outubro 04, 2013

A verdade por detrás das histórias da disney


E aí, pessoal? Genki desu ka? Comigo sim. Hoje visitei a minha escola antiga, tenho umas saudades! Tipo, na minha escola nova toda a gente é demasiado adulta e se safa sozinho, na escola antiga haviam montes de putos e aquela infantilidade toda acabava por ser fofa e atrativa. Visitei-a com duas colegas minhas, ambas chamadas Rute, e adorei :3 Falando em escola, ando bastante ocupada, e vou precisar de médias muito altas este ano, mas não pretendo discriminar o blog.

Hoje vou mostrar-vos algo que já era para ter contado há uns tempos: a verdade por detrás das histórias da disney. Para quem não sabe, a disney alterou e muito os contos originais, para proteger a inocência das crianças, e aqui pretendo revelar toda a crueldade dos contos verdadeiros. As primeiras histórias foram contadas pelos irmãos Grimm, talvez conheçam algumas... Já avisando que, se alguém é sensível a conteúdo adulto, talvez nem queira ler este post...

Créditos pelas informações: www www www


  • Capuchinho / Chapéuzinho vermelho
Bem, há várias versões, mas o lobo na verdade significa o impulso sexual e a atração dos homens pelas mulheres, e a capa vermelha significa a menstruação. Ok, a mãe manda a capuchinho levar doces à avó, ela é teimosa e decide ir pela floresta, e encontra um lobisomem. O lobisomem chega primeiro a casa da avó, devora-a, e serve os restos à capuchinho. Ele basicamente força-a a deitar-se com ele e o resto  vou deixar subentendido...

  • A gata borralheira / cinderela
duas versões conhecidas:
Numa, ela perdeu a mãe e o pai casa com outra mulher, com duas filhas malvadas, e a pobre cinderela é forçada a servi-las. Para poder ir a um baile, faz um pacto com um demónio avisada de que o feitiço acaba à meia-noite. Perde um sapato de cristal e claro que o príncipe o usa para procurar a sua amada. As irmãs cortam pedaços do pé para o sapato servir, mas os animais revelam a verdade, o príncipe casa com a Cinderela e as irmãs têm os olhos devorados por corvos.

Outra versão: a Cinderela é  ambiciosa, e quando uma mulher - que diz amar o  pai dela - promete que, se ela matasse a sua mãe, lhe daria tudo o que quisesse, a jovem não hesita. Decepa a cabeça da mãe quando esta lhe vai buscar um livro de contos ao baú, fechando-o. A madrasta castigou-a fazendo-a viver sem condições, mas quando o pai faleceu, Cinderela casou-se com o princípe e obrigou a madrasta a caminhar pelo castelo com sapatos em  brasa.

  • A pequena sereia
Versão 1: Para se casar com um príncipe, Ariel pede à bruxa que a transforme  em humana - esta corta-lhe a cauda violentamente, e a ex-sereia transforma-se em espuma do mar, assistindo ao casamento do príncipe com outra.

Versão 2: É transformada em humana em troca da sua voz e sente como se agulhas se espetassem nas pernas, mas é determinada e tenta agradar ao príncipe - que acaba por casar-se com outra. Isso, dissera a bruxa,  faria com que Ariel ao morrer se transformasse em espuma do ar. A solução seria matar o príncipe com uma faca que as suas irmãs sereias conseguiram obter sacrificando os cabelos, mas ariel não tem coragem e atira-se à água, mas ao morrer torna-se no espírito do mar como recompensa.

  • Bela adormecida
Um rei teve uma filha linda e convidou doze fadas para o batismo, esquecendo-se duma que, zangada, amaldiçoa a princesa. Esta, ao crescer, acaba por encontrar uma velha ao fiar, espeta o dedo sem querer e ativa a maldição. Sempre dormindo, é estrupada, engravidada e nunca acorda. Quando os filhos gémeos se arrastam para mamar, um chupa o dedo dela, engolindo a lasca de madeira espetada, morrendo, mas quebrando a maldição.

  • Branca de neve
Uma rainha teve uma bela filha, que a partir dos 7 anos, ficou mais bela que a mãe (segundo o espelho). Manda um mercenário matar a filha, mas ele deixa-a escapar e engana a rainha  mostrando o coração de um animal. Ela passa a conviver com sete anões, e é visitada pela rainha/bruxa, que a faz comer a maçã envenenada. Os anões depositam-na num caixão, e é visitada pelo príncipe. Quando a beija, não acontece nada,  então ele golpeia-a até que cospe a  maçã entalada, acorda e casa com ele.

  • Bela e o monstro/fera
O pai de bela e as 3 irmãs passam da luxúria à pobreza, e quando o  pai vai de viagem, pergunta às filhas o que quer: as mais velhas pedem vestidos, mas Bela só quer uma rosa - que simboliza a virgindade. Roubando a rosa do  jardim de um monstro, deverá ser punido, mas Bela vai no seu lugar. O monstro (meio-serpente) atende as suas necessidades e uma vez deixa-a ver a família, mas ela regressa à moradia consciente de que se apaixonou pelo  monstro,  beijando-o e transformando-o  num príncipe. Já as irmãs egoístas são convertidas em estátuas.. A transformação simboliza o amadurecimento.

  • Hansel e gretel
Abandonados pelos pais, que não tinham como os criar, acabam por encontrar uma casa cheia de doces. A versão  mais violenta conta que lá moram dois demónios, que os queriam escravizar e comer - a irmã mata um, mas o outro escapa e sacrifica-os num ritual. Noutra versão há uma bruxa, que os engordou para poder comer,  mas a rapariga consegue empurrá-la para o forno e escapam, levando objetos de valor. Guiados por um cisne, entregam  os objetos ao pai (a mãe morreu entretanto) e conseguem viver felizes.

  • Rapunzel
O pai da jovem vai buscar uma planta chamada rapunzel ao jardim de uma bruxa, que em troca exige a filha deles - esta é entregue e chamada Rapunzel. Trata-a bem, até que, quando Rapunzel faz doze anos, é fechada numa torre em que a bruxa entrava pedindo à jovem que atirasse os cabelos. Um príncipe observa isso, faz o mesmo pedido, e ele e rapunzel começam a namorar, mais tarde deixando-a grávida - o que faza bruxa perceber, mandar rapunzel para um deserto, enganar o príncipe e atirando-o abaixo da torre, o que o deixa cego. Há quem diga que ele seguiu a voz de rapunzel, encontrou-a, as lágrimas dela curaram a sua ceguês e casaram-se.


Horríveis, certo? Ou violentas e chocantes no mínimo.

6 comentários:

  1. Geeeeeeeeeeeeeente. Minha infância =O
    Que violentas, prefiro as que eu ouvia, bj MAKSMASJ *u*
    Adorei o post, tipo, foi criativo!
    Beijinhos, Djêni.

    http://djeniferlopes.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São chocantes mesmo, mas eu estou a rir imenso com a sua reação >.< Uma coisa é certa, ainda bem que a disney as adaptou para as crianças, porque isto realmente não seria bom para elas. Que bom que gostou :3

      Eliminar
  2. LOL
    Eu já sabia de algumas versões, mas não de todas essas '-------'
    Acho que a que mais me surpreendeu foi a da Bela Adormecida (E a do lobo, mas essa eu já sabia xD)
    Eu sei que a Disney é mal vista por muitos, mas eu não acredito em nem metade das historias que contam sobre ela. Mas a dos contos... bem, eu creio que é bem possível xD
    Ótimo post!

    Sayo~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não sabia todas, então fui procurar algumas. Mas a da Bela Adormecida é mesmo das mais chocantes... Eu não vejo mal a disney - embora um bocado irrealista, talvez seja melhor para as crianças, e pelo menos não parecem filmes de terror. Mas se tiver de escolher entre disney e studio ghibli, escolho studio ghibli sem dúvida ^^ Arigatou :3

      Eliminar
  3. Eu já sabia, algumas foram até baseadas em fatos reais, já postei no meu blog sobre isso, rs. so que eçe foi hackeado ç.ç
    Visita meu novo blog?
    BJS.
    Place Nuts

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, o seu blog foi hackeado? :( Que horror, eu detestaria de começar o meu blog do início! Mas visito sim, já vou seguir, e espero que cresça depressa. Não sabia que já tinha postado no seu blog, postou todas as versões? O meu post ficou gigante porque eu sim >.<

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †