abril 02, 2013

Bulliyng


Olá pessoal, eu sei que já fiz uma reflexão rápida sobre o Bulliyng e a discriminação aqui, mas desta vez tenciono alongar-me mais já que estou inspirada. Ou seja, quem não está interessado, quer um post activo e alegre, sobre anime, jogos, moda, ou o que seja, e não um debate intenso que faz puxar pelos neurónios pode ir embora por hoje. 

Não, não estou a enxotar ninguém. Sim, este post é apenas para quem gosta de reflectir.

Para essas pessoas, cliquem em ler mais......................................................................


Então, nem sei por onde começar. Para mim, bulliyng é semelhante ao racismo. Os racistas não têm motivo para zoar quem tem cor de pele diferente, tal como os bulliyers não têm motivo para zoar tanto quem é diferente como quem é igual a eles.

Para ser sincera, acho que é isto que mais me enerva. Eles pegam com tudo. Eles vêm alguém que tem um gosto diferente e zoam. Alguém que veste roupas diferentes, tem gostos musicais diferentes, é diferente, enfim. Ou nem é preciso tanto. Às vezes agem como se não se enxergassem e acusam as pessoas de ser algo que eles próprios são. Gozam as pessoas por normalidades. Por serem tão normais, que nem se destacam na multidão, então eles decidem fazer com que a pessoa não tenha o direito de passar mais despercebida e puxam saco em frente da multidão. Apontam defeitos físicos que não são verdade ou que a pessoa não tem culpa: gorda, baixa, magra, alta, cara menos bonita, sem peitos, peitos demais, óculos, cabelo estranho, pele mais escura/clara, etc... tudo serve. Outras vezes é pela maneira de ser da pessoa: nerd, patricinha, popular (eles invejam essa popularidade, só pode), inteligente, engraçado, tímido... Inventam histórias que não são verdade, sobre nós ou sobre a família. Se descobrem que alguém é homosexual, bi, ou tem alguma deficiência, nunca mais a deixam em paz! O principal objectivo deles é humilhar a pessoa.

E porquê? Nós nunca lhes fizemos mal nenhum na maior parte das vezes, então o quê que eles têm contra nós? Esse é outro dos problemas, é que eles zoam todo o mundo sem motivo. É um capricho, apenas. Como se eles se divertissem ou fossem mais felizes causando infelicidade nas outras pessoas, como se se sentissem superiores ao fazer os outros inferiores. Querem fazer essa pessoa sentir-se posta de parte, como se não tivesse o direito a viver. Eles conseguem - através de modos como intimidação, os insultos, as ameaças, agredindo ou abusando da pessoa, envergonhando-a à frente de toda a gente, rindo-se sempre que a pessoa aparece - fazê-la obedecer-lhes, desistir dos seus sonhos/objectivos ou até tornar-se num deles. 

Provavelmente, é assim que nascem os bulliyers. Eles eram pessoas inicialmente normais ou até tímidas, mas após serem humilhadas ou virem como estes agem, acharam que tornar-se um seria a forma mais segura de agir. Algumas pessoas tornam-se brutas como uma forma de autodefesa, e se a princípio têm algum receio daquilo em que se estão a tornar, com o tempo acabam por acreditar que foi a escolha certa e mais "divertida" que poderiam ter feito. Começam a, não apenas aceitar, mas gostar. Parece impossível, mas é assim mesmo.  Os alvos nunca prejudicaram ninguém por ser como são. Já os bulliyers, que agem como se os alvos prejudicassem, acabam sendo eles a prejudicar os outros por vontade própria.

em Portugal não há muitos grupinhos, nem mesmo de populares, os amigos andam com quem encontrarem primeiro e isso não quer dizer nada. No entanto, casa pessoa tem a sua personalidade, e como eu sou Otaku, mesmo sendo ótima aluna e nunca me ter zangado com ninguém, sempre me senti um pouco posta de parte. Além disso, eu sou bastante pensadora, e os meus colegas parecem um pouco infantis em comparação comigo ~ou fui eu que cresci depressa demais?~ porque seriam incapazes de fazer um texto como estou a fazer agora. 

Para quem já foi ou é uma vítima, mesmo que eu nunca tenha sido, fique a saber que compreendo a sua situação. Deve ser horrível, e sentir-se muito sozinha. Mas você não está sozinha. Não ignore, como talvez alguém lhe tenha mandado fazer, não será por isso que a vão deixar em paz. E jamais tente suicidar-se. Estaria a dar aos bulliyers exatamente o que eles querem, a mostra-lhes que conseguiram incomodar você. Isso é um desperdício de vida, você ainda tem muito pela frente e a certo ponto a sua vida vai tomar um rumo diferente da dos agressores. Claro, vão aparecer outros, há em todo o lado, porém com o tempo você vai sentir-se mais segura e imperturbável. Parece cliché dizer isto, mas faça queixa aos seus pais ou autoridades, mesmo que eles não façam nada. Sentir-se-à um pouco constrangida, mas também aliviada por contar. Se não tem coragem para fazer isso, escreva um diário. É a melhor forma de desabafar. Mas sabe qual é o truque que resulta mais comigo? São dois, na verdade. 1, pense superior. Quando estiver junto com eles, não baixe a cabeça a não ser que eles queiram luta (você também não quer pedir porrada, né?), responda à altura, vire o feitiço contra o feiticeiro e leve as testemunhas a respeitar você por não mostrar medo. Pense sempre que é melhor que eles, não é nenhuma mentira. 2, arranje um propósito para a sua vida. Um objectivo difícil que mantenha você ocupada o tempo todo, toda uma vida, para o caso de precisar novamente. 

O meu objectivo de vida é estudar e melhorar o mundo, fazendo em paralelo todas as coisas de que gosto, porque foi o sonho da minha mãe. Ela não teve possibilidades para isso, então faz de tudo para eu conseguir, portanto eu acho que a única forma de recompensá-la é dar continuidade ao seu sonho. Nunca lhe disse nada, nunca lhe disse que em grande parte, vivo por ela e pela minha irmã. Eu só quero chegar ao fim e anunciar com o sorriso que concretizei o seu sonho, que tomei como meu. Até choro de pensar que algum dia poderei conseguir... Eu simplesmente recuso-me a morrer ou a desistir enquanto não alcançar esse objectivo.

Se você também encontrar algo que a prenda à vida, não é que o Bulliyng vá deixar de a perturbar e de impedir de dormir à noite, mas vai ser muito mais fácil porque você sabe que tem um motivo para o enfrentar. Você sabe que um dia irá provar o seu valor ao mundo, enquanto que os agressores não serão nada. E ficará contente por ver o quanto eles se afundaram no chão.

Espero que este post os tenha dito alguma coisa e dado dicas úteis.


Arranje mais motivos para sorrir, e menos para chorar.

2 comentários:

  1. Realmente, o Bulling é algo sério. Eu pessoalmente já sofri, apenas por ser tímida. Ninguém queria papo comigo, zoavam meus desenhos. Uma garota chegou até a rasgar um dos meus desenhos, o que me deixou bem triste. Mas eu decidi tomar atitude, nn queria mas sofrer. Hoje tenho amigas verdadeiras que estão comigo pra o que der e vier, amo elas pq foram uma das únicas que ficaram comigo nesse tempo. Além delas as pessoas que me humilhavam gostam de mim, e sempre elogiam meus desenhos(Tambem Puderá né? Me esforcei um bocado pra desenhar como desenho hoje)Bulling é algo que deve ser levado a sério, e stou feliz por ver que vc também acha isso. Bjos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo, na minha escola primária eu mal sabia responder à altura portanto todos achavam divertido gozar comigo, e eu era muito boa aluna, portanto era diferente deles. Mas a verdade é que eu sempre insisti em ajudar toda a gente mesmo assim, em pequena porque queria ganhar amigos, agora porque é simplesmente a minha forma de ser. Seja como for, acho que já não tenho desses problemas.

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †