dezembro 27, 2013

Aula de desenho #parte 1


E aí? 

Sabem, comecei a ler finalmente mangás shoujo - daqueles curtinhos ou tipo oneshot, que eu dantes considerava irrelevantes, mas que acabam por ter detalhes muito belos, então estou ligeiramente viciada :3 Resenho alguns em breve ;)

Bom, acho que já todos sabem que eu gosto de desenhar, e embora tenha poucos desenhos scaneados, podem ver alguns no meu deviantart (www). De qualquer modo, eu realmente sei vários pontos chave para desenhar, e dantes tinha um blog onde ensinava a fazê-lo - ainda existe, mas já não uso. Ainda assim, pretendo usar imagens da net para explicar algumas coisas. E esta primeira parte será sobre o rosto :)



Como desenhar rostos:

  1. A primeira imagem mostra que a cara tem a forma de um ovo, não uma oval. 
  2. Na segunda, estão presentes as divisões da cara, sendo que: 
  • A primeira linha a contar de cima é a raiz do cabelo; 
  • A segunda, os olhos; 
  • A terceira o nariz; 
  • Por fim a boca;
  • A distância entre os olhos é a distância de um olho;
  • As orelhas estão entre os olho e a base do nariz.;
A disposição das linhas não tem de ser exactamente naquele local, mas convém andar lá perto. Em baixo, o processo de rotação do rosto:
Faz sentido, não é? Se uma pessoa de frente tem nariz delicado, e olhos grandes,
não ia rodar e ficar com um nariz estilo Snape e os olhos encolherem, né?


Os rostos das pessoas também têm várias formas:


Olhos e aspectos que dão personalidade:
Olhos:

Os olhos podem ser muito trabalhados, e mudam conforme vários fatores: luz, emoção, personalidade da pessoa...
Na mesma personagem:
  • O tipo de olho é sempre o mesmo, esteja em que posição estiver
  • Podem arregalar-se, direcionar-se para um ou outro lado. 
  • A luz no olho aumenta conforme a luminosidade ou a emoção da personagem, e dirige-se para o lado da luz.
De personagem para personagem (personagens diferentes):
  • Os olhos grandes e arredondados são usados para personagens mais jovens e gentis; 
  • Os mais rectangulares são usados para personagens com um caractér mais crescido. 
  • Olhos de gato, ou com longas pestanas são para mulheres mais adultas ou sedutoras.
  • Obviamente, mudam em luz, direção, podem arregalar-se...
  • Em baixo estão algumas formas para olhos:


Há mangás realistas e mangás chibis, onde aquilo que mais difere são os olhos:

Orelhas, narizes e bocas:
Já não têm tanto a trabalhar, mas...
  • Boca, nariz ou orelhas devem ser sempre do mesmo estilo na mesma personagem, independentemente da posição dela.
  • Narizes e bocas são sempre iguais na mesma personagem. Só a boca faz expressões.
  • Para personagens mais femininas ou inocentes, traços delicados. Traços angulares para personagens maduras.


Expressões:
  • As expressões são um dos aspetos mais característicos do mangá.
  • Tal como em tudo, o tipo de traços da personagem não muda!
  • Apenas muda a pupila, a posição da boca e olhos...
  • Algumas expressões:

Processo de envelhecimento do rosto: 


O cabelo:
O cabelo é muito importante no mangá: 
  • Por vezes basta a personagem mudar de penteado para parecer outra, a não ser que os olhos, nariz e outros elementos do rosto estejam muito bem feitos. 
  • O cabelo segue linhas, começa na raiz do cabelo sinalizada na primeira imagem e deixa-se cair. 
  • Também pode ser movimentado através do vento. 
  • Pode ser mais, ou menos volumoso. 
  • Ajuda a determinar se o personagem é rapaz ou rapariga, mas nem sempre. 
  • Exemplos:


E é tudo por agora!

6 comentários:

  1. Eu a-m-o desenhar, serio! mas eu só uso as técnicas que meu pai me ensinou e as que vejo em revistas, nunca fiz um curso :p eu gostei muito desse post porque tinha várias coisas que as revistas e meu pai não me ensinaram haha eu espero que tenha muitoooos post sobre desenho aqui porque sempre virei aqui para aprender mais "conhecimento nunca é demais"

    eu estou seguindo :) -se puder retribuir ficarei feliz, se não puder ficarei feliz só de você colocar mais post sobre kkk-
    http://semobice.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda o clube, eu também! E não se preocupe, ainda pretendo fazer pelo menos dois posts sobre isto desenho, embora não muito mais, já que o blog não é especializado em desenho e sim noutras coisas. Mas ainda bem que você aprende as coisas por você mesma, que revistas são? Adoraria ver algumas dicas :) Além disso, também acho, "conhecimento nunca é demais".

      Já retribuí, com muito gosto. E vá conferir a resposta sobre a afiliação ;)

      Eliminar
    2. são revistas das quais nem sei o nome do meu pai e da escola, eu leio e tento imitar.. eu sou quase autodidata (ou eu sou o.o) haha prometo que se conseguir escarniar ou tirar foto das revistas, eu te mando :)

      e muito obrigada, muito obrigada

      Eliminar
    3. Ah, acredite, eu também sou autodidata, só nos últimos 2 anos é que tentei procurar dicas de outras pessoas na net ou assim, Arigatou :3

      Eliminar
  2. Olá, Anilyan! Eu não sou muito fã de mangás, mas baixei um esses dias que me prendeu - não vou falar o nome, pois em breve irei resenhar -, não os leio muito pela minha preguiça e também pelo fato de preferir livros. E essas aulas de desenho vão me ajudar um pouco, pois já desenhei um dia muito bem, mas hoje não desenho mais, porque perdi o interesse, então estou "enferrujado", mas em breve, com essas aulas ficarei bom. Alguns destes desenhos acima eu já vi antes, e tem uns que tinha em minha revista. Emfim, boa sorte, e que aqui encha de alunos. Chu ~♥

    Symptoms

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haha, já está a deixar-me curiosa >.< Ok, esperarei pela resenha. Eu vejo mais animes que mangás, mas por vezes leio alguns curtinhos. É mais por falta de tempo que não leio. Eu adoro desenhar, e espero não enferrujar nunca, mas lá está, eu peguei várias dessas imagens da net, é normal que reconheça algumas :) Arigatou, irei esforçar-me :3

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †