setembro 07, 2013

Resenha - Harry Potter


Okaeri, minna-chan. 

Hoje vim trazer mais uma resenha literária, a pedido de um anónimo bastante gentil, sobre uma coleção de que já devia ter falado há muito: Harry Potter. Sabem, o meu primeiro contacto com HP não foi pelos filmes, sim pelos livros. Quando eu era pequena, achava-os muito pesados, e só há 4 anos e meio comecei a ver - todos de uma vez, claro >.< E quando o meu pai me trouxe o livro 1, há anos também, eu não queria ler por aversão à capa - bastante bonita, mas para mim desenhos bonitos eram só anime. Assim que peguei nos livros, nunca mais larguei. Já li a série 3 vezes e os filmes também, tenho os jogos, desenho fanarts, e só eu sei como queria um exemplar do mapa do salteador (aquele dos gémeos Weasley, aqui em Portugal chama-se assim).

Como habitualmente, vou falar do enredo geral, dar spoiler sobre cada volume na caixinha abaixo, falar das personagens e dar a minha opinião. Lembro que sou de Portugal, e que eu saiba muitas palavras são diferentes, mas vocês devem entender.



Enredo:
Toda a gente sabe: Harry, quando era bebé, foi perseguido pelo feiticeiro das Trevas Lorde Voldemort - este conseguiu matar os pais, mas não a criança, deixando-a com uma cicatriz de raio na testa e perdendo os seus poderes, deixando o mundo livre do mal temporariamente. Harry é criado pelos seus tios Muglles (não feiticeiros), que o tratam muito mal, durante 11 anos, quando recebe uma carta a convidá-lo para a escola de magia e feitiçaria de Hogwarts. Desde então, ele vai descobrindo mais sobre o seu passado e a magia, faz novos amigos (Ron, Hermione...) e tem várias aventuras, enquanto Voldemort vai recuperando o poder.



  • A Pedra Filosofal:
Após ser convidado para a escola de magia, Harry tem muito que aprender e passa por várias experiências: ser submetido à avaliação do Chapéu Selecionador, entrar para o Quidditch, devolver um dragão, e ajudar a escola impedindo que a pedra filosofal caia nas mãos de Voldemort.
  • Câmara dos segredos:
No 2º ano, Harry entra na escola com o carro voador dos Weasleys - alguém o queria impedir de entrar... Descobre que era um serpentês e fica sob suspeita, investiga as aranhas gigantes de Hagrid, pessoas andam a ser petrificadas e ainda tem de enfrentar Voldemort mais uma vez, e o seu basilisco.
  • Prisioneiro de Azkaban:
Harry fica a saber que o seu padrinho Sirius fora cumplice de Voldemort, matara Peter Petegrew na noite em que os pais de Harry morreram, e agora fugira de Azkaban, em direção à escola. Mas será mesmo assim? Esse ano está repleto de episódios com dementors, quidditch, hipogrifos e o mapa dos salteadores.
  • Cálice de fogo:
Ele e os Weasleys vão à Copa nacional de quidditch onde os devoradores da mrote causam problemas. E em Hogwarts, Harry é inscrito sem saber por quem no torneio trifeiticeiro, sendo obrigado a participar em 3 provas contra outras escolas de magia: com dragões, debaixo de água e num labirinto. E assiste à reencarnação de voldemort...
  • Ordem da fénix:
Esse é o ano onde os gémeos Weasley brilham - destacando-se ainda mais pelo facto do ministério da magia ter escolhido para Hogwarts uma professora muito irritante e rosa (Umbridge). Ficamos a saber da Ordem da fénix, de Grimmauld place, da profecia, e vemos como os alunos funcionam se treinarem juntos.
  • Príncipe meio-sangue:
Alguém adivinhou quem era? Eu não - mas devia, já que parecia saber mais que o próprio manual de poções. Também é aqui que ficamos a saber dos Horcruxes, vemos aulas de teletransporte e do ataque dos devoradores da morte, no fim do ano.
  • Talismãs da Morte: 
Neste último volume, com Dumbledore morto e os devoradores a dominar tudo, Harry e os amigos só assistem ao casamento na família weasley antes de partirem em busca dos horcruxes - a única forma de derrotar voldemort. Mas a luta arrasta-se inevitavelmente para Hogwarts, onde ocorre a batalha final.




Personagens:
  • Harry - rebelde, teimoso, amigo, corajoso e inconsciente. 
  • Ron e Weasleys - os weasleys são do mais pobre, divertido e amigável que há. E Ron é o mais desajeitado de todos, embora ainda assim nobre.
  • Hermione - sabe tudo, inteligente, faz-se durona mas é sensível e empenhada
  • Dumbledore - engraçado, encorajador, sábio, génio e forte
  • Voldemort - totalmente insensível, arrogante e sem escrúpulos

Opinião:
Antes de tudo, ainda estou à espera da minha carta de Hogwarts. Fico TOTALMENTE fascinada com aquela escola, seria incrível viver lá e tudo o mais. Eu AMO as passagens secretas, brincadeiras, professores, biblioteca, o refeitório, os quadros, gárgulas, pátios, salas, tapeçarias, decoração, ambiente, clima, salas comuns das equipas e todo o castelo. Mesmo muito. Se antes de ler Harry Potter, imaginava que feiticeiros eram uma coisa vulgar demais para uma história original, depois de ler retiro totalmente o que disse, principalmente se os feiticeiros tiverem nascido e passado a infância como nós. É tão fácil identificarmo-nos com as personagens, as suas birras, gostos, desgostos, momentos de vitória ou perda, e esforço... - eu adoro a Hermione, porque me acho parecida com ela. Mas em cada pessoa vejo um pouco de mim, então é difícil escolher. Acho que também me vejo na Luna, e no Neville. A par com Hogwarts e com os feitiços que fiz questão de decorar, acho que a gama diversificada de personagens é o que encanta mais. Mais notório ainda são os relacionamentos entre elas, e como evoluíram: tentem ler o primeiro volume imediatamente a seguir ao último. Que contraste, não?

Eu pessoalmente adoro o livro 3. Sei lá, gostei da naturalidade com que Harry já andava pelo castelo e sem a pressão e medo dos futuros livros, só aproveitando e conhecendo o castelo cada vez mais graças ao mapa do salteador. Também adorei ver o exterior da escola. E a ideia de Sirius, Lupin, Pettegrew e o pai do Harry, James, terem sido um grupo (bem traquinas) quando mais novos deixa-me super contente. Acho que só ficava mais se a autora (J.K.Rowling) fizesse livros passados nesse tempo - com a história do grupo, a Lily e o Snape... Tive fases em que lia centenas de fics assim >.<


Adorava ter falado mais de todas as personagens e livros, mas isso é impossível sem dar spoilers. O Universo está tão estupendamente criado que é quase palpável - e os filmes, perfeitamente adaptados, ainda contribuíram mais para isso. Adoro também como a narrativa equilibra os momentos de perigo, medo e ação com os momentos agradáveis e descontraídos. E é genial que, apesar daquele perigo todo e de os alunos da escola serem os seus heróis, todos tenham continuado com as criancices, caprichos e rebeldia da idade. A autora escreve muito bem, descrições, humor, romance, suspense, resolveu todas as pontas soltas e tem um talento incrível para escolher qual a melhor personagem para matar *foge das pedradas*

Embora eu já não seja viciada, acredito que HP perderia o encanto se fosse escrito de uma forma mais adulta. Atualmente, gosto muito mais de leituras um pouco mais pesadas, reflexivas e sem um objetivo definido, e após ter lido bastantes livros do género deste coleção, já não me parece lá tão original, mas é muito divertida, mesmo assim. E não é como se os últimos volumes fossem muitos leves, não é? Mas retomando, os clichés, a par com alguns elementos mais originais, são uma estratégia que encantou gerações e ninguém tem nada de reclamar por isso.

Eu nem sei o que dizer mais... já que toda a gente conhece, e quase toda a gente gosta. Uma dica boa para os fãs é aceder aos seguintes links:
  • Jogo Pottermore - www
  • 23 imagens que mudarão a forma como vês HP - www
  • 28 coisas que aconteceram após os filmes de HP - www
  • Curiosidades da série - www

9 comentários:

  1. Anónimo7.9.13

    Oi, daqui fala o anónimo que lhe pediu para fazer a resenha, muito obrigado por a ter feito, adorei :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou, sempre às ordens ^^ Já agora, responda você às perguntas: livro favorito, personagem...

      Eliminar
    2. Anónimo8.9.13

      Bom, o meu livro preferido é o 4º (Cálice de Fogo) e as personagens são o Fred e o George Weasley :D

      Eliminar
    3. Os gémeos Weasley são decididamente DEMAIS! Acho que foi uma das mortes que mais lamentei, a do Fred :( Realmente adorei ver como as traquinices deles evoluíam e se destacavam cada vez mais, criar essas personagens é simplesmente genial. Já o livro, não posso dizer que esse seja dos meus favoritos, mas gostos não se discutem ^^

      Eliminar
    4. Anónimo9.9.13

      Pois, também lamentei muito a morte do Fred :(

      Eliminar
  2. Amei a resenha, Anilyan!
    Eu também amo Harry Potter ^^
    Já li vezes sem conta e eu achei a sua resenha perfeita, embora discorde de uma coisa: meu livro favorito é o Cálice de Fogo, o 4°, não me pergunte porque, eu simplesmente amo esse livro...
    Anilyan, eu queria fazer um pedido especial, claro se você puder atendê-lo...
    Você poderia fazer um post com os melhores animes pra "iniciantes" acompanharem?
    Eu quero muito entrar nesse universo, mas eu não sei por onde começo!
    Ficaria muito grata se o fizesse ^^
    P.S: Aqui no brasil se diz Mapa do Maroto, Câmara Secreta, O enigma do Príncipe, As Relíquias da Morte e os não feiticeiros são trouxas. Achei interessante essas diferenças!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou, e farei o post à vontade - eu só comecei há um ano a ver animes, e um post desses ter-me-ia sido muito útil. Conhecia algumas dessas diferenças, mas decidi manter o vocabulário de Portugal. É giro saber que se diz de forma tão diferente >.<

      Eliminar
  3. Também adoro Harry potter!Também estou a espera da minha carta de Hogwarts (as corujas devem estar em greve).Também me sinto identificada na personagem da Hermione, Luna e Neville!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, deu para perceber tudo isso pelo seu blog, acho que são pequenas coisas que todos os fãs têm em comum ;)

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †