abril 07, 2013

Super Mario


Quem nunca ouviu falar de Super Mario? Ninguém, não é mesmo? Quer jogue quer não, todo mundo ouviu falar desse famoso jogo - vários, na verdade - criado por Shigeru Miyamoto. Super Mario é a mascote oficial da Nintendo, faz parte de variados videogames que contém quebra-cabeças, corrida, RPG, jogos de plataformas, luta, festa, desporto, e estranhas aventuras. 


Na maior parte dos jogos, a sua missão consiste em resgatar a princesa Peach do malvado Browser (uma espécie de dragão), derrotar os seus planos e salvar o Reino dos Cogumelos. Pelo caminho encontra sempre estranhas habilidades - crescer e diminuir, atirar fogo e gelo - e apanha montes de moedas. As habilidades, temporárias, são adquiridas através de cogumelos. Claro, nem sempre a história é a mesma - alguns jogos praticamente nem têm uma história, são apenas para melhorar pontuações de alguma coisa que o Mario está a fazer.

Quanto às personagens, O Mario é um homem baixo que se costuma vestir com um macacão (cá em Portugal diz-se assim), e uma camisola e boné vermelhos, tem um bigode e um nariz enorme. O seu irmão, Luisi, é semelhante ao Mario, mas é um pouco mais magro e veste-se de verde e não vermelho. Depois temos as princesas, a princesa de Mario é a Peach, é mais alta que o Mario e é loira de olhos azuis, veste-se de rosa. A sua amiga Daisy, com um design muito semelhante, tem porém o cabelo é castanho e o vestido laranja. E o vilão principal (aparecem vários ao longo dos jogos), Browser, uma espécie de dragão alaranjado de que me esqueci de pôr a imagem. 


Existem montes de jogos, alguns deles partilham as mesmas histórias por terem o mesmo nome. Existe o Super Mario Bros, Galaxy, Party, e por aí vai.


Outro aspecto digno de nota é a melhoria do design, que se pode notar através das imagens que coloquei. A primeira imagem (esquerda) é 1890 ou perto disso, já a última (direita) é de 2012. Eu valorizo imenso os gráficos provavelmente porque adoro desenho, então jogaria com muito mais felicidade estes últimos jogos.


Pode-se dizer que evoluiu um pouco como Zelda (www - ignorem o post extenso), que também começou por ser um jogo de plataformas, e SuperMario também ficou cada vez mais elaborado nas histórias. Os mundos são bem imaginativos - nem sempre são o dos cogumelos - e vale a pena jogar para quem tem tempo para isso. Se experimentarem, tenho a certeza de que não se vão arrepender. Também há mini níveis online no pc, para ter uma ideia de como são. As plataformas são Nintendo e Wii.

Visitem também o site oficial » www
E claro, vejam alguns fanarts interessantes:

2 comentários:

  1. Oie ^^
    Amo o seu blog e adoraria postar nele! Achei um post seu falando sobre isso, mas acontece que eu não consegui entrar no e-mail que você colocou :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, sei do que fala. Tudo bem, abrirei vagas para postadoras num post próximo, e você poderá responder nos comentários. Espero ter ajudado, boa sorte para quando eu fizer a seleção. :)

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †