dezembro 07, 2013

Feminismo


Okaeri, minnas :) O post de hoje provavelmente trará aquela sensação de entendimento, desabafo e revolta de que provavelmente já sentem saudades, provavelmente sentiram algo semelhante em posts como "Debate sobre a arte da criação" ou "as pessoas querem ser tão diferentes que se tornam iguais". Recorda-vos alguma coisa? Se não, vão ao mapa e procurem na categoria problemas da sociedade, acharão muito mais >.<

Para este post - título misterioso? - tenho de agradecer ao blog Otome Tea Time, que divulgou diversas páginas importantíssimas aqui» www. Uma das páginas com mais realce é o AnimeFeminista, mas não apenas essa. Já vou explicar, se estiverem curiosos, não desesperem e cliquem em ler mais...


Tenho a certeza de que, talvez não só as garotas, mas principalmente elas, já se depararam com comentários relativamente abusivos. Não? Nada de invulgar nem tão ultrajante na sociedade de hoje, apenas coisas como as da imagem abaixo. Realmente, os caras parecem achar isso elogios, mas são mesmo? Eles passam o tempo todo a valorizar o corpo das pessoas, cuja mente nem conhecem! Aí no Brasil chamam-se cantadas, certo? Ou alguns casos talvez possam mesmo ser considerados como assédio...


em Portugal a situação não é tão grave, até porque o país não é tão quente e não há tanta oportunidade para vestir roupas tão curtas, mas há a sua dose de pernas à mostra e tudo o mais que suscitam comentários desse tipo. Eu entendo que os rapazes gostem, e se a aprovação deles fosse dita com moderação, nós até nos sentiríamos felizes. Quem não gosta de estar bonita? Mas não é o caso... Aliás, uma vez li um comentário - horrível, mas verdadeiro - que dizia: "As mulheres vestem-se para outras mulheres, porque se se vestissem para os homens, andavam nuas!". 

Impressionante como todas conseguimos concordar com isso. Há excepções e rapazes gentis e delicados, mas eu estou a generalizar, e aposto que todos os leitores deste post imaginaram algum tipo de situação semelhante ou reviraram os olhos... Certo? 


É, eu estou a fazer muitos parágrafos porque tenho montes de imagens impactantes para colocar.

As mulheres sempre foram colocadas num patamar inferior em relação aos homens, e mesmo que as coisas tenham vindo a melhorar, o mundo não é perfeito... É impressionante ver como há mais homens no poder que mulheres. As mulheres, segundo muitas sociedades, só existem para cuidar da casa e dos filhos. Há países em que as tratam tão mal!... Aqueles em que elas têm de casar apenas com 10 anos, ou em que andam envoltas em véus para não mostrar a sua figura. Mais triste e chocante ainda: durante uma revolução qualquer, enquanto que os homens capturados eram torturados, as mulheres eram vítimas de abuso sexual e outros tipos odiondos de tortura. Não o encontrei, por isso não tenho aqui...


Outras coisas importantes de realçar: É natural um homem mostrar os pêlos, andar sem camisola... mas as mulheres não podem. Não sem serem acusadas e mal vistas, já que é pouco higiénico e tal. Eu de facto não acho coisas como pêlos bonitas, nem nada, mas é triste ver a diferença. E saber que muitas mulheres ficam com nojo de si mesmas: período, odores incomodativos... pelo menos com mulheres adultas que querem ter cuidado para não deixar vestígios de nada minimamente desagradável, a vida deve ser muito stressante, sempre a correr para a casa de banho/banheiro. Um post interessante» www


Pior é que, pelo menos aí no Brasil, os homens negam-se quase totalmente a pensar e colocar-se no lugar das mulheres, dizendo que elas são frescas, que gostam de ser elogiadas e que vão acabar com a raça humana (wtf? mais aqui: www). Aqui não é tão preocupante, mas é assustador pensar que a qualquer momento, um "macho" pode fazer o que quiser connosco.

Eu sei, não estou a dar novidades para ninguém. Mas agora que comecei a deitar tudo para fora, ainda tenho imenso para dizer ;) Ah, e não quero desrespeitar leitores homens, longe disso, até porque creio que sejam daquelas excepções. Se não, então ao menos possa pesar-lhes na consciência...

Personagens que fazem os animes serem assistidos pela história ~sqn

E nos jogos? Há montes de personagens demasiado "sexys", e mesmo que algumas garotas gostem de jogar como elas, e estas personagens sejam realmente bonitas, elas servem para atrair o público masculino. Além disso, mesmo sendo um jogo, deveria ter um mínimo de sentido: armaduras que só têm função decorativa deixam partes importantes do corpo expostas a ataques, e peitorais com a forma dos seios fazem precisamente o contrário da sua função - em vez de afastarem uma lâmina ou lança, a curvatura irá impeli-la bem para o centro do peito. Interessante, né? Indico este post» www «e o tumblr "reparem a sua armadura": www


E casos em que a culpa é da vítima? Em que a vítima é estuprada e depois ainda dizem que estava a pedi-las. Principalmente se forem famosos a invadir a privacidade das fãs, porque principalmente em casos desses, há quem alegue que elas se estavam a dar de qualquer maneira. Que horror... A única pessoa que pode decidir se foi estupro ou não é a vítima, e ponto. Além disso, muitas vezes a vergonha das garotas fazem-nas sentir-se culpadas. É tão triste...

E a frase: "Por trás de um grande homem, há sempre uma grande mulher"? Bem verdade, como podem constatar pela imagem seguinte. Ouvi dizer que até mesmo Einstein teve a sua ajuda...


Outro ponto: machismo em eventos geek, de anime... além de algumas personagens mais atrevidas, há o problema dos cosplays. Que algumas pessoas se atrevem a chamar de cosputas... Não, não é cosputa se a pessoa estiver a ser fiel à personagem - talvez pudesse ter escolhido alguma mais "vestida", mas pronto, cada um é fã do que for. E pessoas gordas também têm o direito de o demonstrar. Tirinha» www


Tenho noção de que indiquei demasiados posts e de que este texto é extenso, mas eu não gosto de dividir o assunto, portanto junto tudo de uma vez só. Além disso, não vejo problema em compartilhar coisas sobre as quais estou a comentar. Quase todas as páginas que indiquei são perfeitas, então simplesmente indiquei, porque se tentasse falar mais sobre o assunto, além de parecer plágio, nunca diria o suficiente.

Alguns homens parecem confundir feminismo com a vontade das mulheres de se tornarem superiores. Não entendem que é uma luta por direitos iguais...

adorei a versão Shingeki no Kyojin >.<

6 comentários:

  1. Concordo com você, é muito constrangedor quando chamam na rua ou ficam olhando descaradamente.. Nem todos são assim, mas ainda é muito comum ter esse tipo de coisa. Que vontade de matar -.-'
    Minha mãe sempre me diz que eu tenho que estudar pra nunca depender de homem algum, porque depois jogar na cara que mantinha você é fácil.
    As coisas melhoraram, mas ainda tem um ou outro que ainda acha que lugar de mulher é no fogão u.u'

    Zona Neutra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, esse até é um dos vários motivos por que eu estudo, e se os homens se limitarem a olhar, já deve ser bastante bom!... Enfim, só espero que as coisas ainda melhorem mais com o tempo, principalmente por aí, já que em Portugal não é tão assustador. Ja nee ^^

      Eliminar
  2. Bom, sou mulher e confesso que não curto isso demais, sofro demais com minha tpm, cólica principalmente, uma vez já até desmaiei com a dor e tem indícios de eu ter mioma uterino --' Muitas não curtem coisas curtas, mas eu não tenho nada contra, pelo contrário uso muito coisas curtas sem se preocupar muito --' muitos pensam que é safadeza e tals, mas a roupa é minha e isso de "safadeza" pra mim influência (quase) nada.

    Sobre o feminism acho que é uma super ótima idéia, elas merecem mais respeito de verdade, e muitos são rudes com nós mulheres, e quando umas vão se transformas em homens, por escolha sexual ou não aguenta mais o que foi lhe atribuído em sua nascencia, sofre preconceito -_-' A gente não ntende a mentalidade pessoais, haha'

    Sobre poucas armaduras, bom, dependendo a personagem eu curto ela, haha' nem ligo a roupa, primeiro que games e mangás foram criados ao publico masculino, agora não é mais assim, só que ainda tem lugares que respeitam seus principios, e claro, vai ter mina seminua, mas não quer dizer que elas não possam lutar assim, primeiro que se tiver uma luta verdadeira, a pessoa não vai nem se preocupar com sua nudez e sim coma vida/vitória, sobre cosputas eu as consider sim, mas se for tirando as roupas das personagens verdadeiras e_e se não a vontade é da mina.

    Sobre elogios que mais parecem assédios, sou a favor quando é de uma pessoa que sabe que vais conhecer, ou quando já conhece a muito tempo, e claro, também depende da mina, agora tu vai e encontra uma mina na rua que tu nem sabe nem como ela é e já vai falando de piroca... '-' cria vergonha na cara '-' FDP!
    omen ter ficado grande demais haha, bom... acho que só isso ;p
    Behos~
    Castle Madness | Simply Thonn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O primeiro comentário extenso que você faz! ;)

      Concordo com quase tudo o que você disse, eu tento não ser uma pessoa extremista, então, quando eu digo que alguns elogios parecem assédio, refiro-me a elogios desses por parte de estranhos, por isso até disse que alguns homens ao fazer isso fazem-no pelo corpo da mulher, já que não conhecem nada da sua alma. Alguns comentários, por parte de amigos ou assim, até têm piada ou nos fazem sentir lisonjeadas. É a tal moderação de que falei... O mesmo para personagens de animes/games, mas sim, essas roupas não impedem ninguém de lutar, apenas não protegem tanto, e isso é em grande parte como você disse, para o publico masculino e tal... Agora, há uma certa dose de exageros, mas cada caso é um caso, né? E algumas mulheres realmente suportam muito, pessoas assim são admiráveis :)

      Eliminar
  3. Realmente, a situação no Brasil é bem complicada...
    Concordo com cada vírgula do seu post, que ficou perfeito, opinativo e com fundamentos, ao mesmo tempo!
    Homens e Mulheres têm sim que ter direitos iguais! Infelizmente, o ego masculino é tão grande que não se permitem que alguém que desmereceram a vida toda façam um trabalho melhor que o seu!
    No Brasil, a questão das "catadas" é ridícula! Eu moro em cidade pequena, mas nem por isso deixo de ver (e ser vítima) desse tipo de nojeiras, pois sem a sociedade se dar contar, os homens acabaram tachando o modo como uma mulher deve se comportar, agir, se vestir, ser e falar, caso contrário passa por situações constrangedores como essas de algumas das tirinha com que você ilustrou o post!
    Eles não distinguem padrões quando se trata de assédio, é uma coisa inescrupulosa e nojenta o que acontece no nosso país, somos obrigadas a seguir esses "padrões e normas" para termos pelo menos algum "direito" de lutar e pedir por uma sociedade mais justa!
    O preconceito e a discriminação são os guias da sociedade de hoje, que se tornou, em sua maior parte, machista e controladora!
    Realmente, é uma situação muito desagradável quando vemos que nós mulheres somos prejudicadas perante esse tipo de coisa... Uma pena que existam tão poucos caras gentis e legais, o mundo seria um lugar melhor se o ego masculino não fosse tão inflado e inseguro a ponto de fazer esse tipo de coisa!
    Bom, a única certeza de que tenho é a de que não vou me sujeitar ao que a sociedade prega, vou continuar sendo do jeito que sou e não vou mudar por causa do preconceito que existe contra as mulheres.
    Amei o post, Any, como sempre, criativo, original e perfeito, muito bem elaborado e colocado!
    Você será (e já é na verdade) uma pessoa maravilhosa! Precisamos de mais pessoas como você para que o mundo possa se tornar melhor.
    Ja-nee

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, no brasil é pior que em portugal... Eu tento trazer posts assim, com conteúdo e tudo o mais :) Tudo o que você disse faz sentido e eu estou de acordo, e só eu sei como fico feliz por não sofrer coisas dessas aqui, parece quase que alguns homens não pensam, e que têm impulsos animalescos, parece que não distinguem quando estão a incomodar, ou se distinguem, ainda ficam satisfeitos com isso - deve fazê-los sentirem-se superiores ou algo assim... Odeio rótulos e que me digam o que fazer, se eu fizer algo ou andar vestida de alguma maneira, é porque eu quis, e não porque a sociedade mo impôs.

      Sabe, se eu sou assim tão grande pessoa, então você também é, porque além de ter um grande coração conseguiu comover-me deste lado da tela, e às vezes, nem quem mora perto de mim o consegue fazer. E você superou uma grande distância :3 ...

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †