julho 22, 2013

Como gostar de ler

Okaeri, minna-san!  vou passar a usar estas carinhas a partir de agora. Como sabem, eu gosto imenso de ler, mesmo que não tenha lá grandes resenhas por aqui no blog XD

Bom, eu hoje vou apresentar as vantagens de ler e como passar a gostar de o fazer... Confiram se estiverem interessados 



Dicas: 

  • Mentalize-se de que os livros que você começará a ler não serão nem tão infantis como os que você lia na primária ou na infância, nem tão entediantes ou difíceis como os que o obrigam talvez a ler na escola. 
  • Gosta de alguns filmes? Pesquise se não foram adaptados a partir de um livro, e tente lê-los. Assim sabe previamente que gosta da história.
  • No mínimo, para ser interessante um livro tem de ter 100 páginas. Parece muito para principiantes, mas com o tempo será capaz de despachar isso no próprio dia. Não custa nada, mesmo.
  • Comece a ler pouco de cada vez, em situações de tédio, como se lesse para passar o tempo: nas filas de espera, no autocarro (ônibus no brasil, acho eu), se não tiver nada para fazer em casa...
  • Quando começar a tomar o gosto, comece a ler antes de dormir. Dá para preguiçar na cama e ao mesmo tempo ter vários tipos de inspiração. 
  • Se interesse um pouco mais pelas coisas! Não tem de gostar de tudo, mas se conhece temas que lhe agradam, tente saber mais sobre eles. Eu pessoalmente não gosto muito de livros apenas instrutivos, mas se você gostar, porque não? Há botânica, ciências, livros que ajudam na escola, autoajuda, tecnologias,... leia jornais e revistas, se está interessado em novidades ou temas teen. Há, e blogs também valem ;)
  • Há montes de tipos de literatura, então procure pelos temas que lhe agradam mais, que provavelmente só saberá qual é depois de experimentar um pouco de cada: ficção científica, fantasia, romances históricos, diários, livros cómicos e simples, histórias fictícias (romances normais), histórias reais, policiais, histórias de terror, histórias cómicas, drama...
Tumblr_meob94weja1rk6af3o1_500_large
  • Se não quer histórias inteiras, que tal ler textos soltos? Sobre sentimentos, acontecimentos... de preferência que lhe digam alguma coisa. Sejam em verso ou em prosa, é rápido de ler e de gostar. Letras de músicas também valem, mas não tanto :/
  • Diz que não gosta de ler, mas gosta de escrever? Tudo bem. Escreva antes de ler: um diário, no telemóvel, no pc,  num blogue pessoal, textos soltos, uma fic (explicações aqui)... mas guarde-os todos, para ler mais tarde. Vá-se corrigindo gradualmente, sendo mais exigente no que escreve. Assim dará mais valor aos textos dos outros.
  • Acha que livros têm muitas palavras ou falta de imagens? Está se esquecendo das HQs, ou dos mangás. Alguns estão surpreendentemente bem escritos, e nada tem mais imagens que quadrinhos. Não substituem um livro de verdade, mas dão um empurrãozinho... 
  • Não acha livros pequenos que chegue, nem que lhe interessem tanto assim? Certamente você já viu um filme, anime ou jogo e se perguntou o que aconteceria depois, ou como as coisas seriam se a história não seguisse aquele rumo... Leia fanfics! São bem mais pequenas e têm montes de alternativas às suas perguntas. (sobre fanfics: posto mais tarde)
  • Se sabe de algum amigo com gostos semelhantes ao seu, no caso de ele ter lido alguma coisa e gostado, peça indicações de leitura. Às vezes o difícil é achar ajuda ou mesmo o livro certo...
  • Não precisa forçar a leitura! Leia só quando estiver com disposição, se não por muito que tente não irá deixar de achar a leitura maçadora. Leia em momentos em que esteja tranquilo ou sem stresse - ou  sem nada para fazer, como já referi.
  • Se tem dificuldade em compreender significados das palavras, e nem com a frase chegue ao sentido certo, isso irá complicar o gosto pela leitura. Tenha sempre ao lado um dicionário - ou o pc, ou um iphone... sim, essas modernices poupam tempo, de facto ;)
  • Dê uns passeios por bibliotecas ou livrarias, e comece a ler as sinopses. Sabe lá se não encontra nada interessante! 
  • Uma boa estratégia é ler pouco de cada vez, mas frequentemente, ou seja, uns 15 minutos todos os dias. Tenho a certeza de que consegue arrumar tempo para isso.
  • Por absurdo que pareça, não leia com amigos que não tenham o hábito de ler. Se o fizerem, principalmente em voz alta, irão começar a trocar olhares uns com os outros e troçar do livro, e que fará você ganhar ainda mais preconceito. Leia em grupo apenas se for com pessoas que respeitam a leitura.
  • Alguns livros que eu indico para quem quer começar são:
  1. Harry Potter - além de qualquer pessoa se identificar e gostar da história, a narrativa flui muito facilmente. Inclui muitos temas na trama, agradando a qualquer pessoa. Além disso, os livros aumentam gradualmente 100 páginas de volume para volume. 
  2. Percy Jackson - vai exatamente na mesma onda de Harry Potter, além de que ensina a você mitologia der uma forma super divertida :D além de que o narrador torna a leitura bastante interativa.
  3. A culpa é das estrelas - esse é um livro bem mais realista, para quem gosta, e trata assuntos mais sérios. Mas a narrativa na primeira pessoa equilibra bem mais as coisas, então não haverá problemas em gostar. Além de que é bem pequeno na mesma, só com umas 200 págs.
  • Você pode começar a gostar de ler a partir do momento em que conhece as vantagens inegáveis e úteis da leitura! Elas serão listadas abaixo.
Vantagens de ler:
  • É uma fonte de experiências novas e conhecimento. Graças aos livros você viaja e passa por montes de coisas em pouco tempo e sem sair do lugar! :) Também conhece montes de pessoas...
  • Torna você mais sábio, e astuto, estimulando o raciocíno e a imaginação, o que permite às pessoas aprender qualquer coisa depressa.
  • Permite que você tenha sempre bons argumentos e saiba fazer críticas construtivas, sem andar sempre à volta do mesmo ponto.
  • Enriquece o vocabulário
  • Tranforma você: torna você sábio, culto, esperto, criativo, astuto, crítico, de mente aberta...
  • É uma forma útil e prazerosa de passar o tempo.

E então, convenci-vos, ou não?

6 comentários:

  1. Oi Any, queria lhe pedir desculpas por responder os comentários do seus posts, eu apenas respondo porque temos uma política no blog de responder todos os comentários publicados. E como eu não percebia que você não respondia aqueles que são de suas postagens, me dei a liberdade de responder. Como já observei agora você responde, pode continuar respondendo ok! Acho que ficará bem melhor com as suas respostas.

    Queria te parabenizar pelas postagens, estou amando ter você como colaboradora do JPM, você é realmente impressionante com as palavras, e sabe muuito bem como se expressar. Gostaria muito de poder ler um livro seu a(cho que você se daria bem escrevendo um haha) De qualquer jeito, um grande abraço, e amo seu trabalho em meu blog :)

    julia-nopaisdasmaravilhas.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se preocupe, eu nunca me zangaria com você, e fez bem por responder, eu só ficava um pouco triste porque os leitores do blog nunca liam quem fazia a postagem. Ainda bem que respondeu, não se preocupe porque agora eu farei isso ;)

      Eliminar
  2. Tenho uma Tag para ti no meu blog! http://garotasqcurtemanime.blogspot.com.br/2013/07/ganhei-um-selinho-tag-pior-situacao.html

    ~~Kissus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OMG, mais uma tag, e todas em dias seguidos! :o que sortuda que eu fiquei >.< Arigatou, vou responder quando puder ;)

      Eliminar
  3. Ótimas dicas! Eu amo ler. >3<
    Meu blog é novo, podes passar lá qualquer hora?
    alternativeyeah.blogspot.com
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu amo também, é uma das minhas paixões embora este ano o tempo pareça ter encurtado, e descobri recentemente livros nada famosos mas que são muito melhores que algumas sagas que caíram nas graças do público.

      Passo claro ;)

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †