janeiro 08, 2013

Lugares mais bonitos de Portugal + guia


Atendendo ao pedido de uma leitora do blog (nesse post aqui), decidi postar as imagens dos lugares mais bonitos de Portugal. Postarei com muitas imagens (cliquem para as ampliar), cuja ordem não é relevante, e falarei um pouco de como são as coisas por aqui:

Vila Real

Sintra

Lisboa (o oceanário de lisboa é dos mais bonitos)

Guimarães

Ilha dos Açores

Ilha da Madeira

Porto


Então, gostaram? 
Portugal é um país que tem um bocado de tudo: Não deixem de ler o guia que eu fiz!
  • Contrastes culturais: Tem um grande Património cultural mas também lugares mais modernos; 
  • Contrastes ambientais: Temos praias, cidades, parques, florestas, montanhas, neve, mar, rios, ... tudo! 
  • Temos 4 estações - Verão (na altura do Inverno do Brasil), Outono, Inverno (agora, embora seja Verão no Brasil) e Primavera. 
  • Temos dois fusos horários, um horário de Verão e outro de Inverno. 
  • Em termos de História, Portugal abrigou vários povos como celtas e lusitanos e mais tarde formou-se o condado Portucalense. Reconheceram a independência de Portugal em 1143, o nosso primeiro rei foi D. Afonso Henriques. Tivemos várias dinastias, sendo que na 3ª perdemos a nossa independência e fomos governados por Espanha, mas mais tarde conseguimos recuperá-la. Na Era dos Descobrimentos (mais ou menos de 1400 a 1500), descobrimos o mundo pelo mar, embora tenhamos sido forçados a partilhar metade dele com a Espanha. Nunca tivemos uma grande participação em nenhuma das Guerras Mundiais. A monarquia foi deposta após a Revolução de 1910 devido a muita insatisfações, e aderimos à monarquia, mas cedo entramos num regime autoritário. Só graças à Revolução dos Cravos (25 de Abril, uma das datas mais marcantes de Portugal) recuperamos a nossa liberdade. Actualmente, não somos um país importante (mesmo tendo estado no topo do mundo), estamos em crise (embora nunca tenhamos saído realmente dela) e somos um famoso ponto turístico (ao menos isso kk).
  • Lisboa é a capital de Portugal porque possuía o maior porto marítimo, mas um grande número de pessoas (principalmente no Norte) preferem pensar que devia ser o Porto.
  • Temos milhares de pratos típicos que variam de região para região, mesmo sendo um país super pequeno (vinho do porto, pastéis de belém...) e fazemos muitos pratos à base de peixe.. No passado, inventamos as "tripas à moda do Porto", quando tínhamos de enviar comida para os soldados e só ficamos com tripas para comer.
  • A maior parte da população é Católica, mas nada impede ninguém de ter outras religiões.
  • Somos o maior produtor de cortiça do mundo.
  • Festas, Romarias e Manifestações são coisas constantes em Portugal, o ano inteiro. Se um grande grupo de pessoas o quer fazer, será feito, e ninguém nos impede.
  • Embora a maior parte dos Portugueses se deixem ir pela maré e sejam grandes preguiçosos, há sempre casos de pessoas que se destacam ao ponto de estarem no topo do mundo, seja no desporto (Rosa Mota), na medicina (muita gente), ou outras áreas. Os portugueses têm grande força de vontade, para bem ou para mal.
  • Uma das coisas mais belas da arquitectura portuguesa são azulejos pintados, mas conhecemos estilos incríveis. 
  • Encontramos constantemente referências ao Brasil em Portugal. Nos comportamentos dos jovens, TV, músicas, lojas, escola... tantas de que nós nem nos apercebemos.
  • Somos um povo que valoriza cortesias. Frases como "Por favor", "Obrigada", "É um Prazer" e "Desculpe" abrem muitas portas para as pessoas, isso ajudará muito a ganhar favores e facilitar situações. Boas maneiras são sempre bem recebidas: Pediu algo, devolva. Ganhou, agradeça. Usou, guarde. Abriu, feche. Sujou, limpe. Desarrumou, arrume. Respeite para ser respeitado. PORÉM, não é necessário ser assim tão formal entre amigos.
  • As festas mais conhecidas por cá são Natal e Aniversários, onde se convida montões de gente. Todas as outras são de festejo opcional, embora grande parte do povo festeje bem mais que isso, há muita gente que prefere ignorar e aproveitar o tempo à sua maneira.

Foi muita informação, mas sempre é um bom guia, não é? Espero que os tenha sido útil e algum dia visitem Portugal. :) Não têm nada a perder.

12 comentários:

  1. Opa! Nem sabia que vc tinha feito essa postam, tava passeandopelo seu blog quando vi. Portugal é lindo! Mal posso esperar para passar uns dias aí! (Talvez no meu niver de 15 anos. Talvez 17) Vou adorar conhecer o país que colonizou o meu país! Me aguarde viu, Any? Estarei aí antes do que vc pensa! Bjos!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que venha sim, e até lá tenciono fazer a nossa amizade crescer ainda mais, assim como o blog ;) Tanto o meu como o seu. Fico feliz por ter gostado, embora Portugal seja um país pequenininho onde há uma grande crise hoje em dia, turistas safam-se sempre e muitos até decidem começar a morar por cá, certamente não sem motivo. Estou anisosa por conhecê-la.

      Eliminar
  2. Também estou ansiosa para te conhecer, até lá, nossa amizade vai ser bem grande. bjos!

    ResponderEliminar
  3. Eu vivo no 1º imagem ^^ É bastante bonito.
    Bom post.

    Kissus!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arigatou ^^ Vive mesmo? Então você é de Portugal e eu nem sabia! :D Eu vivo em Valadares... :)

      Kissus :3

      Eliminar
  4. Amei a matéria, e me ajudou muito, já que em Janeiro estou indo para Portugal visitar minha mãe e meu irmão, e pretendo fazer passeios e agora já sei por onde começar. Amei a matéria!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou, eu pessoalmente adoro viver em Portugal, não que tenha muitas condições ou assim, mas porque é um país lindíssimo ^^ Ainda bem que ajudei, este post é meio antigo, mas já na altura tinha a intenção de ajudar algumas pessoas :)

      Eliminar
  5. Amei a matéria, e me ajudou muito, já que em Janeiro estou indo para Portugal visitar minha mãe e meu irmão, e pretendo fazer passeios e agora já sei por onde começar. Amei a matéria!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou, fico feliz por ter ajudado ^^

      Eliminar
  6. Anónimo27.7.14

    Mt bonito! A ultima foto então nem se fala! perdi o fôlego! As decorações são lindas lindas .. Nem se compara ao brasil ! Amei e Parabéns ! (¯▽¯;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau, obrigada :) Por acaso a última é de um lugar onde eu vou imenso, já que moro perto

      Eliminar
  7. Olá, eu também sou portuguesa, vivo em Ovar ( a cidade em que as casas são decoradas com azulejos nas paredes e conhecido pelo pão de ló de ovar ), parece uma casinha de bonequinhas com as casas pequenininhas.
    Destes sitios todos que postou só fui ao Porto, e eu concordo é uma cidade linda, só na estação eu vi uma 6 asiáticas ou mais sou a tirar fotos hehe.

    ResponderEliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †