março 29, 2014

Ano letivo em Portugal


Okaeri ;)

Bom, antes de tudo, sei que tenho demorado a postar, mas habituem-se, porque agora será um pouco assim. Ando mesmo ocupada, mas é um esforço necessário. De qualquer modo, estou quase de férias, e vou aproveitar isso para deixar alguns posts nos rascunhos. E depois... como prometi, cá estou eu para falar de como a escola funciona em Portugal. Eu nem acho que haja assim tanto para dizer, mas se calhar é apenas porque estou habituada, e não faço ideia das diferenças entre o ensino aqui e aí no Brasil. Mas tem piada vocês interessarem-se, devem-me explicações das diferenças nos comentários >.<

Ainda nem sei por onde começar, mas pronto. Primeiro, vou mostrar como é que os anos de escolaridade são distribuídos e com que idades se está neles:

Divisão dos anos

Eu não direi qual é a minha idade, mas neste momento estou no Ensino secundário. A escolaridade é obrigatória até aos 18 anos, embora as pessoas possam escolher cursos mais simples de modo a substituir o ensino secundário. Depois, há como opção entrar no mercado de trabalho ou continuar a estudar, numa universidade, que é o que eu farei. 

Níveis
A maneira como as notas são atribuídas varia a partir do 10º ano. Até lá, as notas vão de uma escala de 1 a 5, que correspondem a níveis de desempenho e comportamento, embora o comportamento vá pesando cada vez menos, e as notas formais cada vez sejam mais valorizadas. A partir do 10º, elas são atribuídas numa escala de 1 a 20 valores. É uma forma muito mais correta de se avaliar o nível de uma pessoa, mas muito mais dolorosa, eu acho, porque falhas que dantes não se distinguiam nos níveis, agora fazem toda a diferença >.< Mas então, os níveis são:
  • 1» Fraco / Muito insuficiente
  • 2» Insuficiente
  • 3» Suficiente
  • 4» Bom
  • 5» Muito bom
  • 100% (o que só pode acontecer em testes)» Excelente

Adivinhem de quem é esta escola >.<
Disciplinas
Agora, as disciplinas que se tem variam pelo Ciclo. Eu estou em Ciências, o que por vezes é chamado de "o curso mais difícil", mas não acho que seja, e de qualquer modo, é o mais interessante. Além disso, como provavelmente é aí no brasil também, o nível de dificuldade aumenta com o passar dos anos. Acredito que algumas escolas, ou pelo menos, alguns professores, preparem melhor os alunos para os exames, enquanto que outras facilitam. Mas isso depende...

Testes
Existem testes e exames. Eu direi o que são e quantos se fazem por disciplina. Testes (escritos) são uma forma de avaliação escrita, tal como os exames, mas não são a nível nacional e são relativamente mais fáceis ou, pelo menos, diretos, e não são tão decisíveis para, por exemplo, um aluno passar ou não de ano.
  • No primeiro ciclo, realiza-se, por período, um teste por disciplina.
  • Do 2º ao 3º ciclo, são 2 testes por período.
  • No ensino secundário, realizam-se 2 testes e 2 questões de aula, que podem tanto ser mini-testes como a avaliação de alguma tarefa realizada em aula, mas que ainda assim têm o seu peso. 
  • Há ainda relatórios, trabalhos escolares de pesquisa e apresentação, e os trabalhos de casa também contam bastante.
Férias
E também é importante falar de férias. Para quem não sabe, as estações em Portugal funcionam ao contrário do Brasil, então, na imagem, as férias por ordem são no Inverno, na Primavera e no Verão. As da Primavera são chamadas férias da Páscoa, as de Inverno são as férias de Natal e as de Verão chamam-se mesmo assim. As de Verão são as maiores e marcam o fim de um ano letivo e o começo de outro.


E agora vou falar de coisas como uniformes, material, professores e tal... >.<
  • Uniformes
Em Portugal, apenas alguns colégios poderão ter uniforme, e claro, não se comparam com uniformes japoneses. A minha escola atual apenas obriga a usar uma T-shirt verde em educação física. Ainda bem, porque embora ache lindo nos animes, detestaria usar uniformes.

  • Material
Até ao 9º ano, os professores costumam pedir explicitamente o que querem para a sua disciplina. Normalmente é um caderno quadriculado ou de linhas, que pode ser ou não de argolas (na escola primária, nunca é de argolas), canetas de escrever, pelo menos uma caneta de cor para os títulos e sublinhados, lápis, borracha, aguça, e o manual da disciplina. Só a partir do 10º é que podemos renunciar aos cadernos e começar a usar fichários. E há sempre algumas pessoas que também usam sublinhadores, canetas coloridas, tesoura, cola... e eu também tenho lápis de cor ^^

  • Disposição nas salas
Ouvi dizer que aí no brasil as carteiras são isoladas, não é? Uma mesa para cada um. E também ouvi dizer que normalmente cada turma tem a sua sala. Bem, cá em Portugal não é assim. As mesas são compartilhadas dois a dois, e mudamos de sala conforme o horário. Apenas na minha escola atual não se muda de sala, mesmo assim, fazê-lo em algumas disciplinas - como Físico-Química, em que temos aula no laboratório às terças. Apenas há uma sala com carteiras separadas e quando os professores decidem fazer os testes lá, os meus colegas ficam até preocupados (porque não podem copiar). E quase todas as escola já usam projetor.

Eu até falaria de professores, mas eles são pessoas, que erram e têm a sua maneira de ser, portanto não quero generalizar. Claro que há sempre aquelas frases típicas, e discursos de início de ano que parecem combinados pois todos os professores dizem o mesmo, mas ainda assim, eu sempre me dei bem com eles.


Se tiverem perguntas, podem dizer :)
Ja nee ^^


[Acrescentado dia 25/04/2015, após uma conversa com a Hinata. Os excertos estão tirados tal e qual da nossa conversa, gómen pela ausência de contexto]

"Nunca entendi muito bem o que é o vestibular, é uma prova internacional, a nível de escola, diferente da turma para turma, ou o quê? Aliás, vou explicar como são essas coisas aqui:

  • Provas com a duração de uma aula inteira são chamadas de "testes".
  • Com duração de parte da aula são chamadas "mini-testes" ou "questões-aula".
  • Há "testes intermédios", que podem ser recusados pela escola (a minha aceita sempre -.-), normalmente são feitas pelo Estado ou lá que entidade superior é (mas pode ser feito pela própria escola) e são obrigatórios no último ou últimos anos de cada "ciclo" (já expliquei no meu blog como funcionam os 4 ciclos).
  • E há ainda "exames", que são feitos nos mesmos anos que os testes intermédios, no final do ano, são MEDONHOS de tão difíceis e obrigatórios, além de serem iguais no país inteiro e serem feitos pelo país todo ao mesmo tempo."

"Para entrar na universidade, o que conta é a média final do último ano, e nessa média irá contar uma percentagem maior do desempenho das aulas e uma um bocado menor da classificação obtida nos exames. Assim sempre dá para alguém se safar um bocado, já que a maioria das pessoas nos exames desce até uns 5 valores."

22 comentários:

  1. Aqui no Brasil é assim:

    Divisão dos anos
    Ensino Fundamental: 3 aos 6 anos
    Fundamental dois: 6 aos 14 anos
    Médio: De 15 aos 17 anos
    Estou no 3º do Médio, ao seja, tenho 17 anos -óbvio-
    As notas aqui no Brasil são de 0 à 10, esse de 100% acontece em testes e em algumas faculdades.
    Sobre as Disciplinas, é bem parecido aqui no Brasil, mas não temos o que vocês chamam de "Disciplinas Opcionais"
    Aqui no Brasil não existem estações, as pessoas teimam em dizer que temos estações. Aqui acontece duas coisas: Ou é inverno ou é verão. Por isso que na moda é usado "coleção primavera/verão" e "coleção outono/inverno". Nosso clima é Tropical, as estações não são definidas, não percebemos quando elas passam. Isso é o que percebemos: "Está frio no início do ano e quente no meio"
    Aqui nossas férias são em Dezembro, mas os alunos também pegam carona com as férias dos professores que acontece em Julho -esse ano vai ser em Junho por causa da copa-, por isso costumamos dizer que as férias aqui é em Julho e Dezembro. Em algumas escolas há férias em Janeiro u.u
    Aqui também usamos uma roupa diferente para educação física, t-shirt mesmo, odeio uniformes também ¬¬
    Aqui temos que tirar do nosso bolso um material que a escola provavelmente não vai usar. Exemplo: Sabonete. Na minha escola não tem sabonete, pra quê eles pedem?
    É, uma mesa para cada um, em aulas como Informática, Artes e Educação Físicas costumamos fazer grupo, de dois ou de três.
    Quem dera uma mesinha assim no Brasil TT^TT
    Aqui os professores ficam malucos, eles perambulam pela escola toda para ir para outra sala kkkkkk
    Nossa, o comentário foi grande né?

    Diário de uma Otome

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso dos anos de ensino será o mais complicado para eu decorar, é mesmo estranho imaginar-me a ter aulas no Ensino Médio >.< Em certas zonas de Portugal o clima também é assim, mas há outras em que dá para distinguir bem, afinal, nós somos um país pequeno mas com muita coisa. Só duas férias parece-me horrível :/ E aqui, alunos passam se tiverem mais de 50%, então na vossa escala, 5 bastava para passar de ano. Somos nós que compramos as nossas coisas, e claro que muitas não usamos, mas pelo menos não no pedem sabonete ;) Há sempre professores assim, mas eu dou-me bem com ele, e você só lhes chama malucos porque nunca falei aqui do meu professor de Biologia (mas ele é ótimo professor) ^^

      Foi grande, mas valeu a pena, eu queria mesmo ver o quê que vocês diriam.

      Eliminar
    2. Esqueça a parte da escala, era para o comentário seguinte, é o que dá ter muita coisa para responder XD

      Eliminar
  2. aqui as mesas são bem diferentes, é tudo individual e em fileiras, a maioria, mas já estudei em colégios que as mesas eram alinhadas em uma forma de "u" e a mesa do professor ficava ao meio, nossos quadros são a maioria negros (verdes na verdade) e escritos em giz, as línguas estrangeiras que temos é só inglês e, no máximo, espanhol. Há colégios com os níveis igual ao de Portugal, porém a maioria vem de 0 a dez tendo como média (o mínimo que tem que ser tirado para poder passar de ano) 6 ou 7.
    PS: Sua escola é linda *O* a minha é tão grande que tem de ser usado elevador, porém só os professores e alunos com alguma deficiência ou machucado mais grave podem disponibilizar dele, o resto (como eu) tem que eu de escada, e adivinha quem ficou na sala do último andar? '-'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algumas turmas aderem à sala em U, mas os professores não gostam muito, porque torna-se mais fácil para os alunos comunicarem e fazerem coisas como guerras de borrachas e lápis, ou passar mensagens. Embora eu ache bastante divertido ^^ A minha escola antiga ainda tinha quadros desses, mas já é considerada antiquada. E não gostaria nada de ter as mesas individuais, até é assustador. E aqui, para passar, é necessário que um aluno tenha mais de 50%, ou seja, nessa vossa escala, passaríamos com 5 apenas. A minha tem um elevador, mas avariado. E realmente, isso é que é azar xD

      Eliminar
  3. Nossa, então vocês começam o ano letivo no meio do ano? Aqui no Brasil o ano letivo começa no inicio do ano, quando acabam as férias de dezembro-janeiro (as nossas férias do verão). Algumas escolas tem uniforme (como a minha), outras não, e não temos essas matérias opcionais, todas estão na grade de horários. Só mudamos de sala para ir ao laboratório (física, química, informática, biologia...) e às aulas de educação física. Aqui são poucas as escolas que tem projetor, na maioria são as escolas particulares, porque infelizmente a educação pública no Brasil não tem tanta qualidade.
    Aqui, como ja disseram nos outros comentários, as notas são de 0 a 10, e há uma média, normalmente entre 5 e 7, que o aluno precisa tirar pra passar de ano, sendo que há 2 provas de cada matéria por bimestre.
    No ensino médio (que equivale ao ensino secundário ai) dividimos os anos em 1º, 2º e 3º. Eu estou no 1º! o/ bjus, amo seu blog \(≧ω≦)/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é isso mesmo. Aliás, quando alguns adultos dizem que está quase a acabar o ano (porque se está em Dezembro), os estudantes param muitas vezes para pensar "acabar o ano? Ah, pois, o ano real!", comigo acontece imenso, porque estamos habituados a usar como ano o ano escolar. A educação pode não ter tanta qualidade em termos de tecnologia, mas de certa forma, são bem mais exigentes que aqui, e se aí vocês não têm disciplinas conforme a área, então deduzo que tenham todas, e isso faz com que vocês sejam provavelmente mais cultos de uma forma geral. Eu, neste momento, já não sei nada de história ou de francês que tive até ao ano passado. Deixei-me adivinhar, tem 15 anos? É como eu :3

      Eliminar
  4. Nossa sua escola é linda , branquinha.
    Aqui no Brasil , não se troca de sala , a não ser se for educação fisica ou se for informatica . A minha escola tem uniforme , elas dão um por ano(o meu até hj n chegou) , não tem uniforme pra educação fisica(tem escola que tem e tem escola que não tem, depende).
    O resto o pessoal de cima já falou .
    Bjs // http://semprekpopper.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E aquilo é só uma parte >.< Eu por acaso adoro, é bastante moderna e até tem um lago, embora algumas pessoas achem que parece um hospital, por ser branca. Só tive informática no ano passado, e ainda bem, porque não aprendi nada de jeito. Sim, o pessoal acima foi bastante eficaz a explicar, nem esperava tanto ;)

      Eliminar
  5. Olá. Eu achei o post muito legal, sério, eu já havia me perguntado umas inúmeras vezes como deveria ser o ensino aí em Portugal, mas como não sou muito tímido nunca perguntei... Eu iria escrever aqui como é, mas pelos comentários acima já está tudo explicado, aliás bem explicado. O que achei mais interessante é sem sombra de dúvidas as as mesas, aqui é individual, ou seja, cada um por si. Chu ~♥

    Rascunhos & Pensamentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, tenho leitores bastante dedicados, nunca esperei que respondessem desta maneira :) Ainda bem que as mesas aqui não são individuais, seria muito assustador. >.<

      Eliminar
  6. Poderia falar um monte, mas vi que um monte de gente ja comentou, então acho que não precisa ficar repetindo. Achei o post muito legal e bem feito, você deve ter ficado horas escrevendo...

    Bjos

    http://emmeumundodiferente.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, realmente já explicaram imensa coisa, nem sei de onde tiraram tanta dedicação. Algumas horas, mas não tanto assim, pelo menos não mais que o normal, e eu gostei muito de fazer o post e de ver as reações de quem é do brasil >.<

      Eliminar
  7. Todo mundo roubou as coisas que eu ia falar né, mas beleza UEHUEH
    Wow, gostei, bem interessante :))
    Aqui a gente tem que comprar o uniforme da escola que é camisetas de manga curta/comprida/sem mangas. Calça de diferentes estilos e legging. Eles também tem blusa de frio mas eu também não gosto de usar uniforme >uu<
    Adorei!
    Ah, e eu já te coloquei na minha elite de afiliados, ok?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles foram mais rápidos >.< Mesmo assim, o que vale é a intenção ;) Afinal ainda há uma variedade de uniformes, mesmo assim, fico contente por não ter de usar. Ainda bem que gostou, vou já adicionar você ^^

      Eliminar
  8. ANY'CHWAAAAAAAN!!! ♥ (/ TT w TT )/
    Eu consegui, finalmente consegui comentar aqui. Gomen nee o meu sumiço Any, mas eu vim me redimir pelo menos nessa postagem, que aliás, era a que eu mais aguardava, ahaha' obrigada por sanar as minhas curiosidades querida, me sinto satisfeita agora. Nah, eu ia te perguntar de qual personagem é o teu icon, quando notei que trocou fiquei surpresa até, que para mim, milagre é ver a Any com um icon diferente! Ahahaha' xDD'

    Não se engane que eu leio todos os teus coments no Bubble e fiquei deveras feliz quando tu disseste que sou uma de suas blogueiras favoritas ;w; me emocionei. ♥

    Mas enfim, vamos a minha parte interessada. De facto o seu ensino é deveras bem melhor que o meu, pelo menos o lugar onde me localizo no Brasil é um pouco bom, existem áreas onde o ensino é bem mais precário, acho que a Hari já lhe explicou como funciona a divisão de anos por aqui. Mas ainda acho que se no mínimo eu tivesse um pouco, ou sonhando bem alto, metade do seu ensino eu estava no paraíso!! *u* Any, vou ser sincera, queria ter nascido portuguesa e morar perto de você para sermos colegas o seu ensino é o meu sonho, ahaha' e bem, estou no último colegial, o que valeria ao teu ensino secundário e olha, eu adoraria poder aprender francês, dirá japonês ou alemão, já faço inglês e espanhol~ *.* hai-hai, os uniformes japoneses são tão lindos, eu adoraria poder andar uniformizada aquela moda. ♥ Eu queria ser português ou japonesa, ahaha' uvu

    Mas enfim, foi muito bom aprender mais com você Any, adorei a postagem!! ♥
    Kissu; Snow ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nyah, não se preocupe, eu também tenho comentado bem pouco, é muito trsite, mas estar ocupada é mesmo assim >.< E já agora, o meu avatar é dos jogos Legend of Zelda, essa personagem é a (ou "o", não sei) Sheik, é um disfarce que a Zelda usou no jogo Ocarina of Time. Um verdadeiro milagre ;)

      Até é triste que o ensino seja menos evoluído em certos lugares. Eu também adoro escola japonesas, aí sim, já gosto dos uniformes. E eu adoraria que você fosse minha colega, acho que já estou a sonhar com isso :3

      Eliminar
  9. YO ANY-CHAN! Tudo bem com você?? Desculpa meu sumiço! Seus posts continuam com a qualidade de sempre, e até melhor. Vi o post do diferenças Brasil x Portugal, mas quis comentar neste aqui primeiro pois ainda não tinha visto.
    Acho que a Hari-chan resumiu bem os anos escolares e tudo mais.
    Vim pro Brasil quando eu tinha 7 anos e até então nunca havia estudado em escola pública brasileira, mas vou tentar fazer um resumo das matérias porque vi que voce ficou um tanto confusa quanto o que temos por aqui. Eu estudei nas regiões do Paraná e São Paulo, dois estados diferente e vou explicar melhor:
    Ensino fundamental: Basicamente português e acho que é igual em Portugal. Não é nada complicado ou puxado, ainda tem bastante atividades de colorir, copiar textos que por vezes nem sabemos ler e por aí vai.
    Ensino médio: Onde os professores começam a falar para nós: "Vocês já estão muito crescidinhos pra bagunceira!!" HUSHAUSAHS

    Acrescenta-se no período escolar, aulas de 40~55 minutos, depende do lugar em que estudas; Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (aqui é um "geral" de biologia, física e química), Educação física, Educação artística (pintamos, copiamos quadros famosos do Brasil, como Abaporu, e aprendemos a história da arte), História (E aqui uma atenção: quando eu morava em São Paulo-SP, eu só tinha "história" mesmo, que era um pouco da global que de alguma forma influenciou a situação global, ou do Brasil, porém, como o Brasil é "recente", estudamos mais a história de Portugal do que do Brasil propriamente dito. Mais pra frente, focamos na escravidão, tortura, meios de trabalho, evolução, revolução industrial, golpes militares, governos do brasil, porém, nada que se aprofunde muito; pois as matérias são muitas, o tempo é curto e a cabeça do aluno pequena HSUAHSUHAUAH; JÁ QUANDO EU ME MUDEI para o Paraná, na oitava série -na realidade estudei apenas um bimestre, dois meses, antes do término da oitava série e por conclusão o término de meu ensino fundamental- tinha também "História do Paraná", que basicamente era a história do Estado e como havia me mudado há pouco sempre tirava 0 HUSHAUSHUA); Geografia (aqui ocorre a mesma coisa com as mudanças de São Paulo e o Paraná, no Paraná somente, eu tinha "Geografia do Paraná", que igualmente tirava zero pela mudança repentina que eu tive de fazer de São Paulo ao Paraná. Ainda bem que só durou dois meses, pois no Ensino Médio já estas matérias não existem; e Inglês. Lembrando que todas estas matérias são OBRIGATÓRIAS, o espanhol geralmente é um curso pós período escolar, e você faz se você quiser.

    Acho que a maior diferença entre o Brasil e o Portugal na questão de escolaridade Any-chan, é o tamanho do território nacional. Como você pode notar nos meus comentários, as diferenças que aprendemos são essas, mas basicamente o ensino é fraco (embora no Paraná eu tivesse mais matérias, em São Paulo as aulas eram mais longas e mais vezes por semana, consequentemente, eu aprendia melhor); os uniformes SEMPRE é uma camisa simples (de cores brancas, azuis ou amarelas, algumas verdes mas nunca vi; ou seja, as cores da bandeira do Brasil ou se a escola tiver uma bandeira, as cores dela).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (continuação...)
      As salas/mesas (ou carteiras escolares, como chamamos)> DEPENDE DO SISTEMA DA ESCOLA. Na escola de São Paulo mesmo, eu já tive essas três variações: 1 - na sala, era igual o sistema de Portugal que juntamos as carteiras e ficamos em dupla. 2 - Na maior parte do tempo, porém, adotou-se o sistema individual de carteiras. 3 - Também já tivemos as mesas em L. 4 - Sobre as trocas de salas, já tive esse sistema, o professor de cada matéria fica em sua própria sala e as salas que vai trocando é quem tem de se mudar. 5 - A sala fica em sua posição mesmo, e o professor é que tem que se locomover. 6 - Ambos, professor e aluno precisam se locomover, pois as salas eram insuficientes para ambos os casos. Um dia tive aula no refeitório por falta de sala disponível. Também uma hora tiveram de desfazer-se da sala de química (que tem torneiras e aquele balcão de mármore) e a biblioteca para virar sala de aula; por falta das mesmas comuns. Isso na esocla de São Paulo; mas no Paraná também colocaram mesas comuns na sala de química (que tem aquele balcão de mármore no meio da sala e torneiras) para virar uma sala de aula comum por falta de salas normais. Ou seja, falta estrutura em ambos os casos.

      Claro que eu estudei em escolas precárias, mas é essa a situação da maioria. Quando a escola é "melhorzinha", ela fica famosa no bairro e todo mundo quer estudar, mas geralmente fica no centro. Os quadros também varia de escolas, já vi escola que utiliza o quadro branco de plástico, mas a maioria que eu sei utiliza o quadro negro antigo (que na verdade é verde, como o comentários acima falaram HUSAHUSHAUHSUAHHSUA e escreve-se com giz).

      Beijos Any-chan! Adorei MESMO seu post! Fazia tempo que não comentava tanto!

      Eliminar
  10. Any-chan (desculpa o flood, depois pode deletar esse comentário por favor) Será que você ainda tem o layout que voce fez pra mim, já faz um tempo eu sei, mas eu vi que ele ainda tá online -q
    Se pudesse me passar pra eu mudar lá XD Quando vc fez ele eu tinha acabado de mudar o bang, e eu amo ainda o cabeçalho que vc fez pra mim ~ç-ç'
    Tava pensando em mudar, mas eu não levo jeito mesmo HAOEHAHDJKSDHAJKÇ photoshop me odeia, talvez -q

    Se n puder não tem problema, já agradeço o esforço que vc fez por mim por todo esse tempo -qq Só pra não desperdiçar de verdade o seu theme... Já me acostumei novamente a usar/ver esse tipo de layout também (antigamente eu tava meio que fugindo deles) mas hoje acho mais bonito.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  11. Ora bem, estou muito ocupada ainda, portanto quanto ao primeiro comentário não irei dizer muito, apenas que li, e que fico contente por me contar mais sobre as escolas daí do brasil e me mostrar que não há um padrão fixo, podendo variar de escola para escola. E realmente, o tamanho do território nacional é das maiores diferenças - aqui também há escolas mais precárias, mas como a dimensão do país é tão pequena, talvez os custos não sejam tão elevados. Peço mesmo mesmo mesmo desculpa por ter demorado tanto a responder e por não estar a comentar tópico por tópico em resposta do que você disse, considerando que teve o cuidado de escrever tanto para me explicar tudo direitinho, mas li com imensa atenção *.* Arigatou, Miya-chan!

    Quanto ao layout, ainda o tenho sim, mas já agora, vou colocar aqui e no seu blog a minha página de layouts free, assim você escolhe qual gosta mais. É que entretanto, eu mesma cheguei à conclusão de que aquele layout tinha imensa poluição visual. Além disso, recentemente fiz um layout (visualize no link final) que tem um ar mais simples e bonitinho, que ainda não coloquei na página dos layouts, mas se você quiser antes usar esse disponibilizarei imediatamente. Espero que algum deles lhe agrade ^^

    http://b-lue-design.blogspot.pt/search/label/dispon%C3%ADvel
    http://previa-planet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Oi, moça!
    Não sei se varia de escola ai em Portugal, mas aqui no Brasil sim. Por exemplo, o que muitos dizem que no Brasil não se troca de sala e sim os professores, onde estudo trocamos de sala a cada matéria. Então, desmancha esta teoria de que o país todo é assim! Não, a minha escola ela é a única com regras totalmente diferentes das outras em toda a região da cidade. Por exemplo, aqui nós mudamos de sala (como dito acima) e as carteiras não são unidas ou separas, ficam um "cafundó" só. Isto vária o gosto do professor, se ele quer ou não as carteiras unidas. Como você já leu nos outros comentários, e eu vou falar porque eu quero encher salsicha, (>.<) o ciclo (período, trimestre, sei lá como chamamos aqui*-*) é o fundamental (6 à 14) e Médio (15 à 17). Em termos de 3 à 5 anos onde moro chamamos de G* (após o G, inclui a idade do aluno como G5: 5 anos) Denominada como Creche ou pré-escola.

    Uma curiosidade bem interessante é que, antigamente tínhamos ao todo 11 anos letivos - por assim dizer da 1ª à 8ª no fundamental- atualmente o governo acrescentou mais um, o 9º ano. Eu particularmente não o fiz *0* O que achei meio confuso, pois os meu colegas de classe desta nova escola todos fizeram =/ Assim, ou a criança começa o ano letivo dos 6 anos e termina com 18, ou inicia aos 5 anos e termina aos 17 o que foi o meu caso. (PS.: estou 2º ano ensino médio)

    SOBRE NOTAS E ATIVIDADES:
    Nota aqui é de zero à dez ou A à F (mais uma vez, dependendo da escola). Minha atual segue o padrão de 5 para baixo: Nota vermelha (aluno péssimo); 5 para cima: nota azul (aluno bom). Há quem tira 6, 7 e 8 e fica feliz. Porém EU morro para tirar um Dez ^^ Seja numa prova em geral ou atividade, acumulamos ''pontos''. Por exemplo: se na pasta do professor de geografia eu tenho as notas 7, 8, 4, 10 eu fecharem no final do bimestre com um 7. O professor faz um calculo (multiplica e divide, raiz quadrada, na equação do escambau rs) e dá a nota final. As faltas também ajudam ou dificulta as nossas vidas. Se estamos com 2 faltas por semana, somos adivertidos pela secretária. ── As notas também realçam à atividade. Um questionário durante a aula, vele um visto do professor. Uma ''avaliação'' é dada no final da semana ou na ultima aula de determinada matéria. E a prova no final do mês ou bimestre. Vale ressaltar que as vezes o professores 'vistam' os cadernos ou apostilas (recebidos pelo governos) e dá pontos para ajudarem na média final da nota.

    Quanto dura o período de estudos por dia? Aqui é legalizado por 5 horas (Tempo parcial) sendo que são 50 minutos cada aula (mas parece uma eternidade). Porém há as escolas particulares que são de período de 8 à 9 horas por dia (Tempo integral). Aqui, dependendo da escola o uso do uniforme é obrigatório. Na minha a condenadora falta comer nossos rins se não estivermos com ele. Eles têm de estar impecáveis, não podem estar cortadas (em estilo regata), rascadas, etc. Aqui quando se falta professores, há os professores eventuais que substituem os mesmos. Caso seja as três ultimas aulas e o professor padrão falte e não há eventual, nós somos despinçados. Não podemos sair da sala sem que o professor autorize e assim tem que sair com um "crachá" com o numero da sala em que está, ou a monitora pega kkk Onde estudos, os alunos ganham privilégios ao ajudar na limpeza. Aqui nós limpamos a sala no ultimo horário. (Viramos empregadas♥) A merenda é grátis,chamamos de refeitório e temos a cantina onde compramos bala, doce, refri. >3<

    Prestamos o vestibular quando terminamos o ensino médio. As notas do ultimo ano não importam, eu acho, somente o histórico escola conta. Assim fazemos a prova ENORME, e ganhamos a bolsa de estudos. MAS a bolsa só é ganha dependendo da nota. Exemplo: A faculdade que quero fazer custa R$700,00; caso minha nota na prova seja 70, eu tenho 70% de desconto. Por isso é bom estudar muito e se esforças para um boa nota. ♥♥ Bjs
    SOSHYU

    ResponderEliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †