dezembro 27, 2012

Como organizar agenda, diário ou moleskine


Hi! Como toda a gente sabe, muitas pessoas fazem grande uso de agendas, diários ou moleskine. Eu, por exemplo, e um centena de garotas normais. Os 3 têm funções distintas, que serão ditas abaixo. Também darei sugestões de decoração e irei postar imagens como inspiração.

Créditos pelas imagens ao blog series of serendipity:


 - Agenda: serve para planear coisas, apontar encontros, consultas e eventos, anotar as nossas notas, as nossas despesas, os nossos posts, os nossos objectivos, os nossos desejos, tudo... Listas atrás de listas, números e anotações, é muito útil para quem é esquecido.



- Diário: embora possa ser usado para as mesmas coisas da agenda, serve principalmente para falarmos do nosso dia-a-dia na primeira pessoa. O que fizemos hoje, o que costumamos fazer, o que devíamos ter feito... Serve para desabafar, contar como são os nossos amigos e família, relatar algo de inesperado, conclusões a que chegamos, episódios engraçados ou tristes que nos acontecem, falar de coisas que aprendemos e refletir. 


- Moleskine: pode servir para ambas as coisas, mas em menor quantidade e resumido. É baseado num conjunto de páginas totalmente brancas para que nós as possamos alegrar, com textinhos, frases, fotos, e tudo isso.

  • No meu caso, junto as 3 coisas numa só. Eu chamo-lhe diário, mas é mais um semanário e serve para tudo o resto. Mas eu gosto muito dele. Junto tudo porque para mim todos os assuntos estão relacionados, e porque assim em vez de andar com 3 cadernos atrás de mim ando só com um.


 - Decoração: para fazer algo mais bonito, não escreva sempre com a mesma caneta em folhas em branco. Decore as páginas: faça recortes de revistas e cole, imprima imagens ou fotos com molduras ou outras edições do computador, pinte as bordas das páginas ou faça algum efeito tipo tatoo, imprima brushes, faça desenhos e esboços, cole post-it, destaque frases e palavras com sublinhadores ou canetas de cor diferente, escreva em colunas, reserve um quadrado da folha para escrever uma frase importante quando estiver inspirada, e por aí vai... Clique nas imagens para aumentar:

















Melina, suas imagens salvaram o dia!
Você também pode falar de várias coisas, e dependendo de qual for, terá informações diferentes a dizer. Vejamos...

  • Livros: Diga o título, autor, número de páginas, resumo/sinopse, citação favorita, opinião (quanto ao enredo e à forma de narrar), e classificação (por ex, 3/5 - lê-se 3 de 5);
  • Filme: Título, produtor, actores principais, duração, resumo, a sua parte mais marcante, opinião (quanto à história e aos efeitos) e classificação.
  • Anime/ mangá: Título, mangaka, páginas/episódios, resumo, parte/citação favorita, opinião (quanto à história e às ilustrações) e classificação.
  • Jogos: Título, enredo, gráfico e efeitos, em quanto tempo zerou, grau de dificuldade, sistema de loading, opinião e classificação.
  • Roupa: Que tipo de peça é, onde comprou, quando pensa usar e o que acha. Se falar de um estilo completo, diga o que gosta nele, em que ocasiões usar e que peças indica para ele. Classificação.
  • Saídas: Com quem foi, onde, quando, quanto tempo, fazer o quê, o que comeu, o que vestiu e o que achou da saída em si. Classificação.
  • Refeição: onde comeu, o quê, aspecto, sabor e classificação.
  • Pessoas: O nome, o que é para você, coisas boas, coisas más, maneira de ser, gostos.
  • Acontecimentos: O que aconteceu, quando, onde e opinião (coisas boas e más)

Claro que dá para outras coisas também. Então, espero que tenham gostado :)

2 comentários:

  1. Olá , eu gostaria de dicas para fazer anotaçoes de gravidez , pra quando o bebe crescer ele podera saber oque ele fazia quando bebe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ownt isso seria tão fofo!

      Acho uma ótima ideia, você podia registar aquelas coisas tradicionais como a primeira palavra e tal, mas também fazer uns desenhinhos ou tirar fotos das roupas e brinquedos dele, a comida que parecia ser a sua favorita, o aspecto dele, de quem parecia gostar mais, como reagia a certas situações. Claro, isto é apenas quando o bebé nascer.

      Mas enquanto ainda está grávida... que tal dedicar-lhe um poema, imaginar o que ele estaria a fazer quando deu algum pontapé na barriga ou se revirou... ~sei lá, ele podia estar a voar num dragão, ou se for menina podia criar uma história sobre ela ser uma princesa e tal... ~assim não regista só quando ele se mexeu, mas tem algo mais para contar. Pode falar das reações do pai, do que achava como ele seria/será, como se sente ao transportar alguém na barriga... (deve ser um pouco assustador, saber que temos um ser vivo dentro de nós e que é o NOSSO filho, e ao mesmo tempo deve ser uma paixão e um sentimento protetor...)

      Não tenho tantas ideias assim, mas espero ter ajudado. Ainda só tenho 14 anos, portanto não dá para saber muito :)

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †