agosto 31, 2013

[sobre a blogosfera] Diversão e falta dela


Okaeri, minna-san. Aqui trago a 5ª parte e última da campanha que tem trazido tão bons comentários. Esta parte irá abordar algo de que muita gente se esquece hoje em dia, que é a diversão na blogosfera. A´te explicava melhor, mas como isso já é desenvolvimento, terão de clicar em ler + ;)


Já disse algures que quando comecei a blogar, e ainda não percebia patavina de HTML, posts, plágio, layout e qualquer outra coisa referente a blogs, os números não eram importantes. Na verdade, muita gente nem sequer tinha o gadgets de seguidores, e alguns poucos blogs que eu conhecia, como o Series of Serendipity, eram considerados extremamente avançados. Mas também disse que nem tudo eram rosas na antiga blogosfera. Mais explicações aqui» www

Esta parte foi importante para introduzir um pouco o assunto. 

Afinal, a diversão é uma marca da blogosfera antiga...

Explicando melhor, eu e outras pessoas postávamos simplesmente por gostar, e nem era para os outros, mas para nós. Não é que a ideia de ter alguma fama não nos passasse pela cabeça, mas passava como algo impossível. Daí nunca querermos - eu pelo menos - postar para mais ninguém. Só falávamos patetices, como:
  •  Como foi o nosso dia
  •  Desabafos
  •  Algo ou alguém que conhecemos
  •  Amontoados de imagens e gifs
  •  Falar sem sentido de algo que gostamos
  •  Reblogar algo que achamos interessante, e como não sabíamos o que era plágio, nem dávamos créditos
  •  Tagarelar sem assunto porque achávamos que assim nos achariam piada

Alguém se identificou? >.< Eu sim, e muito. Não íamos a lado nenhum com aquilo, e confesso que se visse agora posts assim, até não me interessaria muito, mas que nos divertíamos, sem dúvida!... 

Hoje em dia, há montes de blogs de tutoriais e goodies, e bastantes também de moda e make. Além disso, quase todos seguem modinhas - ou entram em hiatus, se estiverem ocupados, aborrecidos, ou absurdamente, sem saber o que postar. Mas eu acho que o principal motivo das essoas pararem de blogar, é não se estarem a divertir... 

Quer dizer, qual é o prazer de nos esforçarmos num post e depois vermos milhares deles parecidos? Qual é a diversão de fazer um layout simples, de que gostamos até, mas depois ver blogs quase iguais? Como é que alguém pode sentir-se agradecida aos seus seguidores e leitores, se eles apareceram de um momento para o outro e nem deram tempo para os conhecer bem a todos? Qual é a vontade de postar, sabendo que só tutoriais trazem clientela? Não há nada de incentivante nisso. Ou talvez haja» números. Mais seguidores, leitores, comentadores, que basicamente vivem às nossas custas. Claro, nos blogs grandes encontram-se também leitores muito fiéis, mas eu refiro-me à esmagadora maior parte. E essas blogueiras postam para aumentar os números, quase sempre - lembrando que estou a generalizar, claro. Muitos blogs grandes conseguem realmente merecê-lo.

Que eu tenha notado, há poucos tipos de blogs que são sinceros e postam sobre o que gostam: Os de make e moda depende, os de tudo já são mais sinceros, o mesmo para os de resenhas literárias. Depois, temos blogs nerds, que postam para os leitores mas vê-se bem que é porque gostam daquilo tudo. Os mais espontâneos para mim, são os blogs otakus.

Só para esclarecer, eu não vejo mal nenhum em postar para os leitores. Ou em seguir alguma moda de que se goste imenso, ou em postar sobre assuntos mais que debatidos, ou em fazer o que quer que seja como outros blogs. Também não me incomoda que alguém se preocupe com fama, eu também adoro ver o meu blog crescer. Eu só não gosto é de quando uma pessoa se preocupa com isso. E faz de tudo para ganhar mais público, mesmo não gostando do que faz, porque sabe que os leitores gostam.

O importante é fazer o que se gosta - diversão, em suma. Vejam os blogs otakus de que falei. Há alguns não profissionais, que ainda se parecem um pouco com os blogs antigos, se preocupam pouco com o design, compromissos e conteúdo. 

Mas muitos dos blogs otakus são, para mim, melhores que alguns blogs grandes!... Porquê?
  •  Postam assuntos variados, mas dentro do blog: animes, jogos, livros, matérias, personagens, tutos...
  •  Trabalham o design de maneira original e sem se esquecerem de dar um toque pessoal
  •  Raramente ligam às modinhas, e se o fizerem é porque gostam, não pelos números
  •  Têm poucos seguidores, mas não desistem de blogar
  •  Divertem-se: são sinceros, tagarelam sem assunto na introdução, falam sozinhos... 
  •  Conhecem na perfeição montes de outros blogs e blogueiras como eles
  •  Postam sobre o que gostam, com conteúdo e brincadeiras
  •  Decoram o post com cores, imagens e gifs
  •  Encantam com a sua maneira de ver o mundo

Quem não gostaria de ter um blog assim? Já deu para notar que eu admiro esse tipo de blogs :) Bem, eu esforço-me por isso, e por encantar os leitores com os meus gostos e maneira de ser ou pensar. Claro que o meu blog é de tudo, e portanto não falo só como os blogs otakus, mas na verdade tenho orgulho do meu blog. Sei que escrevo posts gigantes, mas eu adoro fazê-lo porque consigo sentir as minhas ideias a fervilhar, e adoro escrever o que me vem à cabeça, e adoro também saber que embora fale de alguns assuntos de que muita gente já falou, o faço de forma diferente, e com mais explicações, críticas e soluções.

E divirto-me sabendo que há mais pessoas a gostar do que eu gosto...

Essas coisas também criam uma amizade maior. Não sei se já notaram a rivalidade que paira entre muitos blogs e blogueiras. Bom, mas já estou a tornar o assunto muito grande, vocês entenderam. A amizade também vem da diversão e da sinceridade, blá blá blá... Acho que com isto finalizamos o que eu tinha a dizer da blogosfera, fico feliz por todo o apoio nesta minha jornada.

Ah, se ainda não tiverem muitos amigos na blogosfera, eu voluntario-me ;)

Ja nee :D

17 comentários:

  1. Pfff, eu ainda estou meio no modelo antigo então, porque vira e mexe eu escrevo essas patetices HUEHUEHUE. Mas o povo geralmente se diverte com as merdas que eu escrevo XD
    Eu também acho os blogs otakus os melhores :3 tem uma diversidade imensa de assuntos~
    Você tem muito o que se orgulhar do seu blog, Anilyan-chan u3u

    Kissus~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, mas é assim mesmo que está bem, com essas bakices de entretenimento, de vez em quando com conteúdo mas muitas vezes sem, dá bem para nos divertirmos e isso é o que falta mais. Arigatou :3

      Eliminar
  2. Nossa, eu até me emocionei com esse post *^*. Me sinto do mesmo jeito, sério.Se perguntando como eu me sentia eu nem precisaria escrever um post, era só pedir para que lê-se esse seu post perfeito que eu estaria mais que representada!
    Conheço a blogsfera a quase 3 anos e nesse meio tempo consigo identificar várias fazes que ela passou, mas, nada me faz esquecer daqui mais amei e que com certeza foi quando eu comecei o meu 2 blog, há uns 2 anos...Quando lembra daquele tempo chega meus olhinhos brilham de emoção, eu era realmente feliz em postar (não que eu não seja agora)e o fato de não ter muitos seguidores e tal até me deixava mais à vontade de deixar minha opinião a meu próprio gosto. Acho que lendo o seu post eu cheguei a conclusão do que realmente faltava para eu recobrar aquele sentimento. Agradeço por tê-lo feito, pois me ajudou. E espero que também ajudem várias outras blogueiras!
    Conheci o seu blog anteontem e realmente o amei! Parabéns <3
    kissus kissus *3*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu emocionei-me com o seu comentário *.* É inexpressável como me deixa feliz quando se identificam comigo. Eu adoro ajudar, e adoro tagarelar, e adoro saber que em cantinhos remotos da blogosfera existem pessoas tão especiais que entendem e sabem como era. Assim tenho a certeza de que não estão só a imaginar... Gosto bastante da blogosfera agora, mas faltam-lhe alguns ingredientes... Realente, sem tantos expectadores é mais fácil dizer o que se pensa, porque não há o receio de julgamentos errados. Mas, eu adoro leitores. Adoro porque há mais chances de eles gostarem também do que eu gosto, e de os trazer para o meu lado, levá-los a concordar comigo...

      Nunca imaginei que iria alguma vez atrair tanto as pessoas >.< Espero nunca a desiludir ;)

      Eliminar
  3. Verdade, falta diversão T-T
    Confesso que já pensei em entrar em Hiatos por causa disso, não sei porque mas a blogosfera se tornou entediante.
    E é verdade, os blogs que mais me divertem são os blogs otakus, não só pelo fato de ser uma otaku, mas porque é engraçado ler os posts e as aventuras e desventuras dos autores. XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso, as aventuras e as desventuras >.< É tão divertido e cómico, adoro ler posts cheios de gifs com ou sem conteúdo, principalmente se estiver cansada e quiser ler para descontrair. Não entre em hiatus, por favor! Ou antes, nem pense nisso! xD

      Eliminar
  4. Nossa, eu realmente não estava me divertindo mais e.e'
    Eu não aguentava mais, parecia uma obrigação *OOO*
    Acabei criando um novo blog.

    Parabéns, sua postagem foi ótima!
    ~~Kissus
    Com carinho, Gaby |One More Chance

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, desde que se divirta, tudo bem. Embora eu espero que não acabe com o antigo, se não vão todas aquelas postagens incríveis pelo ar. Eu não gosto nada de perder postagens!... -.- Mas o novo blog está lindo DEMAIS, amei o layout, cores, composição, e o tema: não é um filme? Mas uma dica, agora que o blog está no começo, faça mais posts por dia que o habitual, assim as pessoas já conseguem avaliar se vale a pena seguir ou não, é uma forma bem melhor de começar. E claro, poste sobre o que gostar ^^ Estou seguindo!

      Eliminar
    2. Não vou acabar com o antigo nunca, apesar de atualmente não estar sendo legal, me diverti bastante com ele^^

      Obrigada *----* Sim, é de um filme^^

      Anww, valeu a dicar^^

      Obrigada mais uma vez^~^

      ~~Kissus

      Eliminar
  5. Para mim sem dúvida o mais importante é a diversão, acho que os números também são importantes, afinal nós gostamos de ver o nosso trabalho reconhecido nem que seja por poucas pessoas, isso dá sempre um incentivo a melhorar, a mim pelo menos dá! Saber que tem pessoas que gostam dos meus posts e seguem e comentam porque gostam, isso é maravilhoso.
    Mas tens razão, muitos blog SÓ se interessam pelo numero de seguidores, mas o que não deixa de ser verdade é que podes ter 2000 seguidores e se fores ver com atenção se calhar nem 1000 comentam e seguem verdadeiramente o teu blog .. e depois? Para quê querer mais seguidores se eles nem seguem de verdade? Eu acho que as pessoas deviam é divertir-se com o que fazem, também agradar os seguidores mas principalmente divertirem-se, um Blog sem diversão nunca dura muito mesmo ..

    Mais uma vez as tuas palavras estão certíssimas! Tens toda a razão no que escreves-te! Adorei o posts! E mais uma vez, eu adoro a tua maneira de escrever! >w<

    Kissus! >3<
    # Waiting for Sunshine

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, é maravilhosa a sensação de ver que gostam do nosso trabalho e portanti não faz mal uma pessoa preocupar-se com seguidores e números, isso é encorajador e eu mesma tenciono ver a blog crescer bastante. Mas como disse, é importante que os números aumentem de forma sincera, e que os seguidores realmente gostem do nosso trabalho e tudo o mais - diversão, lá está. Esta resposta andou meio às voltas, certo? >.<

      Arigatou :3

      Eliminar
  6. Costumo dizer que a blogosfera antiga era mais sincera. E realmente era. Os blogueiros escreviam para eles mesmo, mas também para os leitores, de uma forma "desleixada", divertida, como se conversasse com um amigo que gosta muito. A blogosfera atual está muito "profissional", muito formal. Muito baseada na aparência e de conteúdo igual. É raro encontrar gente inovando na blogosfera atual, talvez seja porque quando alguém inova no mesmo momento mil outras pessoas saem a copiar o conteúdo o tornando mais uma modinha.
    Sigo e visito muito blogs otakus, e percebo a mesma coisa, eles são mais sinceros. Porque o autor escreve sobre o que gosta, da forma que gosta de escrever. Não se põe a seguir regras ditada pela "elite" da blogosfera atual.
    Dá pra perceber quando o autor de um blog se diverte ou não com aquilo que faz, e atualmente, infelizmente para muitas pessoas o blog se tornou uma obrigação... Continuo esperando pelo dia em que seja "permitido" se divertir escrevendo um blog.
    Ótima postagem, espero ver outras campanha como essa por aqui.
    NERDSferas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá para notar mesmo, fico contente por saber que mais pessoas reparam na sinceridade e diversão dos blogs otakus. Eu gosto do profissionalismo, mas só deve ser usada se uma pessoa gostar de escrever assim. Profissionalismo com moderação, e bastante diversão à mistura. Esse equilíbrio é que para mim é a palavra chave. E eu já nem espero permissão nenhuma, escrevo o que gosto como gosto e divirto-me sendo profissional à minha maneira ;)

      Eliminar
  7. ahhhhh a diversão! Acho que esse realmente é o ponto principal \o \o \o
    Eu particularmente não visito muito as outras categorias, somente a otaku \o \o \o
    Mas eu concordo com a Manda Usui (beijo nee-chan kkk) Eu só tenho 1 ano aqui mas já vi algumas fases. E espero que essa com o vírus do Hiatus passe logo.

    Mas estou feliz parece que o povo ta mudando um pouco...eu senti uma diferença...e estou feliz \o \o \o espero que isso continue e amplie!!
    Eu sei que a sua campanha ajudou muiito e ainda vai ajudar muita gente...são coisas básicas que fazem toda a diferença pra quem está perdido ou desesperado. Me ajudou muiito, parei pra pensar em muitas ações \o \o
    E o melhor de tudo...Conheci seu blog *-------* agora vou ficar vagando por aqui, perturbando >////<
    e acho que eu não preciso de mais tempo pra pedir que seja minha afiliada, porque eu amei o seu blog de primeira :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É importante mesmo - e o seu blog tem, dá para notar assim que se entra. O ambiente é quase contagiante >.< A verdade é que essas modinhas passam, realmente, e o Hiatus também deve ser uma fase, mas neste momento anda a enervar na blogosfera :/ Mas a verdade é que os blogs otakus são tão felizes e sinceros, que quando alguém os conhece, também quer dar esse ar ao seu blog. É por isso que eu tenho esperança de que as coisas melhorem.

      Espero que a camapanha ajude bastantes pessoas, lembro-me que há uns meses não era grande fã de campanhas, mas agora que sei como podem ajudar pessoas e mover a blogosfera, criei uma e fico muito feliz com isso, até porque tem trazido montes de pessoas para o meu cantinho. Ainda bem que gostou :3

      Serei afiliada com orgulho, já adicionei ;)

      Eliminar
  8. Esse é de verdade um post muito interessante. Admiro o modo de como enxergou isso. Indentifiquei-me muito com tudo que disse. Sua campanha me ajudou muito ( e pelo jeito, várias outras pessoas). Tento me esforçar não cometendo os mesmos erros de antes (mas por vezes, dou meus escorregões >.<) Espero não comete-los com freqüência. Kissus, Any!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haha, escorregões fazem parte da aprendizagem, e eu acho fofo ver como as pessoas vão evoluindo. Além disso, pode ser só de mim, mas acho que as blogueiras são mais adultas que a maior parte das pessoas, talvez porque escrever as ajude a amadurecer ou talvez por já serem tão "sábias" (apesar das bakices) que decidiram criar um blog. É ótimo poder ajudar tanta gente e ver que as pessoas entendem. E o esforço é o mais importante :3 Ja nee!

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †