março 05, 2014

Material para desenhar


Yoo, sapinhos :)

Este pode não ser o melhor blog para eu falar de arte, mas mesmo assim, dá-me muito gosto fazê-lo. Digamos que este post é apenas sobre material de desenho - vou referir tanto os básicos como material específico e mais profissional - divido pela sua utilidade. Ou seja, se serve para pintar com tinta, lápis de cor,... Eu apenas faço desenhos à mão, e é por isso que conheço algumas marcas decentes, mas claro que se você usa placas gráficas, não precisa de nada disto.


  • Lápis de grafite / lapiseira
Isto é o essencial, principalmente se você se quiser fazer um desenho de jeito, onde começará por fazer rascunhos. No mínimo, tenha os 3 tipos de grafite básicos, mas depois pode variar o número para intensificar o efeito, por exemplo, um lápis 6B faz uma sombra muito mais escura e é muito mais mole que o B normal. Os 3 tipos são:
- H» duro, fino e claro, ideal para desenho geométrico e fundos rigorosos
- HB» intermédio
- B» Mole e escuro, bom para fazer esboços.
Você pode optar por lapiseiras, aconselho entre uma fina e uma grossa, como 0,4 e 0,8. São muito usadas por quem gosta de desenhar detalhes ou traços finos.


  • Canetas para contornar
Claro que esse não é o nome delas, mas eu chamei assim porque cada pessoa usa conforme preferir. Há muitos tipos, de várias grossuras, e a maneira como funcionam por cima do lápis varia um pouco, então a escola dependerá do resto do material que você usar. 
- Canetas Rotring» por vezes falham por cima do lápis, mas são perfeitas para criar padrões e efeitos
- Bico de pena» de preferência as que já têm tinteiro. Elas são finas e bastante precisas.
- Nankin» acho que são as melhores. Dependendo da espessura, podem ser usados para traços muito finos ou muito grossos.


  • Ajudantes do lápis
Parece que os estou a insultar, não? >.< Bem, eu estou a referir-me àquele material quase primitivo mas que é essencial para quem for pintar com grafite, para dar um acabamento melhor e até criar efeitos. Claro que há várias marcas e formatos, mas isso não é de grande importância.
- Borracha» os cantos aguçados são melhores para apagar precisões. E há quem use "Limpa-tipos"
- Aguça» qualquer um serve, a não ser que queira automáticos, que deixam o lápis super pontiagudo
- Esfuminho» há 6 espesuras, são pequenos bastões de papel que servem para amaciar a textura e uniformizar a pintura com grafite. São importantíssimos.
- Verniz/ spray/ laca...» servem para fixar a grafite, impedindo o desenho de se estragar.


  • Corretor (Corretivo no Brasil)
Não há muito para explicar, né? Eu na verdade não tenho, mas se você se enganar e não corrigir, ou pintar algo que devia ter ficado branco (tipo o brilho dos olhos), o desenho pode ficar arruinado. Então, não siga o meu exemplo e use. Pode ser naquele formato de canetinha, ou como já vi artistas usarem, num tinteiro, onde você mergulha um pincel bastante fino. Mas se você passar os seus desenhos para computador, isto é desnecessário, porque pode corrigir em qualquer programa.



  • Lápis de cor
Algumas pessoas podem não gostar de pintar com eles, mas eu cá acho essencial, pelo menos para pintar pessoas (pintar fundos torna-se mais demorado...). O bom dos lápis de cor é que não são precisas muitas cores, uma caixa com 12 já nos serviria bem pois quem sabe usá-los pode inventar qualquer cor a partir daí. O importante são as marcas - acontece que as melhores marcas são mais caras porque têm mais pigmento, obtendo uma cor mais intensa, mas também quero indicar marcas mais fraquinhas, pois elas são boas para se dar efeitos de transparência e obter tons claros ou aguados.
- Bastante pigmento» Farber Castel, Caran d'ache, 
- Pouco pigmento» Stardtler (só lápis normais, porque os de aquarela são bons), Maped,... aquelas marcas para criancinhas


  • Canetas Copic 
São marcadores, mas não marcadores quaisqueres. Estas canetas são próprias para pintar mangá, e outras coisas. São super conhecidas porque, ao contrário das canetas normais, se você acidentalmente passar várias vezes pelo mesmo lugar, não obtém uma mancha mais escura ou borratada. A pintura é sempre uniforme, e facilmente se fazem degradês. Dá para usar montes de técnicas. O único problema é que, para fazer vários tons, é preciso um número razoável de cores, e isso pode ficar um pouco caro. É por isso que apenas usei uma vez...


  • Aquarela
Estão disponíveis em tubos ou pastilhas, e há muitas marcas. O bom das aquarelas é que demoram a secar, e podem ser misturadas. Algumas marcas boas são Cotman e Rembrandt. Mas, para se usar, são necessários outros materiais:
- Palete/Paleta» Para colocar e misturar as cores
- Pincéis» falo deles abaixo
- Recipientes de água, toalhas de papel» para humedecer ou secar/absorver a tinta
Eu uso antes lápis de aquarela/aquareláveis. São usados como lápis normais, e adquirem efeito aquarela quando se aplica água com um pincel em cima. Assim, tenho a certeza de que posso misturar as cores devidamente sem correr o risco que elas sequem cedo demais. A marca que uso é Mondeluz, mas as marcas de lápis normais também servem, incluindo a Stardtler.


  • Pincéis
Há pincéis de várias grossuras e pêlos, e certas marcas esfiapam mais facilmente que outras, ou seja, precisam de mais cuidados. Além disso, há formas mais redondas (retêm mais tinta) e mais achatadas (espalham-na melhor). Indico pincéis redondos número 5 e 8, e um chato número 3. Agora, alguns tipos interessantes.
- Pêlo de esquilo (petit gris)» é macio, retém bem a água e permite pintar áreas amplas.
- Pincel com reservatório de água» não sei o nome do meu, mas acho que há um da Waterbrush bem conhecido. São incríveis, pois em vez de ter de molhar o pincel, é só ir apertando o pincel que a água sai, não dando chance de a tinta secar. Os pêlos são sintéticos e extremamente macios, há apenas 3 espessuras, mas é a única coisa que uso. Para mim é uma das melhores invenções do mundo!...


  • Blocos de desenho
Para esboços, qualquer folha está bem, em tamanho A4 ou A5 (+ pequeno). Mas para verdadeiras ilustrações, o próprio papel influencia a maneira como o material atua. Então, vou dividir pelo material e indicar algumas folhas decentes. Além disso, muitos papéis são básicos, e isso fá-los amarelar com o tempo. O melhor são papéis ácidos. Muitas marcas utilizam grão fino ou algodão no fabrico.
- Desenhos a lápis/caneta» Fabriano, Canson,...
- Pintura com aquarela» No tipo hot pressed, é liso e seca rápido. No tipo rough, é rugoso e a tinta demora a secar. O tipo cold pressed é intermédio. O Fabriano ou Moleskine são bons. 


Alguns créditos: www www

Deu mais trabalho do que esperava, mas eu adoro falar de material. E vocês, gostam de desenhar? Costumam usar algum deste material ou têm sugestões de marcas? Ah, quase me esquecia, eu não sei se estarei muito ativa no FS ultimamente, mas isso é porque estou a dedicar-me aos meus outros blogs.

Ja nee!

15 comentários:

  1. Olá florzinha...
    eu achei um amor as suas escolhas...
    eu desenhava e muito... agora parei... eu tinha todas essas coisinhas fofas...
    beijinhos
    ?BLOG? Vanessa Cupcake
    ?BLOG? Sueño Sonoro
    ?BLOG? Depois dos 30

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou, eu também tenho várias destas coisas. Porquê que parou? Isso é tão triste!...

      E já agora, como é que consegue lidar com 3 blogs ao mesmo tempo? >.<

      Eliminar
  2. Eu sou muito preguiçosa quanto a pintar desenhos...E quando pinto estrago o desenho todo x3x,acho que fiquei traumatizada ~brincs.Mas amei as canetas copic!*u* Quem me dera ter algumas...;u;
    Eu estou sempre a comprar borrachas novas porque depois com o uso,as outras ficam completamente sem os cantos,e eu necessito deles ;w;.Especialmente para os olhos...x3x'
    Onde costumas comprar os teus materiais para desenho?o3o Em papelarias?

    Kissus!>3<
    My Paradise

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tive esse problema, mas comecei a treinar e ver tutoriais e agora acho que até me safo bem. Oh, sim, os cantos das borrachas são mesmo milagrosos!... Por vezes compro em papelarias, mas se encontrar em shoppings normais, compro lá. Aqui em Portugal, no Porto, há muitas papelarias, então nem é difícil encontrar.

      Eliminar
  3. adorei a lita de material mas eu so uso uma lapisera 07 e uma borracha e para colorir meu desnho uso o photoshop cs6 mas eu adoraria ter todos esse materiais
    http://gb-ronaldo.blogspot.com.br/ >.<

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que é ser poupado >.< Eu por outro lado não sei pintar no computador...

      Eliminar
  4. Adorei a lista de material, infelizmente eu não tenho o mínimo talento para desenhar :( Mas adoraria aprender.

    Também to passando para avisar se tem TAG pra você no blog ;)

    Bjos

    http://emmeumundodiferente.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Danii-chan, o comentário deu erro e foi para o fundo, espero que ache a resposta... :/

      Algumas pessoas não sabem desenhar, mas acho que algum treino ajuda sempre :) Ah, arigatou, ando um pouco ocupada, mas vou responder assim que puder :3

      Eliminar
  5. Ah! Antes que você pense outra coisa, eu -Rih- invadi a conta da Hari-chii ~
    Eu gosto muito de desenhar, mas prefiro pintar... Tipo: Pintar com telas, pincéis e tintas.
    Desenho muito também, uso quase todos esse materiais que você citou menos o Corretor -eu sou brasileiro, mas aqui no sul do Brasil chamamos de Corretor também-
    Uso várias coisas estranhas pra desenhar, tipo: Verniz, Lixa, papéis amassados -pra fazer um "efeito textura"- Ah! Eu uso algodão, eu sou um pouco fresco e não gosto de sujar as mãos.
    Ótimo post, vou dormir agora, tial ^.^'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, então okaeri, Rih >.<

      Eu cá gosto mais de desenhar, acho bastante divertido, até porque as minhas habilidades de pintura ainda não estão no nível 10. Ah, sim, os papéis amassados são ótimos, embora eu não seja muito de fazer texturas!... Verniz eu já tinha citado :) Uau, vai me chamar de tia? Até que é giro :3

      Eliminar
  6. Oieh.Amei os eu blog...Muito lindo.
    Você poderia seguir o meu?
    Será uma honra retribuir,seguindo o seu blog (>--<)

    www.dudynhaoliveira.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, claro que sigo, espero mesmo que tenha gostado :)

      Eliminar
  7. Olá. Bem... Eu amo desenhar, antes eu conseguia traços razoáveis, mas depois de um tempo eu fui perdendo interesse por desenhos. Motivo? Fui desaprendendo a fazê-los, pois antes saiam naturalmente, mas depois eu já não conseguia... Eu gostei muito do post! Pude perceber que entende bastante dos materiais e não fiquei perdido em momento algum - e olha que isso é difícil -. Além do mas, você conseguiu explicar tudo muito bem. Chu ~♥

    Rascunhos & Pensamentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thonn-kun! *.* Você andava desaparecido, sabe? Ainda bem que gostou do post, quanto ao que me contou, é um pouco triste, mas sabe, eu tive uma fase assim, e tive de insistir imenso para não acreditar que estava a perder o jeito. O que fiz? Aprender muito através de tutoriais na internet - pois mesmo quem acha que não sabe desenhar pode usar as regras como base - e experimentar vários estilos de desenho. Cheguei à conclusão que era apenas o meu estilo e traço que estavam a mudar e depois de um tempo consegui continuar a desenhar bem, mesmo que de forma diferente. Claro que uma pessoa pode parar de gostar, mas se continuar com vontade de fazê-lo, eu acho que não custa assim tanto tentar um pouco mais :)

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †