janeiro 16, 2013

Diferenças entre Anime e Cartoon + tipos de desenhos


Olá! Hoje inspirei-me numa imagem para fazer este post, e pode ser vista após o ler mais.

Sabem, essa imagem lembrou-me que muitas pessoas gozam com os Otakus porque dizem que vendo animes estão vendo desenhos animados, como crianças. Antes de mais, ver desenhos animados - ou simplesmente cartoons - não tem nada de mal. Mas, sinceramente, acreditam mesmo que animes são um simples cartoon? São muito melhores, hahaha! *espírito altivo*. Não, tudo bem, é uma questão de gosto, e a verdade é que antigamente os animes japoneses não eram tão diferentes assim dos cartoons ocidentais, além de que os japoneses têm o hábito de chamar anime a tudo o que é animação. Mas acho mais correto, como ocidentais da atualidade que somos, fazer a distinção, pois algumas diferenças são notórias.
Original: www
E agora? Vê a diferença? Animes são muito mais bonitos, eu acho. Tudo bem quem prefere cartoon, mas eu realmente encontro muitas diferenças entre ambos e as acho bem superiores. Vejamos algumas diferenças.
  • Origem: Geralmente os Cartoon são da América e os Animes são da Ásia. 
  • Ordem de episódios: Nos episódios, nos cartoons a personagem principal é sempre a mesma, simplesmente encontra lugares, pessoas e tarefas diferentes em histórias individuais. Nos animes, a história tem continuidade de episódio para episódio. Então é melhor não avançar. 
  • Objectivo: Nos cartoons a intenção é simplesmente passar o tempo de uma forma leve e divertida. Nos animes, é como um livro: tem sempre lições a passar, culturas a mostrar, e a história tem pontos de ação ou romance que poderíamos enfrentar na vida real (ou gostaríamos), contando também com grandes reflexões. 
  • Crescimento das personagens: Nos cartoons não há propriamente uma linha de tempo, então as personagens raramente envelhecem. Já nos animes sim, nem que seja de série para outra. Também amadurecem em maneira de ser. 
  • Traço: Na arte, um cartoon apresenta um desenho simples, com um traço simplificado, e cores bem básicas, por vezes do país que os criou. No Anime capricham muito na arte e na pintura, os traços são sempre pré-definidos, todos os animes com o mesmo estilo, embora possam ter algumas diferenças mínimas. O traço mistura um ar realista com ar de boneco.
Acho que são diferenças suficientes. O melhor depende do gosto de cada um. Eu prefiro anime porque adoro histórias e amo desenhar, então desenhos mal feitos me repelem automaticamente.

E aproveitando o post, vou mostrar mais tipos de desenho que conheço.

Então, espero que tenham gostado do post, usei todos os estilos que me lembrei, comentem! Kissus


image
* minha reação quando alguém diz que anime é desenho de criança*

13 comentários:

  1. Adoro animes, eu gosto do desenho "Hora de Aventura", mas reso pra que ele se tranforme em anime, ai seria perfeito, que animes você gosta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ownt! Seria mesmo perfeito :) Eu gosto de muitos animes shonen como naruto, one piece, fairy tail... e claro também sou fã de shoujo: Zero no tsukaima, rozen maiden, another, mirai nikki, madoka magica, k-on, uta no prince sama, .... ainda faltam tantos! Durara, Toradora, Fullmetal Alchemist, Sword art online, inuyasha, black rock shooter, pandora hearts, angel beats, ... é melhor parar por aqui. Também gosto de Avatar, embora não seja bem um anime.

      Eliminar
  2. Você resebeu um meme/tag! Confira em: http://rica-e-fina.blogspot.com.br/2013/01/meme-campanha-de-incentivo-leitura.html

    ResponderEliminar
  3. Anónimo4.4.14

    Eu prefiro desenhos animados,pois tem mais a ver com a gente,ocidentais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma opção válida :) Mas na verdade, não têm muito a ver comigo, eu nunca gostei tanto de algumas coisas ocidentais e há hábitos com que não me identifico, e depois há aquela coisa de não gostar tanto do traço ou do desenho. Mas haviam vários desenhos animados que eu via e gostava.

      Eliminar
    2. bom tem varios cartons com continuaçao so para citar alguns
      Avatar a lenda de anng , Avatar a lenda de korra, , Wathmen , The maxx 1995, Liga da justice sem limites, Justiça jovem ,Vingadores Spider man 1994,Spawn 1997 Transformers beast wars Super man 1996 Gargulas Wolverine e os x men Lanterna verde Spider man 2008 Batman beyond

      Eliminar
    3. De aang e korra sei bem, tanto é que sou grande fã de Korra e fiz até resenha por aqui, embora esses dois em particular sejam considerados pseudo-animes por muita gente. Dos restantes não sabia, mas embora este post seja antigo, se bem me lembro, não era isso a que me referia com continuação: referia-me à ideia de a ordem cronológica dos episódios ser importante, de o enredo receber continuidade com o avançar do tempo, em vez de os episódios serem constituídos por mini-histórias desconectadas. Embora acredite que essa ideia de continuidade se aplique aos cartoons que você citou, sim.

      De qualquer forma, este post foi pensado na generalidade. Da mesma forma que existem animes detestáveis, existem cartoons bons. Sei disso.

      Jaa!

      Eliminar
    4. bom eu concordo em termos com voce
      1 eu concordo que quando se fala de tanto desenhos quanto animes devem haver uma generalização para falar das diferenças emtre eles
      2 comcordo que a maioria desses que eu citei tem uma historia que e dividido por mini historia mas tem alguns cartons que nao sengue essas regras bom alguns cartons que eu te recomendo ver que tem uma historia estilo animes seriam o proprio avatar spawn the maxx wathmem mas comcordo que varios desses cartons que eu falei tem um estilo narativo que você falou
      3 bom caso voce curte cartons eu recomendo muio gargulas que e um dos cartons mais fodas que eu ja vi tem um pouco de mitologia elementos de shekper e historia

      Eliminar
    5. Ok, ando um pouco ocupada de momento, mas prometo dar oportunidade aos cartoons que você mencionou em breve :) Já agora, não fique irritado mas eu tinha de corrigir isto, "comcordo" não se escreve com "m" e sim com "n" ;)

      Aliás, não quer dar uma olhada nas postagens da página inicial. Eu nem acreditava que você ia voltar aqui ao blog, mas já que voltou, não se limite aos posts antigos.

      Eliminar
    6. desculpe mas como faço para mexer nesse blog e acessar os novos artigos que você fez

      Eliminar
    7. Ah, se estiver no telemóvel/celular, fica um pouco complicado, mas se estiver no computador, há duas maneiras:

      Descendo na página, vai encontrar bem no fundo o símbolo de uma casinha, que leva à página inicial.
      OU ENTÃO
      subindo na página, na lateral direita do blog, vai encontrar um gadget de menu - mais ou menos ao nível da primeira imagem deste post. O primeiro botão desse gadget diz precisamente HOME. É só clicar.

      Quando já estiver na página inicial e quiser ler as minhas postagens por completo, tem de clicar no botão que diz CURIOSO no fim da cada caixinha de post. É que na página inicial só aparece a introdução de cada artigo.

      Eliminar
  4. viu a series animadas que indiquei

    ResponderEliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †