janeiro 07, 2014

Se eu fizesse um jogo...



Okaeri :) Bom, o post de hoje provavelmente ninguém terá paciência para ler, porque será enoooooooooorme... Mais do que o normal. É um post que eu ando a preparar à séculos, não para ser post, mas para mim, porque eu sou uma pessoa idiota (tenho muitas ideias) e se não as passasse para o papel, era uma vez. E eu adoro organizar as minhas ideias. Então, aqui está tudo o que me lembrei que poderia consistir num jogo. E eu queria um jogo onde houvesse tudo e desse para fazer tudo. Absolutamente. Daí a bagunça, mas já vão ver... talvez xD



Ecrã e combinação de teclas:

Personagem: 
 Avatar - redondo
 Barra de vida - à volta do avatar
 Barra de higiene, fome e sono - à direita, na horizontal
 Companheiros (opcionais) - dois avatares em miniatura por baixo do nosso
 No topo do ecrã, à esquerda

Mapa:
 No canto inferior direito do ecrã
 Circular - pode ser ativado/desativado ou mudado no 
 Há 3 tipos de mapa: da cidade, do mundo ou do universo
 Se alguém não quiser viajar a pé ou em transportes, pode ser teletransportado pelos mapas.


Mochila:
 Aparece no canto inferior esquerdo, clicando em 
 Contém itens. Os itens podem ser TODOS carregados ou o jogador seleciona os que quer levar
 O que se pode fazer e como se pode obter itens?
          Obter: Ganhando em recompensa, roubando, achando, trazendo por engano, comprando, melhorando, ou podem ser emprestados.
          Fazer: Serem roubados, usar, gastar, perder, estragar, emprestar, dar, vender, esconder.

Movimentos e outros:
START - leva ao menu, pausando o jogo
R1 e L1 - acelerar e abrandar, respetivamente
 - interagir com as personagens ou objectos » surgem opções de interação (falar, ignorar...)
 - saltar
 - salto duplo
 - salto triplo com mortal
 - ativar/desativar mapa (ver acima)
 - mudar tipo de mapa
 - ativar mochila
 - usar item (escolhido na mochila) » surgem opções de interação
 - preparar/desativar modo de luta

Menu - como aceder e o que contém:
 Acedido através do Start
 Ficha de personagem
 Opções de história e ação
 Guardar (pode guardar automaticamente)
 Sair para o menu inicial
 Ajustes: língua, legenda, volume, luminosidade
 Album: videos, diálogos, arte conceptual e ilustrações



Criação da personagem:

Dados:
Nome: Pode ser escrito ou escolhido entre os pré-definidos
Sexo: masculino ou feminino, claro
Idade: Vai dos 10 aos 35 anos
Modo de história: explico isso mais à frente...
 Personalidade: mais à frente

Aspeto:
Medidas: Alto/médio/baixo/minimeu, Gordo/intermédio/magro, Musculoso/esguio
Cara: redonda/oval, quadrangular/lisa.
Há 15 tipos de olhos, narizes, bocas e orelhas.
Cores: de pele, de olhos, de cabelo e de roupa. As cores podem ser mudadas num círculo cromático
Cabelo: há muito para escolher...
          Comprimento - pode ir desde os tornozelos a rapado
          Penteados - Há 25 penteados, exceto para cabelos mais curtos que os ombros, que só têm 10
          Repas - Com ou sem repas, havendo 5 modelos
          Risca - Sem risca, ao meio, à direita, à esquerda
          Extras para rapazes - Barba/barbicha/ceroulas, e bigode. São opcionais.
Roupas: 
          Compradas na loja pelo jogador
          Conjuntos pré-definidos - roupa de mergulhadora, de praia, roupas leves e frescas, roupa de inverno, para a neve, rockeira, punk, vintage, romântica, uniforme escolar, estilo brasileiro, lolita, casual, formal, desportiva, gótica, hip hop, famosa, bailarina, princesa, festa, desleixada, sexy, japonesa, patricinha, nerd, elegante, vitoriana, marinheira, coreana, para a chuva, para o deserto, cavaleiro, feiticeiro, colegial futurista, jardineira, camponesa, indiana, pijama, médica, tribal, explorador, servo, futurista, ladrão, infantil.
          Opcionais - sapatos, carteiras, acessórios, chapéus

Itens:
          Armas: dardos, pistolas, serras, varinhas, bastões, martelos, espadas, lanças, varapaus, arco e flecha, adagas, canivetes, colar hipnótico, luvas que dão choque, chicote, ramos, laser.
          De criaturas: asas de fada/anjo/vampiro/pássaro/borboleta, cauda de sereia, garras, cauda de cão/gato/raposa, corpo de fauno (cabra)/centauro (cavalo).
          De viajem: corda, luvas para trepar, saco-cama, cobertores, lanterna/lamparina/tocha, esqueiro, lupa, bússula, alimentos, tenda, primeiros socorros.
          De coleção: livros, jogos, telemóvel, poções, bola, coisas da natureza, jóias, itens de beleza, estatuetas, fotografias, papel, canetas/lápis/pincéis, brinquedos, pets, louça, espelho, sementes, rádio, CD's, ...
          Transportes: carro, bicicleta, trotineta, skate, streetsurf, patins, autocaravana, camioneta, patins de gelo, cavalo/pégaso/unicórnio/grifo/hipogrifo/hipocampos/dragão, vassoura
          Dinheiro: pode ser roubado, achado, obtido por trabalhar, como recompensa, ou por empréstimo.
Permissões:
 Qualquer coisa pode ser mudado a meio do jogo, indo à ficha da personagem.


Lugares:

 Podem ser vistos nos 3 tipos de mapas.
 É possível entrar em quase todos os edifícios e explorá-los. 
 Há pessoas em todos os lugares, embora a quantidade dependa do lugar e da hora do dia
 Lugares que há: 
          Floresta - élfica, floresta normal, selva, floresta negra, floresta assombrada, floresta com flores e cogumelos gigantes;
          Cidade/aldeia - futurista, moderna, histórica, medieval, fantasia (tipo no anime SAO), élfica (tipo em Alfheim online), império, na topo da montanha, dentro da montanha, no céu, num vulcão, na floresta, na neve, para minimeus, de gigantes, de anões, no deserto, atlântida, na praia, estilo Veneza, na neve.
          Paisagem - praia, ilha tropical, deserto, neve, montanhas, prado, minas, grutas, labirintos, céu, túneis, vulcão, espaço, tipo hogwarts, fundo do mar.


Missões:

 Há 15 em cada lugar
 Cada missão pode ter de 1 a 7 etapas
 Podemos pular as missões, fazê-las mais tarde, avançar etapas, cancelar a meio, repetir, escolher "modo livre" para que nem apareçam (inicialmente, estamos em "modo missão"). Ao sair e retomar ao local da missão, não é obrigatório começar a missão do início, mas podemos. Podemos fazer várias ao mesmo tempo.
 As missões têm uma ordem, mas não é obrigatório cumpri-la.
 Recompensas: podemos aceitar, recusar, lembrar mais tarde, e voltar a receber se repetirmos a missão.
 Dificuldade: com instruções, fácil, médio, difícil, profissional.


Opções de história:

 O começo é definido, ou seja, não pode ser mudado (mas pode ser avançado e visto de novo): os pais da personagem, um elfo e uma fada, conhecem-se e têm um filho (a nossa personagem), e vemos a sua infância - fases de crescimento, com os pais e os amigos, e os ensinamentos transmitidos.
 O resto depende da escolha do jogador:
          Modo feliz: os pais dizem à personagem que já tem idade para explorar o mundo e aprender a ser mais sábio.
          Modo triste: os pais são assassinados e a personagem decide explorar o mundo e tornar-se mais sábio e forte.

Opções de movimentação:

 Usar transportes: pagos, roubados, à boleia ou dos itens.
 A pé, gatinhar, rastejar, aos saltos, voar, a dançar, flutuar...
 Acelera-se no R1
 Abranda-se no L1


Opções de lar:

 Podemos acampar em qualquer ponto
 Se, no modo história, escolhermos "feliz", é possível ir visitando a casa dos pais da personagem. Se não, só se a tomarmos de alguma forma (legalizada ou não).
 Podemos escolher até 3 habitações fixas e decorá-las ligeiramente: uma casa, um telhado, um castelo, uma gruta, uma cabana, um esconderijo, uma árvore, um ponto qualquer.
 Os lugares fixos podem ser obtidos através de compra, roubo, a convite de alguém, expulsando os donos, ou sem obstáculos (se ela não pertencesse a ninguém nem estivesse protegida).
 Se atingirmos o limite de habitações e quisermos outra, teremos de prescindir de uma das anteriores. Não há problema, porque todos os itens ficarão guardados.


Opções de guia:

 Podemos não ter guia
 Podemos escolher "predefinido", que dá um guia diferente para cada local
 Podemos selecionar 1 de 3 guias, que andarão connosco para todo o lado.
 O guia pode ser mudado, dispensado ou selecionado sempre que se quiser.


Opções de tempo:

 Podemos avançar ou recuar no tempo, ou seja, avançar/recuar para de dia ou de noite. Se não, passa de maneira pré-definida
 Podemos deixar em "automático" ou escolher se está sol, chuva, arco-íris, nevoeiro, vento, tempestade, ou neve.
 Podemos pré-definir ou escolher entre frio e calor.


Opções de relacionamentos:

 Família: é escolhido no modo história se a teremos ou não, e é a única coisa que não pode ser alterada a meio do jogo.
 Namorados: pode ser com qualquer pessoa ou criatura, até se forem do mesmo sexo. A personagem só aceita se a afinidade for maior que 50. As personagens, que não a nossa, também podem pedir. O laço pode ser desfeito a qualquer momento.
 Inimigos/rivais: pode ser com qualquer pessoa ou criatura. A personagem só aceita com afinidade menor que -50. As personagens também pode pedir. O laço pode ser desfeito.
 Oponentes: ao contrário do que acontece com as personagens do jogo, não se pode socializar com eles. Podem escolher se serão encontrados aleatoriamente (rara ou frequentemente), em locais prédefinidos (só nesses) ou não encontrar. Isso pode ser mudado quando quisermos. Ao encontrá-los, temos as opções de fugir, tentar falar ou lutar - o sucesso depende das habilidades dos oponentes e das nossas.
 O nível de amizade com as outras personagens depende dos nossos diálogos e ações. Se escolher usar sempre diálogos pré-definidos, a afinidade mantém-se neutra. Além dos diálogos da história, podemos ter "conversas", escolhendo falas disponíveis e recebendo respostas de acordo com a personagem com quem estamos a falar.
 A amizade é dividida por rankings:
          Ódio: -100 a -71
          Relacionamento desagradável: -70 a -41
          Conhecido desagradável: -40 a -1
          Estranho: 0
          Conhecido: 1 a 40
          Amigo: 41 a 70
          Melhor amigo: 71 a 100
 Companheiros: Podemos escolher até 2 companheiros para nos acompanharem em viagens e missões. Só aceitam entre -50 a 50 de afinidade. Eles também podem pedir. Quebramos o laço quando quisermos.
 Se enviarmos um pedido a uma personagem que não tem afinidade para aceitar, ela responde algo como "hum, não sei, vou pensar nisso..."
 As personagens do jogo podem estar fixas num ponto ou andar livremente. A escolha pode ser mudada sempre que quisermos, individualmente ou em grupo.
 Animais: Podemos ter até 3 animais (sem contar com as montadas). Podemos levá-los, ou não, connosco. Se quisermos um novo, teremos de prescindir de outro. Podemos obtê-los de qualquer maneira.


Opções de saúde:

 A personagem pode partir um membro, fazer queimaduras, ferimentos ou ficar doente.
 Tratamento: num hospital, sozinha, com a ajuda de um guia, ajuda de outra pessoa, procurar um curandeiro, tomar um antídoto/medicamento/elixir, ou pagar para a doença desaparecer.
 Coisas que prejudicam a saúde: lutas (principalmente se não houver armaduras), fraca alimentação, pouca higiene e descanso.
Descanso:
 podemos estar a dormir ou acordados
 podemos estar de pé, sentados /num banco, cadeira, caixa, rocha, ramo ou chão), ou deitados.


Alimentação:
 Podemos comer e beber:
 Os alimentos podem ser adquiridos de várias maneiras: comprados numa loja, bar ou restaurante (onde há 3 opções de menu), podemos roubar, receber de alguém (amigo, como recompensa ou esmola), ou arranjar em algum lugar (caçar, restos do lixo, pescar, fruta, numa horta, a meio do caminho....)
 A comida permanece guardada até a querermos comer
Higiene:
 A personagem pode tomar banho para se manter limpa
 Pode tomar banho num rio (vestida), numa banheira (tapada pela cortina), nadando no mar ou na piscina, ou nas termas (corpo desfocado).
 Tarefas menores como lavar os dentes, pentear... não contribuem tanto, mas podem ser feitas e sempre são uma ajuda.
 Usar sabonetes e artigos de higiene faz a sua diferença.


Opções de lojas:

 Os itens podem ser analisados, experimentados, estragados, comprados ou roubados.
 Alguns objetos são apenas decorativos. Aqueles com que podemos interagir têm uma estrela em cima.
 Em qualquer tipo de ação, nós vemos a personagem a fazê-la.
 Se comprarmos até 2 coisas individualmente, surge a opção "encher carrinho", para podermos comprar de uma vez.


Opções de lazer: 

 Algumas atividades podem ser feitas em qualquer lugar e momento, mas outras necessitam que se tenha um item ou se esteja num lugar certo
 Pode-se fazer desporto, treinar habilidades, cozinhar, arrumar, ter aulas, ler, escrever, usar computador, passear, ir a um spa, desenhar, pintar, fotografar, tocar/ouvir música, ir a festas, assistir TV, cinema, ir a um espectáculo, teatro, ter aulas de algo, cuidar das plantas, marcar encontro com os amigos (máximo 10), blogar (há um acesso real à blogosfera), jogar em consolas, costurar...


Opções de habilidades:

 As habilidades influenciam o nosso desempenho.
 Há de 1 a 5 estrelas, acima do avatar
 Aumentam semanalmente, mas pouco
 Não alteram o aspeto físico nem a personalidade
 Habilidades físicas: força, velocidade e flexibilidade. Podem ser aumentados com um treino próprio (proporcionado pelo guia), em lutas e desportos
 Habilidades mentais: cultura, memória e astúcia. Podem ser aumentados com um treino próprio (guia), aulas e atividades de lazer.


Opções de personalidade:

 Influencia o relacionamento com as outras personagens
 Ao escolher, ouve-se a voz (masculina ou feminina, dependendo da personagem criada) que ficará se escolhermos aquela maneira de ser.
 Iremos criar um conjunto combinando 4 personalidades. Há 4 modelos pré-definidos:
          tímida, gentil, educada e grata
          arrogante, confiante, relaxada e que gosta de sobressair
          dark, solitária, valente e independente
          social, engraçada, prática e energética


Derrotas:

 Se a personagem morrer, começa da parte em que estava quando morreu
 Se não formos bem sucedidos contra os oponentes, somos capturados. Temos 5 dias (pré-definidos ou avançados) para fugir ou ser resgatados, se não, morremos e recomeçamos daí.



Era isto, sim.

Duvido que alguém tenha lido, mas se eventualmente estão a ler esta despedida, fiquem a saber que eu tenho consciência de que o jogo perderia um pouco em termos de história, mas o meu propósito é, precisamente, que cada jogador faça a sua própria história. E que possam fazer tudo o que lhes venha à cabeça. Eu adoraria jogos assim, porque eu adoro inventar coisas, e explorar, e experimentar coisas que se vêm em animes e tudo o mais, mas não gosto de comprar jogos de animes porque geralmente focam-se só numa coisa: batalha, paquerar, ou lá o que for. 

20 comentários:

  1. Eu jogaria esse jogo, pelo que vi é tipo um MMORPG meio diferente do normal -q
    Adorei os lugares, genty, eu amei os lugares, é como se fosse a junção dos lugares de vários jogos que eu conheço *o*
    Os pais são assassinados? Tenho certeza que neste modo seria interessante que crie os tais assassinos -aí cria um belo enredo-
    Se tem 44 lugares e 15 missões por lugares, se completar 660 missões se zera o jogo? Isso eu fiquei meio confusa...
    Me imagino nesse jogo: Uma ladra elfica de localização desconhecida e com milhões de amigos -q
    Sim, eu li o post todo, palmas pra mim o/

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    1. Haha, ainda bem que gostou, parebéns por ter lido tufo isso >.< E sim, a intenção era um pouco juntar lugares típicos de vários jogos - nem os contei... Ah, e o objectivo do jogo é apenas desenvolver e criar mais coisas, tem até um pouco de Sims, misturados com o tal MMORGP invulgar. Então, acho que se pode dizer que se zeram as missões, mas eu apenas criei tanto para que o jogador tenha sempre coisas para fazer. Precisamente, dava para encarar papéis incríveis! Você pensou precisamente numa personagem que gostaria imenso de criar :3

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  2. Eu li tudo >.< Pensei que vc tinha criado um jogo desse tipo e ai era a explicação do jogo :(
    Então, se você jogar algum jogo, por favor fala pra nois, ok? haha
    wordof-anime.blogspot.com.br

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    1. Uau, louvada seja a sua paciência! Não, não criei, mas se criasse, seria precisamente assim. Tudo bem, se calhar em breve até resenho mais algum jogo ;)

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  3. Eu com certeza séria viciada nesse jogo porque ele une tudo que queremos em um só, pena que não existe :(


    http://emmeumundodiferente.blogspot.com.br/

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    1. Exato, era essa a minha intenção: juntar tudo de tudo de tudo o que os outros jogos poderiam oferecer :3

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  4. Você ainda pretende criar um jogo Any'Chaan? Porque se sim isso que é ser organizada viu? Ahahaha' Se eu for parar para analisar, retirando os comandos normais que existem em games, criar um jogo seria algo como elaborar os personagens para uma fanfiction!! Kakoi!! ( * 00000 * )''

    Não sou em nada habituada a jogar games, independente de que seja. Corrida, RPG, fases, tiro, luta. Antigamente eu só era viciada em games de luta e tiro mas faz muito tempo que não toco num joistick! Ahahaha' xDD'
    A leitura não é tão massiva assim, como só são apenas pequenos tópicos não fica difícil. Tão explicadinhos deixa tudo mais "limpo" para as pessoas entenderem. De certo quando fizer um jogo vai ficar muito bom, pelo menos a teoria arrebenta! xDD' Ficou muito bom, eu gostei bastante! u-u)''

    Ah! Sobre o pedido de afiliação eu o aceito com o maior prazer, na verdade eu até fiquei surpresa com o seu pedido, o adorei na verdade! :3 Só um porém Any, eu deixarei o link do seu bloguito na página de about do bubble tudo bem? É que com falta de gadgets, eu tive que improvisar! Ehehe' xDD'

    Kissu~

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    1. Exato acho que se pode dizer precisamente que seria como uma fanfiction, porque dá a liberdade para os jogadores criarem a sua própria história, e essa hipótese maravilha-me completamente :3 Eu realmente gostava de criar, mas pretendo ser médica, então talvez num futuro distante >.< Eu não sou grande gamer, por falta de tempo, mas gosto bastante de jogos. De vários tipos, embora me recuse a jogar coisas com maus gráficos (só porque sim). Ainda bem que achou isso, tinha receio que ninguém quisesse ou conseguisse ler :)

      Ótimo, eu queria mesmo que aceitasse! *.* E fico feliz por ter ficado contente também, não há problema nenhum em colocar-me na about, na verdade até acho admirável que se consiga organizar com tão poucos gadgets. Arigatou ;)

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  5. se eu criasse um jogo seria tipo um "mini mundo", xD é legal saber que você tem esse seu sonho. Tem uns aplicativos para baixar no próprio pc que você pode fazer seu jogo mais é MUITO complicado. Pelo oque eu vi você entende bastante disto não é? xD adorei!

    http://dr-eaming.blogspot.com.br/

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    1. Bem, eu acho que o meu seria um mundo, e que daria para fazer tudo e até mais do que se faz na nossa realidade, mas estaria longe de ser mini >.< Lá está, se eu fizesse um jogo, teria de ser mesmo se eu fosse profissional no assunto, para que ele ficasse perfeito. Mas ainda bem que gostou :3

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  6. Li tudo u3u. Caraca Any-chan, que criatividade moça *ooo*. Eu com certeza jogaria, amo esses jogos em que se pode fazer tudo que quiser, ter uma história e etc. Achei tudo muito perfeito, detalhado, tudo bem explicadinho. Adorei os lugares, as montarias, o jeito que podemos deixar nossos personagens, as opções de tempo, relacionamentos, enfim....tudo! ♥ Faz esse jogo sim, tenho certeza que ia ficar bem famoso, esse jogo na minha opinião é muito épico hahah *u*

    Bad Angel || b-adangel.blogspot.com || Eiko

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    1. Uau, achou mesmo? ;) Fico feliz que jogasse, e infelizmente, não poderei fazer o jogo tão em breve porque pretendo ir para médica, mas se calhar num futuro um pouco distante, faria um curso de criar jogos e tentaria verdadeiramente. E por esses motivos é que eu adoraria este meu próprio jogo, porque dariam para fazer tudo e têm montes de opções.

      Ja nee ^^

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  7. Nunca tinha visto uma postagem nesse tipo, mó legal poxa hahahahahah
    Adoraria jogar esse jogo, é bem daqueles que me agrada bastante ♡ Gostei da postagem porque você detalhou muito bem com você queria, deu pra ter uma ideia bem legal *-*
    Adorei ♡

    Ahhh, eu fiquei muito feliz mesmo com teu comentário lá no meu blog, viu? E é claaaaaaaaro que aceito afiliação contigo! *-*
    Beijos!
    release-ur-imagination.blogspot.com

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    1. Uau, já respondeu? Que rapidez! Bem, eu tento fazer coisas um nadinha diferentes, embora exagere no tamanho dos meus posts. Mas fico feliz por ter gostado, espero ter causado uma-primeira-boa-impressão >.<

      Ainda bem que sim, eu gosto de fazer as pessoas felizes :3 Aceita mesmo?! Eu tinha receio que me estivesse a precipitar, nem sei como não está a ralhar a minha ousadia, maaaaaas vou já adicioná-la ;)

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  8. Nossa, pensei que eu era a única que fazia isso *-----*
    ah, mais o seu é muito mais complexo, jamais conseguiria fazer um desses rsrs
    ~~kissus

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    1. Por ser tão complexo é que nem tentarei fazer, mas adoraria. Também julgava que era a única, mas fico feliz por saber que há quem partilhe da bizarrice >.<

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  9. Oh meu Deus! Esse jogo seria perfeito *-* gostaria tanto de um jogo desses, com certeza já estaria viciada! Tem bastante opções, podemos construir nossa própria história... Tudo de bom! Adorei o post :3

    - Lovely Zombies

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    1. Exatamente, a ideia é essa, poder fazer tudo de tudo de tudo *.* Quem me dera poder criar e deixar que os leitores do blog ficassem realmente viciados >.<

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  10. Wow, eu preciso parar de sumir do seu blog, é tanta novidade que estou até tonta '-'
    Enfim, vamos falar do post...
    Cara eu amaria um jogo assim <3
    Seria tão perfeito :3
    Ual, eu amei ler a sua ideia, até porque amo seus posts longos... E dessa vez, sua criatividade de superou :3
    Está perfeitamente incrível, eu adoraria ficar presa no seu jogo! Meu lado SAO vibrou com essa idia auhsuahushauhsu
    Ja-nee, Any, parabéns pelo post!

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    Respostas
    1. Precisa sim, mas apenas porque eu fico com saudades, IsaM-chan :3
      Ah, sabe, eu fico espantada mas muito feliz por tanta gente ter tomado coragem para ler todas estas linhas, mas é ótimo saber que o tempo que as gastei a escrever rendeu bastante, e que, quando crescer, faria bem em apostar num jogo assim, porque pelo menos os leitores do blog ficariam presos com gosto >.< É quase cómico, e lá está, SAO era uma das coisas que eu espelharia com nesse jogo. Arigatou *.*

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