abril 19, 2013

Death Note


Okaeri, minnas-chin, vim falar de um anime que comecei a ver pela recomendação de um colega meu ~Arigatou, Bruno!~ e de que provavelmente já ouviram falar: DEATH NOTE. 

Agora vocês perguntam» porquê que você só fala de animes conhecidos? Eu queria um conselho novo! Resposta da minha pessoa» tenciono falar dos animes menos conhecidos, mas nem por isso piores, também, mas primeiro quero despachar os mais conhecidos. Acho que principiantes otaku devem começar por séries dessas para não estar tão por fora dos assuntos, então já que tantos blogs dão dicas de animes mais rarinhos, alguém tem de resenhar estes. E também, porque *toma vergonha na cara* eu ainda sou sim principiante, e só vejo um anime de cada vez, portanto só posso resenhar os que já acabei e nem são tantos assim.

Gomenanzai... Vamos ver a resenha, então? Devo agradecer à tia wiki por ter uma informação extremamente completa. Antes de mais, vocês PRECISAM visitar o site oficial, além de ter um visu incrível e nada vulgar ou moe, as informações estão estupendamente completas e organizadas. 5/5

Como surgiu?
Conceitos
História
Light é um adolescente e o melhor estudante do Japão, levava uma vida normal até que encontra um caderno negro no chão que mata as pessoas cujo nome o portador do caderno escreve nas folhas, imaginando o rosto. Depois de muito testar o caderno, Light conta ao shinigami a quem pertencia o caderno - e que foi ter com Light à procura de algo interessante . que se quer tornar o deus do novo mundo e punir os maus. Com a morte de tantos assassinos, repentinamente, L - o melhor detetive do mundo - e a polícia decidem investigar o caso. L depressa conclui que Kira (nome que os fãs dão a Light, por não saberem a sua identidade e acharem parecido com killer) estava no japão, e dirige-se para lá, pronto para enfrentar o maior rival até então.

[começo dos spoilers] Vão fazendo várias descobertas, a coisa complica quando Misa, uma modelo fã de Kira que também tinha um Death Note, oferecido por um shinigami protetor chamado Remu, decide ajudá-lo por ter punido o assassino dos seus pais. Faz-se passar pelo 2º Kira, encontra Light e apaixona-se por ele, até ser capturada por L, que suspeitava dela. Também suspeita de Light, mesmo que ele tenha entrado para a organização que investiga o caso. Light traça um plano de forma a livra-se da culpa, dos Death Notes, perder a memória sobre eles - e assim ser declarado inocente - e reavê-los mais tarde, junto com as memórias. Com as memórias de volta, mesmo que o seu lado bom se tenha tornado amigo de L, manipula o shinigami de Misa para que mate o detetive.

Light torna-se o novo L, já que fora declarado inocente (mesmo não sendo), e lidera a investigação. No entanto, 5 anos depois, tem dois rivais - os sucessores de L, Near e Mello, que vieram do mesmo orfanato que ele mas trabalham em grupos separados. Isso deixa Light surpreendido, principalmente por suspeitarem dele. Então, para se livrar da culpa, Light empresta o Death Note a Teru Mikami para continuar a matança por ele, de forma a que ele não tivesse atividades suspeitas. Mello, com a ajuda do seu amigo Matt, sequestra Kiyomi Takada, a suposta namorada de Light. Takada mata-os por ter um pedaço de Death Note, mas para os seus planos não irem por água abaixo, Light mata-a a ela.

Light e Near também contactam, Mikami escreve os nomes dos membros da equipa de Near, a SPK, no Death Note, mas quando Near e Light se reunem, Near - que descobrira o plano - anuncia que nada acontecerá, pois houvera várias trocas de cadernos. Light tenta matar Near com um pedaço do caderno que tinha no seu diário, mas Matsuda, um membro da própria equipa, sentiu a sua confiança traída e dispara contra ele, e Mikami suicida-se. Derrotado, Light ainda consegue fugir, lembrando-se do que viveu. Mas o seu shinigami, vendo que ele já não lhe poderia mostrar nada mais interessante, escreve o nome dele no caderno e Light morre.[fim dos spoilers]
Personagens principais

  • Light Yagami - ou Yagami Raito - conhecido por Kira
É um dos melhores alunos do Japão, a princípio usava o Death Note para acabar com a criminalidade, mas depois usa-o para se livrar dos seus próprios problemas. Vê-se que é uma pessoa que procura a justiça, mas é frio, calmo, estratégico, cruel e dissimulado. Quer ser a justiça, mas da forma errada. Sabe-se que, antes do Death Note e no momento em que se esquece dele, ele podia ser uma pessoa mais preocupada com os outros e sensível, e mesmo assim um génio.
  • L - na verdade, chama-se L Lawliet
É um famoso detetive particular, que também usa outras duas identidades (dos dois seguintes melhores detetives do mundo - tudo isso é ele). Criado num orfanato por Watari, seu ajudante e a figura mais próxima de um pai, está determinado a ser a justiça e resolver o caso Kira. Rival de Light, ele é gentil mas distante, adora bolo e senta-se na cadeira com os pés. 
  • Misa Amane - 2º Kira
Portadora de um Death Note, protegida de Remu, é o 2º Kira e quer ajudar Light - mesmo que por vezes atrapalhe. Totalmente apaixonada por Light, não entende que está a ser usada. É uma modelo e atriz famosa, tem muita energia, é ligeiramente caprichosa, mas também relativamente inteligente. Faz a sua parte...
  • Near - o nome verdadeiro é Nate River
Um dos sucessores de L e o melhor qualificado do orfanato, cria a SPK para capturar Kira. Corajoso, direto, e quase tão inteligente como L. Anti-social e frio, embora tenha um coração, dá prioridade aos resultados mesmo que isso implique usar métodos ilegais. Adora quebra-cabeças e brinquedos, e senta-se curvado.
  • Mello - o nome verdadeiro é Mihael Keehl
O 2º melhor qualificado do orfanato e sucessor de L, é rival de Near, e ao mesmo tempo amigo. Faz-se acompanhar de Matt. Muito impulsivo e violento, mas no fundo é boa pessoa e morreu para ajudar na investigação. Também é muito inteligente. Adora chocolate.

Opinião, crítica... chamem como quiserem!
O que eu achei... A história em si é muito boa. Uma das críticas mais conhecidas sobre DEATH NOTE é: Death Note conta até onde o homem pode corromper-se quando direitos de deus são colocadas em suas mãos, além de mostrar até onde o ser humano pode chegar para proteger problemas de um sistema que ele mesmo criou. É bem verdade. A trama pode parecer confusa, mas o anime em si é esclarecedor. Nota-se muito o clima de disputa do japão, ele é bem salientado no anime, tanto que Light passa horas a estudar para conseguir algum papel no futúro. O Death note veio mesmo quebrar a rotina (pois, o anime tinha de começar de alguma maneira) e como talvez tenham lido no resumo, Light começa a matar pessoas. O que ele mais quer, ao longo do anime, é defender os problemas que ele próprio criou, a princípio com boas intenções, porém nem sempre podemos dizer que ele não tenha uma personalidade tenebrosa. Eu concordo com a morte dos criminosos que ele julga, até. E quando, numa fase, ele renuncia ao Death note e está amigo de L, eu realmente acho-o uma ótima pessoa. Dá até pena vê-lo retornar à sua antiga personalidade.

E... sei lá, muitas garotas adoram o L. Porque será? Além de ele ser um detetive fantástico e com o seu charme (pelo menos depois de nos habituarmos ao traço, e ignorando as olheiras), com um final trágico, revelou-se um rival perfeito para Light. Mesmo com uma parceria, claro que um deles acabaria mal...foi tão triste! E injusto! Acho que foi outro aspecto marcante do anime, e uma morte bem estratégica. Como thriller policial, está perfeito! Uma das coisas que eu achei intrigantes foi que a aparência das personagens engana muito: enquanto que Light parece simpático, justo e dedicado, na verdade é, como eu já disse, tenebroso, trapaceiro e aproveitador, enquanto que L parece fantasmagórico e é uma ótima pessoa. Um pouco guloso, extremamente inteligente e com grandes capacidades, porém não tem muitos amigos. Light e Misa foram quase que os primeiros, mas depois,... vocês leram o resumo-spoiler acima, não? Fora que montes de personagens ganham um papel na história, e conseguem não se perder no meio de tantas intrigas.

E todo o tipo de elementos está muito bem doseado, o perigo, o mistério, a rivalidade, os sentimentos, a ação, as explicações... Até tem partes bem cómicas! O gráfico e a arte são um pouco escuras, o que salienta ainda mais o clima da história. O ritmo oscila um bocado, por vezes com ação, e depois com pausas, mas estas apenas servem para preparar um novo acontecimento. Lembro-me que, à medida que ia vendo o anime, pensava... o death note é bom ou mau? Sinceramente, ainda não sei responder a essa pergunta, e creio que isso faz o anime brilhar ainda mais: deixando esse tipo de casos suspenses, eternizarão a sua presença, mesmo que duma forma torturadora.

O certo e o errado e mais uma dose de contrapontos são referidos no anime e encaixam perfeitamente no contraste das personagens Light e L, que nos deixarão para sempre com dúvidas, mas também pessoas mais responsáveis. Death Note não é apenas um anime para passar o tempo, é um dos que mais nos faz crescer. E nos mantém presos à história do início ao fim.

Não gosto das músicas de abertura nem das endings, não fazem o meu género, mas há uma música que gosto muito. Primeiro vídeo. Ao lado desse, deixo um video com momentos divertidos, tem parte 2 e 3 na barra lateral da youtube.



Achei algumas curiosidades aqui: www Vejamos alguns fanarts - FANarts, por favor não pensem que as imagens são oficiais, já agora, alguns podem conter pequenos indícios de yaoi (relacionamento homem x homem).



Espero que tenham gostado!

Sem comentários:

Enviar um comentário

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †