maio 08, 2013

Curiosidades sobre a coreia



Oyhaou! Sabe, cada vez a coreia está mais popular, graças às musicas e meninas bonitas, e nos blogs imagens delas têm feito um enorme sucesso, então decidi trazer umas curiosidades para você. Já falamos cá no blog sobre Ulzzangs, aqui: www mas desta vez trago outras coisas. Quer ver? Clique em Ler mais.

Ah, lembram-se quando no post anterior eu disse que me tinha zangado com um amigo e já nem tinha coragem de olhar para a cara dele? Bom, ficou tudo resolvido. Descobri o valor que tenho para ele, e agora a nossa amizade será mais forte do que nunca :)


  • Sobre hospitais, os médicos receitam sempre a quantidade exacta dos medicamentos necessários até ao retorno do paciente, e as farmácias vendem essa quantidade exacta. Você sabia que as pessoas hospitalizadas podem andar na rua? É, de vez em quando elas saem de pijama e até com soro no braço para apanhar um ar, fazer umas compras, falar com os amigos, etc... Há muitos serviços higiénicos públicos na rua, então não é preciso ter vergonha de usá-los.




  • Em todos os supermercados, parques de estacionamento, e outros sítios onde vão carros, há um homem ou mulher de uniforme que, faça chuva ou faça sol, fazem um conjunto de sinais para indicar onde devem estacionar. E se alguém estacionar um carro enfrente de outro, impedindo-o de sair, o carro sai na mesma destruindo o outro. E ninguém se zanga!
  • Eles colocam máscaras na entrada das vilas, para proteger os habitantes.

  • A sanita, a vassoura e outros objectos do nosso quotidiano têm um aspecto um pouquinho diferente...

  • Na mesa coreana, há potinhos em que cada um tem o seu tipo de comida, sempre muito colorida. Só não há é vermelho. Além disso, os coreanos não usam talheres, só uma colherzinha e os palitinhos, e por vezes comem da mesma tigela. Não se deve falar muito à refeição,e se te servirem álcool, deves aceitar e retribuir servindo a pessoa. Também não se deve assoar o nariz. Uma comida tradicional é o Kimchi.
~

  • Para inaugurar uma festa ou espaço (restaurante, museu...) usam-se coroas de flores. O engraçado é que nós associamos sempre isso à morte, e estamos totalmente enganados! Também se usa, para comemorar ter obtido uma nova propriedade (empresa, escritório...), coloca-se a cabeça de um porco com dinheiro na boca e comida à volta.

  • Na moda coreana, as pessoas andam sempre bastante tapadas com óculos luvas e mangas para os braços, ignoram a alça das sandálias ou saltos, têm um vestido de festa próprio... Há um traje chamado Hanbok. Quanto mais branca for a pele, melhor.

  • Sobre história e geografia,  os coreanos do Norte e do Sul são exatamente o mesmo povo, a divisão entre eles é apenas política e cultural (mas essa última existe apenas por causa das décadas de separação). Os dois países concordam que o primeiro coreano foi o rei Dangun e tudo começou no Monte Paekdu (esse do lago bonitão aqui embaixo), que hoje fica na Coreia do Norte. nome “Coreia” vem de Goryeo, uma dinastia que governou a região por muito tempo e cuja capital ficava em Kaesong, uma cidade que também fica na Coreia do Norte. Kim Il-sung morreu em 1994. Mesmo assim, ainda é considerado o presidente do país e as pessoas são obrigadas a usar um pin com ele todos os dias. 


  • Em termos políticos, a semana de trabalho é de 6 dias, as pessoas celebram os casamentos em frente de uma estátua do Grande Líder (não há religião), vivem em ditadura. A moeda local é o won, mas o turista só pode usar euro, dólar ou yuan (da China). As refeições são feitas em restaurantes previamente preparados para receber os turistas. Os hoteis têm TV, e permitem mandar email e chamadas, mas com as suas limitações. Não se curvar diante da estátua e do corpo do Grande Líder é considerado uma grande ofensa para os norte-coreanos, tipo uma ofensa religiosa. Quando as crianças nascem, já se considera que tenham um ano.
  • Para os visitantes, embora aceite turistas, não aceitam jornalistas nem podem levar câmara, máquina fotográfica, telemóvel, rádio, livros a falar do país, e outros, mas é permitido levar relógio, iPod, notebooks, pendrives, comida e bebida alcooólica, etc... tem der levar dinheiro e não cartão de crédito. A sua bagagem será revistada à entrada e à saída do país, o passaporte será recolhido à entrada e não há chance nenhuma de ser assaltado.
  • Sobre as pessoas, não são muito expressivas nem gostam muito de contacto físico. Beijos e abraços não são muito bem vistos, e quando se conhece uma pessoa, limita-se a uma inclinação. Também podem dar apertos de mão, e é bem visto tocar os amigos íntimos ao caminhar. Chama-se as pessoas com a palma da mão voltada para baixo, para cima é para os cães. Os jovens estão habituados a pagar as suas próprias despesas. Os mais novos devem obedecer aos mais velhos. Não se dá gorjetas. As pessoas sentam-se no chão. É má educação conversar com a mão no bolso. Assoar o nariz na rua também. Falta-lhes atitude.




  • Outros (coreia do sul): Matam os cães aos milhares, espancando, eletrocutando, e estrangulando para manter a indústria de carne; O Lineage (um jogo) tem muitos mais jogadores que o World of Warcraft; O carro mais procurado não é o Ferrari mas o "solid pro". O esporte nacional é o Tae-kwon-do.
  • Outros (Coreia do norte): Não existe liberdade religiosa, jornalistas não podem entrar, o número de coisas permitidas/não permitidas foi listado num tópico acima, os cidadãos podem votar aos 17, mas só têm um partido, e a taxa de alfabetização é de 99%.

É isto, espero que tenham gostado. Pensei em trazer ilustrações de post com coreanas, mas depois faço um post só de ilustrações para não estender mais este. Créditos:   

2 comentários:

  1. Desculpa a demora, mas você tá lá na elite agora :) vou lê o post, agora, porque se lese antes esqueceria o que vim fazer aqui :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu entendo, esqueço sempre o que vou fazer ao blog se começar a ler as postagens kkkk :) Que bom, uma onee-san nova *happy*

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †