outubro 22, 2012

Tipos de modas e estilos


Oláa minnas, hoje vim falar das várias modas e estilos que andam por aí e dar diquinhas para cada uma delas. Irei selecionar a categoria e dar na legenda exemplos de várias subcategorias, (clique na palavra para ver a imagem) sendo que as imagens das sub sejam do blog Pink Cookie e as das categorias sejam mesmo minhas. Veja aí:


Vintage 
Alguns dos estilos mais conhecidos do vintage é pin-up, geralmente os looks vintage apostam em peças como: Vestidos acima dos joelhos em cores pastel, amarelos, beges e brancos, por vezes com risquinhas ou estampas floridas; Cintura marcada; Meias quase pelo joelho, brancas ou pretas; Um casaco jeans; Sandálias, sapatilhas ou botas; E alguns acessórios como colares ou óculos, sendo que estes últimos são muito vistos; Uma carteira também é indicada;

Opinião pessoal - eu realmente AMO vintage, acho que é um estilo que dá para quase todas as ocasiões e de bastante bom gosto. É elegante e fofo, e não dá demasiado nas vistas. Perfeito!
Subcategorias: Indie, Retrô, Pin up, Romântico, Lady Like


Nerd 
No estilo nerd é inspirado em roupas colegiais. Nunca deixa de parte os óculos, quanto mais vistosos, melhor. Padrões axadrezados ou com losangos são muito comuns, assim como camisolas de lã. Também é frequente o uso de camisas e muitas vezes uma saia de colégio, por vezes às pregas e acima do joelho. Coletes também são usados. É tão comum demarcar a cintura como a anca. Nos sapatos, sapatilhas dão com tudo não é mesmo? Mas também podem usar botas ou outro tipo de calçado.

Opinião pessoal - Combinaria bastante com a minha personalidade. Já uso óculos e sou bastante intelectual, no entanto não confio muito nas saias...
Subcategorias: grunge, nerd, geek

Patricinha 
O estilo das patricinhas é cada vez mais raro, ele aposta em tudo o que seja rosa. Vestidos rosa, casacos rosa, cachecóis rosa,... Também é muito frequente ver branco, preto ou vermelho. Tacão? Sempre nunca fica mal nesse estilo (claro que não é obrigatório). Acompanhe com uma mala e acessórios simples, e laços são sempre uma marca desse estilo.

Opinião pessoal - sem ofensa, não sou muito fã deste estilo. Talvez goste de alguns conjuntos simples, e não tenho nada contra o rosa, mas alguns looks são verdadeiramente chamativos e pomposos. Eu não usaria, embora tenha algumas subcategorias aceitáveis.

Subcategorias: Piriguete, Evangélica, Girlie

Dark, Gótica 
O fator mais marcante desta moda é o preto. O visual é quase inteiramente preto, por vezes acompanhado de roxo ou vermelho. É uma moda elegante, com vestidos compridos e estilosos e decotes generosos. Botas altas são muito indicadas também e deve acompanhar de acessórios muito elaborados, por vezes metálicos. Fitas enroladas nas mangas e nas pernas são bastante comuns, e nunca se esqueça de uma maquilhagem escura. É habitual o cabelo ir solto e selvático.

Opinião pessoal - Não usaria, mas gosto do estilo. Mostram garra e poder, pelo menos se as peças forem combinadas com moderação, e o rocker apenas é considerado gótico pelas cores, já que as roupas são lindas. Já pessoas que abusam do estilo no dia-a-dia, acho que parecem saídas de um filme!

Subcategorias: Punk, rocker, Goth,


Lolita 
Uma moda tipicamente japonesa que surgiu no fim da década de 70, é um estilo kawaii e infantil. Vê-se muito em mangás e cosplays. Aposta muito em vestidos pelo joelho com babados, laços chamativos na cabeça e meias altas e trabalhadas. Desenhinhos fofos no vestido são comuns, e a maquilhagem deve fazer os olhos parecerem grandes. Os sapatos costumam ter sempre algum tipo de salto. Divide-se em:

  • Sweet Lolita: Sweet, do inglês "doce", é o estilo "fofo", kawaii. Sempre com motivos fofos, é o estilo que mais procura a inspiração na infância, com suas estampas de doces e animais.
  • Classic Lolita: O estilo clássico, que remete às modas vitoriana e rococó originais. As cores utilizadas são tons envelhecidos. É o estilo mais maduro e sofisticado.
  • Gothic Lolita: As cores utilizadas são escuras e elegantes. Apesar da inspiração da moda gótica, a maquiagem deve continuar leve e natural, sem excesso de sombra preta e batons muito escuros.
  • Punk Lolita: Adição da cultura punk ao vestuário lolita, como estampas xadrez, gravatas, alfinetes, buttons, correntes, caveiras, coroas, minicartolas, boinas, spikes e corte de cabelo mais curto.
  • Country Lolita: É um estilo mais modesto, usado geralmente em épocas quentes, como o verão, traz chapéus e bolsas de palha com rendas e laços, estampas florais, de frutas ou xadrez delicado.
  • Casual Lolita: É uma forma de usar o estilo com as roupas diárias e comuns.
  • Hime Lolita: "Hime" é princesa em japonês, ou seja, remete às princesas europeias. Apesar de ser muito parecido com Sweet Lolita, diferencia-se pelos modelos de vestido, acessórios e penteado.
  • Shiro Lolita: Considerado por alguns uma subdivisão do Sweet Lolita, uma roupa Shiro Lolita é composta apenas de branco (Shiro, braco em japonês).
  • Kuro Lolita: É o oposto do Shiro Lolita, em que há apenas o uso do preto (Kuro, preto em japonês).
  • Guro Lolita: Guro vem de "Grotesque Lolita", uma lolita que usa bandagens, sangue falso e afins, o que pode dar um ar de boneca quebrada.
  • Ero Lolita: Ero vem de erótico, um termo controverso na moda lolita. Apesar do nome, o estilo Ero não é composto de lingerie ou saias curtíssimas.
  • Wa Lolita: Combinação entre acessórios japoneses e a roupa tradicional japonesa com a moda lolita.
  • Qi Lolita: Combinação entre acessórios chineses e a roupa tradicional chinesa com a moda lolita.
  • Ouji ou Kodona: Versão masculina, inspirado na moda vitoriana. Mas muitas meninas usam.
  • Créditos pelas subcategorias: »Jackie Dream«

Opinião pessoal - Acho o estilo muito lindinho, mas só aconselho usar em cosplays ou ocasiões apropriadas. Não sei como é aí no Brasil, mas cá em Portugal mandavam-me para um manicómio se me vestisse assim. 


Casual 
Investe principalmente nas calças de ganga, e por vezes nos calções. A ganga está quase sempre presente, misturada com camisolas e casacos simples. Qualquer sapato, qualquer carteira, qualquer acessório e qualquer maquilhagem se adequa. É perfeito para ir a qualquer lugar, desde a escola a uma festa, e não dá nas vistas, para quem gosta de descrição.

Opinião pessoal - é esse o estilo que eu mais uso. Por vezes gostava de dar mais nas vistas, mas não arranjo tempo para isso, então pego numas calças de ganga e combino com qualquer coisa. Em Portugal quase toda a gente anda assim, são calças de ganga com tudo, mesmo na escola (cá não há uniformes).

Subcategorias: Skater, hip hop, urbano, casual

Desportiva 
Muito prático, esta moda é estilosa e não tem de se preocupar em mostrar a calcinha quando levanta as pernas, como acontece com saias. Uma T-shirt uma camisola simples com todo o tipo de decotes, sem mangas até. Use um casaco de fato de treino. Em calças, use fato de treino também, calções, leggins ou ganga elástica. Pode usar vestidos soltos e curtos por cima das leggins. Sapatilhas? Sempre!

Opinião pessoal - Também costumo usar, é realmente prático e pouco exigente, embora não se adeqúe a festas ou ocasiões importantes.
Subcategorias: esportivo

Elegante
A moda dos famosos. Se vai a uma festa, cerimónia, baile ou outra ocasião importante em que deva demonstrar estilo, aposte nesses looks. Faça algum penteado elaborado que exponha o pescoço e dedique-se na maquilhagem. Vá sempre de vestido, comprido ou curto, e justo. De preferência, abuse do preto, e se puder escolha um com renda nas mangas, está muito na moda. Aposte em tacão e acessórios dourados para sobressaírem no vestido. 

Opinião pessoal - Para festas? Concordo totalmente!
Subcategorias: Futurístico, Glam

Coreana/Ullzang  
As coreanas andam a conquistar o mundo com as suas roupas. Misturam vintage com kawaii e obtém as mais lindas combinações. Cores pastel com ganga folhos, mini-saias, sobretudos, chapéus... Nada impede as coreanas de arrasar.  Costumam usar peças simples, por vezes com padrões às bolinhas, risquinhas ou xadrez, e os casacos são muito comuns. Malas, botas altas... O seu tipo de olhos já é perfeito, então não há muito para dizer. Também é conhecida por K-fashion.

Opinião pessoal - De todos, é um dos meus estilos favoritos. É tão lindinho e inspirador, parece saído de um mangá ou coisa parecida. As imagens são todas do blog Miki Candy, eu só juntei, são verdadeiramente inspiradoras. 
Subcategorias: Decora, clubber, preppy

Marinheiro(Navy) 
Esse estilo nunca sai de moda, e embora seja um bocado deslocado para ir trabalhar ou algo do género, é muito elegante. Aposte em camisolas ou vestidos às riscas, sempre com branco e uma destas 3 cores: vermelho, azul escuro ou preto. Roupas justas. Um casaco curto preto ou branco e um chapéu. Sapatos rasos. Raramente calças, quase sempre saia. E termine com um colar com âncora.

Opinião pessoal - acho bem bonito, mas não me imagino a usá-lo. Gosto da mistura do vermelho com azul e lembra-me automaticamente o mar.
-----------------------------------

Steampunk 
Mistura um toque medieval com metálico, e é bastante visto nos filmes de ficção científica. Mistura montes de estilos, épocas, padrões e geralmente usa cores escuras, faz referência a tecnologias e destina-se a expressar como é quem veste.

Opinião pessoal - até acho bonito, se usado com bom senso, e não o estilo completo. Mas nada contra algumas influências... Só não saia na rua como se tivesse chegado de outro mundo, tá?


Hippie (sem imagem)
Subcategorias: Boho, Folk, Hippie

-------------------------------------------

Foram todos os estilos que me vieram à cabeça (Gomen pelo hippie não ter imagem). Tentei explicar o melhor que consegui, mas as imagens falam por si, não é?

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Ainda bem que sim, o post é antigo, mas lembro-me que na altura gostei de o fazer :)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †