setembro 08, 2013

Resenha: Ano hana


Okaeri, minna-chan. Hoje vim falar de mais um anime que eu já vi, e que me marcou bastante... Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai, mais conhecido por AnoHana (eu pelo menos só sei a abreviatura xD).

Ano Hana conta a história de um grupo de amigos, que seguiam vidas separadas desde a morte da sua amiga Menma. Mas quando ela regressa, e só Jintan a consegue ver, vão surgindo acontecimentos destinados a juntar o grupo, a arrancar-lhes confissões e provar que ainda são amigos. Mais ninguém vê Menma, mas a partir de certa altura, é inegável que ela existe... 
Aviso: quando vir o anime, esteja pronto para chorar
A história passa-se 10 anos após a morte de Menma, que tem uma aparência mais velha do que quando morreu, e como já disse, quando só Jintan a consegue ver e ouvir. E vários acontecimentos vão reunindo os membros do grupo... Menma acredita que ela só poderá partir quando lhe realizarem um desejo, e ela tem mesmo bastantes desejos antes de se decidir :)

Claro, é difícil ajudar Menma a realizar um desejo que a fará desaparecer se não quiserem que ela desapareça. Quer dizer, ela está morta, mas e eles sabem, mas se  ainda têm contacto com ela, não deveriam tentar mantê-lo? A escolha é difícil, mas todos sabem o que é certo.


O anime também explora as histórias dos amigos. É muito bom, porque revela que eles não são pessoas perfeitas, e sim pessoas que cometem erros e loucuras pelos mais variados motivos - amor, amizade, vingança, dor, saudade, dificuldade em viver no presente, preguiça, indiferença... são personagens muito reais e sensíveis, que tentam esconder os sentimentos por trás do seu afastamento.

É incrível como vamos vendo o grupo a reunir-se aos poucos: quando se juntam só para falar, quando dizem que não acreditam que Menma seja real, mas acabam sempre por voltar, quando trabalham juntos para realizar o que julgavam ser o desejo de Menma - lançar um foguete - e quando revelam que ela provavelmente não foi para o céu quando o lançaram porque eles ainda não tinham resolvido tudo.


Mas não é um anime que só saliente o amor dos amigos! A família também é muito importante, e mostra como cada um dos membros lidou com a situação - a mãe da Menma, quase traumatizada, não queria viver o presente; O pai, que sustentava a família e só não queria deixar a mulher mais triste; E o irmão, quem verdadeiramente superou aquilo e é muito mais corajoso e sincero. 

Há momentos bem engraçados! Para começar, o "fantasma da Menma" vive com o Jintan, o rapaz de quem ela gostou e que quase o confessou no dia em que ela morreu *chocante*. Além de ter de aturar o fantasma, ela não é assustadora - come, cozinha, brinca, faz trapalhices... e não deixa de ser uma garota, não é? Pronto, dá para imaginar - mas não se preocupem, não tem hentai.


Também mostra situações escolares: intrigas, más companhias, turmas cruéis, alunos rebeldes mas bondosos, rivalidade entre colégios japoneses... Aí estão algumas. São cenas curtas, mas bem jogadas. Do tipo que nos magoa e nos obriga a identificar com alguma, que dá raiva ou pena, que poderia ter sido evitada "se"...

É óbvio que Menma parte no fim, não é? Quando todos solucionam os seus conflitos internos e se tornam tão amigos como na infância, Jintan deixa de a ver, e todos vão procurá-la. Mal dá tempo para ela se despedir - só consegue deixar uma mensagem curta a cada um, mas com muito significado, onde diz o tipo de amor que sente por cada um dos amigos. Só a vêm mais uma vez - todos eles, e não só o Jintan - antes de ela partir...


Lindo, sensível, dramático, triste, reconfortante, comovente... Foi um anime perfeito! Porque, apesar de previsível, é impossível não querer ver mais. Os gráficos também são de admirar, o traço é bem característico e a ideia e as personagens inclusive.

Como são as personagens?


  • Menma - alegre, gentil, embirrenta, aceita a realidade sem problemas, chora quando os outros estão magoados e é faladora. Dá muito valor aos amigos, no último ep revela que estava apaixonada por Jintan.
  • Jintan - Foi o líder do seu grupo de amigos, era energético e extrovertido, mas acabou mais passivo e isolado com a morte de Menma, a garota de quem gostava, e deixou de ir à escola até tudo estar resolvido.
  • Anaru - Fria com as pessoas na frente das amigas, mas na verdade preocupa-se com elas, e gosta de Jintan. Influenciável, ciumenta, veste umas roupas mais provocadoras, mas é gentil e uma adolescente típica.
  • Yukiatsu - bonito, popular, atlético, e aluno brilhante, mostra-se arrogante e lógico, mas no fundo gostava de Menma e invejava Jintan. Sente-se culpado pela sua morte, mas é boa pessoa e dedicado.
  • Tsuruko - observadora, quieta, fria, lógica, bonitinha e grande aluna. Estuda com Yukiatsu e gosta dele, mas como não acredita que ele possa esquecer a Menma, finge que não e age com indiferença. Desenha bem.
  • Poppo - Sempre seguiu e acredita totalmente em Jintan, e adora os amigos, sem se afastar. Alegre, energético, quando não está a viajar vive na base secreta do grupo.

E pronto, acho melhor não dizer mais nada, não quero ninguém a chorar >.<

7 comentários:

  1. Yoo ~
    Ainda bem que deixaste o aviso para seus leitores, pois, realmente não tem como não chorar com este anime, á não ser se a pessoa for bem forte e ter um coração meio duro (igual do Jintan).

    Tipo, fiquei aqui bem besta! Pois está resenha está perfeita! Nunca tinha vido uma resenha de anime, sempre vejo mais é recomendações. E eu super gostei. O jeito como falou do anime, explicando ele e ainda por cima contando um pouco sobre cada personagem! Está de parabéns, viu! Chu ~♥

    Thought Otaku

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, mas eu só chorei no último ~muita força de vontade~ Não precisa de ficar assim, mas arigatou. Eu costumo sempre fazer resenhas deste género, e quando falo de um anime é sempre em resenha também. Claro que dou alguns spoilers, mas com avisos. Eu adoro tagarelar - escrever, neste caso - daí ter este trabalho todo. Fico feliz por ter gostado >////<

      Eliminar
  2. Eu amei muito esse anime *-*
    Não sei porque, mas chorei realmente muito pouco no ultimo ep ._. (e olha que eu choro por besteira). sei lá, acho que não estava nos meus melhores dias...
    O post ficou perfeito, parabéns *-*

    Sayo~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nem chorei muito, só no último ep mesmo. Acho que estou habituada a cenas teistes >.< Se calhar não estava mesmo ;) Arigatou :3

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Muito bem detalhado seu post *-* amei!
    Assisti essa anime ano passado, e estava naqueles dias sensível e meia depre em relação amizade, então da pra imaginar o quanto eu chorei vendo este anime ●︿●
    Tocou bem fundo a historia do anime T~T

    http://otakunoseishin.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não leve a mal, mas eu fiquei a rir de imaginar o quanto chorou >.< Não, a sério, deve ter dado muitas lágrimas.... E também acho que a história seja profunda, sim. Arigatou :3 Espero que goste do resto do blog também! *.*

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †