dezembro 31, 2013

Ano novo no Japão


Okaeri, minna-chin ^^ Há muito tempo que não vos saudava assim.
Como último post do ano, preparei algo precisamente sobre o ano novo - mesmo a tempo, não? Enfim, mas o ano novo de que irei falar não é aquele a que estamos habituados (nem sei se no brasil e em portugal se festeja da mesma maneira, mas enfim), e sim de como se festeja no Japão. Pois, porque eu adoro o japão, e embora não seja uma pessoa muito tradicionalista, adoro conhecer a cultura do *país dos animes* >.<


Ano Novo no Japão - Oshôgatsu


Saudações e crenças
A saudação mais conhecida é "Akemashite Omedetô Gozaimasu", ou "Yoi Otoshiwo", que significa Feliz Ano Novo. No Japão, diz-se que o toshigami -Deus do Ano- (espírito dos antepassados) os vai visitar, portanto realiza-se uma festa para lhe dar as boas vindas. Acredita-se que nessa época tudo se renova, começando no dia 1 de Janeiro, sendo que no Japão, o primeiro mês se chama precisamente oshôgatsu.

Véspera de Ano Novo
Não é só na véspera - os japoneses tiram férias entre o natal e o ano novo, mais ou menos, e dedicam-se a preparar a renovação que está para vir. As próprias lojas fecham mais cedo. Faz-se ôsoji, a limpeza geral da casa, para se livrarem das impurezas, e embora agora não se faça tanto, dantes ornavam a casa com o shimenawa (ornamento de cordas), deixavam nas entradas da casas o kadomatsu (ornamento com bambus, pinheiro e outros), colocavam um altar na sala para oferecer kagamimochi (comida).

Comida
Então... Há o saquê (otosô), um vinho de arroz que simboliza vida longa (kampai!, significa saúde!); Há um macarrão (toshikoshi-soba) que se come a família, porque todos desejam que a felicidade seja tão comprida como o macarrão; Um banquete (osechi-ryouri) constituídos por pratos à base de alimentos não perecíveis; Uma sopa (Ozouni) feita de bolos de arroz mochis, legumes e frutos do mar, que quem comer, terá sorte durante o ano, porque está a comer o espírito do arroz; Bolos de arroz (Kagamimochi) achatados e combinados com pinheiro e uma espécie de laranja;...


Trajes
Não é costume usar-se branco - pelo contrário, usam-se trajes tradicionais japoneses bem coloridos, como o kimono e hakama.


Decoração
Após a limpeza da casa, nos portões ou portas, coloca-se o shimenawa (ornamento de cordas) para indicar o local para receber o Deus do Ano. Usam-se pinheiros, porque dantes acreditava-se que os deuses se encontravam em árvores sempre verdes. Há os Heisoku, dobraduras de papel japonês (washi) que só podem ser feitos pelos homens para pedir à deusa Amaterasu que proteja do mal - e se as mulheres fizessem, ela podia ficar com ciúmes.  Além disso, a própria comida é decoração: Kagamimochi (os bolinhos de arroz achatados), Osechi-ryôri, alimentos não perecíveis...


Atividades
Algumas brincadeiras conhecidas são: Tako-age (soltar papagaios/pipas), Komamawashi (jogar ao pião), Hanetsuki (Bater a peteca com um taco de madeira, como num jogo de badminton), Kendama (onde se tenta enfiar uma bola num cabo), Fukuwarai (desenhar com os olhos vendados), e Kakizome (escrever os desejos num papel próprio). Durante o dia, com as lojas e empresas fechadas, estão a decorrer também shows, de k-pop ou danças tradicionais, que terminam com uma queima de fogos.

Há o ômisoka, em que, às zero horas novo ano, as pessoas vão a templos badalar o sino por 108 vezes - o número de pecados do ser humano - e ouvir o “joya no kane”. Também costumam comer, em família ou com amigos, alguns dos pratos que listei acima. E algumas crianças recebem envelopes com dinheiro dos parentes. E há sempre fogos de artifício.


Primeiro dia do ano
O dia 1 é passado em família, a comer um prato especial de ano novo, osechi-ryôri, e rezar pela primeira vez no ano, hatsumôde, em templos budistas (o budismo é a religião do japão). Também se divertem lendo os nengajôs (cartões de ano novo) enviados por parentes e amigos. 

Créditos por algumas informações: www www

Eu sei que ninguém irá decorar todos aqueles nomes em japonês, e que este post era digno de um trabalho escolar, mas eu acho interessante saber mais sobre o japão, e ao número de otakus que lêm o blog, espero que tenham gostado também ;) Bom ano novo!

Ups... Akemashite Omedetô Gozaimasu!


4 comentários:

  1. Olá. Realmente este post era digno de um trabalho escolar, pois todas as informações foram colocadas e está tudo certinho, pelo menos é o que eu acho. Eu já sabia de algumas coisinhas pelos animes e por ter lido na tia Wiki, mas foi realmente bom saber mais. Chu ~♥

    Symptoms

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era mesmo >.< Mas fico feliz por ter achado bem feito, é normal que algumas pessoas saibam pelos animes, eu própria tirei muito conhecimento de lá. Ja nee ^^

      Eliminar
  2. Ah, que post incrível! A acultura japonesa é mesmo incrível não? Tão diversificada e cheia de simbolismo... Linda!
    Eu já conhecia uma tradição õ/
    A de lavar a casa toda para se livrar das impurezas u.u
    Mas também, só essa '-'
    Enfim, o post estava lindo, perfeito e mega interessante <3
    Amei aprender um pouco mais do Japão :v
    Ja-nee!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, eu nem sou uma pessoa muito tradicionalista, mas a formalidade e simbolismo dos costumes japoneses torna tudo diferente. Fico feliz que tenha gostado e que o post tenha sido do seu interesse ;)

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †