junho 08, 2013

O que significa ser Otaku ou Otome?



Oi! :) Antes de tudo: por regra, as pessoas que gostam de animes intitulam-se de Otakus, e dizem que o feminino é Otome. Já outras pessoas dizem que que não gostam desses significados, e sentem-se insultadas sendo chamadas assim. Porquê? Porque no Japão a palavra tem um significado diferente.

Tal como lá chamam anime a todos os desenhos, venham do oriente ou do ocidente, enquanto que aqui Anime é um termo exclusivo dos desenhos japoneses (mais sobre as diferenças aqui), lá as palavras Otaku e Otome ganham significados ligeiramente ofensivos/pejorativosPrimeiro direi os significados originais, e depois os do Ocidente. Não há problema nenhum em intitular-se Otaku, tendo em conta de que não estamos no Japão > . <

No Japão:
  • Otaku - significa ser fã de algo, e não necessariamente de anime - pode ser de qualquer hobbie ou outras coisas. Pode ser de qualquer coisa, mas tem de ser um nível de fanatismo obsessivo. Passou a ser usada depois de um diálogo de Akio Nakamori, que a usou para se referir a "fãs desagradáveis". Chamar alguém de Otaku no Japão é o mesmo que dizer que ela é anti-social, e até referir que pode ser fã de Lolicon (se não sabe pesquise o que é, eu pessoalmente acho um tema desagradável). Ou seja, lá é Tabu.
  • Otome - significa donzela, garota educada, ou mesmo garota virgem. Porquê? Porque no Japão há uma rua chamada Otome Road onde algumas mulheres vão comprar mangás, geralmente yaois (relacionamento homem x homem)

No Ocidente:
  • Otaku - Essa palavra que virou gíria, designa fãs de animes e mangás, geralmente com um elevado conhecimento da cultura oriental, que também pode ser chamada de "Cultura Otaku". Por vezes falam japonês. Otaku não é apenas para rapazes, serve também para raparigas. Em muitos países, ainda simboliza uma imagem de fanatismo, mas a maior parte deles opta pela ideia de que os Otakus são uma simples subcategoria do género Nerd, tal como o Geek e outros.
  • Otome - feminino de Otaku, esse sim só serve para raparigas.
Large

Excerto retirado do blog "Uma quase Nerd": Curiosidade»
Há quem considere ainda que há vários tipos de otakus:
  • anime otaku (de animação japonesa)
  • mangá otaku (quadrinhos)
  • asakon otakus (computadores)
  • gēmu otaku (videogames) 
  • termos para designar fãs de séries específicas (do mesmo modo que potteriano designa um fã de Harry Potter) e por aí vai. Ex: dattebayo otaku/narutard (otakus especializados em Naruto) – lembrando que estes últimos termos são inventados pelos próprios fãs, que acabam por chegar a um consenso.

Ou seja, cada pessoa interpreta o nome à sua maneira e decide se gosta de ser chamada assim ou não. Eu pessoalmente não me importo com o termo, desde que não seja dito por um idiota acriançado e ignorante qualquer que o diga com ar de desprezo. Penso que, pelo simples facto de estarmos no ocidente, não deveria ser ofensivo ser chamado assim, mas a decisão de usar os termos fica ao critério de cada um, e de qualquer modo, há que ter cuidado ao usá-las.

Sem comentários:

Enviar um comentário

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †