janeiro 17, 2014

Avaliação de blogs #1


Antes de tudo: ontem aleijei uma amiga minha por ser péssima em educação física, e magoei-a tanto que até me comovi e chorei também. E os comentários maldosos de algumas pessoas não ajudaram... Mas acho que o lado positivo foi ter descoberto que era mesmo valorizada pelas minhas amigas, que me tentaram consolar e apoiar quando eu nunca pensei que precisaria. É só uma pequena lição, que me mostra que, por muito que julguemos, a vida sem os outros não tem metade da cor - felizmente... :)

Ok, esta será a primeira avaliação de blogs - lembrando que elas durarão para sempre, então assim que algum blog quiser ser avaliado, é só inscrever-se neste post. Ah, esqueci-me de dizer lá que, se o blog já tiver sido avaliado uma vez mas, passado bastante tempo, achar que evoluiu e quiser ser avaliado de novo, pode candidatar-se, mas devem passar no mínimo 4 meses. 

E pronto, não há muito para dizer que não esteja na postagem em si. O primeiro blog que vou avaliar será o primeiro inscrito: Bad Angel, da Eiko-chan ^^



  • Nome e HTML: 

A url do blog corresponde ao nome do mesmo, portanto até aí não há nada a dizer. Além disso, tem um formato que eu adoro, em que a primeira letra está separada do resto: b-adangel. Isso não dá pontos extra, mas sem dúvida que já tem todos os necessários nesse requesito ;) Notei que mudou o nome do blog não faz muito tempo mas pareceu-me bem assim.
Pontuação atribuída: 5 pontos de 5
  • Design:
No layout atual, a paleta utilizada está em cores escuras: preto, branco, cinza, e detetei um roxinho no menu. Houve uma época em que lays escuros estavam na moda, mas agora não são tantos, portanto acho que foi uma boa altura para apostar nela, e está muito bem aplicada. E até combina com o nome do blog! Além disso, teve cuidado com vários detalhes, então acho que todo o layout ficou harmonioso. Não usa ribbons, e vou acreditar que a imagem do leia mais foi feita por ela. E eu gostei da simplicidade do cabeçalho, é fofo e não parece interrompido. Concluindo, embora não seja o design mais trabalhoso e original do mundo, eu achei bem bonito.
Pontuação atribuída: 30 pontos de 35
  • Gadgets:
Tem os 4 gadgets que eu considero básicos: welcome, seguidores, menu e despedida, sendo que o menu está incluído no gadget do welcome, e depois tem um gadget só para os marcadores do blog. Só penso é que há tags demais, mas como são todas variadas, provavelmente a autora considera necessárias - depois falo melhor disso. Além disso, também tem um gadget a falar dela própria e um outro com os afiliados, que sem dúvida também são importantes. Só é pena as imagens nos afiliados não combinarem com a paleta, mas mesmo assim, acho que todos estão bons.
Pontuação atribuída: 14 pontos de 15
  • Conteúdo: 
É um blog de conteúdo variado, mas o que mais gostei, é que a autora tem montes de posts sobre todos os assuntos, e não apenas um ou dois. Nem sei como consegue escrever tanto! E a autora tem sempre opiniões fortes nas suas postagens, o que as tornam mais fáceis e interessantes de ler. Só tenho pena que hajam tão poucas imagens ao longo da postagem, acho que se tivessem algumas larguinhas, ficaria mais agradável... Só não posta com muita frequência, mas enfim. Afinal o conteúdo é todo dela, não admira que precise de tempo para escrever. 
Pontuação atribuída: 29 pontos de 30
  • Maneira de escrever:
Eu cá gostei muito! Do jeito de explicar e abordar os assuntos, principalmente tendo em conta que a Eiko só tem 11 anos, fiquei até admirada por ela ser tão esclarecedora e ser exatamente como tornar o post interessante. O alinhamento é sempre o mesmo: centrado, ou seja, perfeitamente correto, e embora eu prefira justificado, não descontarei por isso. E escreve corretamente, sem excesso de cores e tudo isso. E respeita os sinais de pontuação.
Pontuação atribuída: 10 pontos de 10
  • Tratamento/educação:

Faz sempre uma introdução agradável e direta (enrola bem menos que eu >.<), embora eu ache algumas despedidas breves de mais. E responde a todos os comentários, mesmo àqueles que só têm uma linha e não há quase nada que se possa responder.
Pontuação atribuída: 5 pontos de 5


  • Dicas: 
Ok, este blog era bom, mas ainda assim há coisas que eu acho que poderiam ser ainda mais perfeitas. Então: ilustrações de post do mesmo tamanho, dariam um ar mais organizado. O alinhamento centrado não é o meu favorito - prefiro justificado - mas isso vai pelo gosto de cada um. Como a autora é boa com HTML, podia também personalizar as mensagens antigas, home e mensagens recentes, e escolher outra fonte para o título dos posts. Podia postar com mais frequência, mas como sempre que posta, posta em condições, talvez fosse exigir demais. Reduziria as tags (é possível selecionar as que quer mostrar), ou então criaria um mapa de tags, deixando o link debaixo do menu. Então, acho que é isso, são só detalhes :)
  • Nota final:

93 pontos, ou seja, perto de 100, que seria o máximo.


Era isto, eu realmente fiquei com boa impressão do blog e indico que visitem. Eiko-chan, já estou seguindo :3

8 comentários:

  1. Nossa :/ Mais que bom que isso foi uma pequena lição pra você.. Não conhecia o blog u.u

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também acho :) Conheço há pouco tempo >.<

      Eliminar
  2. OMG, cheguei muito perto de 100 *u*
    Obrigada de verdade <3
    E mais pra frente irei usar suas dicas ^^

    Bad Angel || b-adangel.blogspot.com || Eiko-chan

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mereceu >.< Douitashimashite, fico feliz por ter participado, parabéns :) E espero que use, assim tiraria mesmo 100% ;)

      Eliminar
  3. Ótima avaliação, e parabéns para a dona do
    blog que conseguiu uma maravilhosa pontuação!
    Ah, estou viciada em ficar mexendo nas borboletinhas
    dos afiliados....kkk

    ~~kiss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que achou, e sabe, a sua está quase pronta a ser postada ;) Quanto às borboletinhas, eu entendo o vício, não imagina a diversão que foi criar este layout >.<

      Eliminar
  4. Olá, acabei de conhecer o seu blog e já me encantei.
    Acabei de criar o meu e gostaria da sua avaliação, já que estou começando e preciso de ajuda no tocante " visão do publico"
    Obrigada.

    calaabocaflah.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por isso, seja bem-vinda :) Tudo bem, espero fazer uma avaliação justa, mas vou pedir que faça a sua inscrição neste post, pode ser? http://sou-uma-adolescente.blogspot.pt/2014/01/avaliacao-de-blogs.html

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †