novembro 23, 2012

Dicas para futuros atletas

Oioi, cupcakes de morango, hoje vim falar de Desporto porque estava desprezar essa etiqueta. Sabe quando falamos de atletismo? Além da corrida, ele engloba também lançamentos e saltos. Achei bom falar dele porque são actividades que qualquer um pode fazer. Não é necessário ter um treinador próprio, por isso darei dicas para quem não tem dinheiro para investir num treino. Atenção: lançamento de peso deve sim ser supervisionado por um profissional, pois corre o risco de se magoar. Quanto aos saltos, não precisa de ninguém para ajudá-lo, apenas uma caixa de areia desocupada.

Ou seja, vou dar dicas para quem quer correr:


  • Corra ao ar livre - escolha um local agradável, num parque ou à beira mar. Utilize as pistas próprias para correr, assim não incomoda mais ninguém nem terá obstáculos. Sempre aproveita para ver a paisagem;
  • Opte por equipamento próprio - não necessariamente calções, top e ténis, simplesmente uma roupa confortável. Um fato de treino ou leggins, não apenas shorts, e na parte de cima pode usar além do top uma T-shirt e até um casaco. Nos pés, sapatilhas são o ideal. Convém que seja uma roupa fresca e que não rasgue facilmente, ninguém iria correr de jeans, né? Amarre também o cabelo.
  • Convide os amigos - É mais fácil correr quando se tem companhia. Eles aproveitam para fazer algum exercício e pôr a conversa em dia. Além disso, vocês encorajam-se um ao outro, além de que ajuda no espírito da competição, pois ninguém quer ser o primeiro a parar ou ficar para trás. Se forem bons corredores, podem dar um sprint e ver quem chega primeiro.
  • Defina metas - Se o seu objectivo é aumentar a resistência, leve um cronómetro ou um relógio simples e vá aumentando o tempo: Das primeiras vezes 5 minutos, depois aumenta para 10, de seguida 15, 20... se chegar aos 30 minutos, é mais do que muita gente consegue correr. Se quer ser mesmo profissional, então aumente mais ainda.
  • Mantenha o ritmo - não seja como as crianças, que correm muito depressa no início e depois ficam sem gás.  A velocidade deve ser constante, para não perder o fôlego nem cansar muito as pernas. Claro, vai cansar sempre um bocado: as pernas vão começar a doer e parecer quentes, mas não há remédio, só mesmo continuando. Quanto à respiração, inspire durante uns 2 compassos (acompanhe as pernas 1/2-1/2-1/2... cada - separa um compasso) e expire durante outros 2. Deve correr no mínimo 2 vezes por semana para não perder o a resistência.
  • Leve algo para fazer - leve algo com que se entreter. Não tente planear a sua rotina enquanto corre, pois isso distrai as pessoas de formar pensamentos coerentes devido ao cansaço (no entanto, essa mesma incapacidade deixa as pessoas mais felizes), tem de ser algo em que você entre em modo automático. Por exemplo, fones de ouvido. Não consigo lembrar de mais nada...
  • Alongue sempre - sempre que acabar de correr - isso é mais importante do que antes - alongue os músculos. Não force demais, mas não pare à primeira dorzinha, senão depois é pior. Exercícios simples, como esticar as pernas na horizontal, agarrar as pontas do pé sem dobrar os joelhos e levar o calcanhar ao rabo. Se fizer dança, yoga ou ginástica, aproveite para algo mais elaborado como espargata.
Viu? Tente essas dicas e de certeza que melhora, comigo tem resultado e eu só corro em Educação Física. Tem o meu apoio por tentar.


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