novembro 30, 2013

Jacques Fresco, e a solução para os problemas do mundo


Okaeri :) Espero que todos tenham gostado da surpresa, e ainda bem que a maior parte das reações foi positiva. Como compensação por me conseguirem fazer tão feliz, planeei trazer para hoje um post que ainda não tivessem visto em lado nenhum - afinal, eu quero fazer coisas diferentes no meu blog. Tenho de vos dar motivos bons para virem até aqui ;) 

Depois de bastante pensar, decidi pesquisar e trazer as minhas descobertas sobre um homem admirável de que já me tinham falado, e posso garantir: se essa pessoa mandasse no mundo, este estaria em boas mãos. Porquê? Digamos que ele é uma pessoa bastante futurista, genial, justa e que saberia como aproveitar as coisas, dando solução para praticamente tudo. Muitas pessoas sabem apontar o que está mal na sociedade, mas não conseguiriam resolver nada se o poder estivesse em suas mãos. Mas este homem - Jacques Fresco - sim. Sem dúvida...


Nasceu a 13 de Março de 1916 e largou a escola aos 14 anos, porque preferia ocupar o seu tempo na biblioteca, a pesquisar sobre coisas que realmente lhe interessassem. Além disso, ele tem muito talento para dramatizar, desenhar e pintar. Mais tarde, dedicou-se também a designer estrutural. É atualmente um projetista industrial AUTODIDATA, engenheiro social, escritor, professor, futorologista, inventor e sabe muito sobre tecnocracia, ou seja, sustentabilidade e assim. É muito? É, e imaginem as coisas que uma pessoa que sabe tudo isso pode fazer... Ah, ele faz filmes também, procurem na tia wiki se quiserem ver. Ele já foi relativamente pobre, durante a crise de 1929, a Grande depressão. Foi mais ou menos nessa altura que foi iniciada a sua formação, e em que ele começou a demonstrar uma atitude diferente perante a sociedade. 

Voltando ao que importa: as soluções que ele aponta para o mundo estão englobadas em vários projetos, sendo o mais conhecido o "Projeto Vénus". Chama-se assim porque foi iniciado em Vénus, na Florida. Nesse projeto, ele e Roxanne Meadows trabalham em construções cujo design é feito por eles, e que visam demonstrar como, por exemplo, as cidades deviam ser construídas. É uma coisa de génio, porque consegue ser futurista e prática sem acabar com a natureza

Algumas características:
  • Edifícios em forma de domo (mais ou menos circular), resistentes e eficientes. 
  • Separados por jardins, lagos e trilhas
  • De uma construção, não é possível ver a outra.
  • Tudo é sustentável e à beleza estética
  • Diz que a pobreza é causada pela sufocação do progresso da tecnologia, causada porque o sistema se baseia no lucro
  • Aproveita os recursos da terra para criar uma economia que elimina a escassez - isso só será possível se desistirem do lucro, para as pessoas serem livres para desenvolver os seus projetos pessoais
  • Eliminaria o sistema monetário e passaria a uma economia baseada em recursos
  • Acredita que o dinheiro está ligado à existência de crimes e corrupção
  • Os carros não teriam acidentes, porque os caminhos estão traçados em planos diferentes
  • Não seriam necessários telemóveis, porque as paredes servem de comunicação
  • Planeia uma sociedade que investe na cultura, ciência, relação com a natureza, comunicação...
  • Realiza a declaração dos recursos mundiais como património comum de todas as pessoas.
  • Transcende as divisões artificiais que hoje arbitrariamente separam as pessoas.
  • Substitui economias nacionalistas baseadas em dinheiro por uma economia baseada em recursos.
  • Ajuda na estabilização da população mundial através da educação e do uso voluntário de contraceptivos.
  • Regenera e restaura o meio ambiente de acordo com o melhor de nossa capacidade.
  • Reprojeta cidades, sistemas de transporte, agro-indústrias, e fábricas para que sejam energeticamente eficientes, limpos e capazes de servir convenientemente às necessidades de todas as pessoas.
  • Livrar-se gradualmente das entidades corporativas e dos governos, (locais, nacionais, ou supranacionais) como meios de gestão social.
  • Compartilha e aplica novas tecnologias para o benefício de todas as nações.
  • Desenvolve e usa fontes de energia limpas e renováveis.
  • Produz a mais alta qualidade em produtos para o benefício das pessoas do mundo inteiro.
  • Exige estudos sobre o impacto ambiental antes da construção de quaisquer mega-projetos.
  • Encoraja o mais amplo espectro de criatividade e incentivo a empreendimentos construtivos.
  • Supera o nacionalismo, o fanatismo e o preconceito através da educação.
  • Elimina o elitismo, seja técnico ou de qualquer outra forma.
  • Delineia metodologias através de pesquisas meticulosas em vez de opiniões aleatórias.
  • Melhora a comunicação nas escolas implementando uma língua internacional neutra, esperando por exemplo, que facilitasse a comunicação entre todos os povos.
  • Fornece não só as necessidades básicas de sobrevivência, como também desafios que estimulem a mente ao mesmo tempo em que enfatizam a individualidade em detrimento da uniformidade.
  • Finalmente, prepara as pessoas intelectual e emocionalmente para as mudanças e desafios que vêm pela frente.

Ah, houve uma pequena zanga com o zeitgeist movement, porque quando a intenção de Jacques e Roxanne era divulgar o trabalho, os donos desse projeto disseram que ajudariam na divulgação e acabaram por exibi-lo como se lhes (ao zeitgeist) pertencesse. Além de descartar algumas ideias que Jacques tinha. Deve ser horrível ver os nossos projetos deturpados e, ainda por cima, toda a gente julgar que quem deturpa está a colaborar para ajudar :/

Ok, isto por si só não parece nada tão único assim nem que mereça grande atenção - parece apenas mais uma daquelas pessoas com boas intenções mas que não levam nada adiante. Acho que para isso talvez possam acessar alguns dos links seguintes. Basta, por exemplo, verem as imagens que ele projeta ;)
  • Videos dele» www
  • Entrevista» www
  • Site oficial» www

Bem, vamos às imagens! 


Ok, era o que tinha para hoje. Enquanto pesquisava descobri algumas coisas sobre Wasdar City, procurando imagens, fiquei ainda mais abismada :o Ainda assim, gostaram? O que acham disto? Eu já devo ter deixado claro a minha opinião >.<

6 comentários:

  1. Projetos impressionantes, cada coisa que você fica: Sera que daria certo?
    Caramba muito legal mesmo.
    Adorei o Post.
    Abraço.
    Diego|Sendo um Otaku||

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois são, eu achei incrível algumas dessas ideias, se quisesse escrever um livro de ficção científica, já saberia onde me inspirar >.< Ainda bem que gostou :3

      Eliminar
  2. Eu voltei Any'Chaan!! \o\
    Me desculpe o sumiço, é que seus posts são grandes e as vezes me perco na leitura, ehehehe' mas não que eu desgoste de algo, é que eu me perco mesmo! xDD' Mas resolvi voltar algumas postagens para ter do que falar já que você é tão legal comigo no meu bloguito. :3

    Tinha de ser do meu signo esse homem!! Ahahaha' xDD'
    Talvez você possa não levar a sério Anilyan, mas é que as pessoas sob o signo de Peixes (assim como eu u.u') sempre tem muitas boas ideias, uma mais inovadora que a outra e com esse homem não é diferente! Ahahaha' Que gênio admirável!! * 0 * )''

    Lembro de quando era pequena e vivia a inventar coisas, hoje em dia quase não faço isso mas quando mais nova era doida por criar coisas bobinhas~ kekekeke'
    Lendo um pouco sobre, eu achei todas elas bem interessantes, na maioria das vezes não sei como solucionar alguns problemas mas estas que ele mostrou são realmente incríveis!! Adorei!! *uuuuuuuuu* )'' Seria legal se as pessoas dessem a devida atenção a essas ideias.
    Esse é um dos motivos pelos quais eu adoro tanto o teu blogue Anilyan!! Você sempre tem ideias geniais, por favor, continue assim!! /o/

    Kissu~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Snow-chan!!! (≧3≦) Eu não duvido, eu tenho sempre imensa coisa para dizer, daí os posts ficarem enormes, mas imagino que de vez em quando complique a parte dos comentários, porque as pessoas nem sempre têm tempo ou disposição para ler tudo, mesmo quando se interessam. De qualquer maneira, mesmo que não comentasse, já agradeço imenso o esforço :) :) Ah, eu acredito nessas coisas sim, aliás, montes de amigos meus são peixes e dá para verificar isso, e pelos vistos, na blogosfera também, e com esse homem admirável... ;) Eu inventava coisas em pequena, mas todas disparatadas. Afinal, eu sou Carneiro/Áries

      Não se preocupe, pretendo continuar :3

      Eliminar
  3. Ual, depois desse post, entendi toda a admiração que você tem por esse homem!
    Ele é simplesmente um gênio!
    As ideias são encantadoras, dá vontade de largar tudo e ajudá-lo a concretizar isso tudo que ele planejou! Um gênio, não há como descrevê-lo de outra forma u.u
    Estou encantada com seus propósitos e suas ideias, com certeza o mundo seria muito melhor nas mãos desse cara ;)
    E as imagens me deixaram, como você mesma disse, abismada! Realmente, estou admirada com essa personalidade, os projetos são incríveis! De tirar o fôlego!
    Tomara que um dia ele ainda consiga realizar, pelo menos uma parte, de todas as suas aspirações...
    Eu particularmente, amaria viver em um desses edifícios projetados por ele, seguindo esses princípios que você citou.. Seria a coisa mais incrível que poderia existir!
    Realmente encantada com seu post e com Jacques Fresco!
    Post original e criativo como sempre, Any, Prabéns u.u

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu e não só o admiramos, mas ainda não tem reconhecimento que chegue, porque se tivesse, o mundo não estaria neste estado. Mas enfim, ele é mesmo um génio, e as imagens valem mais que mil palavras para explicar algumas das ideias dele. E ainda nem sabemos nada dos mecanismos das construções, se soubessemos, aí é que ficaríamos ambas abismadas. Deve ser incrível!... >.< Arigatou :)

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †