novembro 16, 2013

Fadas vs Pixies


Tadaima! ^^

Eu hoje decidi recordar a infância e postar sobre um assunto que sempre me fascinou: fadas e pixies. Neste momento, dentro da fantasia, ando viciada em elfos e percy jackson, e nunca vi as fadas como um elemento muito bem aproveitado nas histórias - a não ser nos contos de fadas, mas nesses casos até têm um uso infantil - e algo que sempre me deu nervos ver pessoas confundirem fadas e pixies, e até mesmo não saberem que há diferenças. Porque há. A wikipédia não fala muito nelas, já que a wikipédia se baseia em contos e coisas escritas, e eu vou escrever tudo isto à base do que sei, mas apenas porque eu gosto de organizar e delimitar bem as coisas. Ou seja, se tiverem paciência para saber mais, já sabem onde clicar ;)


Fadas e pixies:
Em comum: 
  • Ambas têm aparência humana
  • Ambas têm asas
  • Ambas podem ou não ter poderes - relacionados com a natureza ou totalmente independentes, depende da história
  • Ambas podem ou não emitir luz própria
  • As varinhas mágicas, que usam em alguns contos, funcionam como canalizadores de energia para ser aproveitada sobre a forma de magia, e é indiferente se é usado por fadas ou pixies.
  • Temperamento: como qualquer criatura, cada um tem a sua personalidade, mas de maneira geral, ambas são calmas até que as provocam ou as fazem querer vingar-se. Ligeiramente sensíveis e impulsivas.

Diferenças:
  • A mais notória é o TAMANHO!...: Enquanto que as fadas têm tamanho humano, as pixies andam à volta do tamanho de uma mão - Mais precisamente, entre o tamanho de uma abelha e de um colibri. Pixie vem de pixel, tá?
  • As pixies já nascem com asas, mas as fadas, nem sempre. É por isso que podem passar por humanas
  • Geralmente não há pixies do sexo masculino, mas podem haver homens com asas (provavelmente chamam-se fadas na mesma, mas não sei).
  • Geralmente, as pixies vivem no meio da natureza, mas fadas podem chegar a viver em cidades. Mais uma vez, depende da história.
Motivos da confusão: 
  • As pessoas referem-se muitas vezes a elas como feéricos, não referindo o tamanho, portanto não é normal as pessoas saberem que há diferenças
  • A wikipédia baseia-se em contos populares e outros para falar das fadas, usando uma informação tão incompleta como a que é comum ouvir-se - não fazendo a distinção
  • Erros de tradução - já que, embora em inglês hajam as palavras "fairy" e "pixie", em português só existe fada, daí não ser possível especificar

Pronto, o post de hoje era isto. Mas, como bónus (sei lá de quê >.<), vou deixar umas montagens toscas que fiz há uns anos. Na primeira imagem, lembro-me que tirei um print da pixie da minha irmã num jogo online da sininho, o Pixie Hollow. É muito fofo, e retrata bem como as pixies viveriam :3



18 comentários:

  1. Que post fofo >////<
    Não gosto de quem confunde as duas, e estou surpresa que você saiba a diferença \o/
    Original, gostei o/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não gosto, uma vez dei um sermão a uma pessoa que ficou para a história, mas pelo menos a pessoa ainda sabe a diferença >.<

      Eliminar
  2. Eishh por acaso eu era das pessoas que viviam na ilusão que era tudo fada :o mas Obrigada pela explicação, agora já sei a diferença entre fadas e pixies :3

    Kissu ~♥ || Pankax&Pankadax

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, por isso é sempre bom fazer posts destes >.< Douitashimashite :3

      Eliminar
  3. Oi, oi! Este assunto sempre me fascinou, mas eu achei que as pixies eram apenas do desenho club das winx, não sabia que elas também eram de contos, aliás nunca ouvi contos de pixies...Mas eu imagino que ás pessoas devem cometer esses erros, pois pelo que li deu para perceber que elas são parecidas, e a maior diferença entre elas é o tamanho. Enfim, amei o post! E o jogo realmente parece ser muito fofo. Chu ~♥

    Simply Thonn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, isso é normal, a primeira vez que eu ouvi também foi graças às Winx, eu era grande fã delas na altura xD Mas uma coisa é certa, quem criou as Winx sabe bem a diferença entre fadas e pixies, pelo menos respeitou o tamanho. Se você pesquisar em inglês encontra alguns, porque geralmente na tradução é tudo fadas. Nyah, ainda bem que gostou :3

      Eliminar
  4. Arigato você acabou com a minha ignorância kkk'
    Eu não sabia diferença T____T pra mim elas podiam diminuir de tamanho....enfim melhor nem tentar explicar.
    Eu já era apaixonada por mitologia grega antes então quando conheci o Percy a coisa não prestou*-------* ótima inspiração pode gerar posts ótimos...só acho lálálá :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que acabei, acho eu >.< Muitas pessoas não sabem, mas boa teoria, elas poderem diminuir de tamanho xD Eu tenho-me tornado fã de mitologia grega mais recentemente, e devo agradecer bastante ao Percy por isso :3 Ainda bem que acha :)

      Eliminar
  5. ahaha, bonitos a montage xD
    kiss.~

    castle madness
    Simply Thonn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, a montagem está extremamente tosca xD Mas na altura, eu adorava... bem, pelo menos respeita o que eu disse ao longo do post

      Eliminar
  6. Adorei ficar a conhecer mais diferenças entre as fadas e as pixies +-+ apesar de já saber a do tamanho (graças às winx, quando tinha 7/8/9 anos adorava x3 Bj c:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, eu também via winx quando era pequena, eram o meu desenho favorito, e realmente ajudaram muito neste assunto >.< Ainda bem que gostou. Ja nee ^^

      Eliminar
  7. Ah, post perfeito, porque, primeiro:
    Sou fascinada por fadas, são minhas criaturas mágicas favoritas ^^
    Sou simplesmente apaixonada por elas, e também ODEIO quem acha que fadas e pixies são a mesma coisa ¬¬'
    Fadas são tão graciosas e fofas >.<
    Segundo porque você disse que está viciada em Percy Jackson!
    *u*
    Percy Jackson é perfeito, eu piro nessa saga u.u
    Acho que já até falei dela em um dos meus comentários .-.
    Fadas e Percy Jackson em um post só: vomitando hipocampos!
    Hahhahahahaha
    Amei Any, parabéns, ficou divino o post u.u
    Ja-nee!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, fadas são divas, e é irritante quando alguém mistura tudo. E depois... percy *.* Concordo com tudo o que você disse ^^

      Vomitando hipocampos » ri demais (/≧▽≦/)

      Eliminar
  8. Simplesmente amei essa postagem :33 amo fadas de coração <3

    ResponderEliminar
  9. Oie! Obrigado pela ajuda. Escrevendo um livro sobre e você me ajudou muito :3

    ResponderEliminar
  10. Oie! Obrigado pela ajuda. Escrevendo um livro sobre e você me ajudou muito :3

    ResponderEliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †