março 02, 2014

Toradora


Ohayou, minas!

Já há algum tempo que não resenhava animes, certo? Antes de tudo, vou adiantando que estou a aproveitar o carnaval para ver Ao no Exorcist, já estava na altura de tomar vergonha na cara, e devo dizer que o Rin é ainda mais fofo do que o descrevem. O que trago hoje é a resenha de um shoujo de que provavelmente toda a gente já viu e conhece - ou seja, nada de novidades - mas é isso que gosto nas resenhas: não tenho de indicar coisas para as pessoas verem e sim fazer críticas construtivas, que depois confronto com as vossas opiniões. 

Toradora, conhecem?



O próprio nome do anime é uma maneira de pronunciar o casal principal. Taiga = pronuncia-se como "Tiger" = tigre em japonês diz-se Tora. Riuji = significa dragão = dragão em japonês é Doragon.

Para vos ajudar a situarem-se, vou começar por mostrar o aspeto das personagens, sim? :)

Taiga
Riuji
Minorin
Ami
Kitamura
Imagem da ending


Taiga, uma autêntica Tsundere (bruta e violenta por fora, mas fofa e sensível por dentro), vive sozinha num apartamento rico - pois tem pais desprezíveis - e tem uma única melhor amiga, Minorin. Embora tenha rejeitado Kitamura, sofre de amores por ele, e é isso que a leva a conhecer Riuji, devido a pequenas "trocas" e confusões com cartas... Riuji é pobre, tem a mania das limpezas e é vizinho de Taiga. Vive com a mãe, de quem cuida, pois ela tem um lado infantil e trabalha à noite, chegando a casa cansada. Tem também um papagaio e ainda herdou o olhar delinquente do pai. O seu único amigo é o rapaz de quem Taiga gosta, Kitamura. 


Sei que parece um começo confuso, mas logo no primeiro episódio somos apresentados a todo esse cenário e não tem nada para confundir. Tudo faz sentido rapidamente. Aliás, acho que é mais explícito a personalidade das personagens que a própria história delas, mais desenvolvida pelo fim do anime, ou pelo menos, é revelada aos poucos. E embora o grupo aparente ser um bando de crianças com manias estranhas e sem grande drama da vida de cada um, vamos descobrindo que, sem perder a sua essência, todos lidam com os seus próprios problemas com a maturidade necessária. Mais do que aparentavam ter...


Outra coisa que devo sublinhar: O Riuuji nunca me pareceu um delinquente - exceto quando faz de tudo para se livrar da sujidade. Talvez tenha olhos pequenos, mas é mais bonito que muitos rapazes e esse pareceu-me um motivo fraco para criar um protagonista isolado. Com a Taiga sempre faz mais sentido: aquela pequenina é tão violenta e doida, que assim que chega dá o ar de "salve-se quem puder!". A Taiga é muito engraçada e embirrenta, encaixou perfeitamente no anime. E nunca se diria - a não ser pelo nome do anime, ser o normal em shoujos e um ou outro cliché a que já nos habituamos - que ela acabaria com o Ryu, pois a relação entre eles é muito mais como uma relação entre pai e filha, ou talvez irmãos. Além de que ambos já estavam apaixonados por outras pessoas. Mas acho que foi esse tipo de relacionamento que mais me agradou no enredo, o facto de a Taiga parecer uma criança problemática e Riuji um pai protetor convenceu-me muito mais facilmente que 2 protagonistas a tentar caminhar "na direção um do outro". Na verdade, não poderiam caminhar em sentidos mais diferentes... >.< Qualquer criança saberia dizer que eles ficam juntos, mas apenas pelo pressentimento - que evidências impediam uma reviravolta?




Outra coisa que tornou o anime divertido são as personagens secundárias. A nossa alegre e desportiva Minorin, que na verdade tentava esconder quem amava pelo bem da sua melhor amiga, e dá o seu apoio até ao fim; Kitamura, que apenas uma vez brilha com uma história mais profunda, e no resto do tempo se mostra como um membro do concelho estudantil bem idiota e longe de ser nerd e certinho, embora seja ótimo aluno; E ainda a Ami, uma famosa modelo que se inscreveu no colégio para fugir de um fã obcecado, e que embora pareça mimada (pois é um diabo e tenta fazer as pessoas crer que é santinha), também consegue ser adulta e a sua maldade já deu um empurrão a muita gente. Eu gostei dela. Todos esses e outras personagens contribuem tanto para o humor como para o drama.




E a última coisa que adorei: os momentos especiais. Refiro-me a momentos queridos e divertidos. Toradora está cheio deles, aquele tipo de circunstâncias fora da rotina e que dá aos fãs exatamente o que querem: o dia na piscina, as férias na praia, a festa de natal... Eu gostei especialmente do concurso em que a Taiga é escolhida *spoiler* como a mais bonita da escola, seguido de uma competição para ver quem dançaria com ela */spoiler*. Quem é que não conhece esta última imagem?  Ela é mesmo linda :3





Acho que há um único ponto fraco em toda a história, que é o final. Antes que algumas pessoas concordem, vale salientar que o final de verdade fica DEPOIS DA ENDING, e sempre é mais alegre, embora também nostálgico. Mas não é a isso que me refiro. Não posso revelar o que acontece nos últimos episódios, mas a maneira como os acontecimentos se precipitaram, com tal seriedade e gravidade, para mim estragou o clima do resto do anime, pois o romance pareceu muito mais preocupante e forçado, foi totalmente diferente do satisfação e felicidade que eu tinha previsto sentir. Seria boa ideia, num shoujo diferente, mas alcho que ali exageraram. Podiam pelo menos ter mostrado uma recompensa melhor por todos aqueles problemas, algum tipo de reunião também com os amigos, pois não são menos importantes que o Riuji.






Mas era isto. Apesar de tudo, gostei muito do anime, e guardo grandes recordações. Nunca tentei desenhar a Taiga, mas se alguma vez fizer um desenho com ela, prometo colocar aqui para vomitarem arco-írís ;)

P.S: Gómen pelo excesso de gifs. Não resisti...

17 comentários:

  1. OH MEU SANTO ZEUS,KYAAAH! ♥
    Eu amo amo amo amo amo Toradora ♥ É super fofo e divertido *--*
    Indentifico-me bastante com a Taiga,e sinto um pouco de inveja dela por poder morar sozinha ~sou estranha~
    Eu nem acho o Ryuuji feio,apenas dá um pouco de medo quando está com aquela cara de maníaco de limpezas xD
    Por mais estranho que pareça,eu odeio a Minorin.Não sei porque,não sei explicar,mas odeio-a.E gosto muito da Ami,tirando quando ela começou a atirar-se ao Ryuuji ¬¬.

    Acho que o comentário ficou grande demais....Gomen ╮(╯▽╰)╭

    Kissus!>3<
    My Paradise

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se preocupe, o comentário tem o tamanho certo >.< E concordo com imenso do que você disse, o Ryu só fica assustador quando tem a mania das limpezas, de resto, parece-me um rapaz normal. Quando à Ami, gosto mais dela que da Minorin, mas não odeio a pobre coitada. Mas sei o que é, às vezes uma pessoa não vai com a cara das personagens ;)

      Eliminar
  2. E eu aqui aproveitando esse carnaval pra ver Mirai Nikki ahushasuhauh
    Eu amoooo de paixão Toradora, mesmo o final sendo "quase" sem sentindo, eu gostei, me fez chorar ahsuahsuahsua
    Eu nunca gostei da Minorin, mesmo eu me identificando um pouco com ela e a taiga, só no final que eu fiquei com um pouco de dó dela, mas enfim, como você disse o próprio nome do anime "shippa" o casal ahusauhsuha

    OtaySekai

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau, 2 comentários seguidos a dizer que não simpatizam com a Minorin :o Para mim, ela é uma personagem que não diz muito, mas também não tenho muito contra ela. E realmente esse final é comovente e tal, mas acho que não assentou muito no anime. Bem, foi bonito, e tal, mas acho que ainda podia ter sido melhor. Como você disse, foi quase sem sentido. É, não há forma melhor de aproveitar o carnaval >.<

      Eliminar
  3. Eu realmente adoro Toradora, um dos animes mais perfeitos que já vi <3
    Beijos *3*

    re-minis-cence.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um shoujo praticamente perfeito, muito melhor que vários animes que se produzem em massa hoje em dia e que não nos dizem quase nada ;) Acho que nunca a tinha visto por aqui. Bem-vinda ^^

      Eliminar
  4. nunca tinha visto esse anime mas vou da uma olhada porque parece ser bem interessante
    sdv gb-ronaldo.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sei se faz bem o seu género, porque é um shoujo (anime para garotas), mas pode ser que goste, então força ;)

      Eliminar
  5. Ao no Exorcist foi o primeiro anime legendado que já assisti, o Rin não é fofo, ele é lindo, gato, tesão, gostoso, seduzente... Parey, se não escrevo uma enciclopédia sobre o meu Rin -qq
    Eu também gosto de Toradora e devo falar que odeio a Minorin -a Eli-chan faluo isso aí em cima também- acho a Minorin muito "Vamos nos divertir" acho ela uma personagem muito forçada.
    O Ryuuji não parece um delinquente, sei lá, tá mais pra "ser com um traço estranho"
    "Papai Noel!" Suor pelos olhos TT^TT
    A gente te perdoa pelo excesso de gifs, e afinal, quem resiste? -qq

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah! Uma coisa que esqueci de falar -desculpa por esquecer de algo tão importante, é que eu tô doida com meus estudos x.x- Eu e o Rih-kun aceitamos sua afiliação, já coloquei seu nome lá, ok? Obrigada pela atenção o/

      Eliminar
    2. O meu primeiro anime foi Naruto, mas ocupou tanto tempo em que podia ter visto outros animes melhores que até me arrependo, pois embora goste de Naruto, já vi alguns muito mais espectaculares. Ah, sei o que quer dizer, mas eu prefiro resumir chamando-o de "fofo", vamos deixar os outros adjetivos implícitos, sim? ;) Bem, 3 pessoas não gostam da Minorin! Por acaso reconheço isso da diversão forçada, acho que só agora que você colocou em palavras me apercebi, mas também não tenho nada contra ela. Foi o que eu disse, o Ryu não parece um delinquente. Essa é apenas parte da sinopse. Aliás, eu referi isso como "um motivo fraco para criar um protagonista isolado", pois ele até é suficientemente bonito. Ainda bem que me perdoa, tinha receio de ser só eu a não resistir :3

      Ah, perfeito, vou te adicionar agorinha!

      Eliminar
  6. Esse anime é muito legal kkkk Demorei um tempão para vê-lo porque no começo a Taiga me irritava muito --' E continua me irritando, mas as vezes ela consegue ser bem fofa kk
    Toradora é um shoujo sem muita melação e o final me agradou bastante! Gostaria que tivesse uma segunda temporada ;) Beijos ~
    sonho-oriental

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por acaso até gostei da Taiga, por vezes conseguia ser uma grande pirralha, mas amadureceu bastante :) O melhor de Toradora é não ter melação, esse é o tipo de coisa que me irrita profundamente. Mas embora tenha gostado do final, acho que ainda podia ser melhor. 2ª temporada, que coisa perfeita *.*

      Eliminar
  7. Nháá amei teu blog, principalmente por que o lay é de @-@ *tant tan* HORA DE AVENTURA! @-@
    Sobre Toradora... Eu não terminei de ver o primeiro episódio, porque quando eu fui ver minha mãe me tirou do pc e depois esqueci do anime T-T
    Mas com certeza vou ver, adorei o post, ficou todo animado, com os gifs^^

    ~Chuu
    http://aoaozora.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou, mas o que eu mais gosto neste lay é que é de Hora de Aventura me versão anime ^^ Isso acontece-me muito, e quanto aos gifs, eram todos tão bonitos que não me arrependo de os ter colocado ;)

      Bem-vinda ao blog :)

      Eliminar
  8. Tinha me esquecido de que sempre que visito seu blog, minha listinha de animes cresce >.<
    Se não me engano, foi aqui no blog que eu já tinha ouvido falar de Toradora, mas com essa resenha mais completa fiquei mais curiosa >.<
    Parece que o pessoal gosta mesmo do anime! Bom, com certeza vou ver ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal, não é só a lista de livros que cresce >.< Resenhas completas são sempre o melhor, se você gosta de shoujos fofos e engraçados, vai adorar esse :)

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †