julho 25, 2013

[sobre a blogosfera - parte 2] Antiga blogosfera


Oyahou, minna-chin :) Hoje sinto-me novamente inspirada para escrever, e creio que seria bom falar de blogs. Ah, vocês sabem, toda a gente elogia muito a antiga blogosfera e tudo o mais, mas ela nem era assim tão perfeita!... Claro, não havia o mesmo tipo de situações de plágio nem nada, nem ninguém se preocupava tanto com layouts, mas tinha muitas coisas que incomodavam. Eu sei, porque cheguei a ver.

Mas para quem estiver interessado, clique em ler mais...


Sabem, eu cheguei a ver um pouquinho da antiga blogosfera, mas só durante os meus 10/11 anos, ou seja em 2009 mais ou menos. O meu blog era pessoal e não tinha compromissos nenhuns com ele, só postava por gostar, e nem sabia o que eram goodies ou html. O layout era bem mais horrível do que o da maior parte dos que haviam na altura - e na altura, os layouts eram normalmente feitos no paint ou com programas rasos - só um pouco modificado dos modelos do blogger, e como eu sou de Portugal e vivia no meu cantinho, não conhecia quase nenhum blog. Acho que era só o "Series of Serendipity" e um outro qualquer, e que mais tarde passaram a servir-me de inspiração. Querem ver exemplos de layouts antigos, de blogs que os faziam melhor que eu?

créditos: Iced Tea
Então, quais eram as principais diferenças entre a blogosfera antiga e a atual?

  • Layout - lá está uma coisa que melhorou, a meu ver. Os layouts antigos não eram nada sofisticados, hoje em dia as pessoas têm mais bom gosto e são profissionais no que fazem, e isso torna blogs muito mais agradáveis.
  • Interesses - pois... antigamente, os blogs postavam sobre si mesmos, sobre o que gostavam e dentro do que sabiam, e toda a gente gostava de ir lá ler e ajudar. Hoje em dia há montes de blogs com conteúdo parecido, às vezes até com informação oca, apenas para gerar mais popularidade.
  • Quantidade vs qualidade - antigamente, os leitores eram fiéis, pouca gente tinha sequer gadget de seguidores e nem se incomodava com isso, e os comentários eram extensos e queridos. Com significado, sabe? Agora o que importa são os números: muitos seguidores, e muitos comentários. E que importa se os seguidores lêm mesmo o blog, ou se os comentários mal falam do post? 
  • Goodies - antigamente também haviam, sim, e eram bonitinhos. Os goodies de hoje em dia são muito melhores... Mas sabem uma coisa, eu não sou fã de blogs SÓ de goodies como os 80% da blogosfera atual, por mais divos que sejam. Todos os blogs deviam pelo menos dar a sua opinião quanto a algum assunto. Porque é para isso que os blogs servem, para falar do que se conhece.
  • As modas - antigamente, uma pessoa postava o que bem queria, em layouts que mal sabia fazer. Com opiniões, e tal... pronto, já falei disso. Hoje, se uma pessoa faz isso sem ter amiguinhos para a seguir, já perde mercado, por muito espetacular que o seu blog seja! Mas garanto que não me perderiam a mim ;) O caso é que a moda agora são blogs rosas/roxos, postar sobre famosos/moda/resenhar produtos/goodies/imitações da Capricho/resenhas dos mesmos livros EM QUASE TODO O LADO!... e tem uns poucos blogs apenas otakus que sempre se safam fazendo as coisas à sua maneira.
  • Plágio - bem, na altura algumas pessoas nem sabia o que era plágio e cometiam sem saber, eu por exemplo cheguei a reblogar posts e nem sabia que era preciso dar créditos, julgava que por estar na net eu podia usar. Mas depois aprendi, escolhi aquele blog e criei este, onde já não fiz asneira. Mas agora, o plágio baseia-se quase em inspirações, e imitações, e arranja-se forma de ter sucesso ainda assim. Bem, falo mais do plágio aqui: www


Acho que devíamos encontrar um meio-termo, com coisas profissionais mas originais, com goodies mas também conteúdo variado, sem plágio, e coisas feitas à nossa maneira. Tal como acho que nos devíamos unir e fazer por nos apoiarmos umas às outros - sim, nós blogueiras, porque somos as únicas que nos podemos entender.


Eu acho que consigo. O meu layout não é muito comum assim, além de que eu posto para mim. Além de ter uma tag pessoal e que mesmo assim tem conteúdo, raramente posto extras (mas não tenho nada contra, obviamente), e todas as coisas que eu posto são de conteúdos extremamente variados. Na verdade, a minha intenção é fazer do blog um depósito organizado de informação, é por isso que de vez em quando até edito alguns posts mais antigos para o atualizar conforme o que eu aprendi de novo e ficar mais bonitinho. Acho que mal tem um ano - nem sei >.< Mas eu estou a gostar muito dele, e gosto de ver os meus próprios post sob a forma de dicas, refexões, numa mistura de brasileiro com português xD Agora só não gosto é da URL, mas se mudasse depois teria um trabalhão a atualizar os links do mapa do blog -.-

Ja nee :)

13 comentários:

  1. Falastes tudo que nós queríamos falar, mas não sabíamos como...

    E este trecho:

    "Acho que devíamos encontrar um meio-termo, com coisas profissionais mas originais, com goodies mas também conteúdo variado, sem plágio, e coisas feitas à nossa maneira. Tal como acho que nos devíamos unir e fazer por nos apoiarmos umas às outros - sim, nós blogueiras, porque somos as únicas que nos podemos entender."

    Está mais do que certo... Não entendo por que ainda plagiam, existem tantos blogs que disponibilizam tutoriais e utilitários por que plagiar o trabalho dos outros? Realmente não entendo....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, e não custa nada creditar, quanto muito... já postei sobre plágio aqui no blog, o link está algures neste post, lá dou melhor a minha opinião. Quanto a ter dito o que você quereria dizer... Telepatia! >.<

      Eliminar
  2. Esta certa Any, admiro muito até onde chegou o seu blog, estou muito feliz!!^w^ Agora terminei o meu 2º blog, acho que foi você que deu a sugestão de nomes para blogs, achei interessante e o usei. Espero que você goste dele, dessa vez irei me esforçar! E não ligue para maneira Culta de como falo lá. Tinha que entrar no clima do blog kkkkkk. Aqui o link: http://www.rascunhos---perdidos.blogspot.com.br/
    Espero que goste!! >/////<

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arigatou :3 Awnt, eu adorei o nome, eu mesma não lembro se sugeri esse nome, mas ainda bem que gostou . E linguagem culta? Eu aprovo totalmente! >.<

      Eliminar
  3. E mais uma vez concordo com tudo, devia-mos encontrar um meio-termo mesmo, variar nos posts, e não imitar os outros, fazer algo pela própria cabeça.

    O teu blog é sem dúvida um dos mais originais dos muitos que sigo, eu nunca me farto dos teus posts e acho que todos deviam ter a tua imaginação.
    E quanto à URL isso é o menos importante, quem liga à URL quando tem um blog com conteudo interessante, eu não ligo, desde que tenha coisas interessantes e originais eu sigo e visito sempre! x3

    # Waiting for Sunshine

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haha, a url eu ligo pouco mas ligo, sempre que olho para aquela bakice lembro-me do quanto era criança simplesmente um ano atrás >.< Sou uma adolescente... como pode?! xD só não mudo porque eu deixo os links dos posts noutros posts e até no mapa, e depois teria de mudar um a um. #Preguiça

      Uau, tanto assim? Já olhou para o seu? Devia, ele vale muito, até porque como blog otaku está mesmo entre os melhores do tema, muitos blogs otakus divertem-se e tal mas não são assim tão impecáveis e caprichados, e eu acho esse equilíbrio muito especial.

      Adoro encontrar alguém que concorda comigo. Toda a gente deve gostar, mas enfim, né? ;) Sou eu que já nem sei o que dizer

      Eliminar
    2. Como te percebo, a mim também me bate uma preguiça de vez em quando .. credo! xDD Mas o teu URL não está mal, tem piores! xDD

      Sem dúvida um dos mais originais!
      O meu não se compara ao teu, a única coisa que acho especial do meu blog é os visuais, agora os posts, existem muitos melhores! x3

      Irei divulgar muito esta campanha! Vai tudo dar certo! \o/

      # Waiting for Sunshine

      Eliminar
    3. Arigatou :3 E acredite, principalmente nos últimos posts você falou de coisas que não vi em mais lado nenhum!

      Eliminar
  4. De alguma forma esse post me ajudou muito com certeza,me fez refletir sobre os conteúdos do meu blog e também o que postar de interessante futuramente,Em meu blgo mais recente faço isso posto sobre coisas que acho interessante e se me inspirar em algum blog coloco créditos sim !
    Os Exemplos sobre a blogosfera antiga estavam super legais ,me deu até vontade de ler mais :3 ,Amei o 2º post Parabéns pelo Blog!
    .Bjão!
    http://amoredoce.blogspot.com.br/
    http://loveforhtml.blogspot.com.br/ (VISITA?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que ajudou ^^ Reflexões vão sempre a tempo, ainda bem que posta sobre o que gosta. É muito mais agradável, não é? Principalmente quando vemos alguém a concordar com os nossos gostos. E lá está, os créditos também são bem importantes *óbvio*. Os exemplos pensei tanto quanto consegui, eu cheguei a presenciar a antiga blogosfera, como disse, embora fosse bastante nova e idiota, mas também digo que não gostaria de voltar para lá. Acho que a blogosfera evolui, apesar da rivalidade entre os blogs atuais e outros problemas, e como ainda se encontram pessoas e blogs incríveis, compensa.

      Eliminar
  5. A blogosfera antiga, na minha opinião, apesar de ser "menos avançada", era melhor. As pessoas se relacionavam melhor, eram amigas de verdade e comentavam para agradar aos autores e não para conseguir visitas no próprio blog. Os seguidores não importavam e se só o vento lia seu blog ou mil pessoas liam, também não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ei sei como era, eu vivenciei, apesar de muito nova >.< Mas eu gosto da blogosfera atual. Talvez não de uma forma geral, mas como ainda se encontram blogs gentis e unidos como antigamente, fico feliz por também terem um bom layout e tudo o mais. A blogosfera atual permite aos blogs aproveitar tudo o que quiserem e usar a sua imaginação no layout e no conteúdo. Se o fazem de forma original e correta, isso depende das blogueiras, não é? E tal como se encontram algumas "não tão boas", encontram-se outras espectaculares. Não sei se era de mim, mas dantes pelo menos não tinha acesso a nada disto. Mas sim, da amizade antiga sinto falta.

      Eliminar
    2. Já agora, o meu blog antigo era um daqueles que só o vento lia xD

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †