janeiro 05, 2014

Dicas para desenvolver os sentidos


Ohayo!

Suponho que o título seja meio bizarro, mas já se devem ter habituado >.< O post de hoje é precisamente o que já devem ter lido: maneiras de apurar os sentidos. Para quê? Bem, em primeiro lugar, porque eu achei interessante postar sobre isso - são só alguns conjuntos de sugestões improváveis mas que toda a gente pode fazer. E em grande parte, porque tal como o blog revista 21 me fez entender, podem ajudar a aumentar a criatividade, e a que tenho ainda não me basta.

Então...


  • Audição:

1 Feche os olhos, e anote num papel todos os sons que ouvir. Os que não conseguir identificar, procure depois pela casa. É da forma que fica a reconhecer um som novo.
2 Tente não dar cabo dos seus ouvidos ouvindo música excessivamente alta ou assim.
3 Tente destinguir sons semelhantes - por exemplo, de vários tipos de instrumentos de sopro. E este sei que resulta! Pelo menos, quando comecei esse exercício em música (na escola), era péssima, e acabei por melhorar bastante com o tempo.


  • Visão:

1 Tente reproduzir detalhes de uma imagem exatamente como ela é. Bons observadores tendem a ser bons desenhistas (e copiadores)
2 Confronte pinturas abstratas com uma vasta gama de cores, principalmente contrastantes, ou chamativas. Habituar-se a tons semelhantes também não é má ideia: só cores quentes, só cores frias, só pretos e brancos...
3 Alimentos que fazem bem aos olhos poderão fazer com que eles sejam bem preservados com o envelhecimento - frutas e legumes, principalmente se contiverem vitamina C, são os mais indicados. Outra forma de preservar os olhos é fazer pausas no computador, olhando, por exemplo, um minutinho para uma parede branca.
4 E jogar videogames? Ampliam a percepção de contrastes e ajudam a enxergar no escuro, tudo devido a alguns gráficos.


  • Tacto:

1 Coloque objectos com diferentes formas numa caixa, e tente reconhecê-los de olhos fechados
2 Faça o mesmo exercício, mas desta vez, escolha objetos com formas semelhantes. O que variará é a textura, e talvez, a leveza do material.
3 Massagens não são nada má ideia...


  • Paladar:

Prove pratos diferentes, e experimente especiarias, para as reconhecer melhor - mas não abuse! Se exagerar, o sabor mascarado dos alimentos surte o efeito contrário, reduzindo o gosto.
Experimente, numa mesma refeição, coisas com gostos diferentes: tome uma coisa doce seguida de uma salgada, depois uma picante, uma doce de novo e depois uma ácida. Dá para imaginar o mau gosto? >.< Mas assim é o que o paladar notará a diferença!
 Experimente começar a tomar, por exemplo, café ou sumo sem açúcar, para deixar o gosto mais intenso


  • Olfato:

1 Vá a uma loja de flores e aprecie o cheiro de espécies variadas
2 Alterne cheiros agradáveis com desagradáveis, para causar algum incómodo ao seu nariz
3 Não exagere em alimentos lácteos: leite, queijo, iogurte... Estes alimentos causam muco, e isso pode reduzir a sensibilidade dos nervos nasais.
4 Ao acordar, cheire algum odor forte - como café, ou flores. Isso irá fortalecer o zinco no corpo, responsável por intensificar os odores.


  • Memória:

1 Tente não se esquecer do nome de pessoas que acabou de conhecer, em vez disso, experimente decorar à primeira associando detalhes da própria fisionomia ao nome da pessoa.
2 Faça jogos que treinam a memória: 
3 Aprenda coisas, e tente fazê-lo rapidamente - uma língua nova, por exemplo, que além de treinar a memória, agiliza o cérebro.
4 Aprenda a reconhecer melhor cada uma das coisas com que lidamos no dia a dia - as flores, plantas, lugares... Ok, há sempre coisas que vamos decorando até por necessidade, mas tente ir aos pormenores.


Créditos por algumas ideias» www
Era isto post, acho que estava na altura de fazer uma pausa nas mesmas coisas: resenhas, avaliar blogs... E eu realmente diverti-me a escrever e saber mais sobre isto, tive de me conter para não fechar os olhos e tentar andar pela casa assim, porque faria uma figura baka demais ;)

6 comentários:

  1. post super interessante >3< é sempre bom se informar mais.

    http://dr-eaming.blogspot.com.br/2014/01/como-ter-um-bom-blog.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E baka, mas isso já é normal por aqui >.< Eu gosto de trazer assuntos desses, que bom que gostou :)

      Eliminar
  2. Muito intressante *uu*
    "Não exagere em alimentos lácteos: leite, queijo, iogurte... Estes alimentos causam muco, e isso pode reduzir a sensibilidade dos nervos nasais." Ai x.x Eu estou sempre a beber leite xD Acho que é a minha droga o.o
    Quanto á memória,dizem que eu tenho memória de elefante e.e Mas para coisas da escola,que é preciso,não 'u'

    Kissus!>3<
    My Paradise

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, beber leite deve fazer bem, mas se calhar é melhor não exagerar. Mas e então, o seu olfato é bom ou nem por isso? ;) Sortuda, eu até memorizo bem, mas esqueço mais facilmente ainda. Pelo menos sou boa aluna na escola :)

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †