dezembro 21, 2012

Como se dar bem com a família


Hai hai minna-san, hoje decidi falar da família. Tipo, toda a gente gosta muito da própria família e tal, mas quando os membros se zangam... é triste, mesmo. Então vou falar um pouco dos prós e contras de uma família e como lídar com várias situações.



♥ Os pais 
Nem toda a gente os vê assim, mas são as pessoas mais importantes do mundo. Sem eles, nós não existiríamos. E veja bem: embora a mãe seja super preocupada com nós, resmungue muito, tenha uma noção das coisas um bocado desatualizada, e o nosso pai seja severo e passe vários ralhetes, sempre foram eles que nos deram carinhos, se divertiram muito connosco, nos educaram... ou tentaram, pelo menos. Se acha que eles estão a deixar de ligar para você, compreenda que eles já cuidaram de cê em bebé, então se calhar estão um pouquinho fartos, além de que mimá-lo e preparar tudo já não é necessário. Faz parte de crescer. Há vários problemas que você pode enfrentar com a família, mas serão abordados mais abaixo.

Vivi_fam_c3_adlia_007_large
Tumblr_mewsm3etwz1rg77sxo1_500_large


  •    Perda dos pais (divórcio e morte): É horrível quando os nossos pais começam a discutir constantemente e depois se divorciam. É como se metade do mundo desmoronasse. Se isso contribui para voltar a ter paz em casa, e os pais contribuem para pagar as nossas despesas como faziam antes, não é assim tão mau. Mas se mesmo assim eles continuam zangados, por vezes até descarregam em você, e aquilo que mais querem é ver  vossa infelicidade -de você e do pai com quem ficou - é desgostoso. O pior é quando você não contava com isso, pois os seus pais discutiam às escondidas e parece que se divorciam do nada, você nem tem tempo de se preparar. O pior é que você não teve culpa, e não há nada que possa fazer. Não se zangue com seus pais por isso, é muito difícil alguém gostar da mesma pessoa a vida toda, até porque pessoas mudam. Seria pior se, por exemplo, eles fingissem que gostavam um do outro e depois ter amantes, não? Se um dos pais, ou os dois, morrem... aí é que você fica impotente. Mas, ei, a vida continua. Eles estarão sempre no seu coração, acredite que ainda a podem ver lá do céu e e faça o que eles irão querer que fizesse. Deixe-os orgulhosos e não traia a sua memória. Se algum pai casar com outra pessoa, trate essa pessoa bem, pois ela faz seu pai ou mãe feliz. Dê-lhe uma oportunidade, de certeza que vai gostar dessa pessoa. E se não gostar e tiver problemas em casa, faça por não piorar a situação. 


  •    ♥Gerindo tarefas e outras coisas: Tá bom, você tem sua vida, seus pais têm as deles, mas vivem todos na mesma casa (digo eu), então têm de contribuir para ela e distribuir as tarefas domésticas. Suponhamos que cada um tem as suas, e você até cumpre sempre ou quase. Basta às vezes estar mais ocupado ou se esquecer de alguma coisa que sua mãe pega logo no seu pé, diz que não faz nada e que devia ficar sem computador. É tão injusto! Mas tente não levantar a voz. Deixe ela acabar de falar e depois lhe explique que  se esqueceu, explique porquê, peça desculpa e autorização para ter um tempo para si, se lembre que mães mesmo não tendo razão, nunca admitirão isso, então seja humilde. Se ofereça para compensar com alguma outra coisa e vá demonstrando o quanto gosta dos seus pais, e de certeza que tudo correrá bem.


  •    Tendo conversas não muito agradáveis: Por exemplo, pedir coisas. Quando você precisa de sair com os amigos e vai pedir à sua mãe, antes de você acabar a frase ela já está fazendo cara feia. Fale com voz meiga mas firme, explique o porquê, o que vai fazer, e conte sem que ela tenha de perguntar a que horas chega. Se precisar de dinheiro, conte também, justifique sempre tudo. Se ela acabar por dizer que não, paciência, terá que desmarcar com os seus amigos, eles compreenderão. Se ela aceitar, aproveite compre qualquer coisa para ela lá fora, conte aos seus amigos para que é, até se podem divertir escolhendo juntos. Assim sua mãe viu que não se esqueceu dela. Se você tirou má nota na prova ou fez cagada nalguma outra coisa, não espere que ela pergunta para ela, pois se só contar nessa altura sua mãe irá julgar que estava tentando esconder isso dela. Adiante-se, pareça arrependido se apenas estiver, o mais importante é ser sempre sincero. Assim ela sabe que pode confiar em você. Se seus pais o puserem de castigo, aceite, e tente fazer melhor para a próxima. Negoceie sempre as situações. Quando seus pais dizem que seus amigos são más companhias, explique porque gosta deles, a maneira de ser, diga se se identifica com eles, em que situações o ajudam, e mesmo que eles ou elas não sejam muito responsáveis ou façam juntos coisas "menos apropriadas", prove para eles que seus amigos também sabem ser bons, e em quê.


  •    Saídas em família: É... chegaram as férias e todos estão muito contentes. Mas quando chega a hora de escolher um destino de viajem, você e seus pais não estão de acordo. Seus pais provavelmente querem ir a algum país ainda decente, e você até aceita, mas chegando lá, só querem visitar museus, refúgios ambientais e locais com património histórico. Já você quer ir a alguma praia, parque, centro comercial ou visitar alguns lugarzinhos mais modernos. Negoceie com eles o local onde vai, tipo, vocês certamente irão a vários lugares, então podem escolher à vez. Também podem lançar uma moeda ao ar e ver de que lado cai, mas depois não amaldiçoe a sua sorte :)

♥ Irmãos :
Embora tenhamos de partilhar uma grande coisa com eles, como o amor dos nossos pais, alguns objectos, e por vezes o quarto, eles são uma coisa maravilhosa. Quando são irmãos mais velhos, é perfeito. São como mais um pai, mas ele também nos compreende com mais facilidade porque está numa faixa etária próxima e tendo os mesmo pais, sabe os perigos que têm que enfrentar. Um irmão mais velho pode ser terrível, ir pelo caminho errado, fazer coisas malvadas com as outras pessoas, drogar-se e outros problemas, mas não deixa de ser seu irmão - ou irmã, claro - e sempre se lembrará disso. Eles ajudam quando é mesmo necessário. Às vezes é ruim porque como são mais velhos, parecem mais importantes e fazem tudo primeiro, mas os irmãos mais velhos também experimentam os problemas primeiro, a vida lá fora primeiro, não apenas as coisas boas. Quanto a irmãos mais novos,... são os irmãos caçulas, não é? Eles conseguem ser realmente muito chatos, nunca nos deixam em paz, e por vezes podem ser maus e vingativos e nos deixam em terríveis lençóis, mas você faria o mesmo às vezes, se pudesse. E embora sejam chatos e melgas, aproveite esses momentos para se divertir, eles são excelentes a afastar a melancolia. Alinhe nas brincadeiras deles, aproveite para estimular a sua imaginação. Quanto aos dois tipos de irmãos... é incrível a quantidade de coisas que podem conseguir juntos: se tiverem um objectivo comum, podem unir-se para convencer os vossos pais nalguma coisa. Se tiverem gostos diferentes, entenderem sobre coisas diferentes, em vês de discutirem, podem aprender algo mais e alargar os horizontes, afinal gostos não se discutem. Tanta coisa!... Nada se resolve através da guerra, mas da diplomacia também não. Você tem de ser o primeiro a contribuir pela paz, dar o primeiro passo e não entrar em discussões.


  • Confira 10 tipos de irmãos - créditos ao blog Pink Cookie: www

Tumblr_majb8zquyz1rql34qo1_500_large

 ♥Outros membros da família :

  •    ♥Avós: coisas de avó são incríveis. Você pode explorar a casa deles e achar coisas super antigas, eles te dão dinheiro, mimos quando os pais não têm mais para dar, sabem aquelas receitas todas de avó... O avô fica mais jovem quando nos vê, chega mesmo a alinhar nas nossas palhaçadas. Ambos têm sempre lindas histórias para contar. Ou então, se você tiver mais azar, eles dizem que você é barulhento, irrequieto, mal comportado, mau aluno, e suja a casa toda. Mas tente não estragar as situações.


  •    Tias: Os tios costumam ser sempre desinteressantes, mas as tias têm interesse à sua maneira. Existem dois tipos de tias - as modernas, e as antiquadas. As modernas são loucas, estão sempre a viajar, alinham em coisas dignas da malta jovem, têm um novo namorado todos os meses, e querem aprender as coisas mais estranhas, como andar de mota ou comprar um artigo que custa fortunas só por capricho. As tias antiquadas  são do tipo de dá um ursinho de peluche ou um vestido for de moda no Natal, que julgam que você não cresce e com as quais é chato falar ao telefone. Mas, mostre para ela o mundo actual. Deixe situações que vão chocá-la de fora, como algumas modas e temas de músicas, mas ensine a mexer no computador, mostre como socializar com as pessoas e tente ser sua amiga. Ao mesmo tempo, tome sempre uma atitude responsável para ela entender que já cresceu.


  •    Primos: Bom, os primos costumam ser sempre divertidos e modernos. Sabem as mais incríveis habilidade de skate, têm grandes telemóveis e estão sempre actualizados, pelo menos se forem jovens. E sem falar que há aqueles primos distantes que nós nem sabíamos que tínhamos, mas fazer o quê, não é?

15408_10151198296923002_517334429_n_large

É isto genti, kissus.

3 comentários:

  1. Obrigado por me seguir viu! Já estou seguindo aqui também. Tem facebook? Então entra para o grupo de blogueiros nesse link: https://www.facebook.com/groups/blahblogueiros/
    Estarei esperando...

    Hee’ Karina ♥ Blog Doce Futuro
    Docefuturo.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou entrar no grupo sim, obrigada pelo convite :) Foi um prazer seguir =D

      Eliminar
  2. Adorei o post *-* to seguindo aqui.
    no caso das tias, a minha se encaixa BEM modernas e loucas kkkkkkk
    enfim, gostei mesmo do blog.
    O meu é bem recente, então se poder ir lá dá uma opinião, eu iria agradecer muuuito *O*

    http://ameninadolivro.blogspot.com.br/ (SIGO TOOODOS DE VOLTA)

    ResponderEliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †