janeiro 19, 2014

Shingeki no kyojin


Tadaima ;)

Como já disse, tenho imensos animes para resenhar, e a verdade é que pretendia falar de livros também. Até era para o fazer hoje, mas primeiro tenho de saldar as dívidas com um anime muito importante e que eu deixei de lado até agora: Shingeki no Kyojin. É um anime de certamente todos já ouviram falar, e para aqueles que dizem que não querem ver certos animes porque são modinha, pensem comigo: se é modinha, e se toda a gente diz que gosta, é porque devem ser muito bons. Não faz sentido? Também achei que fazia ^^

Enfim, este anime eu nem recomendo para quem tem um estômago muito fraco, mas também não é tão assustador e intenso assim. Ou antes, é muito forte, tem sangue e lutas, mas vai bem mais longe que isso, portanto recomendaria a toda a gente. Ok, cá vou eu tagarelar...



Também chamado de Attack on Titan, SnK passa-se num mundo que, eu diria, é paralelo ao nosso, e apocalíptico onde as pessoas vivem fechadas dentro de muralhas e estão proibídas sequer de falar do mundo exterior. O motivo? Titãs, criaturas gigantes que devoram humanos sem motivo aparente, uma vez que não têm certos órgãos e nem precisam de se alimentar. A única forma de matar esses monstros é acertando-lhes num ponto na nuca, algo que só certos soldados sabem fazer. A tropa de exploração, soldados que querem libertar o mundo desse mal, são muito gozados devido ao seu insucesso e perdas. Além disso, as pessoas julgavam que estavam seguras dentro da muralha, então nem precisam desses soldados para nada.


As coisas mudam com o aparecimento do Titã colossal, que abre uma fresta na muralha externa, e permite que os titãs normais invadam a cidade e espalhem o caos. Eren, a sua irmã Mikasa e o seu amigo Armin conseguem escapar, mas o mesmo não se passa com a mãe de Eren nem muitas outras pessoas... Dentro da seguinte muralha, os jovens decidem que se tornariam soldados e que fariam o que pudessem para livrar o mundo daquele problema. Ok e não posso revelar mais sobre os acontecimentos em si sem dar spoilers importantes ;)


Mas há muito de que posso falar:

O traço nem é o meu favorito, mas não há dúvidas de que é muito característico, principalmente pelo contorno das personagens. Os cenários adequam-se perfeitamente à situação, e a combinação de cores também, o que achei ótimo. E não me refiro apenas ao traço do mangaka, Hajime Isayama, e sim à adaptação do anime. Eu pessoalmente não sou grande fã das openings, mas sem dúvida que a trilha sonora é ótima, e que os efeitos especiais exigiram imenso esforço. Além disso, eu adorei como as armas e aquelas máquinas que os fazem "voar" (esqueci-me do nome) foram planeadas de maneira tão engenhosa, deve ter dado imenso trabalho, mas ficou espetacular.


Agora, uma coisa em que investiram muito bem: personagens. Eu já apresentei os 3 protagonistas, mas vou falar um pouco de várias personagens:

  • Eren
Não é muito forte, mas é movido pela sua vontade de vingança e de libertar as pessoas dos titãs. Odeia-os totalmente. E é uma personagem fofa, porque tem de ser protegido diversas vezes e é gentil e atrapalhado :3

  • Mikasa
É a minha personagem favorita, porque é quase tão forte como o Rivaille, e é garota. Além de forte, é inteligente, linda e determinada, principalmente a proteger o Eren e as pessoas que ama. Ah, é a última oriental do mundo ;)

  • Armin
Transmite um ar de fragilidade e parece uma "garotinha", mas é um autêntico génio e ótimo estrategista, além de que se esforça imenso pelos amigos. E não é assim tão fraco - as outras personagens é que são fortes...

  • Cabo Rivaille
O mais forte de todos e nem precisa de se esforçar - derrotar titãs é tão natural nele como respirar. Sabe bem como ser rude, mas tem um coração maior do que aparenta. E é o líder da tropa de exploração.

  • Annie
Uma rapariga muito forte e que, apesar de dar problemas que não posso revelar (mistério ;D), parece carregar um grande fardo, daí todos sentirem uma grande admiração por ela.


E há muitas mais -  Sasha, a garota das batatas, que é uma das personagens mais engraçadas e foi a que me lembrei agora. Sim, porque o anime tem vários momentos de humor e descontração, que eu adoro, porque penso que todos os humanos merecem isso, e seria um exagero de poder se eles fossem capazes de suportar eternamente medo e não perdessem as forças. O anime é muito bom pois não se limita, precisamente, à ação - bem dinamizada e interessante, realmente -, aos ferimentos e ao enredo. Ele apela imenso ao lado emocional, devido às perdas, aos fracassos, ao esforço, aos obstáculos, ao desespero da situação, à solidão dos poucos que se arriscam a lutar... Pois, porque se é seguro afirmar que vão ser derrotados, porque não aproveitar o tempo para se fazer o que se gosta? Porque não passar os últimos minutos à beira de quem amamos? Shingeki no Kyojin confronta as personagens com muitas decisões difíceis, e que por vezes não dependem de uma só pessoa - foca bastante no trabalho de grupo, o que é de valorizar. Tudo isso são jogadas de mestre. Além disso, indico-vos que não se apeguem a NENHUMA personagem. O autor de SnK é tão cruel como George Martin, o autor da Guerra dos Tronos...


Outros pontos chave são, por exemplo, o mistério em redor dos titãs. Não sabemos de onde vêm, porque surgiram nem o que os move, já que não precisam de se alimentar de humanos. Não podem reproduzir-se, então não faz sentido que se sucedam sempre mais. Além disso, há titãs "especiais"... com o tempo, revelam mais sobre eles, mas eu não posso contar, e de qualquer maneira, todas as perguntas respondidas suscitam questões novas e cada vez mais cruciais. Mas mesmo as próprias personagens, o sistema (uma monarquia, creio) e o mundo têm segredos que, eu e provavelmente muitas pessoas, adoraríamos ver respondidos. E isso faz-nos pensar, então, além do lado emocional, também foca no lado racional. E bastante, porque além de eu só ter adivinhado uma coisa até agora, ainda não vi um passo mal dado no guião do anime. 






Era isto :) Eu demorei bastante para começar a ver, porque achava que as pessoas estavam a exagerar, e que o enredo nem era assim tão especial - mas toda a gente falava disso, então eu senti-me tentada a espreitar o primeiro episódio e dar uma oportunidade ao anime... Já não consegui parar. Fiquei com imensa curiosidade de saber o que se passaria a seguir, e de saber se o Eren conseguiria ficar forte e vingar-se dos titãs como sempre dissera que faria, e não imaginava o que poderia suceder a partir do primeiro e do importantíssimo acontecimento catastrófico - o aparecimento do titã colossal, do qual temos vindo a saber aos poucos. Ai, quem me dera poder revelar mais sobre titãs!...

10 comentários:

  1. Vou logo avisando : O Rivaille é meu :3
    Eu amo,amo,amo de coração Attack on titan, é meu segundo anime preferido (perdendo pra Naruto).
    http://wordof-anime.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haha, tudo bem, ele é admirável, mas como já garanti para mim personagens de outros animes, deixarei que fique com esse ;) Eu gosto bastante de Naruto, mas tenho animes de que ainda gosto mais, e Atack on tittan é um deles :) Ja nee ^^

      Eliminar
  2. Muito legal *-* Ah, Anilyan se não se importa de dizer onde você fez esse template? :3 Obg! ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que achou :) O que quer dizer, onde fiz este template? O template atual do blog fui eu que fiz, como todos os anteriores.

      Eliminar
  3. Tenho muita vontade de assistir também, sério! Muitas pessoas falam muito bem do anime, e tbm penso que estão exagerando... Mas pelo q vc falou, estão certas... neh?
    Bem, sendo legal ou não, só vou saber vendo, e é o próximo da minha lista de animes xD
    ~adoro o seu blog serio xonada aq~
    Kissus~
    "Otaku Anonymous"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredite, é bastante bom, e mesmo que possa não entrar na sua lista de favoritos, pois cada um tem gostos diferentes, ele é ótimo a níveis de produção e de enredo ^^ Então, sim, só saberá quando começar a ver. Ainda bem que gosta do blog, se não me engano, conhece há pouco tempo, mas espero nunca desiludir os meus leitores >.<

      Eliminar
  4. Muita gente fala desse anime e apesar de me despertar um pouco de curiosidade,não é do meu género ><
    Mesmo assim,adorei a maneira como explicas-te o anime >3<

    Kissus!>3<
    My Paradise

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, entendo o que queres dizer - eu por acaso gosto tanto de shoujos como de shonen, mas só comecei a ver esse anime pela curiosidade e por toda a gente falar dele - não queria ficar desatualizada >.< De qualquer maneira, primeiro vê os que estão na tua lista, e só depois estes animes que te cativam menos :) Ainda bem que gostaste ^^ Uma perguntinha: és de Portugal? Como me tratas por tu em vez de você, comecei a desconfiar disso. Eu sou, por isso é que quero saber ;)

      Eliminar
  5. Vou adorar as resenhas de livros ♥
    Sou mais fã de animes fofinhos, de romance e não com muito sangue, sabe? Hahahahaha, mas adorei o jeito como você resenhou esse anime. Me deu muita vontade de assistir, a história é muito boa! Provavelmente Mikasa seria minha personagem preferida também hahahah!

    Adoreeeeeeeiii
    Beijos
    release-ur-imagination.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei sim, eu por acaso cativei gosto tanto por shoujos como por shonen, e fico feliz por essa variedade >.< Mas ainda bem que gostou, na verdade, há imensa gente a falar do anime, então não sabia se era o melhor post a fazer, porém, divirto-me imenso sempre que algum leitor do blog diz que quase o convenci a assistir algo só pela maneira como escrevi. Acho que me deixo entusiasmar e sou extremamente subjetiva na escrita! ;) Arigatou :3

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †