novembro 03, 2012

Resenha - Ciclo da Herança


Okaeri ^^

Hohe irei resenhar a primeira coleção que acompanhei a par com o lançamento dos livros - não imaginam a tortura que foi esperar 3 anos pelo lançamento do último volume. Refiro-me ao Ciclo da Herança, outrora uma trilogia, escrita pelo jovem e preguiçoso escritor Christopher Paolini. Sim, é aquela de dragões que até teve direito a um filme, mas deixem-me dizer-vos que o filme não acertou uma e todos os leitores ficaram revoltados: atores com aspeto totalmente diferente das personagens, dragões com penas, acontecimentos nada-a-ver, cenários demasiado básicos, tretas, tretas, e nem nos efeitos especiais satisfizeram. Enfim, eu tenho um blog, aqui está o mapa» www Os livros têm muito mais potencial, e por isso convido-vos a ler:


Os livros:
A história fala de Eragon, que era um camponês e um caçador, e ao achar uma pedra azul na floresta, tenta vendê-la em troca de dinheiro. Não obtendo sucesso, dessa pedra (que era um ovo) nasce um dragão azul - a que ele chama Saphira. Quando emissários do império matam o seu tio à procura do ovo, a dupla de dragão e cavaleiro vê-se obrigada a fugir com Brom, que era mais do que o aparente contador de histórias. A partir daí, os livros vão relatando as peripécias desses dois: como aprenderam a confiar um no outro, Eragon trabalha pela sua vingança, travam batalhas, são ensinados numa floresta élfica, procuram por novos dragões (já que aparentemente a raça está extinta) e se preparam para derrotar Galbatoriz, o rei tirano. 

Para quem quiser ver um resumo dos livros um a um, mas com bastantes spoilers, eu tenho-os aqui: www


Minha opinião:
Penso que a série, apesar de não ser a melhor que li, é bastante boa. Contém cliché: um camponês que alcança a glória e se apaixona por uma princesa. Apesar de tudo, é abordado de uma forma interessante e atractiva, deixando um gostinho de quero mais mesmo no fim do Ciclo. Deixa inclusive perguntas por responder, que serão esclarecidas mais tarde, num outro volume, mas que já não fará parte do Ciclo (informações sobre o livro 5: www).

O primeiro volume tem um começo bem lento, algo que, definitivamente, melhora no seguimento. O mesmo se aplica ao cliché, cada vez mais extinto. A fantasia Medieval está sempre presente e eu adoro isso, e apesar de a escrita não ser nem brutal, nem descritiva, está bem equilibrada e faz-nos ponderar em muita coisa... Há dragões, e são domésticos, algo realmente raro na fantasia de hoje. São adoráveis e ferozes em simultâneo... Encaixando-se no género de fantasia épica, batalhas, magia, aldeias medievais e florestas élficas são elementos bastante usuais, mas como o escritor criou um mundo bem consistente, tudo isso tem os seus pormenores inovadores.


A escrita mantém o mesmo estilo ao longo do Ciclo, mas os acontecimentos são cada vez mais voltados na guerra presente ao longo dos livros, fazendo-os contar com teoria e com ação. Ah, não, os dragões não são apenas animais de carga! Eles compartilham a alma do seu cavaleiro, e garanto que a Saphira é uma das personagens mais cómicas da série >.< Falando em personagens, temos...

  • Eragon - o cavaleiro inicialmente bobo, mas que amadurece imenso, sem nunca deixar de ser gentil
  • Saphira - a dragão fêmea astuta, feroz e engraçada
  • Arya - a princesa élfica rebelde, um pouco rude e direta, mas sábia, competente e grata
  • Murtagh - um cavaleiro que já sofreu muito, mas é nobre e bem intencionado à sua maneira
  • Brom - o velho contador de histórias que tem imensa experiência e se esforçou para proteger Eragon
  • Orik - o anão amigo de Eragon, hospitaleiro, mas cm um alto senso de dever
  • Angela - a cómica e misteriosa erbanária inspirada na irmã do autor
  • Roran - o primo de Eragon, que ganha uma força imensa pela mulher que ama, Katrina
  • Oromis - o velho cavaleiro e eremita, um elfo que se torna mestre de Eragon
  • Galbatorix - o tirano louco da história, que nem me pareceu tão louco assim, e já foi cavaleiro

E penso que é isso.

Paolini é o herdeiro de Tolkien. Eu achei.


Sem comentários:

Enviar um comentário

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †