozinha muito bem.
  • Rikiga - Antigo jornalista, agora anda a vender rapariguinhas para viver com luxo, no entanto, não é má pessoa, tendo até um lado mais idiota.


Ok, de história não direi mais nada. Apenas digo que é incrível a maneira como eles abordam o problema e conseguem, sem muito palavreado nem músicas dramáticas, relacionar todos aqueles problemas com a situação política atual de vários países aqui, na Terra, e embora tenha a sua dose de magia - que não é explicada, com pena minha, mas entendo o efeito mistério - algumas coisas são muito realistas. Incluindo as cenas de ação, que estão incríveis, com movimentos rápidos, algum drama, cenas incrivelmente fofas, e momentos em que nós sustemos o fôlego porque não sabemos se vai acontecer uma coisa ou outra, é mesmo difícil adivinhar. Mas tenham fé, o final é parcialmente feliz ;)


E agora, como provavelmente estavam à espera, irei falar da relação entre os protagonistas. Eu não sou grande conhecedora de yaois, e portanto fico feliz em dizer que este era bastante leve, apenas um shonen-ai, e a relação mais notória é de companheirismo. Há momentos em que eles se protegem e, ao fazê-lo, se aproximam imenso um do outro, o que eu achei lindo. Beijos? Poucos. As conversas? Alternam os assuntos sensíveis e profundos com conversas banais, mas nem por isso vazias. É, se eu quisesse convencer alguém de que yaois são incríveis, indicaria este anime. Aliás, antes de assistir, procurei algumas críticas curtas em inglês e muitas pessoas diziam que detestavam yaois, mas tinham adorado a beleza desta história. Isto tudo porque aqui o amor não se trata de fanservice, em vez disso, é um ponto central para a história avançar.


A trilha sonora também é linda. Embora eu não seja a maior fã de quem canta a opening, as músicas que acompanham as diversas cenas são muito boas, adoro as vozes JAPONESAS dos protagonistas e amei as canções do rato. Eram momentos muito emocionantes >.<

O ponto fraco do anime foi ter sido tão curto. Podiam pelo menos ter feito 12 episódios. O mangá dá muitas mais explicações e tem as típicas cenas extra. A novel, então, é mil vezes mais aprofundada. Então, a pouca quantidade de episódios fez com que o avanço fosse lento no começo, e precipitado no final. Outras falhas talvez sejam não explicarem a origem da magia e terem alterado os traços em relação ao mangá, que para mim era mais bonito.

P.S: se assistirem o anime, no episódio 10 procurem por uma agulha (não é difícil, e entendedores entenderão ;) )


19 comentários:

  1. E eu gostei muito desse anime... Começo, meio e final muito bom.
    Tanto os personagens quanto a história tiveram um bom desenvolvimento.
    Shounen-ai, foi bem leve... Não foi o foco principal do anime.
    Gostei.
    Abraço.
    Espaço otaku

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente, e tenho imensa vontade de indicar a alguns amigos meus que dizem que não gostam de yaoi >.< Ja nee ^^

      Eliminar
  2. *-* Mais um para minha lista! No momento não estou em minha residência, então não posso assistir aqui TwT Mas quando voltar para casa, poderei ver um monte de coisas da minha lista, e esse anime é uma dessas coisas com certeza!
    Obrigada pela resenha! ^^/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito triste não se poder assistir algum anime :( Mas fico muito feliz por querer vê-lo, douitashimashite, eu adoro fazer resenhas, e fico extremamente feliz quando as pessoas ficam a conhecer algo novo por minha causa.

      Eliminar
  3. Ja assisti este anime, mas foi pelo simples fato de ser Yaoi kkkkk
    EU AMO YAOI
    Acabou que gostei muito dele, é demais! Os problemas da sociedade, junto com o drama e a ação... Ai que perfeito! Eu amei demais! Ele é um dos anime que mais considero e indiquei ele à vários amigos e mandei ele ignorarem que é Yaoi -q
    E adivinha? Eles gostaram! Lógico! Pois tem muito mais história do quê muitos outro animes que assisti. Foi uma ótima ideia resenhá-lo u.u
    Agulha hein? Entendedores entenderão -qq

    Diário de uma Otome

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente, eu já sabia que você ama yaoi. Devia ter deduzido que já viu este >.< Sim, ele é demais!!! Ainda bem que posso falar dele com você, é muito raro encontrar fãs tão entusiasmadas quanto eu, só se for mesmo a minha irmã. Eu adorei a história, o cenário, o Nezumi, tudo isso que você disse!... Eu queria indicar a alguns amigos meus, mas mesmo asism eles são muito cépticos, é triste :( Mas lógico que os seus amigos gostaram, e provavelmente os meus também gostariam se vissem. Exato, entendedores entenderão ;)

      Eliminar
  4. Olá =3
    Nossa, os traços são lindos, gostei da história, mas fico com um pé atrás devido ao Shounen-ai, mas irei dar uma olhadinha.

    kissus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São lindos, mas os do mangá ainda são melhores :3 Sei o que quer dizer, eu nunca tinha visto nenhum yaoi, apenas alguns fanarts mais leves, e não sabia o que esperar desse anime. Mas ele acabou por me deixar totalmente viciada, espero que goste também :)

      Eliminar
  5. Já assisti o primeiro episódio desse anime e me pareceu bem promissor. Quero arranjar tempo pra terminar de assistir em breve! ^-^
    Achei muito fofinhas as imagens que você colocou no post! Kawaii~
    E falando em kawaii, o layout daqui está muito lindo!

    Kyoumy | |LoveAnimes| | ~Chu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredite, é mesmo. Espero que goste do anime, tanto quanto gostou das imagens e do layout, mas pretendo mudar de lay em breve :) Ja nee ^^

      Eliminar
  6. Ah eu conheço o anime mas nunca vi O.O
    SUHSUSH ' sabe o de cabelinho amarrado ? Pela primeira vez que eu vi ele , pensei que era uma menina , daí eu pensei que iria rolar romance /o kkkkkkkkk
    Mas depois que vi que era um garoto , nunca mais quis ver o anime e........e
    HSSUHSUHS '

    Ainda mais que tem um pouco de shounen-ai/yaoi/seilá , ç.ç se fosse shoujo ...
    Enfim , bye bye amore

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando eu não conhecia, achava o mesmo, mas rapidamente percebi que era um garoto. Mas sabe, eu nunca tinha visto nenhum yaoi nem shonen-ai, e tinha receio de não gostar deste anime, mas além de o romance ser muito leve e mais bonito que qualquer shoujo (eu achei), convenceu-me de vez que isso não tem nada de errado nem estranho, o anime conseguiu habituar-me de um momento para o outro.

      No seu lugar, eu daria uma oportunidade, acho que não custa nada ver o primeiro ep ;)

      Ja nee ^^

      Eliminar
  7. Yaoi, eu somente li fanfics nesse gênero, mas quem sabe esse não seja um anime para conhecê-lo melhor? Eu amei os traços que vi nas imagens ilustrativas e realmente, Rato é muito bonito! Fiquei muito instigada a conhecer mais desse universo que você apresentou e com vontade de saber mais sobre a relação de Shion e Rato ^^
    Preciso ver esse anime! Acho que vou pular a frente de todos os outros que tenho, só porquê este se tornou seu favorito (então deve ser maravilhoso mesmo ^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que comecei a entrar nesse mundo graças a alguns fanarts - por exemplo, beijos entre duas personagens masculinas, mas eram tão fofas e bem desenhadas, que eu não resistia a salvar numa pasta, e quando dei por ela, já não estranhava tanto assim. Mas esse anime tornou-me fujoshi, acho que já nem dá para voltar atrás, e nem sei porquê, porque o romance é bem leve, mas encantou-me completamente. Bem, nós costumamos ter alguns gostos parecidos, como o nosso gosto por fantasia, mas não sei o que vai achar, ok? Se não gostar de algo não me culpe, mas acredito que não se irá arrepender muito, principalmente se você gostou da arte e tudo isso :) Ah, já agora, comecei a habituar-me ao nome japonês do Rato, é Nezumi, sempre é mais elegante >.<

      Eliminar
  8. Mais uma resenha que me encheu de vontade de ver esse anime ainda mais que é yaoi(fujoshi aqui falando). Já fui ver o 1º episódio e a musica de opening já está grudada em minha cabeça rsrs
    Estou virando fã do teu blog, moça! rsrs
    Kissus-♥ Isabella || recantodafadaalice.blogspot

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você é fujoshi?! Me indique alguns animes!!! *.*

      Vire fã à vontade, ainda quero dedica algum tempo a ver o seu blog, pareceu-me promissor :) Aposto que vai gostar de No. 6

      Eliminar
  9. Anónimo24.7.14

    Eu realmente gostei do anime , mas não percebi muito bem eles os dois se gostavam? E no final foi meu esquecido mas rolou lágrima se alguém me poder espelicar melhor a historia do anime ficarei grata .
    Kissus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo24.7.14

      Esqueci de por mais uma pergunta se sim porque no final eles não ficaram juntos ...

      Uauuu minha cabeça ta dando voltas 😱

      Eliminar
    2. Pelo que eu percebi, sim, eles se gostavam, mas como o anime é shonen-ai, as demosntrações não são muito fortes. Eu não tenho como explicar melhor a história do anime, pelo menos não por comentários, digamos apenas que se você ler o mangá possivelmente entenderá melhor. Dando umas luzes quanto ao final, bem... A Safu já estava morta e aquela era uma holo-imagem dela, por isso não deu para salvá-la, e como ela era a reencarnação da deusa Elyuria, conseguiu ressuscitar o Shion (no anime. No mangá ele nunca morreu); A maior parte das pessoas foi morta pelas vespas, os muros da cidade foram destruídos e portanto as pessoas do distrito oeste puderam ir para a cidade de No.6, e depois Nezumi afastou-se porque provavelmente não se sentiria bem a viver num lugar daqueles, foi simplesmente da personalidade dele, não se amarrar a ninguém e tal. Ah, mas no mangá, antes de eles se despedirem, o Nezumi passa a noite na casa do Shion, a mãe dele agradece-lhe e por aí. Só se separam no dia seguinte. Espero que tenha ajudado :)

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †