outubro 10, 2013

O que eu acho de: Yaoi e Yuri


Oyahou, mina-chan. 

Para o post de hoje, lembrei-me de uma crítica que li num blog adorável chamado Gomy Kawaii - que infelizmente foi removido - que falava de Yaoi e Yuri. A blogueira não era fã, e eu até entendo isso, pois não o fui por muito tempo e só agora aprovo alguns yaois mais leves. Mas, como tudo, isso tem pontos fortes e fracos, e eu tenciono apresentá-los a todos.

Lembrando que os primeiros pontos fortes e fracos consistem nos argumentos que as pessoas a favor ou contra usam, e que só no fim do post darei a minha verdadeira opinião.


O que é?
  • Yaoi é romance entre dois rapazes. 
  • Yuri é romance entre duas garotas.
  • Podem ter cenas eróticas ou não, dependendo do anime/mangá
Porquê não gostar? - pontos contra
  • Porque a igreja não aprova casais de gays/lésbicas
  • Porque não se deveria apoiar isso
  • Porque é nojento ver duas pessoas do mesmo sexo apaixonadas
  • Porque ver o corpo delas não faz sentido, e a história também é estranha
  • Algumas garotas só vêm yaoi para verem os rapazes, ou yuri porque são lésbicas
  • Alguns garotos só vêm yuri para verem as garotas
  • É estranho e até embaraçoso assistir
  • Deve ser direcionado para gays/lésbicas
Porquê gostar? - pontos a favor
  • Shoujos são sempre a mesma coisa
  • Com pessoas do mesmo sexo, a história fica mais complicada
  • Acentua a superação da sociedade e fortalece os sentimentos
  • É uma prova de que não se é racista -.-
  • Não se vê apenas para ver duas pessoas bonitinhas se pegando
  • Também têm direito
  • Causa uma certa "ternura" ver as dificuldades entre os protagonistas
  • Quem vê NÃO é gay/lésbica, não tem nada a ver com opção sexual
  • Dá momentos tão divertidos como assistir qualquer outro tipo de anime

Não costumo ver, mas pessoalmente aprovo. Não gosto de discriminação, e acho justo que gays/lésbicas também compareçam no mercado e tal. Além disso, shoujos são sempre a mesma coisa! O rapaz aproxima-se da rapariga e em pouco tempo apaixonam-se, têm complicações mas no fim o amor vence. Num shoujo com pessoas do mesmo sexo, a história sempre é melhor, porque se o amor for verdadeiro, certamente as personagens terão dificuldade em admitir que são gays/lésbicas, e ainda terão de vencer a sociedade, então torna tudo mais adulto e assim. 

Não, não apoio quem vê yaois só para ver o corpo dos garotos e assim, tal como não sou fã de mangás/animes com cenas eróticas. Quem vê yaois são principalmente otomes, e todas têm os seus motivos, mesmo que sentissem vergonha quando começaram e não saibam quais são. Só acho que, embora ninguém tenha de gostar, não devia julgar isso, pois para mim é uma demonstração de racismo. Se são assim com "desenhos", quanto mais com pessoas de verdade?! Eles também têm o direito de viver, e o direito de amar, seja quem for, e não são menos que nós pelas suas escolhas.

Basicamente eras isso. Ja nee >.<


Naruto e Sasuke | via Tumblr
Esta imagem  foi só para enervar xD

12 comentários:

  1. Bem legal seu post, tenho que admitir, rs.
    O que eu acho sobre Yaoi, Yuri? Normal! So porque são do mesmo sexo KKK
    Se a população fosse um monte de mim ia ter só doido do mundo mesmo u3u'
    kiss~
    Charllote Maou||@Castle Madness

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, também acho que é totalmente normal e aceitável que haja yaoi e yuri. Até me divertiria se visse um mundo com montes de você ;)

      Eliminar
  2. Li a postagem do Gomy Kawaii na época, e comentei exatamente a mesma coisa que você por lá. A única coisa que mudou um pouco foi a minha opinião quanto aos shoujos. Eu generalizava muito, falava que todos os shoujos eram a mesma coisa (inclusive comentei isso no gomy kawaii). Mas "Sukitte Ii na yo" e "Lovely Complex" mudaram um pouco a minha visão. Como disse, apenas mudaram um pouco, ainda prefiro os yuris/yaois. Sempre acho que a história me prende mais, e que os problemas são mais intrigantes.

    Admito que quando vi os "pontos fracos" fiquei meio chateada... A igreja diz que devemos amar a todos, não? Todos não incluem pessoas? Pessoas que são EXATAMENTE iguais a outras, mas que apenas beijam outras bocas. Que diferença faz se você está beijando um garoto ou uma garota? Mas enfim, isso já leva a outro assunto.

    E outra coisa do ponto fraco que não entendi foi "Algumas garotas só vêm yaoi para verem os rapazes, ou yuri porque são lésbicas". "Yuri porque são lésbicas"? Por que isso seria um ponto fraco? É um ponto forte, não? Até por que se você for lésbica e começar a ver/ler esse tipo de coisa, vai se sentir mais confortável consigo mesma. Vai ver que se apaixonar por pessoas do mesmo sexo é a coisa mais comum do mundo. Acho que o homossexual ter contato com esse tipo de conteúdo é bom, deixa ele fugir um pouco desse mundo preconceituoso e ir para um lugar onde eles podem ver esse tipo de romance. Não acho que gays verem yaoi, ou lésbicas verem yuri é considerado um ponto fraco. Muito pelo contrário, pode fortalecer a auto-confiança deles, e isso é bom, não? A última coisa quanto a esse "ponto fraco" é que ele se contradiz no ponto forte. "Quem vê NÃO é gay/lésbica, não tem nada a ver com opção sexual". Ou seja, foi desnecessário o "yuri porque são lésbicas".

    Outra coisa que não consegui digerir foi o "Porque é nojento ver duas pessoas do mesmo sexo apaixonadas". É nojento ver amor? Nojento é ver o ódio entre as pessoas.

    Mas enfim, eu na realidade só vejo alguns pontos fracos. Que são: as pessoas vão te julgar até onde elas puderem. Mesmo você não sendo gay/lésbica, só curtindo o gênero, as pessoas vão te falar coisas muito desagradáveis. E o último ponto para mim, é que você nunca encontra yaoi/yuri nas bancas. Tem de tudo, menos esses gêneros. Se duvidar você encontra até um hentai, daqueles bem loucos, mas não encontra um yaoi ou yuri.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, eu vou explicar o que você não gostou! Porque não me expliquei bem e você entendeu errado! xD O que eu queria dizer com "pontos fracos" e assim, era "argumentos que as pessoas que são contra usam". Daí eu, e você também, não concordarmos com vários deles. Talvez algumas garotas só vejam mesmo yaois pelo corpo dos garotos, mas é óbvio que a maior parte se interessa pela história. Tipo, eu estava a ser irónica em grande parte da postagem, eu penso o mesmo que vocês. E realmente, Lovely complex é um shoujo extremamente original, eu adorei >.< Mas ainda não vi Sukite ii na yo. Pessoas que julgam outras são bastante desprezíveis, eu acho, principalmente se o fizerem sem conhecer o assunto ou apenas por maldade. Bem, esse seu último argumento não conta muito, para mim, porque eu vivo em Portugal e aqui nem sequer há mangás nas bancadas, yuri e yaoi ainda menos xD Portugal baka -.- Acho que vou editar o post para esclarecer.

      Eliminar
  3. Yoo ~
    Eu fico feliz que tenha escolhido este assunto para o post! Já percebi que ás vezes rola meio que um preconceito em relação as pessoas por este gênero, e ele só não é "normal" como os vários animes que vemos, nele há além da luta pelo amor, a luta da auto-aceitação e ainda uma luta por causa da sociedade, resumindo, ele passa do mesmo café com leite de sempre. Confesso, que antes eu odiava Yaoi, achava até nojento, mas depois que vi Junjou Romantica eu simplesmente apaixonei! Pois, é muito perfeito! E virei fã. Chu ~♥

    Simply Thonn |♥| Thought Otaku

    P.S: Também não acho legal que vejam só por causa dos corpos...Prefiro os que tenham história e não erotismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe, você é um garoto louvável e muito único em toda a face da Terra, e fico extremamente feliz por ser afiliada *.* De verdade! Não há quase nenhum garoto que não seja contra yaoi, e imagino que para você, o yaoi tenha sido ainda mais vergonhoso e nojento de ver no começo - fico feliz por ter ficado fã :3 E concordo também com a sua última opinião, como já disse.

      Eliminar
  4. Any, eu adorei o post!
    ^^
    A ideia de fazer uma postagem sobre esse é assunto foi corajosa num mundo tão preconceituoso, pelo menos a meu ver u.u
    Bom, você sabe que sou iniciante nesse mundo Otome/Otaku, não é?
    Então ainda não posso opinar quanto a yaoi e yuri...
    Mas, posso deixar minha opinião quanto a gays/lésbicas!
    Sei que o mundo anda muito preconceituoso, mas eu particularmente respeito sim apesar da Igreja ser contra! Não vejo o porque de sermos tão ignorantes a ponto de praticar-se a homofobia, pra mim, eles tem tanto direito de se expressar quanto nós u.u
    Bom, concordo com a Ágatha: é interessante que gays/lésbicas tenham acesso à esses animes/mangás para se sentirem mais, confiantes seria a palavra certa talvez?
    Bom, um dia, eu ainda dou olhadinha nesses dois gêneros ^^
    Mas por enquanto, vou ficar com uns animes mais clássicos, de preferência de ação *---*
    É claro que um dia eu ainda dou uma olhadinha em shoujos assim ^^^
    Bem, não vou me estender muito mais...
    Até, Any!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi! :D Que bom que me achou corajosa, mas não foi necessário tanto esforço assim. Eu posto as coisas que gosto e quem quiser gostar ou não, pode fazê-lo. Realmente há muitas pessoas preconceituosas, eu acho ridículo que excluam, gozem ou o que quer que seja de mau com as pessoas homossexuais, porque elas têm tantos direitos como nós. Então, eu também acho bom que hajam yaois e yuris - e não só para essas pessoas, claro. Sim, eu sei que você é iniciante, eu própria ainda não conheço assim tanto desse mundo otaku e estou mais centrada em animes importantes, não em outros como yaois. Mas vou querer ver vários, um dia, tanto como qualquer outro anime. Não digo que vá gostar de todos, mas de alguns sim :) Ja nee ^^

      Eliminar
  5. Eu AMO, AMO, AMO Yaoi, mas não é por causa de dois homens bonitos se pegando, até porque ás vezes o menor (de idade) geralmente parece com uma menina ¬¬
    Eu gosto porque eles REALMENTE demonstram amor e eles tem um jeito de protegerem um ao outro, muito melhor que Shoujo. E não gosto de Yuri porque na maioria é hentai e pornografia, acho nojento ¬¬
    Bem é isso, minha opinião \o/
    Eu só comento aqui às vezes, eu tenho vergonha >////<

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto, e entendo perfeitamente o que você quer dizer. São tão fofos! :3 Como você disse, melhor que shoujos. Ah, e realmente, yuri tem esse problema, mas eu uma vez li um fofo e, pelo menos até onde li, não tinha hentai. Chamava-se Girl friend ou algo assim, se você procurar no google imagens acha a capa facilmente. Embora, não seja como os yaois ;) Não tenha vergonha, eu gosto da sua opinião >.<

      Eliminar
  6. Anónimo28.11.13

    Eu que sou homem, gosto muito de mangá e anime, já sofri muito preconceito por me recusar a querer curtir e gostar de Yuri e Shoujo-ai e até fui chamado de homofobico,machista, entre outros, e eu nem liguei. Não sou homofobico e nem sou machista, sou um otaku de verdade, gosto muito das personagens dos mangás e dos animes, mas não em cenas de lesbianismo.

    Outra coisa que eu não gosto é ver os fãs de Yuri e Shoujo-ai postar na internet imagens das minhas personagens favoritas dos animes (antigos e recentes) em cenas de lesbianismo, isto é, séries que não tem elementos de Yuri/Shoujo-ai como as séries Card Captor Sakura (1996), Honey Honey no Suteki na Bouken (1981), Ultramaniac (2003), entre outros. Eu já até perdi a conta de quantos mangás e animes eu deixei de curtir e gostar por ter elementos de Yuri/Shoujo-ai como Negima! Magister Negi Magi, Sailor Moon, Aika, Ga-Rei e outros que eu ainda nem assisti como Strawberry Panic e Maria-sama ga Miteru.

    Não quero que voces pensem mal de mim por eu ser um otaku anti-Yuri/anti-Shoujo-ai, o que quero dizer é que fazer mangás e animes Yuri e Shoujo-ai é para quem gosta desse genero e já nem sei quantos amigos e amigas eu perdi por causa do que eu sou, um otaku anti-Yuri/anti-Shoujo-ai, mas eu nem liguei para isso pois eu sei que amigos vem e amigos vão e aprendi muito com isso e nem me abalei por que eu sei que eu irei encontrar outros como eu que vão me entender o meu gosto e assim nos tornarmos amigos de verdade para compartilharmos o que nós aprendemos. Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu acho que tem todo o direito à sua opinião, este post eu fiz precisamente de maneira a mostrar os dois lados da moeda, e compreendo perfeitamente se for contra. Não divido de que seja otaku, ser otaku não significa gostar de Yaoi/Yuri, e se você perdeu amigos por isso, é porque não eram seus amigos de verdade. O mais importante é defender as nossas próprias opiniões, embora não tentar fazer outras pessoas mudar as suas. Também suponho que deva incomodar ver animes que você gostava em versões Shoujo-ai e assim, mas ria-se um bocado >.< Não precisa de gostar, só ignore aquilo que "desgosta" e aproveite o que o anime tem de bom para si, com o tempo as pessoas ficam munes a coisas que dantes lhes eram desagradáveis, então de certeza que compensará ver o anime mesmo assim. E se nem assim quiser, tudo bem. É a sua decisão. Fico feliz pelo comentário, espero que volte ao blog e leia a resposta :)

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †