maio 27, 2013

Como fazer cosplays


Oyahou, minna-san!

Hoje vou falar de uma coisa que todas os otakus já pensaram em fazer: Cosplay! Para quem não sabe muito sobre o assunto, irei explicar imediatamente abaixo do leia mais as definições de cosplay, cospobre, e até mesmo uma versão um pouco mais insultuosa, cosputa. Basicamente, é "brincar aos disfarces". Esta postagem serve precisamente para dar dicas a quem quer fazer um cosplay a um nível mais profissional, totalmente fiel à personagem e provavelmente gastando algum dinheiro e tempo consideráveis.

Achei importante referir isto, porque obviamente qualquer pessoa pode fazer cosplay, em eventos e tal, e pode até mesmo improvisar partes do cosplay com roupas que já tem, e isso inclui as pessoas gordinhas e de pele escura. Então, não quero que ninguém se ofenda com esta postagem, eu não pretendo dissuadir ninguém de investir em cosplays, eu só quero dizer que pessoas mais gorditas ou negras se deveriam fantasiar de personagens que se encaixem nessas características caso queiram um resultado mais fiel. Caso só se queiram divertir - o que é um objetivo perfeitamente digno - podem ignorar boa parte do que escrevi aqui.


Definições básicas
  • Cosplay: Costume (roupas) + play (brincar), é quando você se disfarça de uma personagem e dá o seu melhor. Quando a pessoa está quase igual ao personagem que quer imitar, por favor não zoe lá porque os humanos não se conseguem transformar em desenhos, e em vez disso tente fazer melhor, tá? São uma coisa bem difícil, então perceba que quem o faz decentemente tem grandes capacidades.
  • Cospobre: Isso é quando as pessoas cometem erros absurdos, como expressões ou poses estúpidas ou usar materiais reciclados (de verdade, papel higiénico dá uma péssima peruca). Essas pessoas precisam de ter mais noção da figura ridícula que fazem...
  • Cosputa: por insultuoso que pareça, isso são cosplay de personagens hentai ou eróticas, onde mostram mais do que deviam. Mas atenção, mostrar a barriga ou as pernas não é cosputa, é perfeitamente válido já que muitas personagens são assim e fazer isso exige coragem e um corpo bonito. Cosputa é mostrar... outras coisas.
E agora, dicas para fazer cosplays, modelos de cosplay e coisas a Não fazer a não ser que pretenda imitar um cospobre - com exemplos.

1. Extermine a vergonha e avalie as suas condições
Você tem vontade de fazer cosplay, mas receia que as pessoas gozem com você? Que a coloquem em situações desconfortáveis? Ou simplesmente tem vergonha para sair assim vestida no público? Antes de mais, se vai fazer cosplay, quase certamente é para algum evento, e nesse caso haverão montes de pessoas a fazer o mesmo, então ninguém lhe irá dar especial atenção. E se a notarem, ficarão certamente contentes, principalmente se o cosplay estiver digno. Dê o seu melhor no disfarce, e divirta-se. E tenha em conta que há duas coisas necessárias para fazer cosplay: um físico razoável (que se encaixe no perfil da personagem), e dinheiro. Se não tem nem que seja um dos dois, nem vale a pena começar. Tenha paciência, pois fazer cosplay leva tempo.


2.Escolha a sua personagem
Para isso, você terá de fazer o seguinte...
  • Selecione personagens que gosta (de um anime, mangá, game, filme, até livro! Mas no livro, não tem nenhum "modelo" fixo, e poderão não reconhecer a personagem), seja pelo motivo que for. 
  • De entre elas, escolha aquelas com que você se parece mais. Atente principalmente nas proporções como tamanho, se é magra ou gorda, curvas, expressão, e obviamente, sexo da personagem. Se se identificar na personalidade, melhor. Se acha que não conhece nenhuma parecida com você, coloque as suas características no site Anime Caracters Database, e tenho a certeza que ele achará milhentas personagens :) Bem, a não ser que você seja morena e esteja tão determinada a fazer cosplay de uma personagem branco que espalhe base clara pelo corpo todo >.<
  • Agora veja como é o seu aspecto, e elimine aquelas cujo cosplay ficaria caro ou bizarro. Por exemplo, não tente personagens com pele azul, nem com muitas acessórios ou roupas dificílimas, a não ser que conheça alguém que lhe faça descontos. 
  • Se você tem grana para comprar o que quiser, e não tem vergonha de mostrar o corpo, então vá directo para a personagem favorita. Mas atenção, alguns cosplays, principalmente não-humanos, exigiriam que você tivesse proporções não-humanas também, e isso é um pouco difícil de conseguir... 
  • Procure imagens de referência da personagem, para se inspirar. Alguns sites de cosplay são: Cosplay Brasil, Minitokyo, Danbooru, DeviantArt, Cosplay.com
Saiba alguns níveis de personagens (créditos anime shoujo)
Personagens nivel 1 (fácil):
  • Colegiais (Another) 
  • Alguns personagens de jogos clássicos (Mário é um deles) 
  • Estilo Life - comum, cotidiano (Ano Hana, Honey and Clover...) 
Persongens nivel 2 (médio):
  • Zumbis (há zumbis mais fáceis e outros mais difíceis, então ficam no nível 2 mesmo) 
  • Super-Heróis (há versões mais bem trabalhadas, outras nem tanto) 
  • De época (Ciel, de Kuroshitsuji) 

Personagens nivel 3 (difícil):
  • Vilões (geralmente são complexos ) 
  • Com cabelo volumoso/espetado (Vegeta, Natsu, Naruto, Uryuu Minene- Mirai Nikki meu cosplay lá em baixo ) 
  • De pele colorida (Ryuuku- Death Note, Freeza) 
  • Animais (Yoshi) 

3. Como comprar
Sabe, para comprar também precisa de ter em atenção muitas coisas, para não ser enganado ou não correr o risco de completar o cosplay
  • Dinheiro - se você não tem dinheiro, nunca poderá comprar o vestuário decente, já que roupa reciclada origina quase sempre cospobres (a não ser que você tenha curso de costureira e ache uns tutos legais). Se recebe mesada, e quer muito fazer cosplay, vá juntando aos poucos. Se necessário, espere alguns anos por uma situação mais favorável. 
  • Escolha a loja - a sua cidade pode ter algumas costureiras simpáticas e tal, mas provavelmente não entendem nada de cosplay e acham que qualquer coisa serve. Vá por mim, o melhor é comprar pela internet, de preferência numa loja experiente e fiável. Exemplos? Lightinthebox, Niponcosplay, OtakuAnimes, Facebook (Venda de Cosplays; Venda de cosplays, acessórios, etc; Lolita Sales Brasil), HoneyColor (para lentes), Ebay, ChibiRoom, Moe Moe Tiger. E NUNCA usem a Cherry Store! Os produtos nunca chegam...

4. O que comprar 
Após escolher a loja, aponte num papel e imprima uma imagem da personagens que quer representar, de preferência frente e costas, e saliente bem os aspectos que a costureira terá de cumprir (já que raramente percebem de animes e julgam que qualquer coisa serve, a não ser que sejam especializadas em cosplay). Não esqueça de apontar as medidas.
  • Lentes de contacto - são obrigatórias sempre. Se a sua personagem não tem nenhum tipo de olho especial (por exemplo, o sasuke tem Sharingan), use uma da cor dos olhos da sua personagem. E se já tiver a cor certa, compre na mesma só para aumentar. 
  • Perucas - Algumas são simples, de cabelos compridos coloridos, curtos, se você tiver sorte até pode simplesmente pintar o seu próprio cabelo. Mas atenção nas repas, na forma e volume do cabelo, se é espetado, dividido, penteado... tudo isso é muito importante, e tente dar um jeito de esconder o seu cabelo real. 
  • Roupa - Muito dificilmente poderá ser reciclada, a não ser que seja das personagens estilo life. Atente em coisas como: tons de cor, e não apenas a cor em si; Pregas, dobras ou babados; Medidas, cintura, a que altura deve assentar que parte da roupa; Desenhos, estampas, brocados, costuras, rasgões, fitas, bolsos e outros pormenores...; 
  • Sapatos - ou meias, devem manter todos os detalhes e core, por pequenos que sejam. E devem servir, não é? Veja se tem tacão ou salto, desenhos, brilho, fecho... 
  • Acessórios - Colares, anéis, brincos e pulseiras podem ser fundamentais para representar algo importante para a personagem, um símbolo só dela, ou serem simplesmente um complemento da veste. Seja como for, são necessários. 
  • Chapéus - A sua personagem tem chapéu ou usa algo na cabeça? Primeiro, repare se vai assentar por cima da peruca. Segundo, é estar atento aos pormenores já referidos. 
  • Armas - Não são obrigatórias para se entender que personagem é, mas dão um ar mais realista e característico, então se vai comprar, atente nos detalhes. Já agora, se vai fazer cosplay de Naruto, 2 kunais bastam, não desperdice dinheiro em 10!

5. As poses 
Na boa, você vai com um cosplay perfeito, tudo em ordem, e na hora de tirar a foto, estraga o carácter da personagem com a pose ou a expressão. Não fique com cara de pau, sorria, faça uma expressão arrogante, ou outra vista frequentemente na sua personagem. Quanto à pose, faça alguma heróica, comum em PNG's, ou se for uma personagem Moe ou kawaii, uma pose engraçada e fofa estilo Maid, ou então fique com as amigas.

Dica: se não gosta da sua cara, esconda-a ou fique de costas. Dão cosplays sensacionais. Tente não insidir sombra nos cantos da boca ou abaixo dos olhos, dariam um ar mais austero. 


6. Coisas que estragam o cosplay - mais aqui: www
Créditos pela informação e imagens ao blog Nada de Novo de Novo:
  • Altura errada, curvas erradas, ser gordo ou magro demais, falta de músculos... = físico diferente da personagem.
  • Faltarem coisas por comprar, ou mal feitos.
  • Papel higiénico, papelão, e fita adesiva estragam totalmente um cosplay.
  • Pele da cor errada, falta de peruca.
  • Pichar o cabelo de verde não fica igual a ter uma peruca azul, topou?
  • Escolher cores que não ficam bem ou que são iguais às da pele.
  • Fazer personagens de sexos diferentes.
  • Incrementar inchaços no corpo.
  • Caras e poses erradas, chocantes, feiosas ou desinteressantes.
  • Fotos em lugares sujos, nada a ver com a personagem.


7. Vá ao evento 
Agora que o cosplay está pronto, vista-o, arrume o cabelo e vá ao evento.
  • Leve um kit de emergência - nunca se sabe se o fato pode estragar, então leve cola, linha, agulha, fita, grampos... 
  • Se divirta! - Tire muitas fotos e aja como a personagem. Tenha orgulho do que fez, pois cosplay é uma arte cara e que exige paciência e atenção.

8. Cosplays perfeitos
Agora, como bónus, mostro alguns cosplay perfeitos de vários animes...

Avatar

Death Note

Ib

Kingdom Hearts

MAGI

Naruto
9. Conheça um caso
Gordinhos não estão proibídos de fazer cosplay, mas ou emagrecem um pouco, ou escolhem personagens com o mesmo aspecto. Nunca daria um ar tão profissional, eu acho, e correria o risco de estragar a personagem. Conheça o caso de uma pessoa que concorda comigo - e que emagreceu 20 kilos para fazer cosplays decentemente » www

Fotos de Rolan Ajo antes e depois da sua dieta (Reprodução / Facebook)

Espero que tenham gostado, tentei dar dicas super completas.

4 comentários:

  1. Oi, adorei as dicas e, apesar de não comentar muito, eu amo seu blog e esse post ficou incrivel! As dicas são otimas e ficou bem arrumadinho, tipico daqui, adorei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se preocupe por não comentar, bem-vinda de qualquer modo ^^ Ainda bem que gosta do blog e do post, fico tão feliz que o seu comentário já vale por vários ;)

      Eliminar
  2. Anónimo28.5.14

    amei seu blog muito perfeito mas sou negra e acho muito bonitas algumas meninas negras que fazem cosplayes de brancas as vezes até mais bonitas ^~^/ obrigada( ̄▽ ̄)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, não se preocupe, reconheço que há vários cosplays de negras lindíssimos, desde que sejam bem feitos, apenas acho que poderiam escolher uma personagem que pudessem representar mais fielmente (já que também há personagens negras lindas). Douitashimashite :)

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †