janeiro 11, 2014

Aula de desenho #parte 2


Alguém se lembra da última "aula" de desenho que dei? Bom, na verdade foi a primeira >.< De qualquer modo, eu já ensinei a desenhar o rosto (www), e agora ensinarei a desenhar o corpo, que talvez seja mais complicadinho para algumas pessoas, mas é muito importante. Vamos ver?


Estrutura:
corpo mangá pode seguir 3 escalas: de 6, 7 e 8 cabeças. Estas determinam o tamanho e proporções do corpo de um modo simples. A escala a usar pode depender da idade da personagem, do próprio estilo do artista ou do ar que ele quer transmitir na história.


Os corpos seguem regras, apesar de homens e mulheres terem corpos diferentes a partir dos 10 anos, mais ou menos.

Em comum:
  • A cintura pode ser mais alta ou baixa, sendo que o nível dos joelhos desce ou sobe conforme esta. 
  • Os braços estendidos chegam a meio da coxa.
  • Um pé é do tamanho da cara e do antebraço, e a mão ocupa cerca de 3/4's da cara.
  • A coxa/parte superior da perna é do tamanho do tronco, mas a parte inferior é ligeiramente mais curta. 
  • Não esquecer que as personagens têm diferentes fisionomias: mais alto, mais baixo, mais gordo, mais magro, mais forte, mais esguio...

Como diferenças: 
  • O corpo das mulheres é mais delgado e tem mais curvas que o dos homens, nos seios, pernas, anca... O corpo dos homens chega a ser angular.
  •  As mulheres têm anca larga e os homens estreita. 
  • Os ombros das mulheres têm duas cabeças (em largura) e os homens de 2,5 a 3.


Roupa:
Acredito que hajam grandes fãs de ecchi e tal, mas saber desenhar roupa é muito importante, né? Ok, há algumas dicas relevantes:

  • As roupas podem ser largas ou justas
  • De qualquer modo, elas ajustam-se ao corpo, são revolteadas pelo vento e acompanham os movimentos.
  • Zonas com mais curvas são as zonas onde a roupa encurrilha mais.
  • Convém ter uma noção mínima de moda, e conhecer diversos estilos: época vitoriana, casual, praia, guerreira, princesa...



Mãos e pés
Uma vez que a maior parte das pessoas tem dificuldade em fazer as mãos e os pés, vou tratar em separado do corpo. Não esquecer que ocupa 3/4's da cara. A forma é semelhante à de dois quadrados sobrepostos, sendo que o superior é dividido em 4 - os dedos. Depois basta ajustar, fazendo dedos de comprimentos diferentes, desenhando o polegar... Exemplos:


Acho que disse tudo o que podia sobre o corpo. No próximo post falarei de movimento e posições :)

6 comentários:

  1. Any eu estou amando essas aulas de desenhos *-*
    Sei que você desenha maravilhosamente bem (sou viciada no seu deviantar) e realmente queria aprender a desenhar...
    Quer dizer, eu sei fazer algumas coisas até que legal usando o lápis mas pessoas? Adoraria aprender a desenhar ^^
    Suas dicas são incríveis... Vou imediatamente pegar lápis e papel e começar a desenhar rosto e corpo!
    Arigatou!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau, o meu deviantart nem tem quase desenho nenhum, mas ainda bem que gosta dele. E ainda bem também que está a gostar destes posts, eu demorei um pouco a decidir se devia ou não fazê-los, espero que consiga aprender, aliás, tenho a certeza de que sim >.< Eu adoro desenhar pessoas, é a minha coisa favorita :3

      Eliminar
  2. Com certeza essa postagem vai ajudar muita gente, principalmente na parte de proporção ♡ Mãos e pés para mim são os mais difíceis D:

    Adoreeeeiiiiiiii
    Beijos
    release-ur-imagination.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu espero mesmo que sim, tentei arranjar imagens boas e explicações decentes :) A minha maior dificuldade, na verdade, é bem absurda: lábios. Fazer a boca em si é simples, mas desenhar o contorno dos lábios geralmente arruína as minhas personagens >.<

      Eliminar
  3. Sabe... Eu até que desenho bem mais eu só desenho (??) vou te explicar melhor uhasuhauhaushsau eu desenho normal tipo sem ser no estilo de mangá (mais desenhos personagens de animes)... tendeu espero que sim!! husahuahuahuahuahauhuashush mais esse post deve ter ajudado muita gente <3 :3 conheci seu blog hoje por uma campanha e adorei :3 sério adorei mesmo (não sou daquele tipo de gente que fala que amou o blog só pra divulgar o blog (๏̯͡๏)) uhuashusahuahsuhasuahua bjs..
    vouconfessarmilly.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendi sim, eu dantes nem sequer gostava de desenhar mangá, embora sempre tenha gostado de desenhar pessoas. Mas agora estou viciada >.< E essas dicas não valem só para estilo mangá. De qualquer modo, o estilo nem importa, o que importa é gostar do que se faz, e não duvido de que você desenhe bem :) Uau, está a falar da campanha "Não enterrem a blogosfera"? Já foi bem conhecida, mas agora não. Fico feliz que a tenha levado a conhecer este blog, espero nunca a desiludir >.<

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †