fevereiro 10, 2014

Bagunça celestial


Okaeri ^^
Há uma grande probabilidade de saberem algumas destas coisas através da escola ou assim, mas eu sempre me senti um bocado fascinada pelo espaço (exceto no 7º ano, em que as aulas arruinaram temporariamente o meu fascínio). Por outro lado, acho que só este ano comecei a estudar mais a fundo sobre estrelas, mesmo que esse "a fundo" possa não ser nada comparado com tudo o que se sabe, e muito menos com tudo o que há para saber. Mas credito a maior parte das coisas que direi à internet ;)

  • Estrelas vampiras

Como aprendi no Waiting for sunshine, há sistemas planetários binários (com duas estrelas, como o nosso sol), onde uma estrela anda à volta da outra, e a maior, por precisar de combustível como todas as estrelas (hidrogénio, que será transformado em hélio para libertar energia e radiação), começa a sugar a mais pequena. Que crueldade >.<


  • O tamanho das estrelas

Apesar dos planetas parecerem grandes, é o sol que ocupa 99,9% da massa do sistema solar. Mas na verdade, o sol é uma estrela pequena, e como todas as estrelas pequenas, expelirá as camadas exteriores e originará uma anã branca. As estrelas grandes podem originar estrelas de neutrões ou buracos negros, cuja gravidade é tão intensa que absorve a própria luz. Exemplos de estrelas grandes? Vejam abaixo, e comparem-nas com o sol... ;)


  • A história catastrófica da lua

Devemos agradecer a júpiter por ela, pois a gravidade deste é tão grande, que impulsionou um planeta do tamanho de marte na direção da terra, fazendo com o ferro dele fosse absorvido para o núcleo da terra (na altura, ela era feita de lava fluída) e soltando pedações que se agregaram na lua. É graças a ela que a vida pôde evoluir, pois temos dois astros a controlar as marés, e que ocorreram muitas outras mudanças na Terra. Mas sabem que mais? Todos os anos, a lua afasta-se 3 centímetros da terra, então chegará um dia em que ela deixará de nos pertencer e tudo voltará ao caos.


  • Colisão de galáxias

Devido à força da gravidade, por vezes ocorrem fenómenos em que as galáxias chocam, espalhando milhões de estrelas e dando lugar a uma só, como uma massa superior às galáxias originais - o maior caso registado é sobre o choque de 4 galáxias. Prevê-se que, daqui a 4 bilhões de anos, a Via Láctea choque e se funda com a galáxia de Andrômeda, mas sem destruir o sistema solar, pois este será empurrado para longe.



E agora curiosidades aleatórias, que encontrei em vários sites: www www www

  • A cada hora, o universo expande 1,6 bilhões de quilômetros (um bilhão de quilômetros em cada direção).
  • Parte da interferência na sua TV se deve as ondas do Big Bang que gerou o universo.
  • Se dermos um sumiço nos átomos, seres vivos, planetas, constelações, galáxias, tudinho mesmo, o universo continuará pesando três quartos do que pesava antes – ou seja, restarão 73% da sua massa original. 
  • Planetas, constelações e galáxias formam apenas 4% do universo. O resto é feito de matéria escura, um tipo estranho de matéria sobre a qual os cientistas não sabem nada. 
  • A nossa galáxia, Via Láctea, tem cerca de 200 bilhões de estrelas, embora alguns astrónomos acreditem que sejam bem mais do que isso.
  • Numa noite de céu aberto podemos enxergar cerca de 2.500 estrelas. 
  • Se uma estrela que fica a 15.000 mil anos-luz explodir neste momento, o evento só sera visto da Terra daqui a 15.000 mil anos. 
  • A terra gira a 1.600 km/h, mas viaja na sua órbita em redor do sol a mais de 107.000 km/h.
  • A Terra não é exatamente uma esfera. Ela é mais achatada nos Pólos.
  • Júpiter é duas vezes maior do que todos os outros planetas, satélites, asteróides e cometas do Sistema Solar juntos.
  • O planeta do Sistema Solar com o maior número de luas é Júpiter, com 63. O segundo lugar fica com Saturno, com 34 luas.
  • Existem cinco planetas-anões no nosso Sistema Solar: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris. Alguns cientistas, no entanto, suspeitam que esse número seja bem maior.
  • A temperatura da Lua pode chegar a 100º C durante o dia lunar e -175º C à noite.
  • A estrela mais luminosa da Via Láctea é Eta Carinae, que emite cinco milhões de vezes mais energia que o Sol.
  • A estrela mais brilhante descoberta pelo ser humano é a supernova SN1987A, da galáxia Grande Nuvem de Magalhães. A sua luminosidade é maior do que a da sua própria galáxia.
  • A constelação do Cruzeiro do Sul é formada por 54 estrelas; porém, somente cinco são visíveis a olho nú.
  • Os cientistas não sabem precisar quantas galáxias existem no Universo, mas calculam que seja algo em torno de 100 bilhões. O número de estrelas varia de galáxia para galáxia, ficando entre 100 bilhões e três trihões de astros. 
  • Galáxias são sistemas formados por poeira, gases e estrelas, unidas por sua prórpia gravidade. Existem diversos tipos de galáxias: espirais (como a Via Láctea na imagem acima), elípticas, barradas e irregulars.
  • Nebulosas são corpos celestes formados por gases e poeira, nas quais nascem as estrelas. Ganharam esse nome por serem parecidas com nuvens. As nebulosas mais conhecidas são a de Água, Órion, Bumerangue, Olho de Gato e Tarântula. 
  • Quasares (abreviação de “quase estelar”) são buracos negros gigantes no centro das galáxias. São fortes emissores de luz e ondas de rádio, giram rapidamente e são dos objetos mais antigos do Universo.
  • O primeiro pé a pousar na Lua (de Neil Armstrong) calçava o número 41.
  • O buraco negro mais pequeno já descoberto, tem apenas 24km de diâmetro. Na verdade estes micro buracos negros exercem uma força de atracção muito mais forte que os grandes, ou seja, quanto mais pequenos, mais devastadores.
  • Os astronautas não podem chorar. Não que seja lei, mas porque não existe gravidade para que as lágrimas possam escorrer.
  • O maior vulcão conhecido situa-se em Marte, o Monte Olimpo, 3 vezes mais alto que o nosso Monte Evereste.
  • As estrelas não cintilam. O que vemos, é a interferência da atmosfera terrestre na luz que chega até nós.


Era isto ^^

4 comentários:

  1. Ah, o espaço. Eu sou fascinada por ele embora seja bem caduca para entender certos cálculos que se usam para medir distâncias, eles me confundem mas mesmo assim em nada diminuiu meu amor por ele, e pelas estrelas, eu amo elas! Ahahahaha' Elas são lindas!! *u*

    Mas ainda que poder perder tempo lendo sobre ele, agora no começo do ano me deixei levar por um livro de Física que peguei da biblioteca para melhorar meu conhecimento a respeito de Eletricidade, o resultado é que estou apaixonada!! E vejo que se quiser vou pegar muitos livros paradidáticos para perder tempo lendo. Das que você citou eu só conhecia a primeira, também havia lido no WFS, as outras foram achados, literalmente!! Adorei a postagem Any'Chwaan!! <333'

    "A estrela mais brilhante descoberta pelo ser humano é a supernova SN1987A, da galáxia Grande Nuvem de Magalhães. A sua luminosidade é maior do que a da sua própria galáxia." - Foi a minha favorita, já que alguns nomes delas compõe certos personagens que eu gosto uhuhuhu' :p

    Ah, sobre a menina de cabelos verdes que citei na postagem sobre REDLINE, o gif que tinha acima era dela Any! A achei tão linda! c:

    Enfim, chega de falar, tenho que descansar! Ahahaha'
    Kissu, Any.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei perfeitamente o que quer dizer, ainda bem que não sou a única que se sente apaixonada. Na verdade, eu também me acho uma negação em termos de medir distâncias, mas o que sei é que tudo está longe de mim e tal facto ainda aumenta o encanto. Pelos vistos você é mesmo interessada! Ainda bem que consegui trazer novidades, a internet serve para isso >.< Adoro personagens com nomes de estrelas. Ah, era essa! Ela era tão linda!... :o

      Eliminar
  2. Realmente, essas curiosidades são incríveis, quanto mais eu penso e conheço do Universo, mas eu sei que não conheço nada!
    São todas incríveis as curiosidades, mas adorei principalmente as de Júpiter (agora entendi porquê os romanos nomearam o planeta em homenagem ao deus dos deuses >.<)
    Acho que a única coisa que sabia era do Monte Olimpo, o vulcão em Marte. Que vergonha heuheheuheuehuhe
    aprendi muita coisa com esse post u.u
    Parabéns Any!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Só sei que nada sei" »»»»» frase que me veio à cabeça quando li o seu comentário. E ainda outra » "Para conheceres o Universo, conhece-te a ti próprio". Cheias de sabedoria, mas este post por acaso é mais de rir do que outra coisa, eu por acaso sabia várias antes de fazer este post, mas a do monte olimpo não era uma delas :) Ainda bem que aprendeu, arigatou >.<

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †