junho 02, 2013

Monsanto, os banidores de sementes


Omedetou, minna-san, a reflexão de hoje não traz dicas para você ser feliz com quem ama, nem pensar nos problemas do Bullying, ou até mesmo para deixar o seu mundo mais bonito. Nada disso.

O post de hoje é sobre a Monsanto, uma indústria multinacional voltada para a agricultura que quer controlar o mundo através das sementes.

Imagino que para muitos não faça sentido, mas tenho a certeza de que a minha mãe ficaria orgulhosa de saber que falei disto no blog, já que ela está mais consciente ainda dos problemas que a Monsanto traz e quer avisar o mundo inteiro para protestar contra esta empresa maligna.

Que problemas traz? Clique em Continue Lendo e descubra!

Como já disse, a Monsanto é uma empresa de agricultura e biotecnologia, e o seu site pode ser encontrado aqui: www

O site é bonito, organizado, e quando o visitei, quase julguei que era uma empresa gentil. Afinal, ela produz sementes.

Mas... são sementes geneticamente modificadas.

Essas sementes são prejudiciais para a saúde, não são sementes tradicionais e sim sementes que darão alimentos geneticamente modificados também - e talvez até que influenciem um pouco a mentalidade das pessoas que os ingerirem , embora essa parte esteja além da compreensão e crença de muita gente e eu não sou a melhor pessoa para explicar. Muita gente diz que as sementes estão carregadas de pesticidas e que são cancerígenas. Os alimentos trangénicos contaminarão as pessoas.

Até aí, tudo aceitável. É uma empresa que tenta vender os seus produtos.


O problema é que, recentemente, saiu uma lei que torna obrigatório o uso dessas sementes. Quem usar sementes tradicionais, só suas ou que resultaram de... sei lá, um fruto ou assim, pode ser multado. A lei restringe a comercialização de sementes de cultivo. Isso trará custos a pequenas empresas ou agricultores, e vai bastante contra a liberdade. Também proíbem algumas variedades de plantas. 

Como distinguem as sementes e as plantas? Em primeiro lugar, todas as sementes são registadas, tal como montes de trocas comerciais, mas neste caso é obrigatório. Depois, porque a Monsanto tem o direito de chegar a um campo qualquer e mandar analisar as sementes. 

Se não forem sementes da Monsanto, a pessoa é multada. Se forem, e não estiverem registadas, multada também. O pior é que, segundo boatos, a Monsanto lança mãos cheias de sementes aleatórias para os campos e quando mandam analisar as sementes e as "descobrem" como sendo delas, e não registadas, obrigam o agricultor a pagar, quando ele nem sabe como é que aquelas sementes não foram lá parar.

Nem tudo está confirmado, mas para quem acredita no poder dos alimentos, deveria ter cuidado.

Dia 17 houve um protesto a nível mundial contra a Monsanto, e a minha mãe foi. Pelo menos algumas pessoas estão conscientes do que a empresa nos faz, ao contrário dos políticos que fazem questão de ignorar as manifestações.

Créditos pela informação, além da minha mãe: www - www - www
E pelas imagens depois do continue lendo: www

4 comentários:

  1. Nossa, eu nem sabia disso, acredita? :o
    Que coisa, hein...

    controversias-blog.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem muita gente sabia, acredito sim XD por isso aproveitei para divulgar :)

      Eliminar
  2. Hello, estou pela primeira vez aqui ^^
    e é super lindo, adorei a postagem!
    tá de parabéns
    http://manguitarosa.blogspot.com.br/
    beijoos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou, essa é a ideia :) Espero que tenha tido uma primeira visita em grande. Kissus da Any

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †