agosto 02, 2013

Curiosidades literárias


Okaeri, minna-chan. Hoje estou ligeiramente inspirada, mas não do tipo de inspiração que me faça escrever textos gigantescos e tudo o mais, mas sim do tipo onde trago assuntos mais exclusivos. Desta vez foram curiosidades literárias - a sério! Eu sou leitora desde pequena e reconheço muitas delas, outras já sabia, e claro também aprendi coisas novas. Ah, mas lá porque não vai ser um megapost, não vai ser tão pequeno assim - não se livram dos meus textos tão facilmente >.<

Neste post, eu basicamente vou colocar a curiosidade, o link para um post de outro blog bem mais completo, e um resumo sobre o assunto em si.

Ideia minha: Eu finalmente decidi que tenho de arranjar tempo para aprender a cozinhar e... sei lá, veio-me uma ideia rebuscada para criar um blog chamado "Roubando o lugar da minha mãe", em que ensinaria às pessoas algumas dicas para gerir a casa, arrumar, cozinhar, etc... enfim, nem liguem, provavelmente não passará de uma ideia.

  • 1 - Pessoas adquirem as características das personagens - www
Você sabia que, quando se identifica muito com uma personagem, automaticamente vai pensando como ela e pode chegar mesmo a agir como ela? Isso acontece porque, como leitor, você se coloca do ponto de vista dos protagonistas, e se gostar da personagem, dá-lhe chances de provar o seu valor e significado, fazendo com que você se sinta cada vez mais na pele dela. É mais raro com os filmes, já que você assume o papel de expectador.

  • 2 - os 10 mandamentos de uma Bookaholic - www
Quem nunca viu ninguém alguém a marcar a página com a orelha do livro e ficou enervada, levante a mão - eu já vi e fiquei! Ao mesmo tempo, apoio quem faz anotações nas páginas, e quem os leva para todo o lado. Mas, para se estimar livros, há certas regras que se devem cumprir...

  • 3 - Prós e contras de emprestar livros - www
Ninguém deve ter ficado pior que eu: de boa fé, emprestei o meu antigo livro favorito a uma amiga e ela nunca devolveu. É tão triste, porque eu queria incentivar a leitura e ter alguém com quem conversar, e ela afinal além de não ler ainda mo roubou! Mas, algumas pessoas estimam os livros, e emprestá-los também tem vantagens.

  • 4 - Guardar os livros deitados estraga? - www
Você sabia que, se contrariamente ao normal, guardar os livros deitados com uns em cima dos outros, o peso dos livros em cima acabará por amassar as folhas dos livros de baixo? Não estrague os seus livros - faça como eu e organize tudo direitinho, por cores, ordem alfabética, livros preferidos, coleção, largura, ou altura, no meu caso - mas nunca deitados.

  • 5 - O brasileiro não lê sqn - www
Eu não sou do Brasil, e garanto que aqui pouquíssimas pessoas lêem mesmo. Mas, embora no Brasil se diga muito essa frase, brasileiros lêem bastante sim! Tanto que agora até conseguiram grandes autores, as editoras traduzem montes de livros (e não deixam coleções a meio, como aqui), também há mangás (em Portugal não), e cada vez sobem mais no rank.

  • 6 - John Green e seu discurso de formatura - www
Não é bem uma curiosidade literária, mas fala de uma coisa que eu adoro sobre o famoso autor de "A Culpa é das Estrelas" - o seu discurso de formatura, na universidade de butler. Porque, além de atirar dizer grandes verdades, fá-lo de uma forma cómica e irónica. E totalmente arrebatadora...

  • 7 - Livros banidos em alguns países - www
Alguns dos livros que foram banidos fazem o seu sentido - por excesso de conteúdo sexual ou pelos temas a que apelam, e são bastante inusitados. Discordo que se proíbam livros, porque cada um lê o que quiser, mas compreendo em alguns países. Mas outros países chegam ao extremo de banir a saga do Harry Potter! 

  • 8 - 7 motivos que fazem os leitores desistirem a meio da história - www
Eu detesto desistir a meio de um livro, e nunca o faria por caprichos relativamente à história, mas por vezes este torna-se tão intragável que sou forçada a fazê-lo. Você entende? Narrativa pesada ou com excesso/falta de algo, pouco envolvimento com as personagens, péssima revisão, linguagem inadequada... Sim, esses e mais motivos podem tornar-se incomodativos.

  • 9 - diferença entre contar e mostrar - www
Contar evoca pensamentos. Mostrar evoca emoções; É a essa conclusão brilhante que se chega ao longo do post - na verdade, está explícita. E é incrível, porque isso pode fazer toda a diferença num livro, ou... quando pegamos num livro, pode ser a chave que falta para um novo mundo e história nos abraçar sem nos dar a hipótese de compreender que não é natural mudar de vida. Entenderam? ;)

  • 10 - porque ler dá sono? - www
Na verdade, não é ler que dá sono - são outros fatores externos. E porque não? Se você estiver confortável, com uma luz pouco forte, cansado e tudo o mais, ao começar a ler de certeza que se sente muito mais embalado e cai a dormir rapidinho. 

  • 11 - calendário do aniversário de personagens literárias - www
Infelizmente não tenho impressora, se não já estaria colado na minha parede. É extremamente útil, porque o calendário organiza perfeitamente o aniversário de personagens fictícias, e está bastante completo, pelo menos com as personagens que se sabe quando fazem anos. Indico muito!

  • 12 - caneta que assinala erros ortográficos - www
Como um corretor do word que capta os movimentos, ainda tem a capacidade de interpretar caligrafias menos bonitinhas, e vibra ao detetar um erro, não apenas ortográfico, mas gramatical também! Essa ideia ótima é um protótipo criado por um casal ao aperceber-se de que o filho dava muitos erros, e assim ajudarão imensas pessoas.

  • 13 - mulher pede divórcio após marido recusar fantasias de "50 tons de cinza" - www
Eu fiquei... WTF?! É óbvio que para isso o casamento já não ia bem, mas meu deus, como é que alguém quer tentar as coisas do livro 50 tons de cinza?! E culpar o marido por não ser maluco também?! Sério, ler faz bem, e tal, mas algumas pessoas arruínam totalmente a sua vida quando não pensam pela própria cabeça e concordam a 100% com um livro.


O que acharam? Alguns gifs não têm nada a ver, só coloquei por terem a ver com livros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †